Acid For The Children

Acid For The Children Michael "Flea" Balzary

Resenhas - Acid For The Children

Dude 17/02/2022

Flea do RHCP
Melhor escrito que o livro do seu companheiro de banda O livro nos transporta para a vida de Flea até momentos antes de formar o RHCP, ou seja, bem provável que o volume 2 seja melhor que esse.

Edsonia 23/07/2020

Forte e poético
Um relato forte e poético sobre uma infância caótica, o uso de drogas e como a música e a amizade constituem elementos mágicos e formadores.
Flea narra, sem linearidade, episódios da infância e adolescência que o moldaram, intercalando-os com reflexões sobre suas vivências e temas variados.
O livro é cheio de referências musicais, literárias e culturais de modo geral, tudo o que o inspirou.
A escrita me surpreendeu bastante, um dos pontos altos. O livro é muito poético, ora com um tom mais intimista, duro e reflexivo, ora mais divertido e debochado.
Vale dizer, que ele fala pouco ou quase nada sobre os RHCP em si, é muito mais a história pessoal do Flea antes da banda "acontecer".

Carla Rodrigues 17/12/2023

Não é sobre rigor literário, mas sobre se emocionar
Como musicista que sou, como artista que me sinto em coração, não aprecio arte, seja ela qual for somente com rigor técnico, porque por mais que isso seja importante, não é a que a torna algo capaz de genuinamente tocar as pessoas, transformá-las. E o Flea é assim, pensa assim.
De forma alguma, esse é o tipo de livro pra se buscar uma escrita perfeita, mas é sobre aprender uma história e conhecer alguém humano, sensível, que já construiu e ainda constrói um legado musical com louvor, muita verdade e paixão.

A autobiografia dele, é de suas memórias de infância até a primeira apresentação da banda que viria a ser o RHCP que conhecemos e tanto admiramos. É sobre conhecer a origem e essência desse músico tão icônico, o que o moldou.

Flea encontrou no seu amor pela música, literatura e esporte, um reduto que o impediram de se afundar nas drogas e se tornar um completo junkie.

E nessa jornada, ele busca continuamente ser um ser humano melhor, que se vê em trechos como esse:

?Só a fé pode salvar o amor. Em meu estado exaurido, caminho de volta para a luz, disposto a encarar o olhar cruel do mundo e arriscar ao amor. (?) Por anos e anos, cometi o erro de tentar fugir, antes de aprender a me render, aceitar minha dor como uma benção, acreditar no amor e deixá-lo me mudar. Você vai sair do outro lado mais forte e mais gentil do que
nunca.?

Flea é um querido.

Caroline 10/09/2021

"Só a fé pode salvar o amor."
Essa leitura foi uma viagem. Flea é poético, honesto e conta sua história de uma maneira única e sensível. Já li a autobiografia do Anthony Kiedis (Scar Tissue) e sigo fascinada pela amizade dos dois e de como um elevou o outro em diversos níveis. Também fico chocada com o fato de os dois terem sobrevivido para contar a própria história (como disse o próprio Flea, Anthony tem, no mínimo, nove vidas e Flea tem um ótimo anjo da guarda).
Flea é um leitor assíduo e indica diversos livros, com direito a uma lista de seus favoritos.

Esse livro me transportou direto para o ano de 2019, quando realizei o sonho de assistir uma apresentação do Red Hot Chili Peppers ao vivo, no Rock in Rio. Nunca me esquecerei desse dia e de como essa banda fez e faz parte da formação de toda minha personalidade, já que me acompanhou desde os momentos instáveis da minha adolescência até os dias atuais.?

Obs: só fiquei frustrada ao perceber que o livro trata da infância/adolescência do Flea e eu não sabia. Mas isso foi um deslize meu ?????

Danusa 16/07/2022

Vivendo o rock'n roll
Antes mesmo de conhecer o rock, Flea já era a personificação do estilo. Uma vida longe de ser perfeita: questionador, curioso e com um desejo enorme de tocar as pessoas.

A música transforma.
A música é a revolução.

Fran 16/07/2022

Incrível
Uma bela surpresa! Biografia incrível de um dos melhores baixistas do mundo. Escrita pelo próprio Flea, faz com que o fã se sinta mais próximo do seu ídolo. Aborda a infância e adolescência de Flea, apresentando o cenário underground de Los Angeles nos anos 80. Traz uma riqueza cultural sobre os álbuns e livros que foram parte de sua trajetória e ajudaram a formar seu estilo único e incomparável. Leitura obrigatória para os fãs de Red Hot. Ansiosa pela segunda parte.

Rafael1474 12/02/2023

Flea.
É como sentar numa sala cheia de discos, cheia de livros e instrumentos musicais, e conversar com um dos maiores baixistas que existem atualmente. É com ose ele passasse por cada música, cada livro, e cada instrumento, e contasse a história por trás e o que aquilo significa pra sua vida.
É incrivel entender o que se passa pela mente desse homenzinho incrível e ?ouvir? algumas histórias incríveis da minha banda favorita.
Esse livro é a pura essência de Flea, como se fossem linhas grooveadas de baixo e musicalidade, porém em palavras e pensamentos sobre sua vida e visão de mundo.

Giovanni.Ariel 27/07/2022

No início me decepcionei por esperar altas histórias do RHCP, mas acabei me surpreendendo com as memórias presentes no livro.
O livro tem como objetivo contar sobre a infância do baixista. Esta se acaba quando a banda é formada, então quem (assim como eu) esperava algo sobre pode não gostar. No geral curti demais. Flea é um cara muito interessante e passou por coisas absurdas.
O ritmo do livro é bacana, a leitura é gostosa, a diagramação e os acabamentos são muito bons (ponto pra editora nacional).
Parece óbvio, mas só recomendo pra fãs da banda ou do trabalho do Flea.

Thais 19/08/2023

Eu já admirava o Flea músico, conhecer mais sobre sua história e seus pensamentos me fizeram cair de amores por esse ser humano.

É incrível como um homem tão intenso, explosivo, um verdadeiro animal selvagem nos palcos, pode ser tão doce, tão puro. Flea exala amor por tudo o que faz e por todas pessoas que cruzam seu caminho. Em situações onde seria natural guardar algum tipo de mágoa, rancor, ele só devolve gratidão e compreensão. Me identifico muito com sentimentos que ele expôs, o modo como ele os encarou serve de lição pra mim.

Esse não é um livro sobre o red hot, é sobre a infância e adolescência do Flea, sobre todas as influências responsáveis para transformá-lo em quem ele é hoje. Espero que saia em breve o volume dois, ansiosa para acompanhar essa jornada de amadurecimento.

Sara 29/12/2021

Meu baixista favorito de forma crua e sensível. O livro pouco cita o RHCP, o que pode frustrar alguns leitores.
O foco é 100% na infância e começo da vida adulta do Flea e foi maravilhoso conhecer um pouco mais do que passa na cabeça de ser tão incrível e louco.
Biografias sempre me deixam com preguiça, essa não foi taaaao diferente assim. Senti que o livro poderia ser menor, mas o tamanho não atrapalhou a experiência.
Escutem RHCP, é a melhor coisa que existe ?

Vinicius.Dias 10/07/2020

Maravilhoso...
Antes de mais nada, acho que vale citar que a pessoa que espera encontrar nesse livro histórias dos Red Hot Chilli Peppers pode se frustrar um pouco. Nesse caso, é mais indicado ler o livro do Anthony Kiedis. Lá ele entra mais no detalhe. Esse aqui é um livro sobre o Flea escrito pelo Flea que retrata toda a sua jornada desde a infância até o primeiro show do que viria a ser o RHCP.

Apesar de não entrar no mérito da banda, esse livro é maravilhoso! Com ele podemos conhecer mais da alma do Flea, seus medos, suas frustrações, suas alegrias, a evolução espiritual que foi acontecendo a medida que foi entendendo e exorcizando seus demônios. Nesse livro encontramos suas culpas e arrependimentos. Encontramos as sombras e a luz que permeou o seu ser. Tudo que ele viveu, passou, sofreu e que o definiu para que no final se tornasse um dos maiores e melhores baixistas em atividade.

Seu lar tumultuado, sua viagem ao mundo das drogas e excessos, a descoberta de um novo ambiente após a mudança da Austrália, relacionamentos, abusos, amizades… Tudo isso foram pontinhas soltas da corda da vida do Flea que em um determinado momento, junto dos seus amigos e irmãos Anthony Kiedis, Hillel e Jack Irons, fez a conexão maior que culminou em umas das maiores banda de rock do mundo.

Nesse livro também podemos ver o amor que o Flea sente pela música e como ele percebe isso. A forma como ela toca a sua alma desde novo, seja assistindo ao padrasto tocando jazz com amigos em uma festa dentro de casa, seja ouvindo um disco dos Germs em um fone de ouvido. A descrição sensorial desses momentos é única e de um grau de intensidade tão grande que somente um apaixonado conseguiria descrever.

Acho que vale acrescentar nessa resenha um ponto importante que já foi mencionado no primeiro parágrafo que é a biografia do Anthony Kiedis. Eu acho que os dois livros devem ser lidos por quem quer conhecer mais da complexidade dessa banda e do relacionamento entre esses dois amigos. A forma como cada um se percebe e retrata o outro em seus respectivos livros é interessante e em vários momentos as histórias convergem causando assim uma dupla percepção em quem está lendo ao conseguir acompanhar dois pontos de vistas distintos. Isso é muito legal!

Eu já era um apreciador da banda e dos caras que fazem parte dela. Mas depois da leitura dos dois livros eu me tornei um fã de carteirinha deles. Em relação ao Flea, que ser iluminado e evoluído! Já admirava o seu trabalho e agora virou uma referência pra mim!

Indicado para todo fã de boa música e de grandes histórias!!

Luciana 14/08/2021

Leitura um pouco tediosa
Ao contrário do que pensei, o livro se estende bastante na infância do Flea, se opondo à outras biografias que fazem uma síntese da infância até os dias atuais. Achei um pouco cansativo nesse ponto, mas a pessoa do Michael em si não tem como negar que é o amor personificado em músico. O admiro bastante e aguardo pela continuação.

Amélia Mel 06/04/2022

?Nada mais é a vida do que uma jornada para alcançar o amor?
Que bela surpresa essa autobiografia! Boa parte do livro é dedicada às suas memórias de infância e adolescência no meio de uma família desajustada. Na busca por amor e pertencimento se refugiu nos livros, no basquete, na natureza, nas amizades, na imaginação,nas drogas, e, é claro, na música! Flea tem uma sensibilidade ímpar e, mesmo com toda fama e fritada nos miolos pelo abuso de drogas, guardou consigo pessoas, sensações e situações que o fizeram sentir amado e especial, o livro é cheio de pedidos de agradecimentos e desculpas a quem lhe proporcionou isso. Chorei e ri muito com o livro, terminei me sentindo elevada, Flea passa a ideia de que vc pode ter toda a fama e dinheiro do mundo, mas o que vai te guiar para um caminho mais pleno é o amor que vc vc consegue extrair e emanar por aí! Obrigada Flea por compartilhar esse seu lindo coração!

Bárbara 16/08/2021

Me conectei com meu baixista preferido
Biografia cômica e sensível. Foi triste e ao mesmo tempo confortante ler a relação do Flea com a mãe dele, ele escreveu em palavras a sensação que eu nunca consegui definir. Passei a admirar mais ainda esse cara que além de ser meu baixista preferido da minha banda preferida, é um cara sensato, divertido e ativo nas causas humanitárias. Vida longa ao Flea!