O bosque das coisas perdidas

O bosque das coisas perdidas Shea Ernshaw

Resenhas - O bosque das coisas perdidas

MahElisabete 13/07/2022

Gostei
Um livro que começou me intrigando e terminou me deixando de boca aberta.

Já tinha conhecimento da escrita da autora e de seus supostos plot twist, então infelizmente, um pouco antes da metade do livro, eu já sabia qual seria o plot principal, mas obviamente a autora conseguiu surpreender, virando o rumo da história novamente.
____
Nora é uma garota que mora em uma região perto de uma floresta supostamente encantada, essa floresta permite o acesso apenas às mulheres da família Walker, família essa que Nora faz parte. As Walker são conhecidas por todos da região como bruxas, devido a essa afinidade com a floresta, além de todas elas desenvolverem um dom noturno, ou seja, uma magia própria delas, que apenas elas podem controlar.

Quando Nora encontra um garoto dentro dessa floresta, ela o acolhe e acaba desenvolvendo uma relação muito próxima com ele, porém, um tempo atrás, o Acampamento de onde esse menino ? Oliver ?, veio diz que houve o desaparecimento de um garoto e a morte de outro. Assim, Nora fica desconfiando de Oliver, uma vez que ele poderia estar envolvido na morte do outro garoto.

No entanto, Nora também está em busca de seu dom noturno, e acaba descobrindo que ele poderá mudar completamente o rumo de sua vida.
____

? A autora manteve sua narrativa sombria e peculiar, com cenários que passam uma sensação de tristeza e solidão.
? Nora é uma protagonista bem intrigante, que toma decisões sem medo e sempre está em busca da verdade.
? Oliver é literalmente o segredo do livro, por mais que ele narre a história também, não conseguimos saber o que se passa exatamente em sua cabeça.
? O plot principal, na minha opinião, foi bem fraco, mas não posso negar a genialidade dele.
? É um livro super fácil de ler, com uma escrita fluida e envolvente.

AnnaClaraHardt 01/06/2023

Fui com muita expectativa e a leitura me decepcionou, muito arrastada e repetitiva, o final ainda não me agradou, poderia ter sido bem explicado, poderia ter se aprofundado mais na personagem Ida e Tala e poderia contar o que aconteceu após a volta dela no tempo.

Isa Cosma 27/07/2022

Talvez não seja para minha idade?
Apesar do livro não citar em nenhum momento a idade dos personagens, acho que é para um público mais jovem, talvez por isso não tenha gostado tanto.
A narrativa demora muito para te prender (quase 30% do livro), o plot é bem previsível, a personagem principal é uma ovo mole, que só ressalta o tempo todo que ela faz parte da família dela.
O livro deixa muitas questões em aberto, mas muitas mesmo, além disso, depois de 70% do livro acontece algo super hiper mega complexo e não é desenvolvido absolutamente NADA disso, só é citado.
Talvez tenha margem para uma continuação mas a história tem começo meio e fim, se tiver continuação teria que ser explicando esse acontecimento que eu citei a cima, e eu não leria.
Achei tudo muito raso!

SraD 21/01/2023

Um romance adolescente comum.
Trata-se de um romance adolescente nada realista onde tudo sempre acaba bem e os problemas da vida magicamente se ajeitam, literalmente.

Um bom passatempo para uma semana chuvosa de férias. Um escape da vida real.

percyjstan 16/03/2022

digno de um filme, com algumas ressalvas
a história é muito boa. a autora é ótima nesse lance de "bruxaria" e "suspense sombrio", porém, pra mim, o forte dela não é o romance.

o livro intercala narração entre a Nora e o Oliver, mas a narração deles é praticamente igual. o jeito de narrar, as metáforas, os sentimentos do personagem... creio que a autora não tenha essa noção de "escrever narrações com pontos de vistas que sejam claramente de pessoas diferentes".

um bom exemplo são as narrações da saga estilhaça-me, de tahereh mafi. a narração da personagem principal, Juliette, é toda poética, cheia de metáforas, de monólogos longos, frases repetitivas, emoções exageradas... já a narração do Warner, é mais direta, sem muita enrolação, sem reflexões exageradas e cansativas... enfim, você consegue distinguir que são pessoas diferentes narrando, você consegue sentir a essência de cada um.

já com o bosque das coisas perdidas, não. então esse é o primeiro ponto negativo do livro para mim: a narração igual de personagens diferentes.

outra coisa que me incomodou: a Nora ficar repetindo coisas como "eu sou uma Walker." "sou uma Walker sem dádivas noturnas", "as Walker moram aqui há anos, são tão antigas quanto as árvores", em uma cena específica ela fala umas 10x "não devíamos estar aqui/precisamos fugir/as árvores não nos querem aqui" entre outras coisas repetitivas. e eu detesto repetição, me cansa.

o romance entre os personagens achei extremamente fraco. o Oliver mal fala uma frase de 3 palavras pra Nora o livro inteiro. eles mal conversam, um não sabe nada sobre o outro e mesmo assim se apaixonam. o final é lindo mas o romance entre eles ao longo do livro simplesmente é fraco, sem sentido.

eu estava perdendo a paciência com a demora pra revelar o que aconteceu com o Oliver, mas no final, quando é revelado, vc entende o pq da demora. é o plot twist. embora eu tenha suspeitado lá no começo o plot do Oliver. já o segundo plot, o da Nora, realmente me pegou de surpresa. acabei deixando passar quando ela narrava sobre as vertigens que sentia, os d*** v**.

achei um pouco estranha e exagerada a curiosidade da Nora em saber o que aconteceu com ele e com o outro garoto.

mas a história em si é muito boa! eu adoro esse suspense sombrio típico da autora. os elementos de bruxaria, de medo, de sobrenatural, de coisas sombrias sem explicação. é o que me faz interessar pelos livros dela, embora já saiba que o romance seja ruim. o bosque de vime... simplesmente incrível! esse livro daria um ótimo filme, de verdade. quem sabe possam até dar mais vida pro romance entre a Nora e o Oliver.

pelo menos o final desse livro não me decepcionou como o de maldição do mar kk. vale a pena ler!

site: https://twitter.com/percyjstan

Eduarda.7 28/12/2023

Poderia ser mt melhor se n fosse tão enrolado.
Esse livro começou incrível, as descrições, a atmosfera, a promessa q a autora estabelece no primeiro capítulo, é maravilhoso, mas o desenvolvimento ao longo do livro é PÉSSIMO. De todos os caminhos possíveis a autora escolheu o mais óbvio e previsível possível, tá na cara desde a página 70 o plot principal do livro e ela ao invés de focar na magia e no cenário fantástico que ela criou, não, ao invés disso ela foca nesse "mistério" da morte do menino, q é completamente óbvio e desinteressante.

O bosque q deveria ter um papel importante na história é quase q totalmente inútil o livro inteiro, a história só começa de vdd lá pela página 125, o enredo q a autora escolheu focar é completamente previsível e sem graça, o romance é um instalove sem pé nem cabeça e a protagonista tem um sério problema de autoestima.

Esse livro só n tem uma nota mais baixa pq a parte da fantasia (a bruxaria, a herança da família dela, e o poder q ela carrega) é incrível. O final tb é mt bom só q não cobre completamente a falha do enredo. O saldo final foi só um livro bom (o q é frustrante pq a autora tinha tudo nas mãos pra fazer um livro incrível).

Nota 6/10. 3 estrelas.

Magnum Brito 05/12/2023

Que porcaria!
Uma das piores leituras deste ano, personagem principal extremamente burra, com atitudes incoerentes.

A narrativa da história é fraca, e as resoluções são mais óbvias que um reflexo no espelho.

Me incomodou muito o fato da autora justificar os abusos dos garotos, relacionando com o uso de bebidas em excesso (ACORDA ELES SÃO UNS MERDINHAS MIMADOS).

A personagem secundária patricinha mais volátil que uma sacola no vento.

A autora simplesmente descartou a mãe da menina e quase não tem adultos na história, tipo, oi??

E o final ?. Que palhaçada gente, nem novela da record é tão ruim assim. Só faltou chamar os vingadores antes do Thanos estralar os ?dedinhos?

Não recomendo, invista teu tempo em leitura melhor!!
Sophia1260 10/12/2023minha estante
Revoltado

Samu6 03/05/2023

5° livro de 2023
O começo do livro me prendeu bem por causa do climão de mistério que a autora foi construindo. Juro que até uns 25% eu estava super empolgado para saber mais sobre as bruxas da família Walker e a relação delas com o Bosque de Vime.

Porém, conforme aparecem os personagens Rhett, Jasper e o outro menino lá, aí a história degringolou geral. Não vou falar nada para não dar nenhum spoiler, mas assim, se vc não gosta de ler machos escrotos oprimindo garotas "indefesas", então é melhor passar longe desse livro.

Além disso, também tem o final da história que é muito da safada. Parece que a autora criou toda uma situação e depois não sabia mais como resolver pra dar um final feliz para os personagens, aí então ela colocou um Deus ex machina DAQUELES pra resolver todos os problemas. Foi uma solução fácil demais pro meu gosto.

Kiamzinid 12/07/2022

Então...
Vamos por partes. O que me convenceu a comprar esse livro foi a lindíssima capa e o título chamativo, por se tratar de uma história de fantasia logo pensei "impossível ser ruim" pois é...
Acompanhamos a história de Nora Walker que vem de uma descendência bruxa onde todas suas ancestrais têm habilidades especiais menos ela, se lamentando muito por isso a ponto de não se sentir uma Walker. Em uma de suas idas ao bosque do Vine ela acaba encontrando um garoto que havia sumido por semanas, e é agora que a história começa andar (ou deveria)
O início desse livro é extremamente entediante, chato e desinteressante, onde Nora fica se lamentando e tudo faz lembrar de sua avó, uma protagonista fraca e sem graça, e isso se estende por 170 páginas (aaahhhh é sofrido viu, enrolei muito para terminar de ler), quando você acha que as coisa vão começar a andar, nada muda, nada acontece, o desenrolar da história se define em picos de momentos interessantes, onde acaba rápido e volta a ser aquela história chata e desinteressante. O romance é fraco e muito mal desenvolvido, um casal sem química.
Depois que passa essas 170 páginas, o livro fica incrível, a história que só enrolava e não contava nada, começa a andar e tudo começa a se encaixar e se alinhar, os personagens ficam mais interessantes, o plot é fascinante, o que salva esse livro é o final dele. Não entendo o por que da autora enrolar tanto em acontecimentos rasos e que não contribuem para a história, ela poderia ter reduzido isso e um livro de 366 páginas se tornaria um livro de no mínimo 266.
Enfim, acho que valeu a pena a compra, mas se soubesse que seria entendiante até a metade do livro pode ter certeza que investiria em outro.

Carla 26/03/2023

O melhor do livro é a capa
Capa linda e maravilhosa.

Nessa história acompanharemos uma jovem bruxa que não conhece o seu poder e encontra uma coisa inesperada na Bosque de Vime, local onde as árvores são perigosas.

O que ela encontra é perceptível desde o início, bem como o motivo de ter encontrado.

O que estraga a história é a looooonga parte até os 50% em que a autora diz e rediz muitas vezes as mesmas coisas, chamando tanta atenção para determinados aspectos que fica óbvio o que só a protagonista não está vendo. A protagonista é pouco inteligente, mas do jeito que a autora escreve parece que ela acha que os leitores é que são burros. Ou esquecidos.

Não é possível achar que dizer as mesmas coisas em 14 capítulos é tudo bem!

O final é legal, quando a bruxa descobre o tal poder, mas se o livro tivesse 100 páginas a menos, teria sido uma experiência muito melhor.

É um livro YA, ok! Mas tem autor que acha que jovem adulto tem que ser um livro bobo! Acho que essa história só surpreenderia um pré-adolescente iniciando na literatura.

Mas a capa do livro é lindíssima. É isso.
Camila 26/03/2023minha estante
É nessas horas que a gente lembra da frase mais famosa ?não julgue um livro pela capa?

olvlarissa 26/03/2023minha estante
Fico feliz por encontrar alguém com a mesma opinião que a minha, kkkk. Que enrolação insuportável ao longo do livro. Foi uma das piores leituras do ano passado.

Carla 27/03/2023minha estante
Sim, Camila! Um belo exemplo para ilustrar esse ditado!

Carla 27/03/2023minha estante
Larissa, concordo! Uma das piores até agora. Fico feliz em saber que não sou a única que sentiu essa enrolação! Kkkk

mariaeoslivros 02/03/2023

Winterwood
Esse foi um livro que dividiu meu coração; por um lado, uma história sensível, com um enredo que não dá pra largar e uma escrita belíssima. Por outro lado, um plot twist óbvio desde as primeiras páginas e determinadas situações caricatas e pouco desenvolvidas.

A questão é que, mesmo possuindo seus defeitos, eu gostei demais desse livro. A escrita da Shea é bonita, porque transporta para a floresta, dá vida a magia que habita entre as árvores.

Entendo que é um livro que muitas pessoas podem não gostar pela facilidade de adivinhar o ?grande? segredo da história, mas mesmo assim foi um livro especial pra mim. Gosto dessa sensação de magia pairando no ar, do perigo existente em cada canto e do misticismo que envolve cada cena.

Yasmynhe 15/07/2023

Chatíssimo!
Não gostei desse livro, ele não me prendeu!
O casal sem sal, com um total de zero química entre eles, personagens chatos? a autora parece que queria impactar em cada parágrafo, colocando frases de ?impacto? é muito narrativo? não gostei nenhum pouco!
Plot twist ok, mas um final besta e nada de ?uaaaaau?. Espera mais!
A personagem repetia demais ?sou uma Walker? ?sou uma Walker?, totalmente desnecessário fazendo a leitura ser irritante!
nonsensewaffle 15/07/2023minha estante
Meodeos, esse negócio se "sou uma walker" enche o saco mesmo, toda hora ela pensando isso, haja paciência

Jotape 30/07/2022

Te amo, Nora Walker, te amo
Sem dúvidas "A maldição do mar" é melhor, mas eu também gostei dessa leitura. Gosto da escrita da Shea, das construções e ambientações que ela faz em seus livros. O problema é sempre o plot previsível, mas ironicamente, o que mais me prende nos livros dela são os personagens e as relações entre eles, e não a historia em si. Foi muito bom ter lido sem saber do que se tratava. Adorei.

mrdorian 25/07/2023

O bosque das coisas perdidas
Eu fui ler esse livro sedento por mais conteúdo da shea pois a maldição do mar se tornou um dos meus livros favoritos e acabou que essa segunda leitura não supriu tanto minhas expectativas! a shea tem um problema em deixar o plot um pouco óbvio, percebi isso lendo a maldição do mar mas não me incomodou tanto, mas nessa leitura, só ficava mais óbvio a cada capítulo. mas, considerando a experiência como um todo, não foi ruim, eu gostei, só achei que não precisava de tanta enrolação!