Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Van 20/11/2023

O mais triste é saber que nada disso precisava ter acontecido se a segurança das pessoas fosse mais importante do que a ganancia e o egoísmo do "ser humano". Semelhante ao caso da Kiss, o rompimento da barragem tbm era uma tragédia anunciada, mas foi suplantada pelo jeitinho brasileiro de ir empurrando com a barriga. Sem falar da impunidade, que é o mais revoltante nisso tudo. Até quando???

edna.ribeiro 01/10/2022

Uma tragédia anunciada
Texto narrativo investigativo, sempre muito bem feito pela autora. Traz emoção e nos faz sentir na pele o drama suportado pelos envolvidos direta e indiretamente na tragédia.

Thammy 27/01/2022

Arrastou meu coração...
Para um mar de lama de impunidade, de indignação, de dor, de dilema moral. Que livro duro, dolorido e, ao mesmo tempo, extremamente necessário.

Eu trabalhei em mineração e afirmo com todas as letras: essa não é uma área fácil de atuar. Não é papo furado e nem tentativa de justificar o injustificável: em empresas sérias, a segurança vem, sim, em primeiro lugar. Mas, ao mesmo tempo, decisões ruins são tomadas todos os dias nesse setor. Vivemos no capitalismo, não se esqueçam. Ele é quem dita as regras. Lamentavelmente, em certas situações, como essa, a segurança é negligenciada e a ganância fala mais alto. O valor de uma vida é quase nada perto das exportações bilionárias anuais.

Ler em detalhes a história da tragédia de Brumadinho, tão bem pesquisada e relatada por Daniela Arbex, me levou para lugares na mente e no coração que eu não esperava. Não estava preparada para o impacto avassalador dessa excelente apuração. Cada palavra nas mais de 300 páginas me fez sentir o peso da dor, a angústia da perda de tantas pessoas amadas. Gente que eu nunca conheci, mas que Daniela nos traz para perto, como se fossem parentes, colegas de trabalho, amigos queridos.

Jornalismo é isso. Serve para incomodar, tirar das sombras da impunidade, humanizar, mexer nas feridas incuráveis e profundas da sociedade. Jornalismo serve para relembrar e manter vivas as histórias de quem se foi sem ter chance de defesa. Daniela, com um trabalho jornalístico impecável, deu nome a quem a lama soterrou a identidade. Deu voz aos que, pela lama, foram silenciados.

Vocês precisam ler.

Luciana 01/02/2022

Um livro extremamente emocionante, difícil e necessário.

Novamente uma tragédia que poderia ter sido evitada e o pior é saber que pode acontecer novamente.

Taize @viagemliteral 07/04/2022

Sabe quando um escritor (a) tem a capacidade de mesmo escrevendo sobre uma tragédia, consegue nos prender fortemente em sua narrativa?
É exatamente isso que acontece com os livros da Daniela Arbex.
São histórias que arrancam lágrimas, mas que não queremos largar, não queremos nos despedir.

"Arrastados", o mais novo livro da autora, nos apresenta os detalhes dos bastidores de uma das maiores tragédias ocorridas no Brasil, o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, vitimando mais de 270 pessoas, algumas ainda consideradas desaparecidas pelas autoridades e suas famílias.

"Um desrespeito aos que tinham amores perdidos em meio à lama e precisavam de qualquer notícia para alimentar a esperança."

O noticiário nacional ficou estarrecido com as notícias que começaram a circular naquele 25 de janeiro de 2019, sobre o rompimento de mais uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. Ainda não estávamos cicatrizados da tragédia ocorrida em Mariana, também no estado mineiro, envolvendo a mesma empresa, no ano de 2015. De repente, o país se viu mais uma vez assistindo uma calamidade, já que não podemos chamar de acidente, algo que vinha sendo anunciado há bastante tempo.

A Daniela mais uma vez nos surpreende com sua forma de chegar à notícia. Sempre com muita sensibilidade, ela apresenta os bastidores de toda a situação. A atuação do Corpo de Bombeiros, a solidariedade da população, a sensibilidade de empresas públicas e privadas, o trabalho do IML no reconhecimento das vítimas e, principalmente, como as famílias conseguiram (ou não) passar por tudo isso. Uma investigação jornalística, mas que carrega uma enorme sensibilidade, como todas as obras de sua autoria.

"O brutal rompimento da barragem contrariava a ordem natural da vida. Um pai não deveria pensar na possibilidade de enterrar uma filha."

Não deixem de conferir!

Andreia Guida 05/01/2024

A morte é um dia que vale a pena viver?
Esse é mais um desabafo que uma resenha. No dia 29/03/20 recebi de um médico (sem o mínimo de empatia) a notícia de que o bebê que eu cuidei e amei desde que nasceu estava morto com 5 meses de idade. E eu nunca tinha sentido o impacto de uma dor emocional se tornar física tão instantaneamente. Eu perdi as forças nas pernas, a respiração, a racionalidade em questão de segundos. Eu não pari esse bebê , eu o adotei, e cuidei todos os dias dele com todo o amor que eu tinha, e ele foi tirado de mim e do meu esposo depois de meses dando tudo que tínhamos pra salva-lo numa UTI. Eu nunca mais fui ou vou ser a mesma pessoa depois desse dia, eu vivo ele nos sintomas que desenvolvi, no choro que chega de repente, no pavor de perder mais alguém?e ler Arrastados me fez revivê-lo com ainda mais intensidade. Chorei muitas vezes durante essa leitura, marquei inúmeras frases, me compadeci tanto dessas pessoas. Não importa o motivo, não importa a circunstância, uma mãe e um pai não merecem perder seus filhos, um marido não merece perder a esposa, filhos não deveriam perder seus pais?e é RIDÍCULO e absolutamente ABOMINÁVEL que tantas pessoas tenham perdido seus amores pela ganância de uma empresa. É nojenta essa realidade brasileira em que se suborna e engana pra gastar menos sem pensar nas vidas que correm risco enquanto trabalham inocentes. Todo livro da Daniela é assim pra mim: o êxtase de uma escrita incrível e uma reportagem muito bem feita e ao mesmo tempo a revolta e a indignação de saber o quão podres podem ser as instituições nesse país. Esse em particular doeu profundamente, porque se eu que tive cinco meses pra me acostumar com a possível ideia de perder meu neném estou presa naquele dia há anos, imagine os pais e mães que viram seus filhos bem pela manhã e souberam mais tarde que eles estavam presos num mar de lama, que alguns viveriam pra sempre embaixo dela, e outros seriam encontrados apenas em partes. Não, eu não acho que a morte é um dia que vale a pena ser vivido, mas sim acho que esse livro merece ser lido. Porque só consegue viver de verdade que já olhou a morte de perto. Só se dá valor à regras/ protocolos/ leis quem sabe que descumpri-los pode causar tragédias como essa. Oro pra que essas pessoas possam um dia encontrar a paz e os responsáveis a punição que merecem.

Mariane.Guerra 20/11/2022

Arrastados
Através desse livro a autora nos leva aos bastidores do maior desastre humanitário do Brasil, ocorrido em 25 de janeiro de 2019 às 12h38 , quando nada seria o mesmo a partir daquele momento .

A tragédia por si só, com todo a cobertura televisiva já me atravessa há três anos. O que sempre me angustia nesse tipo de acontecimento é que eu fico imaginando , quem eram as vítimas antes de tudo aquilo ? Como era a vida deles antes de se tornaram ? casos ou jóias ? ? como foram e são chamados pela equipe de buscas que perduram até hoje, já que das 272 vidas perdidas nessa tragédia anunciada e documentada pela própria Vale , cinco ainda encontram-se desaparecidos, sem contar os impactos sociais e ambientais na região que estão longe de serem resolvidos.

Malú 17/03/2024

Arrastados
Que livro maravilhoso, você se sente vivendo cada momento junto com os personagens. É uma leitura muito importante para todos.

Luana 15/09/2022

Daniela Arbex sempre perfeita nos livros. Ela consegue nos trazer a emoção, a dor, a angústia de cada familiar e sobrevivente.
Trabalho investigativo incrível!

Rosalba Moreira 07/03/2022

Mais uma obra-prima de Daniela Arbex
Terceiro livro que leio dessa autora e só posso dizer que ela não decepciona.

É incrível a maneira como ela conta a história (real) de cada personagem de uma maneira que nos prende e nos transporta para o local e hora do acontecimento dos fatos. Fatos esses sempre trágicos, de grande dor e sofrimento. Chorei muito com cada história mostrada nesse livro.

A leitura é sempre forte e nos traz muitas reflexões. Até quando viveremos tragédias anunciadas??

Alberto27 04/03/2023

Um tapa de lama na cara do Brasil.
Daniela Arbex entrega uma verdadeira obra prima sobre a maior catastrofe ambiental da historia brasileira, um livro tao forte e impactante como o próprio desatre ocorrido.

Uma cidade sorerrada com seus sonhos. conheça as historias de vida de pesronagens reais como o Seu Antonio.

Quem tem nivel de empatia alto, a leitura sera tao emocionante quanto desafiadora.

Pra mim, foi difícil concluir o livro e eu nem diria que é uma leitura recomendável, mas, sim, necessária.

Julia 16/04/2024

Paloma nem sequer conseguia chorar. Heitor tinha partido
antes de completar 2 anos. 0 menino ainda não falava quando
os rejeitos de minério invadiram a casa no momento em que
ele brincava no chão da sala junto da tia, por isso, ao enterrá-
lo, Paloma se deu conta de que nunca fora chamada de mãe.
A maternidade havia sido arrancada dela e também seu direito
de construir memória. Sem o som da voz do filho para lembrar,
era como se ela tivesse nascido surda.

Carol Bazanini 06/03/2022

Daniela Arbex nunca decepciona.
Acho extremamente importe o trabalho que ela realiza com seus livros, de modo a evidenciar situações e acontecimentos que depois de um tempo nos holofotes acabam caindo no marasmo. Ela faz com que o registro de toda dor e sofrimento seja gravado, dando voz a pessoas que normalmente não teriam a chance de contar suas histórias.
Ela é uma referência para mim como profissional e como pessoa. Da para ver o amor dela pela escrita através das páginas e sua empatia perante seus personagens, que na verdade são pessoas reais.
Livro forte e arrebatador, para fazer com que nos indignemos com a negligência empresarial e o esquecimento popular.