Arrastados

Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Julia 16/04/2024

Paloma nem sequer conseguia chorar. Heitor tinha partido
antes de completar 2 anos. 0 menino ainda não falava quando
os rejeitos de minério invadiram a casa no momento em que
ele brincava no chão da sala junto da tia, por isso, ao enterrá-
lo, Paloma se deu conta de que nunca fora chamada de mãe.
A maternidade havia sido arrancada dela e também seu direito
de construir memória. Sem o som da voz do filho para lembrar,
era como se ela tivesse nascido surda.

Michelle.Danielle 26/10/2022

Acidente??
Arrastados ? bastidores do rompimento da barragem em Brumadinho
Autora: Daniela Arbex
?...esta não é uma historia sobre um acidente industrial, é uma historia sobre o sistema de desenvolvimento econômico. Sobre o estilo de vida calcado na exploração cada vez maior de recursos naturais finitos.? (Gabriel Gatehouse)
A autora traz relatos desde rotina de trabalho algumas vítimas da Vale ate os resultados da investigação acerca do rompimento (ate o momento da publicação do livro).
Relatos de desespero, dor e abandono.
O rompimento da barragem não possibilitava tempo hábil para a evacuação das pessoas e a Vale sabia disso, pior, a empresa sabia das condições inseguras da barragem, tanto que uma das empresas responsáveis por emitir um laudo de segurança se negou a falsificar informações, entretanto, outra emitiu com ressalvas, alterando o fator de segurança.
A avalanche do mar de lama foi tão agressiva às vitimas que estavam no caminho, as pessoas perderam a camada superficial da pele, deixando todos da mesma cor. Além disso, as pessoas foram dilaceradas, literalmente.
Os médicos legistas se dispuseram a ajudar no atendimento às vitimas, entretanto, o numero de pessoas que chegaram necessitando de socorro era mínimo em comparação ao numero de óbitos, quem precisava de ajuda eram os próprios médicos legistas.
Muitas vezes eram encontrados apenas segmentos corpóreos das vítimas, o que tornava ainda mais difícil sua identificação. Alguns parentes chegaram a enterrar 3 vezes seu ente querido, enquanto outros se recusaram a retirar o corpo do IML enquanto não fossem encontrados todos os segmentos.
Todos os envolvidos, desde os médicos legistas aos bombeiros, trabalharam exaustivamente para realizar o melhor trabalho possível e dar o mínimo de conforto aos familiares das vitimas.
#euamoler #livros #portovelho #brumadinho

Ana Lara 04/02/2022

Leiam por favor
ARRASTADOS
Autora: Daniela Arbex @daniela.arbex
Editora: Intrínseca @intrinseca
5?

POR FAVOR LEIAM ESSA RESENHA ATÉ O FIM.
? Sou fã da Daniela Arbex, minha autora preferida de histórias reais.

? Já li Todo dia mesma noite, Holocausto brasileiro, Cova 312 e Os dois mundos Isabel e todos esses livros me tocaram, mexeram e ficaram em mim.

? Mas ARRASTADOS me tocou física e emocionalmente e pela primeira vez na vida optei por não ler um livro à noite.

? Aí vocês pensam: ?Ah, é pesado, não vou ler.?

? Leiam sim.

? Leiam para ter o real conhecimento e absurdo do que aconteceu em Brumadinho.

? Leiam para serem solidários mesmo que à distância com as famílias atingidas.

? Leiam para elevarem em seus pensamentos e fazerem uma prece para aqueles que morreram.

? Leiam para se lembrarem de quando forem reclamar de algo.

? Leiam para saberem que nossos BOMBEIROS são verdadeiros heróis e merecem todo o nosso reconhecimento.

? Leia porque esse livro merece ser lido.

? Não tenho muito mais o que falar pois a tragédia é de domínio público e não pode, não deve cair no esquecimento de autoridades, responsáveis e povo.

? Desejo do fundo do meu coração que esta história assombre os responsáveis pelo resto de suas vidas e que a justiça tarde mas não falhe.

? E todo meu agradecimento e aplausos de pé para Daniela Arbex, que mergulha em histórias reais, estuda, pesquisa, vai fundo no acontecido e descreve os personagens com uma gentileza e verdade que faz a gente ficar íntima daqueles que estão no livro.

? Meus sentimentos a todos que perderam alguém em Brumadinho e rogo a Deus que aqueles que desencarnaram na tragédia possam estar em paz.

? E o prefácio é do Pedro Bial e só tenho uma única palavra: sensacional. OK talvez duas palavras: sensacional e arrebatador.

#timedaintrín

Cah 09/05/2023

Impactante
Primeiro eu tive que segurar o choro, depois eu me arrepiei, aí quis chorar novamente. O jeito que a Daniela nos aproxima da história das pessoas, das vítimas e dos sobreviventes, seus sonhos, planos, vai nos tornando próximos e faz com que a dor nos remexa por dentro. É um misto de sentimentos, tristeza, indignação, é dilacerante. Foi quase um choro diário até concluir a última página.

Gabi 01/06/2023

Livro-reportagem, que mostra os acontecimentos desde o dia do rompimento da barragem B1 em Brumadinho, até as investigações e a vida dr alguns sobreviventes e familiares.

Pode demorar um pouco pra ler, eu precisei fazer várias pausas longas por conta de várias cenas fortes.

Jaque 04/03/2022

Sem palavras...
A dimensão do sofrimento causado por essa tragédia com certeza foi infinitamente maior do que imaginávamos, lendo o livro dá para ter uma pequena ideia disso.
Livro muito bem escrito, impossível parar de ler.

Isa 24/06/2023

Quando tudo aconteceu parece que não prestei atenção ou não soube de tantos detalhes e nossa, ler tudo isso é muito triste e pesado, passa a sensação de levar a gente pra tudo enquanto está acontecendo
A riqueza de detalhes com que ela escreve tudo isso é de partir o coração
A parte que eles começam a achar corpos e identificam o lugar com atadura que sobra dos atendimentos???
Os relatos da família, o empenho das equipes que tristeza
Acho que tudo já era tão péssimo e traumático mas quando eles começaram a ficar ?contentes? em achar e identificar corpos e meio que comemorar esses momentos e ficarem gratos foi pra me destruiu por completo

Lara 04/09/2022

Impressionante
A pesquisa da Daniela Arbex já é marca registrada nas obras anteriores. A autora é consagrada pela importância de obras como Holocausto Brasileiro e Todo Dia a Mesma Noite, mas pra mim, ela deveria ser consagrada por tudo que faz? Sou fã de carteirinha e deixo isso nítido sempre que posso. A literatura brasileira deveria agradecer de pés juntos a contribuição da Daniela pra construção da memória desse país, e Arrastados é a prova escrita disso. Obra minuciosa, que perpassa fatos e um carinho transparente pelas vítimas do maior desastre humanitário do Brasil. Entre imagens, depoimentos, descobertas e desolações, Daniela me colocou em Brumadinho num dia de verão, às 12h e 28 minutos, para que eu pudesse visualizar, assustada e indignada, um pouquinho do que as quase 300 vítimas fatais desse colapso vivenciaram.

Leitura obrigatória, como toda obra da Daniela Arbex!

Iris.Costa 12/03/2022

Esse foi meu primeiro livro jornalístico, e caraca chorei em todas as páginas kkk ? A escrita da Daniela é muito envolvente , a forma que ela narra é incrível , faz com que vc ? Viva ? aquele momento desesperador ? Indico pra todos

Riva 18/11/2022

Quando a ganância pelo lucro não encontra limite!
Mais um livro da série: ?e a gente tem vergonha de dizer que amou?.

Com a maestria que lhe é peculiar a autora relata as primeiras 96 da tragédia que aconteceu em Brumadinho - MG e faz com que nós, os leitores, tenhamos a sensação de que estamos lá vendo tudo acontecer.

Cada pessoa reage de um jeito? uns ficam paralisados, outros colocam a própria vida em risco para salva a vida de outras pessoas e outros se negam a ajudar.

Muita gente perdeu absolutamente tudo? tudo mesmo!

A solidariedade sempre fala mais alto em momentos como este, mas ao mesmo tempo nos deparamos com pessoas que querem tirar vantagem indevida sobre o ocorrido!

Revoltante! Se não fosse a ganância pelo lucro, poderia ter sido evitada!

Jaqueline Rosa 16/03/2022

Livro marcante, a autora em sua escrita nos trás o sentimento, a dor da perda, mas ao mesmo tempo nos propõem a refletir sobre a ganância do homem. Uma grande tragédia que não deveria ser esquecida pois a negligência levou muitas vidas. Até quando o homem continuará a seguir desta forma, pensando no lucro acima de vidas.

Vanessa Bracoli 17/03/2022

Daniela Arbex abordou essa tragédia anunciada com tanta sensibilidade e com tamanha humanidade, além de compreender a dor dos afetados. Mas também escancarou tamanha brutalidade e egoísmo por parte dos culpados, em todos os capítulos eu chorei e me revoltei, com todo sofrimento causado em nome do lucro.

Ana Luísa 19/08/2022

Vale Assassina!
Brumadinho é mais uma mancha de lama e sangue na história de Minas e do Brasil.

Um mar de lama que levou embora 272 pessoas e deixou mais um sem número com seqüelas físicas e emocionais.

Nesse livro, Daniela Arbex te enterra até o peito no sofrimento de uma cidade inteira, te soterra com revolta e indignação e usa a esperança dos que ficaram para te trazer a superfície.

Não é uma leitura suave, mas é necessária.

A Vale sabia! A Vale matou quase 300 pessoas! A Vale e seus diretores precisam ser punidos!

th.gg 22/07/2023

Mais um livro excelente da Daniela. Eu adoro e admiro a forma como ela aborda esses eventos tão marcantes.