A última livraria de Londres

A última livraria de Londres Madeline Martin

Resenhas - A última livraria de Londres

Anne Gonçalves 16/10/2023

Reflexivo
Quando comecei a ler este livro , fiquei hipnotizada pelo tema : livros e segunda guerra . Assuntos no qual me interesso bastante .
Porém no desenrolar do livro , estourou se a guerra de Israel , e não tem como não se levar para fatos tão reais , tão próximo da gente . No nosso século, no nosso ano, no nosso tempo .
Pensei em desistir , mas está história é tão linda , tão cativante , que término este livro com coração cheio de saudades , desta ?heroína ? tão bondosa .
Recomendo ! Muito bom ??

Cervas 16/10/2023

Melhor do que esperava
Eu fui ler um livro mais tranquilinho pra mudar de gênero e acabei gostando bastante. A personagem principal, Grace, é meio bobinha no começo mas acaba se mostrando muito madura. O tema de guerra é bem legal e tratado muito bem. Livro gostoso que te prende.

Dani 05/10/2023

A última livraria de Londres
Achei a história bonita, porém simples.
Por se passar em época da guerra, tem vários momentos tristes e emocionantes, que te fazem refletir. Tem também uma leve pitada de romance.
Não é meu estilo de leitura favorito, nada que te faça maratonar o livro, mas tem seus aprendizados. Achei válida a leitura.

Motsveraf 25/09/2023

Cinco estrelas não é o bastante.
A segunda guerra se aproxima do Reino Unido, e paralelo a isso duas amigas se mudam juntas para a Inglaterra esperando um recomeço. Agora ela e sua amiga moram com Sra. Weatherford e seu filho, Colin, que as recebem de uma maneira amorosa e calorosa.
Em agosto de 1939, Grace Bennet anseia viver o glamour de Londres, mas ela não estava contando com a fatalidade que a esperava.

Um pouco antes de a Guerra iniciar, Bennet consegue um emprego em uma livraria, Primrose Hill, que não aparenta ter muito potencial, mas esse não é um dos maiores problemas, não quando a nova vendedora raramente pega em um livro.
No entanto, um amigo muito querido a presenteia com um exemplar antes de ser convocado para as forças aéreas. Agora Bennet sente que precisa ler para matar a saudade dele.
Logo, a paixão pela leitura começa a florescer e a jovem fica cada vez mais centrada em seu emprego.

Os anos passam, até que a cidade começa a ser intensamente bombardeada e, em meio a todo caos, Grace toma uma iniciativa que salva muitas almas do medo e da solidão. Uma leitura coletiva na livraria em que trabalha. E aos poucos ela consegue juntar um grupo
grande e que só quer esquecer um pouco da vida fora dos livros.

O livro é emocionante e realmente nos lembra o poder que inúmeras páginas com frases têm em nossas vidas. Assim como aquelas pessoas queriam esquecer de uma guerra que desolava o mundo, muitos de nós, leitores, apenas queremos esquecer nossas batalhas internas e, então recorremos a um refugio: Os livros

Valdéa 14/09/2023

Um livro de que fala sobre a terrível segunda guerra, mas de uma forma leve e que mostra o como ler faz bem pra mente em tempos difíceis

Raquel del Valle 13/09/2023

História de guerra com pitadas de esperança
Gostei muito desse livro. Interessante narrativa com várias cenas de guerra de quem ficou na cidade em meio aos bombardeios da Segunda guerra.
Bela construção de romance com esperança e amadurecimento.

Carol.Schober 12/09/2023

A rotina em Londres em meio a Segunda Guerra Mundial.
O livro trás uma visão de como foi tentar manter uma rotina e como era a vida ?normal? dos londrinos mediante aos ataques dos alemães na Segunda Guerra.
A personagem principal acaba descobrindo seu amor pela literatura ao ir trabalhar em uma pequena livraria por um período de 6 meses a fim de conseguir uma carta de recomendação para arranjar emprego em uma empresa maior.
Com o decorrer da guerra, Grace (personagem principal) se vê mediante a rotina caótica dos londrinos no período da guerra, onde apesar de muitas noites terem sua cidade destruída, no outro dia de manhã, tinham que seguir a vida tentando reconstruir todas as perdas que tiveram, materiais ou não.
É um livro relativamente tranquilo no quesito acontecimentos ?épicos?. Está mais focado na rotina do povo londrino durante aos ataques da guerra e como a vida era difícil mediante a esse cenário. Mostra como as pessoas viviam sob apreensões, como o medo e a perda era algo extremamente presente na rotina.

Uma experiência que achei legal de ter ao ler esse livro foi que li ?Toda Luz que Não Podemos Ver? em paralelo e dessa forma tive a perspectiva da Segunda Guerra através de três olhares diferentes, sendo o olhar do inglês, nesse livro, do Francês e do Alemão (no livro Toda Luz que Não Podemos Ver). Acredito que essa forma de experiência acabou enriquecendo a leitura sobre o assunto em questão.

TatiBatista 08/09/2023

Eu estava com vontade de ler algo sobre a segunda guerra e comecei a ler esse, nunca tinha lido algo dessa autora, e me surpreendi positivamente.
A história me prendeu desde o início, me senti totalmente imersa e me emocionei em vários momentos. Super recomendo!!

Cris 05/09/2023

Coragem e esperança.
Grace com sua força de vontade, encorajada por muitos e impulsionada por outros, colocava em sua voz toda sua alma e dando esperanças a muitos ali desesperados por uma porção de conhecimento e leveza a aquele martírio que parecia não ter fim
autora me cativou, com esse retrato das atrocidades da guerra, me dando uma visão ampla dos acontecimentos que poderiam piorar, sempre me mostrando que a guerra não era ilusão, mas muito real dentro do enredo, mesmo assim mantendo a esperança de dias melhores, o amor aos livros, a resiliência e persistência a ajudar os próximos.
Persistência, companheirismo, igualdade diante das situações, amor ao próximo, altruísmo, acho que isso é a essência diante dos obstáculos colocados no caminho e Grace demostrou em cada passagem nesse enredo maravilhoso que comove e engrandece nossa alma.
Nos tornamos melhores, talvez, mas a experiência que traz e a carga emocional que sentiram, cada indivíduo a sua maneira de reagir e de sentir. Somos capazes de viver durante o caos, mas as cicatrizes são duradouras ou tão profundas que jamais se extinguiram durante sua vida.
O que ficará de bom são aqueles momentos em que ouviam uma voz doce, acima dos bombardeios a declamar uma leitura, durante o período noturno, diante de vários olhares que demostravam a ansiedade de vivenciar tudo que ali era falado, declarado e imaginado.
Temos muitos personagens que no decorrer da leitura me mostrou um caráter admirável, ajudou muito a Grace que as vezes esmorecia diante do horror, acompanhado de ilusões contraditórias criadas pelos seus próprios pensamentos, assim como ela deu apoio a aqueles que necessitavam de uma ajuda motivacional e o fortalecimento em suas conquistas e desejos.
Aqui não temos muitas passagens dedicada aos poderosos que orquestraram a guerra, como Hitler e suas forças que se espalharam tornando tudo um caos, os alemães invadindo a Europa nessa segunda guerra mundial, mas temos várias pessoas reunidas com o poder da leitura, numa livraria que a cada chance pode mudar sua vida.
Recomendo o livro para quem gosta de drama que fala sobre guerra, seus contrastes imperfeitos, perdas, lutas e que a esperança almejada seja aquela que a guiem nessa leitura incrível, vale muito a pena.
?????

Fran_books 20/08/2023

A Última Livraria de Londres - Madeline Martin. ?????
? Grace Bennett chega em Londres acompanhada de sua melhor amiga Viv, carregando poucas bagagens e corações recheado de sonhos. Ambas sonhavam desde crianças com a majestosa Londres. Saíram então do interior da Inglaterra, e foram em busca do desconhecido/conhecido, famoso e tão sonhado futuro.
? Embora esperavam o deslumbrante, o que encontraram foi uma majestosa Londres sendo preparada para uma iminente guerra. O cenário não era como elas esperavam. Não naquele momento.
? Graças a Sra. Weatherford, Grace é empregada em uma livraria, da qual ela não faz a menor ideia do que fazer, nem mesmo por onde começar. Afinal, Grace nunca fora uma grande leitora, então, como indicar livros aos clientes?? E pior, como encontrar um livro em uma livraria tão "bagunçada", sem ordem alguma??
? Sr. Evans, o dono da livraria (meu rabugento favorito ??), mantém a livraria em pé e funcionando, no entanto, organização não é seu forte.
? Grace passa a trabalhar com afinco, "remoldando" a livraria de Sr. Evans. E com a chegada inevitável da guerra, bombardeios acontecendo, ela decide então se voluntariar em um dos trabalhos de frente.
? Entre turnos na livraria, e turnos na ARP, Grace acaba por unir leitura para pessoas nos abrigos contra bombardeios, ao momento de tensão, de modo a causar transformações em vidas alheias, e até em sua mesma.

? Uma história baseada em fatos reais. Detalhes sobre possíveis fatos ocorridos nos ataques de Hitler, que trazem ao peito um aperto em diversos momentos da história.
? Um romance com drama, tristeza, e superação....
? O amor pela leitura é tão falado, que possivelmente até quem não gosta de ler acaba amando.
? Na história, a leitura foi uma das principais chaves para ajudar tantas pessoas que sofriam naquele momento com as mais diversas dores causadas pela guerra; uma livraria, uma pessoa, e histórias aproximaram pessoas nos momentos mais duros das quais jamais poderiam ter vivido em suas vidas; o amor ao próximo é perceptivelmente trabalhado durante toda a história.
? Um livro que traz reflexões ao leitor, a cerca de como pode ser uma guerra; como a mesma pode afetar a vida de cada um; a cerca de que quando há amor, compaixão e empatia com o próximo, se todos "trabalham" juntos, a dores se tornam mais amenas.

Alexandre.Aranha 15/08/2023

Rápido e fácil
O livro é bom para quem está na ressaca literária depois de ler livros não tão bons como foi o meu caso. A história é um romance bonito, que mostra o amadurecimento de Grace numa cidade grande e em meio a Segunda Guerra. Vale a pena a leitura!

Malu 12/08/2023

Que livro especial! Adorei acompanhar a jornada de Grace. Apesar do tempo da história ocorrer durante a guerra, a ambientação da biblioteca e amor pelos livros foi um toque a mais de emoção, de nós fazer chorar e sorrir.

Lia 08/08/2023

Um livro de muito bom gosto
É uma história delicada e aconchegante, com lições sobre amor, amizade, perdão e generosidade. Dá pra rir e chorar. Se passa na Segunda Guerra, mas a mensagem é de esperança. Conta com um breve romance, muito fofo, inclusive. Um detalhe que me agradou bastante foi o fato de a personagem principal gostar dos livros da Jane Austen.
É curtinho, dá pra ler em um dia, se você estiver disposto. O final vai te deixar com o coração quentinho. Recomendo :)

Laianny1 07/08/2023

Esse se tornou um dos meus livros favoritos!!????
O enredo é incrível, a história por si só prende você de formas inimagináveis, desde que peguei esse livro não consegui parar de ler, me senti igual a Grace quando pegava um livro e lia sem parar.. Os livros realmente nos salvam nos dias sombrios.. essa é a mágica deles.
Meu coração ficou quentinho com as citações dos clássicos, especialmente dos livros da Jane Austen. ?? enfim, recomendo muito e esse é mais um livro que tem um lugar totalmente especial no meu coração.