Honra

Thrity Umrigar

Resenhas - Honor

Lucas990 13/10/2022

5 estrelas mas merecia mais
Como pode um livro ser tão sensível e tão brutal ao mesmo tempo?
Acabei de finalizar essa leitura então ainda estou encontrando algumas dificuldades em deixar as palavras se sobreporem à emoção, tudo o que eu consigo dizer agora é que me envolvi demais com essa história. A escrita fluida e viva da autora é um espetáculo, tanto ao narrar a história como ao tratar de diversas questões sociais, religiosas e econômicas, que são o ponto focal do livro.
É extremamente tocante e extremamente necessário. 5 estrelas é pouco.
Giordana 04/11/2022minha estante
Eu amei também

Lizia.Yohanna 24/03/2024

De partir o coração
Vou ser sincera e dizer que não é livro que eu teria comprado mais como veio em clube de assinatura, resolvi ler e com toda certeza não me arrependo. Ele me ganhou logo no começo e com o passar da leitura só fui me encantando ainda mais com a história e com os personagens. Achei tudo muito bem escrito, a história super coesa e apesar de triste é encantadora. Chorei com alguns dos acontecimentos finais e apesar de não aceitar sei que fez mais sentido pra narrativa. Achei o final muito bom apesar de querer um pouco mais da vida deles depois de todo a tragédia, fiquei satisfeita. Leiam essa livro que vai te emocionar, te fazer pensar e se apaixonar muito pelos personagens.
Ricardo Tavares 07/04/2024minha estante
Realmente é muito bom. Esse é um dos meus favoritos da TAG INÉDITOS e a capa é linda. Amei essa história.

@vcdisselivros 29/12/2022

Resenha - Honra "Os seres humanos aparentemente podem se transformar em assassinos com muita facilidade. Só é preciso usar algumas palavras-chave: Deus, país, religião, honra"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Smita Argawal nunca pensou que voltaria à Índia. Ela, que é uma jornalista indiana-americana, interrompe as férias nas Maldivas a fim de visitar a amiga que irá passar por uma cirurgia.

° A jornalista pensa que irá somente para dar apoio a amiga, mas é pega de surpresa quando a mulher pede que Smita assuma a cobertura do caso de Meena.

° Meena é uma hindu rechaçada pela própria aldeia e também pela família ao decidir se casar com um homem muçulmano, visto como escória dentro da cultura indiana. O fim é trágico e após os eventos a jovem decide buscar justiça e processar os irmãos.

° Quando foi embora da Índia com a família, Smita pensou que nunca fosse retornar, mas conforme o tempo passa, ela vai resgatando na memória as péssimas experiências que teve ali e vendo que na sociedade a tradição continua tendo mais peso que os sentimentos.

POR FIM

Honra se mostra uma leitura devastadora do começo ao fim. É difícil ver a intolerância sendo usada a fim de justificar a crueldade por trás da tradição. É simplesmente surreal pensar nas torturas que alguém pode passar pelo fato de se apaixonar por alguém tido como errado.

A obra de Thrity Umrigar traz duas protagonistas fortes a seu modo, com criações distintas e ainda assim muitas afinidades. É peculiar acompanhar a história de amor e ódio de ambas com a Índia e com os respectivos parceiros.

Ainda que a leitura seja sobre amor e superação, a trajetória das duas mostra quão desumano alguém pode ser perante as diferenças, da mesma forma que exibe a força que pequenos gestos de bondade proporcionam ao próximo. Honra pode ser definido como uma jornada marcante e singular.

Tami Silveira 18/08/2023

Lindo
Olha, a Tag está de parabéns com a escolha desse livro. Eu amei ele de tantas formas. Em nenhum momento a leitura se tornou maçante, a autora vai nos instigando na medida certa e as páginas vão passando sem nem percebemos.
O drama é bem pesado, a história é cruel em muitos momentos, sem esconder ou fantasiar nada ao leitor. Mas o final é de esperança, esperança por um mundo melhor, por uma vida melhor, e, isso é como um band-aid na nossa ferida. Ficamos tristes e desolados, mas não podemos nos consolar com essa realidade.

Lizandra.Mirelle 25/10/2022

Perfeição!
A história desse livro te conquista, ao ponto de você não conseguir soltar o livro enquanto não terminar a última página.
Acompanhar a história de Meena e Smita, é algo que toca seu coração.
Conhecer uma Índia, onde o machismo, patriarcado, religião e abusos imperam, faz nos refletir, que em qualquer lugar que você for, nós, mulheres, sempre seremos reduzidas em nome de uma causa que em nada nos favorece.
Que todas as Meenas e Smitas que foram abusadas e mortas nesse mundo por causa de uma doutrina, estejam em paz e curadas.

Albieri 24/08/2023

Angustiante
Honra - Thrity Umrigar
?????

Simplesmente um livro incrível que todos deveriam ler com certeza, trata-se da relação da fé no segundo país mais populoso do mundo, onde há tanto preconceito quanto em outro qualquer.

A Índia é um país em desenvolvimento e com uma população enorme enfrenta um preconceito religioso nas regiões mais remotas, onde Hindus, Cristãos, muçulmanos e outros não conseguem conviver. Mesmo nas grandes metrópoles esses preconceitos são expostos diariamente, mas além das religiões existe o preconceito das castas no próprio hinduísmo, que não seria nada mais que o nosso preconceito social.

Tirando essa parte histórica, Honra conta com uma narrativa empolgante e agoniante ao mesmo tempo, onde nos deparamos com duas histórias de vida e dois destinos totalmente diferentes. Vemos Meena enfrentando o preconceito e Smita lhe dando com algo do passado e se vendo através da matéria que fazia do caso ocorrido a Meena. Duas mulheres corajosas que enfrentaram seus medos para viverem o amor.

#livro #book #Honra #Honor #ThrityUmrigar #literaturaindiana #editoraglobo #amoler #tagineditos #clubedolivro #biblioteca #livraria #instabooks #instalivros.

itsmesabrinaa 10/05/2023

“Abru. Significa honra. Dei esse nome a ela em homenagem a seu pai, um homem que fazia essa palavra florescer com cada palavra que dizia e cada atitude que tomava”
Smita uma jornalista indiana-americana que interrompe suas férias para visitar uma amiga hospitalizada na índia. Smita que pensou jamais voltar a Índia na vida, se viu sem saída quando sua amiga pede para que ela cubra o caso de Meena, uma indiana que foi expulsa de sua família e do vilarejo onde vivia por se casar com um mulçumano.
A história é narrada a partir da perspectiva das duas personagens principais: Smita e Meena.
Meena busca justiça após vários eventos desumanos acontecerem em seu casamento.

Esse sem dúvidas é um dos livros mais tristes que já li. Nessa obra a autora mostra a busca por justiça e por igualdade num país onde o contraste entre a modernidade e a tradição ainda são dois mundos que colidem.

Geth 27/11/2022

O que faríamos em nome da Honra?!
Que história cheia de tradição, cultura, amor, resignação e que nos mostra que acima de tudo devemos respeitar as diferenças, porque não devemos impor nossos pensamentos e ideias em prol somente de uma classe/casta. O amor de Meena e Abdul leva Smita a repensar todo um passado de sofrimento e de fuga, fuga essa imposta por uma sociedade arraigada de preconceitos, onde na Índia devemos separar os hindus dos mulçumanos, que era impossível viverem e compartilharem o mesmo local, que nada pior do que uma união entre uma hindu e um muçulmano. Smita uma mulher inteligente que retorna a sua terra natal e que terá não somente que enfrentar a realidade que cerca Meena, mas também a que fez seus pais um dia saírem da Índia, será que ela conseguirá enfrentar todos os seus medos?!.

Rosana Miyata 07/11/2022

Eu gostei muito do livro, trouxe bastante da cultura sem deixar o texto maçante e abordou vários temas importantes e pesados, mas sem tornar a leitura demasiadamente sofrida a ponto de causar ressaca literária.

O único ponto negativo que eu consigo apontar é que o livro poderia ter notas de rodapé ou um glossário, pois tem vários termos em hindi e, para mim, acabou quebrando o ritmo de leitura, já que eu tinha que parar quase a todo momento para pesquisar determinada palavra ou expressão.

Badu 31/10/2022

trauma, darling ?trauma?
chorei no trabalho SIM

se você leu ?Honra? e não sofreu, você é sociopata/psicopata, querido. ou pelo menos já sofreu muito pra nada te abalar. de qualquer forma, procura ajuda, ok?

já faz alguns dias que finalizei a leitura, mas continuo impactado com a história.

li pouco tempo depois de ?A Pintura de Henna? e foi igualmente chocante, se não mais. Porque ?A Pintora de Henna? se passa nos anos 50 e ?Honra? se passa em 2018.

é triste e decepcionante que isso ainda aconteça, mas é a realidade de países e regiões subdesenvolvidas do planeta.

não vou me alongar nessa resenha para não me chatear, mas vale muito a pena ler esse livro para autorreflexão. é muito bom.

OBS.: nota 4, porque não curti o final. ela se entregou à tradição, contradizendo seus valores pessoais ?
Jaque Monteschio 31/10/2022minha estante
Quero muito ler, vale a pena?

Badu 31/10/2022minha estante
demais! mas, cuidado, tem muito gatilho

akasaori 08/11/2022

Honra é uma história muito necessária e forte, com cenas bem intensas de abuso e violência. Apesar de ter dificuldade com histórias nesse clima, me empolguei a partir de certo ponto do livro e acabou funcionando muito bem.

Brina 22/10/2022

Me destroçou... vou ter que favoritar rsrsrs
A raiva, indignação, e a falta de justiça ... me fez pensar que não é so na india que acontece. O mundo ataca as mulheres de forma tão comum que a unica pergunta que faço é, por quê???
" mulheres eram abusadas, isoladas, silenciadas, presas, controladas, punidas e mortas... a história do mundo era escrita com sangue de mulheres."