O último a sair, por favor, apague a luz e me deixe aqui

O último a sair, por favor, apague a luz e me deixe aqui Matheus Peleteiro

Resenhas - O Último a Sair, Por Favor, Apague a Luz e Me Deixe Aqui

Albieri 03/05/2021

Avassalador
Nesse conto me tornei o próprio ufanista, todos os sentimentos de revolta, toda raiva e toda angustia e ansiedade que vivemos hoje, devido a nossa atual situação. Eu não consigo descrever em mais palavras tudo o que senti, pois como eu disse antes eu me tornara o ufanista. Pois é como me sinto em relação ao nosso atual governo. Obrigado ao autor por esse conto incrível.
Fabíola 12/07/2021minha estante
Onde eu posso encontrar esse e-book?

Albieri 12/07/2021minha estante
Na Amazon é de graça. E apenas um conto. Mas muito bem feito.

Fabíola 12/07/2021minha estante
Obrigada!

Michely 31/07/2021minha estante
Falou tudo!

Gabriela Silva 10/05/2020

Só não é melhor pq é muito curto
Numa escrita que poderia ser ficcional, o autor nos mostra como o Brasil virou uma distopia das mais revoltantes. O ufanista representa o que muitos de nós temos sentido diante da atualidade, uma mistura de asco e revolta. Sem usar as palavra 'Brasil' ou 'bolsonarismo', o autor demostra como o bolsonarismo nos deixou sem pátria.

Dry 21/03/2021

Atual... Tristemente atual.
"Aqueles de corações selvagens começaram a apresentar crises de pânico, depressão, sinais de stress e demais patologias inerentes a um estado de esgotamento, como a repentina atração pelo suicídio."

Letty 31/07/2020

É uma leitura rápida, fácil. Em diversos momentos é possível se identificar com o protagonista, entendemos suas angustias, medos e incertezas, pois o conto retrata o cenário político atual.

“A sua nação já tivera líderes cruéis, assim como já tivera os mais idiotas comandantes, entretanto, era a primeira vez que unia as duas características em um único governante.”

Gustavo616 18/09/2021

Conto crônica ficcional, mas que poderia ser verdadeiro
Sei muito bem das insatisfações que permeiam o governo Bolsonaro e eu sou um deles e o relato apresenta detalhes verídicos dentro de um contexto ficcional que achei muito interessante.
Torci o nariz para algumas referências, mas citar Stendhal e Maquiavel, que conseguem transpor verdades muito atuais escritas séculos atrás, me fez acrescentar uma estrela.
A abordagem política do livro foi muito unilateral, mas entendo que, talvez, o ufanista seja um retrato do escritor. (rindo, mas de nervoso).

Vou procurar mais obras do Peleteiro.
roses in winter 18/09/2021minha estante
recomenda?

Gustavo616 18/09/2021minha estante
Opa. Leitura muito válida sim.

g4b5 18/02/2022

nao sei ainda dizer se gostei ou nao desse conto...a ideia é realmente muito boa e me chamou bastante a atençao e a execução foi até que bem feita, mas nao sei dizer se gostei, fiquei com a impressão de que algumas coisas foram um pouco forçadas e de que as vezes parecia estra faltando algo...apesar disso, gostei muito do detalhe de que foram usadas as falas proprias falas do Inominavel e seus seguidores e apoiadores, o que tornou a historia (?), talvez critica ainda mais ácida

Vinícius Guiôto 14/07/2020

História curta sobre um certo desgoverno federal...
"Tudo se iniciara com a eleição do presidente (...), que, por conta própria, provocara uma onda de noites mal dormidas por motivos de frustação e desesperança em todas as camas e travesseiros do país onde se deitavam pessoas prudentes."

"Fato é que havia uma nação inteira disposta a agir como guardiões da estupidez."

"...o presidente viera para dar voz aos ressentidos, aos seres vis que há décadas se incomodavam por terem de esconder as suas próprias brutalidades."

"A sua nação já tivera líderes cruéis, assim como já tivera os mais idiotas comandantes, entretanto, era a primeira vez que unia as duas características em um único governante."
Gabriela Silva 15/07/2020minha estante
Bem lá neh?! É o sentimento que a gente tem

Vinícius Guiôto 15/07/2020minha estante
Isso! Obrigado pela indicação

Maria17758 14/07/2021

FORA BOLSONARO!
Esse conto retrata tudo que um anti-bolsonarista já pensou em algum momento; a desesperança e revolta da maneira mais crua e nítida possível. É deprimente, assustador e desesperador. Esse conto é muito bom e muitíssimo bem escrito! Saí totalmente triste e desesperançosa mas com muita vontade de não deixar a luz se apagar, por favor não me deixem aqui!!!

Layla.Ribeiro 17/06/2020

Um conto bem atual
Ufanista: pessoa que se orgulha exageradamente de algo, geralmente de seu próprio país ou de tudo é nacional; patriota. O nosso protagonista é definido e nomeado como ufanista, sabendo do significado da palavra,eu erroneamente imaginei que o ufanista atualmente são aqueles que vestem a camisa da CBF com a bandeira Nacional no ombro, porém o autor vai no mostrar que o ufanista da historia é o verdadeiro patriota, aquele que realmente quer o bem do Brasil. O livro é um desabafo do próprio autor sobre a indignação dele (o ufanista) sobre a condição política na qual se encontra o Brasil, um livro atualíssimo, compartilhei da mesma indignação que o ufanista sente, é muito triste e nauseante ver como o Brasil se tornou com ajuda dos falsos ufanistas. O conto é muito bom uma pena que ele é muito curto.

Bruna.Araujo 18/06/2020

Necessário
Uma leitura mais do que necessária para o tempo em que vivemos, com uma narrativa que te prende do início ao fim :)

Luana Vinuto 02/06/2020

O retrato da sociedade brasileira.
Comecei a leitura despretensiosamente, não sabia o que iria encontrar nas 64 páginas deste livro. Foi um boa surpresa! A obra é uma crítica interessante da atual conjuntura brasileira.Ora sentir raiva, asco, revolta, insatisfação e por ora me permitir a refletir sobre o cenário atual do Brasil. O livro só não é melhor porque é muito curto, no entanto vale a pena lê-lo.

Rodrigo 16/01/2022

Não sabia que era um livro de política, fala sobre essa merda de governo que a gente tem hoje em dia, enfim eu tô real cansado de política por isso não liguei mt
Damien 16/01/2022minha estante
As vezes é bom ler a sinopse antes kkkkkk

Rodrigo 16/01/2022minha estante
as vezes a surpresa é boa, mas não foi nesse caso

Damien 16/01/2022minha estante
Pois é, infelizmente kkkk :'(

Giovana 31/07/2022

N entendi nada.
Só sei q tem críticas ao governo. Estava esperando uma história sobre ansiedade, sla. N recomendo, bem chato.

Rafa 20/06/2020

Esse livro devia ta em todas as escolas, representa muito bem o que vivemos. Leiam, por favor. E triste de tão real.

"Sim, a mesma nação que se rebelara contra Portugal e declarara ?independência ou morte? (aqui pouco importando se fora uma declaração meramente simbólica ou não); que sobrevivera a ditaduras militares e golpes de estado; que servira de berço para peculiares e grandiosos artistas; que promovera um movimento em prol de eleições diretas ?já? e tivera jovens com caras pintadas romanticamente vestidos para a batalha, agora jogava todo o valor da sua história no lixo, como se nada tivesse aprendido durante os seus séculos de construção."

"A sua nação já tivera líderes cruéis, assim como já tivera os mais idiotas comandantes, entretanto, era a primeira vez que unia as duas características em um único governante"

"Acreditando que as suas tolices deveriam ser consideradas tanto quanto quaisquer fatos ou verdades científicas, não demorou muito para que começassem a lhes dizer que 2 + 2 era igual a 5, respondessem que, na verdade, é igual a 4, e escutassem como réplica o argumento de que ?essa é a opinião de vocês, mas, para nós, 2 + 2 é igual a 5?, como se a justificativa fosse capaz de tornar o absurdo razoável."

"Em primeiro lugar, o então presidente detestava tudo o que a sua pátria exportara de melhor. Renegava a sua origem, os índios e a miscigenação e, para a mídia estrangeira, debochava da maior festa popular do país: o carnaval. Anunciava com entusiasmo o seu plano de combate às produções audiovisuais, pregava a perseguição a educadores, denunciava o seu desprezo por todos os músicos que propagavam a cultura do seu país pelo mundo, e esforçava-se para levar informações improcedentes aos jornalistas, com o intuito de torná-los não confiáveis aos olhos do público e assim fazer com que notícias falsas espalhadas por robôs parecessem verdadeiras."