Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Geovana 01/07/2022

Matar é um hábito.
Agatha Christie foi extremamente genial nesse livro, eu posso dizer que finalmente acertei em algumas das minhas teorias mas o assassino nem me passou pela cabeça.

O que estragou um pouco a minha experiência de leitura foi todos os personagens desse livros (com excessão de uma só) tratarem a falecida como se fosse Deus na terra, e não satisfeitos em falarem uma vez ao longo do livro inteiro trataram ela como se fosse uma divindade. Me irritou profundamente, porque eu não vi necessidade disso.

E aliás, eu tô adorando finalmente entender as referências de outros livros da autora, tô me sentindo maravilhosa.

Bruna 03/07/2022

#readchristie2022 livro de junho
Mais um poirot na leitura de junho! Livro bom, mas não muito diferente dos outros. Achei que focou muito pouco nos detalhes de arqueologia que era bem o foco da leitura deste mês.

alucianakarine 03/09/2022

MEU DEUS ?
Cara esse livro era a hipótese mais simples SÓ QUE 🤬 #$%!& ELA SEMPRE LHE SURPREENDE. Confesso que fiquei bem pensativa ao final da história.

Mila F. @delivroemlivro_ 01/04/2020

Genial, um dos melhores livros de Agatha Christie que já li
Morte na Mesopotâmia é mais um dos livros que trazem casos do famoso detetive belga Hercule Poirot e que acontecem no "estrangeiro", tendo em vista que a narrativa se passa em uma cidade árabe.

O mais interessante nesse volume é que, na ficção, ele é o resultado dos relatos feitos pela enfermeira Leatheran que a convite do dr. Reilly escreveu as narrativas do que foi um acontecimento trágico em uma expedição arqueológica na Mesopotâmia, a qual ela "participou".

Dito isso, vou situá-los nos acontecimentos: a enfermeira foi fazer parte dessa expedição arqueológica em decorrência de ir acompanhar a sra. Leidner, que é esposa do "chefe" da expedição, o famoso dr. Leidner, porém, a mulher está angustiada, apresenta crise de nervos e todos que estão na expedição acabam ficando assustados.

Com a presença da enfermeira, ficamos a par não só dos acontecimentos reais, mas também de fofocas sobre a expedição, por exemplo, sobre o quanto as pessoas mudaram a partir do momento em que o dr. Leidner casou e levou a esposa para acompanhá-lo no trabalho.

A enfermeira Leatheran percebe a atmosfera bastante tensa e, de certo modo, falsa entre os integrantes da expedição, mas jamais esperou que logo sua paciente seria encontrada morta, o que se torna um verdadeiro choque para todos.

É depois desse assassinato que Poirot é introduzido na narrativa, pois como estava ali passeando na região acaba sendo convidado para ajudar na resolução do crime. Nem preciso dizer que nosso detetive belga dá um show em sua investigação e o quanto ele joga verde para colher maduro, além de perturbar todos os integrantes da expedição que acreditam que o homem não será capaz de resolver esse caso. (Sempre que suspeitam da capacidade de Poirot dou uma gargalhada e isso é bastante comum nos livros da A.C.).

Durante toda a leitura de Morte na Mesopotâmia fiquei tentando juntar as peças do quebra cabeça e ver quem tinha reais motivos para matar a sra. Leidner. Fiquei em dúvida de duas pessoas, porém, depois de alguns acontecimentos tive que descartar minha primeira suspeita, de modo que parti para a segunda suspeita e TANDAM acertei.

Que eu lembre essa foi a primeira vez que descobri quem cometeu o crime em uma das obras de Agatha Christie e, mesmo reconhecendo que a escritora forçou a barra em alguns momentos (para solucionar o caso), ainda assim Morte na Mesopotâmia se tornou um dos livros favoritos dela.

Claramente, se você chegou até aqui em minha resenha de Morte na Mesopotâmia deve ter percebido que não poderia concluir sem super indicar esta leitura. não só para os já fãs da Rainha do Crime, para para quem quer iniciar as leituras da obra da autora.

site: www.delivroemlivro.com.br

Maria20903 26/08/2022

Estou amando ler Agatha Christie, os livros envolvem crimes dramáticos e muito bem planejados. Até agora, tudo aquilo que eu descobri foi lendo o "veredito" de Poirot, ou seja, não consegui descobrir coisa nenhuma por conta própria. A gente acha que está indo no caminho certo, mas o detetive está SEMPRE a mil passos na nossa frente.
Nessa história, a enfermeira praticamente está protagonizando, porque além de ser a narradora, é também quase que uma auxiliar do M. Poirot. Então conforme a gente não tinha olhos pra enxergar o que o detetive enxergava, a enfermeira nos dava uma luz, pra ficarmos à par da situação. O final é impressionante, não esperava por isso.

Binho 26/07/2022

Bora lá, seu nem fazer uma resenha, mas vou esforça aqui.
Esse livro é EXTRAORDINÁRIO. A forma como você é levado a pensar e refletir sobre as coisas que acontecem em toda a narrativa. Sim, eu tô falando que Agatha sabe como fazer você pensar LITERALMENTE o errado e depois faz você perceber que tudo faz sentido aos olhos de Poirot. A escrita é cativante, os detalhes são essenciais, e muitos outros fatores que favorecem toda a imersão para o livro!
Vale muito a pena ler e comprovar que este livro é magnífico.
e vc ainda percebe q vc não é bom Detetive ?

Amanda 10/06/2020

Muito bom!
Sou leitora graças a Agatha, logo, sou suspeita para falar sobre qualquer livro dela. Adoro.
Lu 11/06/2020minha estante
Eu só li um livro dela e gostei muito , queria continuar mas não sei qual o livro eu leio,me indica alguns rsrs

Amanda 30/12/2020minha estante
Oi! Desculpa a demora ?
Recomendo um corpo da biblioteca ??

Lu 03/01/2021minha estante
Obrigada ??

Gra Cae 09/12/2023

Mais um da Agatha Christie que adorei. Realmente achei surpreendente quem era. Só consegui notar que seria ele, bem pouco antes do Poirot falar.
Única coisa, é que sempre tem tantos personagens que são suspeitos, que acabo me confundindo um pouco em quem é quem. Mas de modo geral a leitura flui super bem.

André 30/01/2024

Leia tudo de Aghata.
Como ela consegue? Vc fica preso, tenta , mas não larga o livro. Deparei com uma nova narrativa, o fato de girar em torno da figura da enfermeira me deixou um pouco confuso. Mas eis que o baixinho, gordinho, de cabeça arredondada não nos desaponta. Aqui ele nos brinda com toda a metodologia poirotiana. E, é lógico, não falta a apresentação teatrológica final. E não, não acertei a assassina? ou seria assassino?

Ju 04/12/2020

Um bom mistério
Fiquei tentando adivinhar quem seria o assassino, e fala sério, quando percebi, já tinha desconfiado de todo mundo!! No final, acabei errando feio meu palpite! kkk Só não vou dar 5 estrelas pois não me senti muito atraída pelos personagens, fiquei com preguiça de alguns comportamentos/características clichês. Fora isso, curti bastante o livro!

Tha 07/07/2021

Por incrível que pareça, eu consegui acertar dessa vez
Quando pensei no que poderia acontecer, teorizei algo maluco mas me surpreendi ao perceber que havia acertado. Agatha é simplesmente incrível

Karin Cristine 30/06/2022

? O livro Morte na Mesopotâmia é mas um caso do meu amado Poirt que vai usar suas células cinzentas para desvendar mas um crime.

? Em uma expedição arqueológica pessoas são encontradas mortas (Claro que tem as pessoas com mil anos que eles estão escavando kkkk mas dessa vez os mortinhos são da equipe kkkkk), Sendo que todos estão acostumados a trabalharem juntos e agora quem será o assassino será que é um membro da equipe ou alguém de fora? ?

? A enfermeira Amy Leatheran é contratada para ajudar a Louise Leidner, uma mulher apavorada e muito misteriosa, que é esposa do Dr Leidner quem comanda a expedição.

? Eu Ameiii demais a leitura é super fluída e muito rápida, que prende do início ao fim e clarooo fui feita de trouxa claro ou com certeza, isso já tá virando rotina mas um dia ainda vou diblar a Agathinha kkkkk

? Nesse livro só me perdi um pouquinho porque tinha muitos personagens e aí não consegui gravar todos os nomes kkkk e sai atirando um pouquinho para todos os lados, mas jurava de dedinho que o assassino era um e me enganei kkkkk

? Super recomendo!!!

?Se uma pessoa prega mentiras com os lábios, às vezes revela a verdade com o olhar.

? Nós romances policiais o criminoso sempre esquecia uma pista oportuna.