Pássaro Branco

Pássaro Branco R. J. Palacio
R. J. Palacio

Resenhas - Pássaro Branco

gojouchis 13/09/2023

Impossivel explicar o sentimento que esse livro passa, msm sendo um assunto mega pesado e doroloso consegue transmitir uma leitura leve, delicada e com um mix de sensações. nao ironicamente td mundo deveria ler essa obra de arte

Joyce.Gomes 29/08/2023

Grafic novel, que prende a atenção.
Achei sensível e delicada a forma que foi contada os horrores da segunda guerra.
E bem diferente porque é contado da perspectiva de uma garotinha judia francesa.

MARTA CARVALHO 16/08/2023

Quanto mais leio sobre o holocausto mais tenho nojo da ignorância humana e seus preconceitos. Considerar-se um ser superior a outros é o cúmulo da soberba.
Nessa obra ficcional, a autora retrata a conversa de Julien com a avó paterna que narra ao neto seu testemunho no massacre desumano e covarde de judeus com o início do nazismo e a forma como a personagem muda sua percepção da vida e reconhece seus erros, sendo capaz de mudar sua postura diante a dor dos outros.
A autora tem uma sensibilidade de tocar em assuntos delicados e dolorosos que é impossível não se emocionar, seus traços como ilustradora da obra, também são carregados de sentimentos e significados.
É aflitivo ler sobre tais assuntos mas é importante o conhecimento de tais fatos para que não sejam esquecidos, minimizados e muito menos que se repitam.

@vivendoeuchegola 12/08/2023

Não tenho nem palavras para descrever o quanto é incrível.
Eu vi o trailer do filme que será lançado com base nesse livro há algumas semanas e resolvi comprar o livro durante a prime day, porque não estava conseguindo achar nem mesmo para comprar via Kindle. Foi a melhor coisa que aconteceu, porque eu não sabia que era contado em quadrinhos e não teria sido uma experiência tão boa se não tivesse sido lido em livro físico.
Já faz muito tempo que li alguma história com o contexto da segunda guerra mundial. Quando era mais nova, eu costumava ler romances com a segunda guerra como plano de fundo e me lembro que sempre que acabava a história, eu me sentia mais madura. Esse sentimento se repetiu ao finalizar pássaro branco.
Considerando ainda o contexto da história de Julien e Auggie, uma reflexão me veio à mente: quando eu tiver um filho, o que me fará pensar que o criei corretamente e que ele é uma boa pessoa?
Não serão as boas notas. Não será a beleza. Não será a habilidade em esportes, lutas ou danças. Não será a inteligência. Não será o gosto pelas artes. Estarei satisfeita se meu filho/minha filha for a pessoa que quando vê injustiça, não fica quieto (a). Não fica calado quando ver alguém fazendo bullying com os colegas ou tratando mal ?o tio/a tia? da escola. Estará tudo bem se eu for chamada no colégio para dizerem que a nota precisa melhorar em matemática e/ou que ele (a) poderia conversar um pouco menos durante a aula, se simultaneamente também me disserem que ele (a) é conhecido (a) por todos os funcionários por seu sorriso largo e educação.
É isso que vai me fazer feliz. O resto é tudo muito boa, e que irei procurar incentivá-lo (a) a ser, mas sendo apenas uma pessoa de coração bondoso, já saberei que fiz minha parte no mundo.
O Julien ?original? da história de pássaro branco é o filho que eu quero ter. A Sarah do início da história, preocupada com os sapatos e que não faz nada quando chamam o colega de caranguejo só porque ele tem uma deficiência, não. Não importa quão inteligente e boa artista ela seja.
Se eu tivesse um filho como o Vincent, eu seria a mãe mais triste e desgostosa, mesmo que ele fosse um Eistein da física. ?
Então, ficou uma outra reflexão pra mim mesma: se é isso que considero ser uma pessoa bem sucedida, se é ?só? isso que quero para meus filhos, porque não me sinto feliz e completa sabendo que sou e busco sempre, ser dessa forma? Lembrando que desde novinha meus amigos diziam que eu poderia ser prefeita da cidade, já que todo mundo que passava na rua da escola e os funcionários do colégio todos me conheciam e ganhavam, no mínimo, meu bom dia? Sabendo que eu nunca deixo de perguntar o nome de quem está me atendendo no restaurante? Que sempre seguro a porta do elevador para os outros?
A futura concursada pública que eu quero ser, a futura professora que eu quero ser, a futura mestranda, a mulher que tem dinheiro para morar numa boa casa, ter um bom carro, que viaja com frequência? todas elas são faces do que quero ser para ter uma vida confortável. Mas não são ?eu?. Não me definem. São acréscimos ao que já é completo. E é tão bom sentir essa leveza no coração.
Obrigada, Pássaro Branco, por me fazer me sentir assim.
Thais 18/08/2023minha estante
Quanto pagou na prime Day?

@vivendoeuchegola 01/01/2024minha estante
Não me lembro ?

Cau @caumunhoz 06/08/2023

Mais uma HQ sobre o holocausto lida com sucesso. Amei demais essa apesar de todo o sofrimento presente nela.

Cecília_bisborria 02/08/2023

AMO MT EXTRAORDINÁRIO E ESSE LUVRO É TÃO PERFEITO QUANDO EXTRAORDINÁRIO QUASE CHOREI MANOOO SÓ NN CHORWI PQJA TINHA LIDO AUGGIE E LA FALA ESSA HISTÓRIA. MAIS É MT BOMMM

luhl.is 23/07/2023

O Julien e a Sara ??
Q livro magnífico! Não consigo imaginar os os judeus passaram na 2ª Guerra Mundial. Esse livro da um choque de realidade em quem ler ele! E tbm foi o primeiro livro em q eu chorei, oficialmente. Amei dmmms!!! Favoritado. LEIAM Pássaro Branco.

"Ser bom é sempre um ato de coragem. Mas, naquele tempo, quando essa bondade podia nos custar tudo - nossa liberdade, nossa vida -, ela se tornava um milagre."

rebecxg 22/07/2023

Fantástica e emocionante
Essa história é simplesmente fantástica e muito emocionante.
quem já leu e adora extraordinário conhece um pouco da história do Julian, mas essa sobre a vida da sua avó durante a segunda guerra mundial me surpreendeu, belíssima, você sente tudo o que ela passou naquela época, a dor e a tristeza dela, doeu em mim.
R. J. Palacio nunca decepcionada, amo essa autora e tudo o que ela faz.
favoritada e com sucesso ?

Anna Paixão 18/07/2023

Pássaro Branco é uma história ficcional que retrata a vida de Sara, avó de Julian personagem presente na obra Extraordinário, que viveu na época da perseguição aos judeus.
Com uma ilustração bem viva e colorida conhecemos a amizade que salvou uma vida e iluminou os caminhos sóbrios de uma jovem perdida.

"Julien sempre dava um jeito de me fazer sentir melhor, não importava o que acontecesse. Ele não apenas salvou minha vida. Salvou minha própria essência. Minha esperança. Minha..... luz. Como explicar o que Julien significava
para mim?"

lays.azevedo.94 17/07/2023

O livro é maravilhoso!!!

As imagens são lindas, a história é delicada, profunda e toca o coração de quem lê!

É um livro super rápido pra ler, mas que ao mesmo tempo trás muitas mensagens profundas, e nos faz ler e refletir ao mesmo tempo!!!

Um livro maravilhoso com certeza!!!

Calandrine0 14/07/2023

Livro perfeito para ser utilizado em sala de aula por ser em quadrinhos, fala sobre a II Guerra pelo olhar dos judeus. Mostra também como não é fácil fazer o bem, mas é necessário, mostra que devemos enxergar as pessoas além do corpo físico e que nossos sonhos podem aliviar a vida pesada que levamos e nos dar esperança de um amanhã melhor. Esse livro é lindo. Li em 3 horas, a história me prendeu, me emocionou e me ensinou muito. Grata demais por essa história, dona R. J. Palacio.

Elisa 04/07/2023

Passarinhos soltos a voar dispostos ?
História emocionante !
Adorei o começo o meio e o fim, tudo se conecta, gostei muito do fato de abordargem de como o personagem vai se adptando a situação deixando a vaidade e tudo de lado, e tentando sobreviver a cada dia. Lendo sobre isso é quase impossível acreditar que isso realmente aconteceu e que ainda existem pessoas que seguem os passos horríveis desses antepassados.
A história é linda e emocionante!

Aline ig @escape.abacharel 03/07/2023

Super emocionante!
Essa é uma nova história do universo de Extraordinário e simplesmente fiquei muito curiosa, pois amo demais o livro e o filme Wonder.

Pássaro Branco vai contar a história de Sara Blum, a avó de Julian (personagem de Extraordinário). Aqui acompanhamos a infância de Sara, que morava em uma pequena cidade na França. A obra se passa nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Aborda temas importantíssimos como o Holocausto, o antissemitismo pelos nazistas.

Sara é uma jovem judia que mora na Zona Livre da França. Até um certo tempo, estava tudo relativamente normal, ela vivia sua vida da melhor forma possível, como tudo sempre tinha sido. Mas então isso também é mudado.

Sua escola, em um certo dia, é revistada pelos nazistas em busca de crianças judias. Ela consegue se esconder, até que então Julien a ajuda. Ele, que sempre sofreu bullying de seus colegas, resolve estender a mão para aquela que nunca fez nada para o defender. Ele a leva até o celeiro da sua casa e, lá, Sara fica escondida durante muito tempo, inclusive recebendo ajuda também dos pais do Julien.

Essa é uma linda história que aborda o nosso tenebroso passado, mas é misturada com elementos atuais porque a história está sendo contada para o Julian (de Extraordinário) através do aplicativo Facetime.

Média: 5 estrelas

____________________________