Meu Policial

Meu Policial Bethan Roberts
Bethan Roberts

Resenhas - Meu Policial

jonathan 10/09/2022

a perspectiva única de uma mulher transformada em vilã
é estranho dizer que comecei a leitura de meu policial em junho e que só estou terminando agora, em setembro, mas, mais do que isso, é curioso afirmar que nem a pior resssaca literária de toda a minha vida somada aos vários dias sem ler conseguiram ofuscar o trabalho brilhante de bethan roberts ao longo das páginas do livro a ponto de me fazer tirar meia estrela sequer ? apesar de eu sentir que ela se esforçou um pouquinho pra que eu tirasse uma conclusão diferente da que eu tive sobre a obra.

a história, contada através de relatos escritos por marion e patrick, as ?bases? do triângulo amoroso vivido com tom ? marido de marion e amante de patrick ?, narra a relação que ambos têm entre si e com tom, desde o momento em que se conhecem até a velhice, pincelando fragmentos do futuro enquanto o passado é revelado. marion sempre teve uma paixão platônica por tom, o irmão de se sylvie, sua melhor amiga. já patrick, o artístico e culto curador de museu de brighton, acaba esbarrando com uma versão diferente de tom, o policial gentil e atraente, em uma situação atípica na rua, e então simplesmente não consegue mais tirá-lo da cabeça.

preciso começar falando um pouco sobre a narrativa simples e cotidiana entregue por bethan. logo nas primeiras páginas fica claro que não é do interesse da autora impactar com grandes acontecimentos que garantam que o leitor não queira mais largar o livro, mas, mesmo preferindo uma leitura mais rápida e dinâmica, eu poderia definir esse como o grande pulo do gato. ao cozinhar os acontecimentos em banho maria, ela consegue fazer com que a história cresça aos poucos dentro de cada um, fazendo com que tudo pareça possível e com que a simpatia por cada personagem e suas questões individuais aumente na mesma proporção. fica claro que ela quer que escolhamos um lado, mesmo que as informações não fiquem claras de imediato, o que torna tudo ainda mais interessante.

ao contrário do que parece ser uma opinião bastante geral, não senti a falta de um ponto de vista específico para tom, bem pelo contrário, diria que o seu silêncio salienta muito bem as características atribuídas a ele nas narrativas de patrick e marion, as pessoas mais importantes de sua vida. a minha principal crítica se deve ao fato de o livro se vender mal e se divide para abranger o mal aproveitamento da narrativa de marion.

se analisarmos de forma prática as narrativas sobre casais homoafetivos, seja na própria literatura ou também no cinema, televisão e afins, não fica difícil identificar um certo padrão bastante recorrente: o desastre. histórias com amores impossíveis sempre enchem os olhos, os bons amantes de romance sempre estão dispostos a se emocionarem e a torcerem até o último segundo, mesmo quando nunca houve a esperança de um ?e viveram felizes para sempre?. porém, em meu policial, me pego pensando se houve um clamor avassalador nesse sentido, o amor e a tragédia de tom e patrick me fizeram roer as unhas e assoar o nariz no meio de uma noite mal dormida? especificamente, eu diria que não.

mas, em comparação, o drama de uma mulher que teve os seus sonhos roubados (literalmente!!!) por um amor jamais correspondido foi o suficiente para me intrigar ao longo das páginas. e quando digo que o livro se vende mal, me refiro exclusivamente ao fato de tentarem trazer o leitor até a história cultivando a ideia de um amor entre dois homens, excluindo quase que de imediato o cogitar de um protagonismo feminino único que poderia ser muito mais aproveitado se todos não chegassem à história enxergando marion como uma espécie de ?empata foda?, que insiste em segurar tom quando tudo o que as pessoas querem é vê-lo nos braços de patrick.

não seria muito mais original se a mulher, ao invés de uma vilã amargurada e ressentida, fosse apenas um ser humano passível de erros em uma situação ruim, mas que também merece a felicidade? imagino que por esse plot twist quase ninguém esperaria.

mas, apesar disso, a mensagem é passada com sucesso. meu policial entrega a sensibilidade dos pontos de vista de dois lados de uma mesma moeda castigada pelos horrores de uma sociedade intolerante de forma brilhante e bastante fluida. apesar do tom morno, que pode não ser do agrado de muitas pessoas, não é difícil se pegar pensando na história do livro em paralelo ao mundo em que vivemos hoje, o que, definitivamente, transforma essas páginas em algo muito mais impactante do que apenas um livro monótono para quem estiver disposto a olhar além.

***

agora, aqui vão alguns parágrafos especiais dedicados a defender marion burgess, a verdadeira grande protagonista do livro, de todo o hate direcionado a ela por pessoas emocionadas por mais um casal gay que terminou tragédia (contém spoilers):

acabou que durante as páginas ? em especial nas partes narradas pela própria marion, onde ela expressa seu sofrimento ?, que toda a culpa sobre o que houve desde o início foi jogada nela de forma direta. tudo na narrativa nos leva a pensar sobre como marion não foi uma boa esposa, como marion não foi compreensiva com as saídas do tom, como marion não se esforçou pra entender o que acontecia com o patrick, como marion não interpretou os sinais de julia e por isso foi ignorante, como marion não processou a situação rápido o suficiente, como marion não aceitou as coisas que não poderia mudar, como marion foi ressentida, como marion foi ciumenta, como marion foi vingativa, como marion foi inconsequente, como marion foi histérica, como marion fez algo imperdoável.

okay, mas o que a marion sabia?

alguém a avisou que no primeiro suspiro apaixonado ela estava assinando um contrato de infelicidade? alguém a avisou que estava sendo ridícula e que ela seria usada por se permitir ser ingênua ao pensar que alguém como tom poderia cogitar se casar com ela sem segundas intenções?

no que ela pensou ser o dia mais feliz da vida dela, ela se casou com o homem dos seus sonhos: bonito, atlético, inteligente e mais sensível do que jamais poderia imaginar, que, aparentemente, se afastava do padrão machista com o qual grande parte das mulheres da época estava fadada a terminar ? temos sylvie como o grande exemplo no próprio livro. mas, afinal, tom era assim tão diferente e especial? eu digo que não. sendo um homem gay, ele deixou de ser machista e misógino ao imaginar que teria uma esposa submissa em casa cuidando dos filhos sem questionamentos sobre a sua vida na rua? eu afirmo categoricamente que não. ele foi uma vítima das atrocidades cometidas pela esposa histérica e ressentida? acho que a essa altura você já percebeu que eu penso o exato contrário. ele sofreu as consequências por ter tratado uma mulher como alguém inferior.

por ser de uma minoria social brutalmente recriminada na sociedade inglesa, suponho que o tom tenha aprendido algumas coisas sobre empatia de forma abstrata ao longo da vida, mas ainda assim tratou marion como um objeto do qual ele poderia desfrutar quando fosse conveniente ? para se manter nas sombras, não levantar suspeitas ?, mas que poderia largar de lado quando bem entendesse para ficar com quem ele realmente gostaria de estar, às escondidas. me pergunto o que o diferenciaria de um homem hétero se casando com uma mulher gentil e dedicada buscando sempre ter comida e roupa lavada ao chegar em casa às tantas depois de encher a cara e pegar quantas quisesse na rua.

o grande x da questão é que a marion buscava algo básico na vida: um casamento onde haveria respeito, amor, cumplicidade, dignidade para ambas as partes, mas o que ela recebeu ao invés disso? além de toda a dor e sofrimento de ter se casado com um homem que jamais poderia amá-la como ela esperava, ainda foi obrigada a conviver com o silêncio e esquivas, como se todas as suas suspeitas não passassem de devaneios paranoicos. nem mesmo julia, que dizia se importar tanto, foi capaz de superar a sua paixonite platônica para ter uma conversa sóbria por mais de dois minutos sobre a situação e ajudá-la a encontrar uma saída.

concluo dizendo que, apesar de meu policial se tratar de um livro que traz como trama a história de um casal gay, será que podemos dizer que esta mulher recebeu a dignidade com a qual esperamos que a comunidade lgbtqiapn+ seja tratada? será que uma mulher sozinha, magoada e enganada, tratada como inferior e ignorante, com a qual ninguém nunca quis cogitar ter uma conversa honesta, merece ser odiada e vista como a grande vilã por um erro cometido no pior momento da sua vida, mas do qual se arrependeu amargamente por todos os dias que se seguiram? pelo menos, apesar do que foi, ela pode dizer que fez alguma coisa, enquanto tudo o que tom fez foi ser um covarde com marion desde o início e com patrick, no final, abandonado-o quando as coisas deram errado.

deixo no ar esse exercício de empatia e reforço mais uma vez: marion, você sempre será a protagonista, e tom, ser gay nunca te isentou de ser machista!
DANILÃO1505 29/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Blue33 13/10/2022minha estante
A tua resenha conseguiu captar tudo que eu senti!!!! Fico com uma raiva quando a galera desce o cacete na Marion e tipo zero argumentos??? KKKK. Ninguém para pra pensar o qual foda foi essa vida praticamente sem o amor que ela tanto queria ??

jonathan 29/10/2022minha estante
nossa sim!!!!! o fato de o tom o patrick merecerem a felicidade não é maior do que o fato que a marion também merecia, mas no final das contas ELA não enganou ninguém, agora eles, não dá nem dizer que foi algo que aconteceu, eles COMBINARAM de fazer ela de frouxa como se fosse okay, afinal é só o resto da vida de uma mulher né

Blue33 30/10/2022minha estante
Pois é!!!!

Maísa 05/11/2022minha estante
RESENHA PERFEITA!!!!! Resumiu bem tudo que eu senti lendo esse livro. Parabéns!

Talita 05/11/2022minha estante
Excelente resenha!

Lívia 15/11/2022minha estante
Nossa, perfeito resumo de tudo que senti. Tom simplesmente arrastou a Marion pra essa situação e, para provar para si mesmo e para os outros que não era gay, a manteve nesse casamento deplorável, a pintou de sufocante e manipuladora. Muito triste tudo que ele tenha vivido, de fato, ser gay nessa época se mostrou horrível. Porém, a Marion não deve ser vista como nada além de uma terceira vítima. E nao como a vilã de todo o romance deles.

Isabela 10/12/2022minha estante
Qual é a classificação do livro ??

Júlia 13/12/2022minha estante
Você conseguiu descrever o que pensei quando conheci a história melhor do que eu mesma poderia! Resenha perfeita!

Larissa151 19/01/2023minha estante
Meu deus, concordo 100%
Todos os comentários que li foram falando mal da Marion, mesmo ela sendo a mais injustiçada da história

Ysis.Fernanda 20/01/2023minha estante
Nossa sim!A mesma coisa que eu vi.A Marion foi a mais injustiçada na história ,e eu super entendo que na época era muito difícil,mas poxa,precisava fazer o que fizeram com a Marion?Claro Que Nao.Ficou óbvio desde o início que a intenção do Patrick nunca foi incluir ela,e muito menos ?dividir? o Tom de verdade.E no final ,quem esteve lá por todos,foi a Marion.Tudo bem que ela errou,mas eu sinceramente entendo seu erro,porque em um momento de sofrimento como o que ela estava,eu provavelmente teria feito o mesmo.
Não achei necessário o ponto de vista do Tom,porque embora ele sempre tenha sido bem calado,sempre deixou seu posicionamento bem claro.Ele foi e é cuzao.Nunca cuidou ou deu o mínimo de carinho ou compreensão pela Marion ,e abandonou o Patrick nos momentos em que mais precisava.O Tom ser gay não faz dele um personagem melhor,sexualidade não define caráter ,e ainda arrisco dizer que a sua sexualidade e uma desculpa que muitos usam para o seu machismo e falta de decência.
Eu apoio muito a Marion,e não acho que o final foi triste,talvez para o Tom e o Patrick ,mas isso foram só as consequências dos teus atos.
Acho o final bom pra Marion,e como não teve algo certo pra ela,só que ela foi ver a Júlia,para mim ela foi ser feliz.

jonathan 23/01/2023minha estante
amando ver todo mundo junto pra dar amor pra marion!!! tom você nem é tudo isso!!!!

Gio 09/02/2023minha estante
concordo MUITO

thexbia 04/09/2023minha estante
que resenha sensata. concordo de mais, apesar do tom ser gay, os papéis de gênero estão bem definidos no livro, ela cozinha, lava as roupa e limpa a casa, ele não quer que ela trabalhe se tiverem filhos, entre outras coisas. É uma forma de agressão todo o silenciando que ela tem que passar. Enfim, muito errôneo a ver como vilã.

May 10/10/2023minha estante
Resenha perfeita!!!

Ayana.Monteiro 25/10/2023minha estante
Resenha perfeita. Me senti exatamente da mesma maneira lendo esse livro.

Maiiviss 26/12/2023minha estante
Caraca, q resenha perfeita!

Aldenira 21/05/2024minha estante
Que resenha perfeita!! ????????

laur 13/04/2022

tudo por harry styles
Muito diferente do que eu esperava, o livro é curto e viciante. É uma leitura rápida e pesada, que me prendeu desde o início. Acho que nunca teria pegado para ler se não fosse pelo Harry, que nunca falha nas suas recomendações.

Achei Marion sonsa, Patrick emocionado demais e Tom, egoísta. Os três personagens principais, na verdade, são bem egoístas, mas fez parte da minha experiência com o livro não julgar nenhum deles, naquela situação tão complicada e desagradável.

O que mais me incomodou foi o final apressado. Acredito que tenha feito parte da ideia da autora deixar o ponto de vista do Tom um mistério e contar a história a partir de quem o amava, mas os acontecimentos do final pediam um pouco mais de detalhamento e a resolução das consequências.
Isabela1717 15/04/2022minha estante
exatamente!!!! tom me estressou na maior parte da leitura, patrick era um pouco arrogante mas confesso que gostava, e eu estava do lado da marion até ela fazer *aquela coisa* no final... fiquei ansiando por um pov do tom e terminei o livro na vontade :v

laur 18/04/2022minha estante
o tom eu achei ele mto ?neutro?, única vez q ele realmente demonstrou emoção foi quando deu *aquela coisa* kkkkkk tanto q nem consigo imaginar como q seria um pov dele por isso eu queria tanto um

Isabela1717 18/04/2022minha estante
de fato o tom era meio poker face pras coisas, como a gente tinha pov do patrick e ele era muito intenso, parecia que ele amava sozinho, né? digo que tom me estressou pq tirando a reação dele com o que houve no final, ele só demonstrava algum tipo de sentimento quando se tratava de desdém/irritação com a marion, tanto pro jeito que ela agia, quanto pra destilar machismo com as coisas que ela queria fazer e eu achava muita filhadaputagem com ela pq ele que inventou de casar, e agora ela vivia num casamento infeliz, sem nem ter noção do que ele fazia por trás...

laur 22/04/2022minha estante
totalmente!! acho q a autora quis deixar só o pov da marion e do patrick pra gente saber como que era amar o tom mas ai acabou q todos os defeitos próprio tom ficaram gritantes e ele nem teve a oportunidade de ?se defender?

Isabela1717 29/04/2022minha estante
sim sim sim!!!!!!

Karol 15/07/2023

"Um retrato vívido e humano de uma época em que vidas eram destruídas pela intolerância"-The Guardian

Acho que não teria outra melhor descrição de "Meu Policial" do que essa do The Guardian que tá na capa do livro.

"Meu Policial" trata de assuntos como o machismo,o feminismo e,sendo o foco principal,a homofobia na década de 50/60.Acredito que ,por apresentar temas mais profundos,a progressão dos fatos é intencionalmente mais lenta.Sendo essa uma das principais características do livro e também acho que,por isso,acabei não me identificando tanto com a leitura(Tudo era meio parada e só consegui engatar mais depois da página 200).Senti que em algumas partes,sobretudo no começo,ficaram confusas quanto a troca de narrador e de ambiente.
Fui 100% influenciada pelo Harry Styles kkkkkk
Ainda tenho muita vontade de assistir o filme,acredito que posso até gostar mais do filme do que do livro(Vamos agilizar nosso cinema Cecília e Rachel!!)
Ler é uma coisa interessante,né?Ao ler "Meu Policial" me senti da mesma forma quando li "Pessoas Normais".Acredito que os dois livros sigam a mesma linha de escrita.

SPOILER:
Ps:Apesar das dificuldades,acho que tudo seria mais tranquilo se o Tom fosse mais aberto com a Marion,por ela amar tanto ele,pelo menos da forma que ela mesma descreve,ela teria aceitado viver a vida deles três juntos.Não gostei dele ter mentido o tempo todo sobre ele e o Patrick para ela.Claro que em decorrência do preconceito da época tomar essas decisões era bem difícil né.
Cecília 16/07/2023minha estante
(O cinema vem aí)

Rachel 16/07/2023minha estante
(O cinema vem aí)

Rachel 16/07/2023minha estante
Se parece "pessoas normais", acho que a Cecília pode gostar hein.

Cecília 17/07/2023minha estante
Pior q não tenho taanta vntd de ler

Karol 17/07/2023minha estante
Vdd Rachel,tbm acho q a Cecília ia gostar mais

whozkay 14/02/2024

Doloroso, apaixonante, revoltante
Não vou negar que fui ler o livro por causa do filme com Harry Styles. achei o filme belíssimo e chorei enquanto via.

lendo o livro e tendo uma visão melhor dos personagens, a história é pior (no sentido de dolorosa, machuca, dramática) ainda! várias vezes tive que parar quando me lembrava que apesar de ser uma história ficcional, quantas pessoas foram presas justamente por amar pessoas do mesmo gênero?

como garota bissexual, mesmo num mundo bem mais avançado em relação a isso, sinto ainda o preconceito velado e isso dói.

ver Patrick passando por uma dor ainda maior, que nem pode ser comparada com ainda apesar de ser pelo mesmo motivo me doeu demais.

todos os três foram vítimas de uma sociedade conservadora e retrógrada, apesar de eu ter dificuldade de simpatizar com Marion depois de tudo que ela vez.
K4tropis 14/02/2024minha estante
Meu 3° livro favorito de 2023, ainda não vi o filme, mas amo demais a história.

whozkay 14/02/2024minha estante
pior que o filme ainda dá uma """""amenizada"""""" porque não mostra tanto o ponto de vista da marion. o livro me destruiu e peguei tanto ódio dessa mulher

K4tropis 14/02/2024minha estante
Sim, eu tbm fiquei transtornada.
Ela preferiu destruir a vida deles, do que se separar e tentar ser feliz com alguém.

Eu confesso que achava o título meio cringe ate descobrir que era pq ele não podia citar o nome do amante dele no diário, isso me quebrou.

whozkay 15/02/2024minha estante
pior que eu também achava o nome meio errrr mas aí fez todo o sentido! o que eu tento por na cabeça pra não odiar tanto a Marion é que ela é vítima de uma sociedade machista onde se separar não era bem visto e ela tinha que ser a melhor dona de casa do mundo (mas também ela tinha uma obsessão fora do normal pelo Tom que só um psiquiatra pra explicar)

Camilla 03/07/2022

Você pode me dividir? Se for preciso. Sim. Eu posso dividir.
A história toda é centrada no Tom, mas apesar disso, tudo que sei dele é aquilo que Marion e Patrick, ambos apaixonados por ele, me contam. Acho que um capítulo com ponto de vista do Tom seria muito esclarecedor, principalmente porque a paixão pode nos impedir de enxergar a realidade.

Me fez refletir muito sobre o que era ser lgbt nos anos 50. O início do livro foi mais chatinho de ler, acredito que por conta do detalhes excessivos que a Marion dá. Me via sempre mais animada pra chegar na narração do Patrick, mas no finalzinho consegui me conectar com a narração da Marion também.

A Marion do passado é hipócrita. A última página, contudo, me fez simpatizar com ela. Uma reflexão de que todos erram. O carinho que ela tem pelo Patrick me tocou muito. Acho que no fim, os três se amam. Terminei com o coração despedaçado, pensando nesse amor que sofreu com a intolerância.
Samytenorio 04/07/2022minha estante
Aaa, queria ler, mas detesto livro que detalham demais as coisas aaa

Samytenorio 04/07/2022minha estante
Confio na sua resenha o suficiente pra saber que talvez o livro não seja pra mim kkkkk

Camilla 04/07/2022minha estante
quando sair o filme vc assiste!!

magalubooks 04/07/2022minha estante
esse livro?????

Maria3096 24/07/2022

my policeman
eu comecei esse livro por dois motivos: Brighton e Harry Styles. afinal, uma história que combina meu lugar preferido do mundo e um dos meus artistas favoritos não tinha como ser ruim. e eu estava certa. li tudo de uma vez só de tão viciante que é.
tenho algumas críticas sobre a escrita que às vezes é beeem descritiva desnecessariamente, mas de maneira geral é um livro muito bom. ele é dividido em quatro partes, narradas tanto por Marion (a esposa de Tom) quanto por Patrick (o amante de Tom), em forma de carta ou de diário, como se fosse uma conversa entre os personagens, o que torna tudo mais dinâmico.
fiquei bastante angustiada durante a história toda por causa do contexto totalmente sufocante da época. é péssimo saber que as pessoas tinham que esconder seus amores, suas histórias e a si mesmas pra simplesmente sobreviver. acho que os dias de hoje não são tão diferentes assim dos anos 50... é uma história importantíssima sobre intolerância e preconceito que todos deveriam ler.
fiquei abaladíssima pelo jeito que o livro terminou. tô até agora tentando superar. por isso, obviamente, dei cinco estrelas.
Rodrigues 24/07/2022minha estante
oiee, tô no começo do livro (pag 62), e me sinto bem cansada ao ler, queria saber se no final o livro vale a pena sabe, também comecei a ler por conta do harry e vi críticas ótimas, só que me parece meio parado (até agora), vale a pena continuar?

Aliás adorei a resenha!?

Maria3096 24/07/2022minha estante
oiee! ele é bem parado mesmo e não tem nenhuma reviravolta grande. o final também não é super chocante não. acho que é uma história que vale muito à pena de conhecer, mas se tiver cansativo demais, espera pra ver o filme mesmo ?

Rodrigues 24/07/2022minha estante
obrigada de verdade!! Acho que vou ir até onde conseguir então :)

juliana2000 17/01/2023

Meu policial e melhor do que eu achei que seria
Esse livro não é bem um romance já que em nenhuma das suas 274 páginas acontece algo verdadeiramente romântico, para mim é mais uma história sobre como um homem Tom (o policial) conseguiu manipular é usar duas pessoas durante um longo tempo. O Patrick ele usava como diversão é válvula de escape mais na minha opinião sem responsabilidade já que Patrick o amava verdadeiramente é ele nunca deixa claro pra ele o que sentia no caso nada. Já a Marion ele usava como dona de casa não remunerada mais ele não a tinha como esposa na minha opinião ele nunca a respeitou nem ao menos sentiu alguma empatia por ela é por tudo que ela passa, falando sobre a Marion amei como a personagem evoluiu é não página finais conseguiu se desamarrar do passado e finalmente viver a própria vida. Eu amei a escrita é como vc sente a personalidade de cada personagem quando o ponto de vista muda (já que temos o ponto de vista da Marion é do Patrick) é uma ótima história é me fez refletir bastante sobre como as vezes pessoas usam os sentimentos das outras pra se dar bem.
Larissa151 19/01/2023minha estante
Marion foi a mais injustiçada da história

juliana2000 19/01/2023minha estante
Nossa sim ela foi muito injustiçada é no final quando ela começa a perceber tudo e evoluí o livro acaba acho uma pena, porque eu gostaria de saber o que acontece com ela.

Larissa151 20/01/2023minha estante
Eu gostei do final assim

juliana2000 20/01/2023minha estante
É bom também, mais pra mim séria melhor se tivesse mais kkkkkkkkkkkkkkkkkk

julia (taylor's version) 02/04/2023

VCS NÃO TINHAM O DIREITO DE FAZER ISSO CMGGG
Eu passei tanto mal lendo esse livro chorei igual uma desgraça em posição fetal por quatro dias e até hj não supero o final desse livro(recomendo

obs: eu odeio vc, eu odeio vc Marion
maressafns 02/04/2023minha estante
to doida pra ler esseee

julia (taylor's version) 02/04/2023minha estante
vc precisa ler esse livro, ele é mto bommm amgg

leh_ 07/04/2023minha estante
#TeamMarion

julia (taylor's version) 07/04/2023minha estante
parece a luh falando q é #TeamGale

isa 19/03/2022

QUE OBRA !!!!!
uau?sinceramente como começar a escrever isso aqui? sempre que eu trago alguma resenha é pra tentar convencer alguém a ler o que eu li ou mostrar meu ponto de vista.
esse livro é tão bom ao ponto de te deixar sem palavras. eu amei absolutamente tudo nesse livro,lindo, trágico, e muito mas muito bonito.

esse livro promete muito e entrega ainda mais !!! absurdamente bom, viciante, que te traz uma tristeza quando você acaba com um final inesperado, nunca iria esperar o final que eu li E QUE narração que delícia delícia de livro escrito em forma de carta como tudo acontece e acaba de forma trágica maravilhoso entrou pros favoritados
Carol 19/03/2022minha estante
li ele ontem e tô triste até agora kkkkkk

isa 19/03/2022minha estante
juro !!!! que depressão

brunaponce 19/03/2022minha estante
Ok, a min já convenceu! Adicionei na lista hahahaah

isa 19/03/2022minha estante
ahhh que bomm eu fico muitooo feliz

Sabrina758 04/11/2022

Um triângulo amoroso do qual apenas duas pessoas sabiam. É assim que visualizo a relação entre Tom, Patrick e Marion.Tom, que é a ponte que liga Patrick e Marion, é o único que se beneficia da paixão e desejo, com Patrick, ao mesmo tempo que tem a segurança, posição social afirmada e o cuidado de Marion.

Marion, uma menina-mulher que sempre se sentiu de fora, sem conseguir se encaixar e adequar nos moldes esperados nas décadas de 50 e 60. Aquela que sempre quis ser tocada, para além de uma função marital, que desejava um amor ardente. A que queria crescer profissionalmente e não pensava em filhos. Se apaixonou por Tom, o irmão de sua melhor amiga de infância, desde a adolescência. Ele representava o ideal de homem da Marion, tudo o que ela queria, mas guardava um segredo crucial.

Tom, um homem que também sofreu da inadequação que Marion sentia, mas por motivos diferentes. Em casa, tinha o amor de sua mãe e a estranheza do pai, por perceber em seu comportamento o que, na época, era chamado de "invertido sexual". Entrar para a polícia representava para ele ter a admiração do pai, e provar a si mesmo de que era capaz de ter uma profissão de triunfo, masculinizada.

Patrick, um homem mais velho, confortável em sua pele, apesar das dificuldades de ser homossexual naquele contexto, onde era criminalizado. Aprendeu a conviver e dar um jeito de existir com o que lhe era possível. Conheceu Tom por acaso, e se apaixonou logo de cara, notando uma inocência e curiosidade naquele policial, que não tinha o perfil bruto e violento do esperado para a profissão. Patrick, culto, curador de artes de um Museu em Brighton, representava o que Tom gostaria de possuir e não teve oportunidade: se desenvolver como pessoa, aprender sobre arte, cultura, música e gastronomia. Além de ser livre para sentir e amar outro homem.

Os dois se envolvem, emocional e sexualmente, pouco tempo depois de se conhecerem. Mas, para a segurança profissional e status social, Tom precisava se casar. Sendo assim, por já existir uma amizade e confiança em Marion, resolve pedi-la em casamento. Daí em diante, vemos os percalços na vida desses três, devido ao relacionamento proibido e secreto entre Tom e Patrick.

Eu entendo que o desejo não sabe o que é certo ou errado, ele apenas precisa ser saciado. Mas, considerando tudo, a única que não teve poder de decisão foi a Marion. Ela estava tão cega que não conseguia perceber aquilo que todos, aparentemente, já sabiam sobre o seu marido. Ela não apenas foi humilhada, como também traída por ambos, já que Patrick por muito tempo foi um amigo. Ela sacrificou toda uma vida em prol de Tom. Ela queria salvar um casamento que foi selado por motivos totalmente diferentes, desde o princípio.

Ela tomou, sim, uma decisão muito ruim, fazendo com que Patrick sofresse por anos. Porém, eu jamais poderia ignorar tudo o que ela passou, o quanto sofreu, no escuro por tanto tempo. Ela estava ferida e agiu por impulso e raiva. Ainda assim, até o final, ela se redimiu e lutou por Patrick, para ajudá-lo, cuidando dele quando este não tinha mais ninguém.

Apesar de não termos o pov do Tom, eu entendo que ele era mesmo aquilo que foi representado pelos dois. Ele queria tudo, mas só pôde oferecer metade para Patrick e Marion.Talvez até menos que isso. Independente da dor dele, ele nunca pensou profundamente no que causaria com as escolhas tomadas. Ele não teve peito para cuidar do Patrick quando ele mais precisava, até a Marion praticamente suplicar e informar que ele estava à beira da morte.

Como a Marion fala em seus escritos, nenhum deles venceu em nada. Essa é uma história que não tem vilões, mas pessoas reais, que erraram, enganaram e foram mau caráter. Cada um deles merecia mais. Patrick e Tom deveriam poder se amar sem precisar se esconder, enganar e manipular uma mulher inocente. Marion deveria ter encontrado alguém que a amasse e cuidasse com o zelo que ela teve por Tom. Ela deveria ter vivido uma vida completa de viagens, idas ao museu, teatros e óperas, como queria. Que bom que, no final, ela descobriu que ainda havia tempo para procurar a sua felicidade. Deixo aqui a menção honrosa para a Julia, uma das personagens que gostei de cara e adoraria ter lido mais sobre.

Essa não foi uma leitura das mais agradáveis e fáceis. A escrita, apesar de provocativa, é arrastada. As personagens intrigam, mas dificilmente cativam e nos faz simpatizar. Eu me senti cansada várias vezes. Senti muita raiva e angústia, também. E, justamente por essa comoção de sentimentos, por pior que fosse, ao menos eu senti algo. Então, se fui atravessada de alguma maneira, não poderia ter avaliado com menos de 3 estrelas. Ah, e eu já assisti o filme e recomendo bastante.
Samukk 04/11/2022minha estante
Tenho serios problemas com trio amoroso . Não tenho psicológico pra ler esse tipo de livro :(

Sabrina758 04/11/2022minha estante
Eu acho que a gente tem pouquíssima referência sobre triângulos amorosos, na verdade. Porque, na maioria das vezes, só duas das partes estão envolvidas e a outra de fora. Sempre assim, o que torna a experiência péssima. Triângulo tinha que ter envolvimento e aceitação de todas as partes, ao meu ver.

Maísa 06/11/2022minha estante
Perfeita sua resenha! Compartilho muito da sua visão sobre esse livro. Tivemos experiências muito semelhantes. ?

flowerboy 09/08/2022

para um policial você é muito romântico
in my harry styles era, eu realmente li só pelo filme, mas gostei bastante do livro e da forma como ele é contado, porém quando a história é contada no ponto de vista da marion a história se torna um pouco entediante, a mesma coisa não posso falar do ponto de vista do patrick que deixa a história muito melhor, senti de falta de um ponto de vista do tom
flowerboy 09/08/2022minha estante
daria 3,5 mas tô com preguiça de apagar haha

giu 10/08/2022minha estante
????

bia 10/08/2022minha estante
??

LemonShork 16/10/2023minha estante
Oie, poderia especificar pq precisa ter estomago forte pra ler o livro pfvr? Eu estava pensando em ler, mas depois de ler sua resenha fiquei hesitante

duda fontes 16/10/2023minha estante
Oie ??
Então, isso varia pra cada pessoa sabe?
Eu chorei em alguns momentos que mostravam a injustiça que existia naquela sociedade, e chorei com os relatos fortes?
Não é nada de extremo sabe? kkkkkkk eu sou sensível então tudo me abala
Mas leia sim, é muito bom!!

LemonShork 16/10/2023minha estante
Tendiii, obrigado!

isabela 09/01/2023

bom demais
eu gostei da leitura mas achei um pouco lenta o seu começo e os capitulos da marion muito chatinhos com detalhes que nao achei conveniente pra história mas achei ótimo
Leitor de horror 09/01/2023minha estante
Esse livro é LGBT??

isabela 09/01/2023minha estante
simmm

Leitor de horror 10/01/2023minha estante
Amooo

Wes_silas 22/02/2024

Meu Policial
Três vidas desperdiçadas, três vidas tristes, três vidas sem serem vividas!
Uma história condizente com a época em que se passa, que conta sobre uma professora, Marion, que era completamente apaixonada por Tom, e Patrick, um curador de arte, que também era completamente apaixonado por por ele, e Tom, um policial que ao meu ver, não merecia o amor de nenhum dos dois!
Uma história triste, que te faz refletir sobre como a vida era ainda mais difícil para as minorias, naquela época.
Tom me despertou uma certa aversão, com o fato de ele só se preocupar com ele mesmo, e usar Marion, e também de certa forma Patrick.
Também não gostei muito de Patrick, a forma como ele apoiava o que Tom fazia com Marion.
Marion, na minha opinião a vida mais desperdiçada, e a mais triste, se dar conta de que deveria tomar aquela atitude somente naquela altura da vida. Gostei muito dela, da forma como ela apoio Tom e também a Patrick, mesmo depois de tudo.
Recomendo a leitura, é uma ótima história, me prendeu bastante!
isiwan 22/02/2024minha estante
Tive o mesmo sentimento sobre o Tom. Mas oq mto vejo é gente ignorando as camadas da história, a época que é retratada, e negligenciando a dor da Marion, em prol do Patrick. Mas acho que dá perfeitamente pra se compadecer com ambas e entender ambos, mesmo que não concorde (e não dá pra concordar) com suas atitudes.

Wes_silas 22/02/2024minha estante
Siiiim, eu entendo a dor de ambos os lados, e a história tem diversas camadas como você disse, entendo a atitude do Patrick de aceitar que Tom estivesse com ela, e o admiro por não ter tomado a decisão de fazer o mesmo com outra mulher, preferindo ficar sozinho, e também admiro a força que Marion tem, uma mulher que amava seu marido, e se vê num casamento de fachada, e mesmo assim, engoli tudo isso a seco e segui apoiando ambos, mas o egoísmo de Tom é gigantesco, entendo o medo de ser gay naquela época, mas ele poderia ter feito como Patrick, e não ter usado o sentimento de outra pessoa para se proteger.

isiwan 22/02/2024minha estante
Sim, o Tom eu vejo pouca ou nenhuma defesa, acho que foi quem mais errou!!

Denise 08/08/2022minha estante
Nossa, deve ser bom.