Arrastados

Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Lizandra.Mirelle 21/01/2023

Uma tragédia marcada pela ganância do homem
Quando aconteceu a tragédia de Brumadinho, fazia um ano que morava em outra cidade e na época, não deu pra acompanhar sobre o caso, pois além de não ter tv, também não tinha tempo de ficar em internet por conta do trabalho.
Então, esse livro foi um mar de descobrimento para mim, foi como se eu voltasse ao tempo, para 2019 e ficasse a par de tudo.
Daniela Arbex, consegue ser uma autora extraordinária, dar voz as vítimas e ao mesmo tempo, numa leitura fluída apesar de ser marcante e forte. Eu senti as mesmas dores que todos os parentes das vítimas sentiram, chorei inúmeras vezes pelas perdas de todas as pessoas queridas e tive meu coração dolorido pela perda humana e ambiental daquela região.
O mais revoltante é saber que essa tragédia é resultado da ganância do homem, que empresas como a Vale, mesmo cometendo crimes tão absurdos como esses, nunca serão punidas. O dinheiro sempre falará mais alto do que vidas.
Mas acredito na justiça divina e sei que, as pessoas responsáveis por esse crime, ainda terão suas contas acertadas um dia.
Com esse livro, também pude conhecer mais dos trabalhos dos bombeiros, sentir mais orgulho dessa categoria e pelo trabalho lindo que fizeram, eles foram verdadeiros heróis humanistas durante todo esse tempo.
Apenas leiam esse livro, ele merece um lugar na sua estante.

Thi Acrisio 16/09/2022

Jóias
A escrita da Daniela é incrível, traz uma narrativa com todos os fatos dessa catástrofe, direciona todo protagonismo para as vítimas e suas famílias, usando elas pra narrar a história, passa nas entrelinhas a dor, o desespero, o luto, é um documento vivo de como o Brasil é uma máquina de produzir catástrofe, falar delas por alguns dias, e abandonar no limpo do esquecimento. Aí está a importância dessa história, desse livro, e do memorial no começo dele.
E olha, se não bastasse tudo, ele foi escrito atrelado a perda de um ente querido da Daniela, vítima do COVID.

Mônica R. 04/02/2023

Arrastados
A Daniela Arbex é um monstro literário. Certeza que não tinha ninguém melhor pra escrever sobre essa tragédia. Livro maravilhoso e extremamente tocante.
arcadievnas 04/02/2023minha estante
Daniela Arbex é perfeita! Eu amo a sensibilidade que ela trata dos assuntos tão delicados nos livros dela

Mateus Leiva 06/04/2023

Acho que existem tragédias que mesmo imagens não explicam para a gente, não mostram o quão destruidoras elas são. Precisamos é de palavras, precisamos ler a respeito, precisamos que alguém faça o contraponto ao que nós pensamos a respeito.
Bom livro sobre uma terrível tragédia.

Mateus Ferreira 26/03/2022

Daniela não erra, escrita impecável, e reportagens de tirar o fôlego. Eu sabia pouco do acontecido em Brumadinho,apenas oque vi na TV, e esse livro esclareceu muita coisa, dentre elas as que eu jamais poderia imaginar que o ser humano fosse capaz de fazer. Fiquei angustiado com as vidas que foram ceifadas, e a a responsável pelo desastre querendo se safar. Nossa, livrasso.

vicqs 02/07/2022

Mais um da Daniela
Mais um feito com bastante maestria e sensibilidade, retardar histórias como a Dani faz e bastante difícil, ainda mais quando você se deparar com uma situação da qual foi retratada diversas vezes na TV, como eu quando li esse livro, me recordei das inúmeras reportagens na TV e do desespero que sentir pela situação.

Luiza 28/02/2022

Impressionante
"O Rio?
É doce
A Vale?
Amarga
Ai, antes fosse
Mais leve a carga"
Escreveu Drummond em 1984.

Para falar desse livro, preciso falar de mim para entender como ele mexeu tanto comigo.

Nasci em Itabira, sou conterrânea de Drummond e da Vale, que esse ano completa 80 anos de exploração na cidade. Itabira é cercada por 490 milhões de metros cúbicos de rejeito distribuídos entre as 15 megabarragens bomba nos arredores do município. Somente a barragem de Conceição acumula 36 milhões de metros cúbicos de lama e água, 3 vezes mais que Brumadinho.

Quando me deparei com esse livro, ele rapidamente ganhou prioridade na minha lista de leitura. Já conhecia o trabalho da Daniela Arbex pelo "Holocausto Brasileiro" então sabia que o que viria seria um livro de altíssima qualidade e não me enganei.

Esse livro eterniza algumas de tantas histórias interrompidas pelo crime de Brumadinho ao mesmo tempo que escancara o descaso da Vale com seus funcionários e com a comunidade ao redor. Para a Vale, tudo acaba se mostrando como fruto de cálculos matemáticos sobre lucro e despesas com indenizações. Tudo se resume a números.

No livro fica explícito que o que aconteceu em Brumadinho não foi um acidente, foi um crime quer poderia ter sido evitado. 270 vítimas da ganância de uma empresa que segue ano após ano batendo todos os recordes de lucro e altas históricas na bolsa.

O Brasil tem 124 barragens, 82% delas em Minas Gerais. A Vale diz que está constantemente avaliando a estabilidade das barragens, mas com as apurações que o livro traz fica difícil acreditar na veracidade dessas avaliações.

Finalizo esse livro repleta de angústias e, com a licença itabirana deixo as palavras de Drummond.

"O maior trem do mundo
Puxado por cinco locomotivas a óleo diesel
Engatadas geminadas desembestadas
Leva meu tempo, minha infância, minha vida
Triturada em 163 vagões de minério e destruição"

LAvia.Piloni 03/05/2022

Sem palavras
Acabei de terminar esse e, com o mesmo sentimento de Todo Dia a Mesma Noite, ler Daniela Arbex é uma experiência única. Peço de todo o meu coração pra qualquer um; leia sobre tragédias nacionais, leia Daniela Arbex.

Sempre sinto que cada história apresentada por ela muda a minha vida, e não é apenas um sentimento.

"A morte não soterra o amor"

Priscila 20/02/2023

Doloroso.
Gostei muito da escrita desse livro, pois foram abordados vários pontos de vista e de forma descomplicada.
É revoltante (????) saber a estima que o dinheiro teve para a Vale. Como a Daniela relatou, "além das perdas humanas, do comprometimento de toda a identidade cultural da comunidade do Fe?ão, do prejuízo econômico para diversas atividades, como agricultura, pesca e turismo, e dos danos psicológicos, a enxurrada de lama e de materiais tóxicos devastara o território, alcançando o rio Paraopeba e alterando o equilíbrio do seu ecossistema. Junto com o aniquilamento florestal, a onda de rejeitos exterminara animais terrestres, domésticos e silvestres". É desumano aonde essas pessoas chegam por poder e dinheiro. Não valemos nada para eles.

"Enquanto o modelo de negócio não mudar e a política da mineração priorizar o produto, em vez da vida humana, não haverá lugar seguro para ninguém."

Alana N. 16/06/2022

"Em instantes, mais precisamente às 12 horas, 28 minutos e 24 segundos, Gleison e seus colegas de trabalho seriam surpreendidos pelo rompimento da gigantesca B1, a barragem desativada. No horário do estouro, 314 trabalhadores operavam na Mina do Feijão. A
"Arrastados" é mais uma prova do trabalho espetacular da Daniela Arbex. Sério.
Mais do que trazer detalhes sobre esse evento tão sombrio de nossa história, aqui ela fala sobre as pessoas que foram afetadas por esse evento. Não é um livro sobre o desastre, mas sim sobre as pessoas. As vítimas não são tratadas como números, como estatística, não. Elas são tratadas como eram: pessoas, com histórias, famílias, sonhos e tudo mais.
Além de todo o tempo que ela dedica as vítimas e familiares, é louvável a delicadeza como ela fala sobre todos os profissionais que se dedicaram de corpo e alma para amenizarem/ajudarem no que dava. Esses, meus amigos, são os verdadeiros heróis.
Enfim, é um livro incrível, mesmo que EXTREMAMENTE triste. E o trabalho gráfico, que está IMPECÁVEL, faz jus ao trabalho jornalístico INDESCRITÍVEL da Daniela. Leiam. Só isso.

skuser02844 25/07/2022

Que relato impecável, eu nunca chorei tanto lendo um livro! Me emocionou a maneira como ela optou contar essa história.

luan.willian00 19/04/2023

Sempre Os Mesmos Erros
Mais um livro magistral da Daniela Arbex , é impressionante como ela consegue escrever de uma maneira que te coloca dentro do ocorrido, ela emula muito bem o sentimento dos personagens , principalmente dos familiares que perderam seus entes , é um trabalho sensacional , por que por mais que vimos as imagens do desastre , acompanhamos de perto a cobertura da mídia ,por mais extensa que tenha sido a cobertura , ela acompanhava a historia de forma geral , Daniela vai lá é dá detalhes , espoe ao leitor a vitima e seus familiares , o contexto familiar e o impacto que a tragédia, infelizmente essa tragédia segue o mesmo enredo de outras tragédias , e o pior pouco mudou.

Nat 03/03/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Arrastados é o livro da jornalista Daniela Arbex (de Holocausto Brasileiro) sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, no ano de 2019. O livro é muito bem escrito, cheio de detalhes. Há relatos de quem sobreviveu, de familiares de vítimas, os dados sobre a barragem antes do rompimento e o andamento das investigações – agora em âmbito federal. Chorei em todos os capítulos! Termino o livro com o sentimento de que não será a última tragédia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Thayná Krueger 07/02/2023

Que tragédia aconteceu dia 25/01/2019
Que livro triste, saber que 272 vidas foram perdidas nesse dia é de um sofrimento absurdo. Mais triste ainda é conhecer a história dos familiares que até hoje esperam encontrar o corpo dos parentes, para que possam se despedir definitivamente.