Honra

Thrity Umrigar

Resenhas - Honor

Shiara 30/10/2022

Polêmico
É um livro que trás diversas discussões a cerca de questões sociais, éticas, morais, de gênero e religiosas.
É um livro profundo que nos leva a pensar em quanto ainda temos pessoas retrógradas no mundo, e homens que apoiam esse modelo de organização por lhes proporcionar certo poder em meio a sociedade. Em resumo, é um grande documentário sobre a hipocrisia e maldade humana.
Soph 30/10/2022minha estante
Qro mt ler esse livro, ele foi do reese's bookclub do ano passado, qria mr ler mas n assino :( tem cmo eu comprar a caixa desse livro na loja da tag sem assinar?

Shiara 30/10/2022minha estante
Não, pra comprar o kit só sendo assinante

Shiara 30/10/2022minha estante
Mas, ele vai ser lançado no Brasil esse ano ainda

Soph 30/10/2022minha estante
Aaa, obgg to ansiosa p ler ele

PAmela.Vettoretti 20/01/2023

Honra
Uma história que mostra o retrato da Índia de dois pontos de vista, a visão de uma jornalista indiana que viveu praticamente sua vida toda nos Estados Unidos, e a visão de uma pobre moradora de uma vila em um dos campos da Índia.

Um retrato extremamente brutal e realista, porém ao mesmo tempo que choca é uma narrativa delicada. Em diversos momentos fiquei tocada com a história de ambas as personagens.

Uma leitura muito fluida apesar dos temas tratados, você se apega tanto aos personagens que mesmo sabendo seus destinos, torce para que as coisas de alguma forma mudem no meio da trama.

Emocionante e necessário Honra, é um livro pra nos lembrar da sorte de alguns e as mazelas de outros, faz você agradecer pela sorte de ter a vida que tem.

Te desejo uma boa leitura :)
Juliana 20/01/2023minha estante
To com esse livro na minha estante!

PAmela.Vettoretti 20/01/2023minha estante
Ele começa meio parado, mas depois que você se envolve na história não pra mais de ler. Super recomendo

sami 22/02/2023minha estante
EU AMEIII DUDINHA

sami 22/02/2023minha estante
nunca erra!!

Aylane Nunes 19/11/2022

Perfeito
A última página me arrancou lágrimas.
Essa história foi muito tocante, cenas chocantes e perturbadoras.
Que bom que a TAG proporcionou aos seus assinantes conhecer esse incrível drama.
Vale a pena essa leitura.
Mundo em Páginas 19/11/2022minha estante
Conheça os outros livros desta autora. Maravilhosos...

Aylane Nunes 19/11/2022minha estante
Estou descobrindo e acrescentando à minha lista !!

Badu 31/10/2022

trauma, darling ?trauma?
chorei no trabalho SIM

se você leu ?Honra? e não sofreu, você é sociopata/psicopata, querido. ou pelo menos já sofreu muito pra nada te abalar. de qualquer forma, procura ajuda, ok?

já faz alguns dias que finalizei a leitura, mas continuo impactado com a história.

li pouco tempo depois de ?A Pintura de Henna? e foi igualmente chocante, se não mais. Porque ?A Pintora de Henna? se passa nos anos 50 e ?Honra? se passa em 2018.

é triste e decepcionante que isso ainda aconteça, mas é a realidade de países e regiões subdesenvolvidas do planeta.

não vou me alongar nessa resenha para não me chatear, mas vale muito a pena ler esse livro para autorreflexão. é muito bom.

OBS.: nota 4, porque não curti o final. ela se entregou à tradição, contradizendo seus valores pessoais ?
Jaque Monteschio 31/10/2022minha estante
Quero muito ler, vale a pena?

Badu 31/10/2022minha estante
demais! mas, cuidado, tem muito gatilho

Renata 10/11/2022

Li Umrigar a primeira vez com “A distância entre nós”, e não lembrava o quanto sua escrita era agradável. Mesmo utilizando a alternância em duas vozes, em primeira e terceira pessoas o texto não tem solavancos, nota 10 em harmonia e evolução.
O livro é narrado ora em terceira, ora em primeira pessoa, e é uma voz muito carregada de sentimentos, mas nunca há o recurso de dirigir emoções fáceis para levar o leitor às lágrimas e provocar uma descarga catártica, não, é uma fala simples, dolorida e poética, que, pelo contrário, não trazem nenhum alívio.
Honra traz a história de duas mulheres com as vidas atravessadas duramente pelo que há de violento na cultura e tradições indianas. O desfecho de cada uma representando o leque de possibilidades disponíveis diante do contexto social, seja de uma Índia rural e mais fechada em suas perspectivas, seja de uma Índia cosmopolita, construída a partir da absorção e da mistura.
Há uma grande história de amor, e há até mesmo um romance, mas não sei se me fixaria aí para descrever do que se trata, por que mesmo o amor, e a possibilidade de o escolher e o viver está intrinsecamente ligado a esse cenário que é em si personagem.
Falando em temas, Umrigar traz mais uma vez questões de classe, muito bem representadas pela permanência das tradições, como questões de gênero, tudo potencializado quando nos vemos em um ambiente rural, acredito que pouco abordado nas obras que nos chegam sobre a Índia. Passa ainda pela questão de pertencimento das pessoas que optam ou são obrigadas a deixar sua terra natal, sua cultura e vínculos de afeto, o que faz parte do repertório de experiências da própria autora.
O livro traz perspectivas e críticas a determinados aspectos culturais, embora Umrigar se preocupe ao longo do texto em construir a percepção de que não se pode resumir o país e sua cultura àquilo que crítica, é um ponto entre muitos outros. Mesmo diante da onda de brutalidade é possível encontrar pessoas que se colocam contra a corrente.
As personagens que acompanhamos são Meena, alvo da violência de sua própria família e comunidade por fazer escolhas que iam contra aquilo que estava determinado por seu papel social de mulher hindu.
Já Smita, também de origem indiana, se mudou para os EUA quando adolescente, após um episódio com sua família. Smita tem todos os privilégios de uma cidadã estadunidense e faz o paralelo com Meena, despojada de todos os direitos, desde o mais básico, como o direito a própria vida. Subjugada não somente a seus irmãos, mas aos ancião e líderes do vilarejo, todas autoridades masculinas.
O leitor precisa ter foco pra não jogar o livro longe com a indignação a que é submetido com o desenrolar da história de Meena.
É impactante pensar em um país gigantesco como a Índia, com cidades complexas e misturadas, caldeirões de cultura, história, religiões, perspectivas de vida, caminhando orientado por um mix de nacionalismo e fundamentalismo religioso.
Para além da história da barbárie contra a mulher, contra o feminino, que, no fim das contas, acontece a cada minuto no mundo inteiro em maior ou menos intensidade, foi importante saber sobre os conflitos entre mulçumanos e a maioria hindu, que se escorando em um discurso nacionalista pretende de certo modo reescrever a história do país, refundando suas bases, nem que para isso tenham que literalmente a demolir, como foi o caso da mesquita Babri, em 1992. Como é o caso do próprio Taj Mahal, bem cultural mundial que, por representar uma obra muçulmana, é mal visto por essa maioria que está no poder e que por isso corre risco.
Além de me deixar preocupada com o futuro político da Índia, Umrigar constrói um reflexão sobre o que significa honra e como este termo e sua negação, a desonra, podem ser torcidos e distorcidos. Como podem ser utilizados para justificar atos, que, para outras pessoas, com conceitos de honra diferentes, podem ser considerados atrozes.
Interessante notar que Smita não era nova no trabalho em lidar com a dor e a barbárie, enquanto jornalista já tinha coberto casos ainda piores. O que faz com que a história de Meena seja tão significativa é o fato de ecoar em sua própria história, sua própria dor, até então mantida em silêncio.
A contra partida da perspectiva de Smita sobre a índia é dada pelo personagem Mohan, que, preciso dizer, é o tipo perfeitinho dos romances: boa pessoa, descomplicado, gentil, carinhoso, alegre e defensor de sua terra natal, para exasperação de Smita.
A gente sabe desde o início que algo aconteceu à Smita que gerou essa repulsa pela Índia, e é Mohan que consegue a levar a dar voz a seu passado, e o leitor que se prepare, por que é revoltante e muito triste.
Honra diz respeito a política, e como esta pode trabalhar para dividir uma população, um país. Provocando e estimulando rixas, diferenças, mágoas e tornando impossível a convivência pacífica. Acirrar, dividir, dominar. A produção de uma sociedade dividida como modo de dominação, o que me parece uma discussão muitíssimo atual.

Meu a continuação de A Distância entre nós??? O Segredo entre nós. Muito bom

Lucas Leite 13/01/2023

Literatura entre o romance e o decolonial
Honra é até agora o livro que mais gostei em 2023. E acho que provavelmente permanecerá num top3 do final do ano. A narrativa é extremamente bem construída, os personagens muito bem trabalhados. A discussão em torno de uma identidade indiana entre o secular e o religioso, entre o moderno e o tradicional, é feita ao mesmo tempo com brutalidade e parcimônia. E tudo com a delicadeza necessária para que particularidades religiosas, culturais e sociais não se tornassem meros detalhes, mas atores em um ambiente diverso, complexo e conflituoso. Recomendo fortemente!
Lucas990 14/01/2023minha estante
Top 3 da vida!!!!

Guilherme 16/11/2022

Livro do Ano
Melhor livro do ano de 2022 da Tag inéditos até o momento. Cativante, inspirador, envolvente e surpreendente. Recomendo a todos que conheçam a história de Smita e Meena
Thrity é sucesso garantido

arthur_arrais 11/11/2022

Um retrato verossímil da Índia e dos seus contrastes
Que livro, senhoras e senhores! Potente, imersivo, inebriante. Thrity Umrigar aborda a Índia de forma extremamente verossímil, em todos os seus contrastes: modernidade e retrocesso, multiculturalismo e tradição, vida e morte. Smita é a personificação desse paradoxo: apesar de querer se manter longe do seu país de origem pelo máximo de tempo possível, ao retornar para ele em condições adversas, se vê desejosa de recuperar todo o tempo que foi roubado de si e de sua família. Lindo de ver seu merecido final, que ressoa a coragem de Abdul e Meena e honra seus legados. Inclusive, essa palavrinha mágica é o eixo condutor dos personagens desse livro. Até onde ir para defender o que se acredita? Sei que, ao terminar essa leitura, estou com Abdul na crença de dias melhores para esse país!
Thrity Umrigar sempre maravilhosa

Lizia.Yohanna 24/03/2024

De partir o coração
Vou ser sincera e dizer que não é livro que eu teria comprado mais como veio em clube de assinatura, resolvi ler e com toda certeza não me arrependo. Ele me ganhou logo no começo e com o passar da leitura só fui me encantando ainda mais com a história e com os personagens. Achei tudo muito bem escrito, a história super coesa e apesar de triste é encantadora. Chorei com alguns dos acontecimentos finais e apesar de não aceitar sei que fez mais sentido pra narrativa. Achei o final muito bom apesar de querer um pouco mais da vida deles depois de todo a tragédia, fiquei satisfeita. Leiam essa livro que vai te emocionar, te fazer pensar e se apaixonar muito pelos personagens.
Ricardo Tavares 07/04/2024minha estante
Realmente é muito bom. Esse é um dos meus favoritos da TAG INÉDITOS e a capa é linda. Amei essa história.

Cianthe 07/11/2022minha estante
Caralh0... Pesado

Duda 11/11/2022

Sei nem o que dizer, nem por onde começar............................
Nunca tinha lido um livro ambientado na Índia, acho que meu último contato com ambientação indiana foi Chetaah Girls, o que eu diria que não vale muito.

A experiência de imaginar os ambientes e os personagens indianos foi muito interessante, fugindo de qualquer padrão das minhas leituras mais recentes.

Essa história é tão, tão, tão sensível, toda a construção dela, todos os momentos.

A escrita é fluida, as páginas escorrem, a ansiedade e a curiosidade não permitem que a leitura seja interrompida.

Me senti envolvida e conectada com os personagens, nervosa pelas resoluções.

Ai o livro é incrível, recomendo de olhos fechados.
Mundo em Páginas 19/11/2022minha estante
Conheça os outros títulos da autora. Simplesmente maravilhosos

Jorge.Raitz 04/11/2022

Impressionante
No início pelo nome, achei que não iria gostar do livro, porém quando comecei a ler, achei muito bom e bem escrito. Vale a pena cada página lida
Margô 16/12/2022minha estante
Olá! Bom saber que esta obra atrai à uma boa leitura... li duas obras da Umrigar, e gostei bastante, principalmente, "A distância entre nós", muito envolvente!

Lucas990 13/10/2022

5 estrelas mas merecia mais
Como pode um livro ser tão sensível e tão brutal ao mesmo tempo?
Acabei de finalizar essa leitura então ainda estou encontrando algumas dificuldades em deixar as palavras se sobreporem à emoção, tudo o que eu consigo dizer agora é que me envolvi demais com essa história. A escrita fluida e viva da autora é um espetáculo, tanto ao narrar a história como ao tratar de diversas questões sociais, religiosas e econômicas, que são o ponto focal do livro.
É extremamente tocante e extremamente necessário. 5 estrelas é pouco.
Giordana 04/11/2022minha estante
Eu amei também

Mateuzinhz 31/12/2022minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr