Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Fabio.Favero 22/04/2022

Vidas interrompidas
Além dos números assombrosos desta tragédia humana e ambiental e do detalhamento minuto a minuto do antes e depois da tragédia, este relato nos aproxima das suas muitas vítimas e seus traumas, trazendo a baila os muitos sonhos e família interrompidos, mas também o lado humano dos heróis do resgate, os bombeiros e os diversos colegas de trabalho na mina, nas primeiras horas da tragédia. Leitura deveria ser obrigatória para os gestores da Vale e para todos os envolvidas nos trâmites na Justiça sobre o caso, para maior sensibilização sobre o lado muito humano deste rompimento de vidas.

LetAcia.Franck 29/01/2022

[MAIS UM DA DANIELA FAVORITADO]
"De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estamos começando; a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar".

#Brumadinhonuncamais

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 08/02/2022

O que vale é o lucro
Quando decidi comprar Arrastados, sabia que seria um livro duro, afinal, todo livro da Daniela Arbex o é. Já na primeira frase do livro um frio percorre a espinha e o arrepio é sentido na pele: “Bombeiro, acha meu pai” - Essa é uma mensagem enviada ao CBMMG por um órfão da maior tragédia humanitária da história de nosso país.
Daniela traça uma linha do tempo, recontando as 96 horas após o rompimento da barragem B1 da Vale, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho MG.
Acompanhamos histórias impressionantes: de sobreviventes, de famílias dilaceradas, de sonhos interrompidos, de feridas ainda abertas. Mais de 270 vidas foram perdidas naquele 25/01/2019, 7 pessoas ainda são procuradas e as buscas continuam até hoje.
Daniela mostra o trabalho de bombeiros e médicos legistas na busca e reconhecimento das vítimas da tragédia a fim de dar um alento à família em seu processo de luto.
Tudo no livro é dilacerante: saber que milhares de toneladas de rejeitos – potencialmente tóxicos – formaram uma tsunami de lama vermelha que arrastou locomotivas, caminhões de 70 toneladas, casas, pousada e enterrou sonhos, interrompeu vidas.
E o pior: o rompimento da B1 era uma tragédia anunciada, prevista e simulada. A Vale tinha conhecimento do perigo, tinha criado simulações e relatórios a respeito, tinha previsto 200 mortes (caso a sirene de alerta soasse, fato que não ocorreu). Meses antes de 25/01/2019, a Vale sabia. Mas uma de suas minas mais lucrativas não poderia parar: o minério de ferro precisava ser extraído, vendido e gerar lucro aos acionistas. Ações de prevenção eram mais custosas do que pagar pelos danos de uma tragédia.
A Vale pagou uma multa de bilhões ao Estado de MG para recuperação das áreas atingidas e transferência de renda. Alguns engenheiros e gestores respondem criminalmente por crimes ambientas e homicídio. Mas e os acionistas e presidente da Vale? Após um ano da tragédia, a Vale era a empresa brasileira com maior valor de mercado, batendo recordes de lucro.
O que vale é o lucro. E aos trabalhadores e moradores próximos de áreas com barragens só resta esperar que a próxima Brumadinho não seja ali.
Nota: 10/10 + ❤️

site: https://www.instagram.com/livros_da_rayssa/

Ivana 02/03/2022

Tudo virou lama
Conheci o trabalho da Arbex com "Holocausto Brasileiro", eu li "Todo dia a mesma noite " após saber que o livro era dela, então eu sabia o que esperar de Arrastados, mas mesmo assim fui impactada. Precisei interromper a leitura. Precisei ficar alguns dias digerindo e eu sou apenas uma leitora, não tenho nenhuma ligação com essas pessoas, não conheço ninguém de Brumadinho.
Isso mostra o quanto o trabalho da Arbex é necessário, poucos conseguem o que ela consegue: denunciar com sensibilidade, mas potência. Ela é clara, é enfática, ela relata tudo, mas nunca em um tom de explorar as tragédias. Conseguimos perceber que ela se envolve e é sim um trabalho de denúncia.
Os títulos dos capítulos são certeiros e o relato dela no posfácio é a cereja do bolo, o convite para sempre prestigiar o trabalho dela.
É absurdo demais tudo o que aconteceu e gratificante saber que existem pessoas como ela que estão dispostas a dar voz aos que foram calados pelo mar de lama.

Myria.Viana 12/02/2024

Evitável
Ter acompanhado as notícias sobre essa tragedia não me deixou preparada para ouvir esse livro. Daniela Arbex foi a genia que soube d com muita delicadeza para com as famílias e muita competência no levantamento dos fatos e depoimentos que contribuíram para construção desse livro maravilhoso e tão dolorido.

Rafa 30/01/2022

Maior desastre humanitário do Brasil ?

"O leitor sente gosto de terra, vive a angústia das pessoas que foram por ela engolidas e acabaram cuspidas do tsunami de lama. Gente que acorda com ferimentos graves no meio do nada, sem ideia se sairá viva do mar de destroços."

"Se o rompimento da barragem arrastou tudo pela frente, mudando até o solo de lugar, o terror ganhou novas feições no IML. Só depois de lavados os cadáveres, os legistas descobriram que, ao serem arrastadas, as vitimas tinham perdido a pele que lhes dava cor. Assim, o preto, o pardo e o branco desapareceram. Todos os corpos tinham a mesma coloração."

"... a Vale sabia, meses antes, que não haveria tempo, pouquíssima chance de fuga para quem estivesse a menos de dois quilômetros da barragem. Foi uma tragédia anunciada."

Foi impossível não ir às lágrimas em várias passagens do livro. Está cheio de marcações, frases impactantes, relatos dolorosos. Quem sabe em um outro momento eu volte aqui e fale mais sobre essa leitura mas agora realmente não tenho a menor condição de fazer isso.
Só uma coisa a dizer, se tiver coragem, força de espírito e empatia, mais que recomendo essa leitura.

camultari 26/11/2022

Importante para saber mais sobre a história do nosso país
Um livro que traz o relato de quem sobreviveu ao desastre ambiental de Brumadinho e também faz jus a memória de quem não conseguiu sobreviver.
É uma leitura que, para mim, foi mais pesada, demorei para terminar porque me sentia desconfortável a reviver essa história.
Acho a leitura fundamental para a gente entender mais sobre um fato histórico e trágico do nosso pais.
Vale a pena!

@medusarm 02/02/2023

Arrastados, pela ganância de outros.
Mais um livro da Arbex que finalizo, e recomendo com toda certeza!

Ele conta toda a trajetória, a rotina dos funcionários da mina, daqueles poucos que sobreviveram para contar, até às questões judiciais pós desastre.
A logística, correria e sofrimento enfrentado pelas famílias dos desaparecidos, pelos bombeiros, voluntários, e entre outros.

Eu não costumo acompanhar as notícias pela TV, mas recentemente tive interesse em saber de forma mais completa o que houve em Brumadinho.
Esse livro é isso.
A Arbex te conta realmente o que houve.
Ela te faz ter a compreensão (ao menos um pouco) da dimensão do que foi essa tragédia, tanto no âmbito familiar, ambiental, socioeconômico, psicológico, etc, e suas consequências na vida de todos os envolvidos.

É triste, mas necessário.
Enfim, super recomendo!

Luciane 10/03/2022

Arrastados
O livro narra a tragédia de Brumadinho, mostrando o impacto na cidade, nos familiares das vítimas e nas pessoas que trabalharam no local após o rompimento da barragem.

Mari 11/07/2023

"Não existe reparação para a morte"
Esse ano completou 4 anos dessa tragédia que, até então, eu só conhecia superficialmente, lembro de pouco coisa da época e esse livro esclareceu muitas coisas e uma delas é que tudo isso tinha como ser evitado. Impunidade e sonhos soterrados marcam esse desastre.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 22/03/2022

Como Daniela disse: a morte não soterra o amor... Em mais um relato brilhante de respeito e carinho pelas vítimas das tragédias que se repetem e as quais a autora dá voz.

Sem mais!

Deisy 11/02/2023

Impactante
Mais um livro muito bem escrito e profissonal da Daniela. Em Arrastado ela trás o realidade tragida e dolorado do maior desastre humanitária do Brasil. A cada relato de um familiar de vítimas, era uma dor, junto com indignação. Um livro que deve ser lido, para que sempre lembremos dessas tragedias, para nos tornamos mais consciêntes e exigirmos mais investimento para evitá-las.

Scheilla.Spinelli 08/05/2022

Arrastados
Durante toda leitura senti a angústia dos familiares. Depois dos bombeiros acharem os corpos ou partes dele, senti o luto dos parentes, a dor que eles sentiram. Daniela Arbex com sua escrita simples, perfeita, nós faz sentir ainda mais indignação pelo o rompimento e o descanso que a vale teve ao saber do risco do rompimento ao todo momento. 10000/10

Bell 20/01/2022

Eu amo os livros da Daniela! ela faz um trabalho jornalístico impecável, com muita precisão e sensibilidade.
Nesse livro, Daniela dá nome, rosto e voz as vítimas desse fatídico dia.
Com depoimentos de sobreviventes, Daniela monta uma linha do tempo tensa, minuto a minuto. É triste e angustiante ter acesso à essas memórias, é impactante pensar que tudo pode mudar em 1 minuto. Ou melhor, segundos.
Me emocionei demais lendo este livro, pensar em cada pessoa ali, todos com planos e sonhos, pensar na dor dos que ficaram, cada vida interrompida, o desespero dos sobreviventes.

E o coração enche de esperança ao ler sobre a coragem de muitos que arriscaram suas vidas em prol de outros, o trabalho heroico e incansável dos bombeiros e a solidariedade do povo.

E claro, é revoltante saber que tudo poderia ter sido evitado, uma sucessão de atitudes negligentes e criminosas, ganância e descaso.
Tragédia anunciada.
Nenhuma indenização paga uma vida perdida.
E pior, pode acontecer novamente.
Como não se indignar?

Daniela entrega um livro memorável, cheio de informações e emoções, documentando mais uma catástrofe brasileira, que não deve jamais ser esquecida.