Natureza-morta

Natureza-morta Louise Penny

Resenhas - Natureza-morta

Ju793 08/04/2024

Achei que ia demorar pra ler, mas me enganei
Confesso que achei a leitura muito arrastada quando iniciei o livro, principalmente pela quantidade de personagens e o vai e vem entre passado e futuro, mas quando me dei conta, estava lá pra centésima página e não conseguia parar de ler: quanto mais cedo tudo parece prestes a se resolver, mais distantes estão as respostas. E isso descreve Natureza Morta perfeitamente: você vai desconfiar de tudo e todos, vai adorar o jeitinho do Gamache e querer bater a cabeça da Nichols em uma parede pra ver se ela entende que ELA é o problema. Primeiro mistério que li esse ano e foi muito marcante! Me acompanhou nas madrugadas de insônia, quando eu jurava que a leitura ia me trazer sono, mas o resultado foi a conclusão do livro em dois dias.

Thales Moreira 22/04/2022

Um mistério magistral
Neste livro de estreia do Inspetor Armand Gamache, Louise Penny demonstra um controle extraordinário sobre o enredo e aquilo que o leitor pode ou não saber a cada página. Apesar de um passo um pouco lento, a autora desenvolve Natureza Morta de forma tão envolvente que se torna impossível não continuar na leitura.

Na manhã após o dia de Ação de Graças canadense, o inspetor-chefe da Sûrete du Québec, Armand Gamache é chamado para investigar a morte repentina e violenta de uma senhora aparentemente querida por todos e sem inimigos no pequeno vilarejo de Three Pines, a poucas horas de Montréal. No lugar, em parceria com sua equipe de investigadores, Gamache começa a desvendar as nuances que formam esse lugarejo desconhecido e seus habitantes.

Somos apresentados a Clara e Peter Morrow, um casal de artistas com problemas financeiros, apesar de venderem seus trabalhos por valores consideráveis; Ruth Zardo, uma poetisa renomada que faz questão de manter sua fachada de azedume e desconfiança com o mundo; Olivier e Gabri, um casal que gerencia a hospedaria e o bistrô de Three Pines; Ben Hadley, herdeiro da família mais abastada do lugar, que passou a vida toda à sombra de sua mãe; e Jane Neal, uma senhora adorável que, infelizmente, é o corpo encontrado na primeira página de nossa história. Outros personagens igualmente importantes são tratados durante a história, mas eu precisaria escrever 10 páginas só para tratar de cada um deles; Penny consegue inserir uma gama variada de personas e nenhuma fica sem o devido desenvolvimento.

Já no núcleo investigativo (leia-se: a equipe de Gamache), encontramos Yvette Nichol, uma jovem investigadora que acaba de ser transferida para o Departamento de Homicídios e que tem um grande desejo de se provar, contudo, apresenta sintomas fortíssimos de egocentrismo e não consegue enxergar os erros em si mesma; Jean Guy Beauvoir, o mais antigo parceiro de Gamache e um aprendiz notável do inspetor; e Isabelle Lacoste, uma investigadora exemplar sempre disposta a fazer o necessário pelo bem da investigação e muito mais durona do que seu exterior demonstra. É digno de nota a forma como Penny conseguiu criar em mim uma aversão forte à Agente Nichol e toda a forma como ela tratar os acontecimentos que a concernem.

Quanto à própria história, Penny navega pela vida dos habitantes de Three Pines, as relações entre eles e a vítima, e entre si, além das maneiras como cada um é afetado por revelações assombrosas entregues no momento certo e da forma mais adequada. Em nenhum momento a autora perde o fio da meada ou deixa pontas soltas que não pretenda amarrar mais adiante. Ademais, o envolvimento do leitor na trama é extraordinário, levando-o por um caminho aparentemente correto para se descobrir o culpado, mas ainda entregando uma reviravolta digna a poucas páginas do fim.

Louise Penny e seu Inspetor-chefe Armand Gamache são, sem sombra de dúvidas, indicados para leitores que já se entregaram à escrita de Agatha Christie, Conan Doyle e Sidney Sheldon.

sfmnz_ 20/07/2022

Natureza morta
Um livro q me trouxe a sensação de um dia nublado, meio chuvoso, nostálgico e aconchegante! Também podemos definir o vilarejo de Three Pines desse jeito, calmo e pacato até a morte repentina de Jane Neal.
Diante desse assassinato, o inspetor Gamache é chamado para resolver esse caso cheio de dúvidas e incertezas, mas o assassino está na nossa cara o tempo todo, até mesmo presente no título deste livro!
É uma escrita super fluida, os personagens, apesar de muitos, são simples e com características marcantes, de modo q é fácil identificar cada um, além de apresentar uma grande representatividade!
Um mistério intrigante, q nos faz querer entrar na história, além de apresentar um mapa lindíssimo. Gostei muito e indico para todos os fãs de mistério!!! Mas confesso que queria muito poder visitar Three Pines e ver "O dia de feira". ???

Lele 12/03/2023

Difícil de engatar
Achei muito difícil de engatar?. Com 42% eu quase abandonei. Depois foi ficando mais fluido e gostei de Clara e Gamache. Mas o início foi tenso.

Rodolfo 04/11/2023

O vilarejo de Three Pines é tudo o que uma família em busca de tranquilidade quer. Mas na véspera do Dia de Ação de Graças a morte de Jane, uma querida moradora do vilarejo, abala a segurança de todos.

O que parecia ser um acidente com uma flecha, devido ao período de caça, acaba escondendo um crime muito bem planejado.

Agora descobrir quem realmente fez essa atrocidade é tarefa para Armand Gamache, um experiente investigador com muitos anos de experiência.

A maneira como a autora vai construindo a história é diferente das histórias polícias, pois ela vai contando a história de todos os personagens e mostrando os relacionamentos deles e os possíveis motivos que poderiam acarretar no assassinato.

Em vários momentos ela acaba deixando o investigador em segundo plano para que o leitor tenha um panorama melhor da história e poder tirar suas próprias conclusões.

A reviravolta que a história dá mostra a capacidade da autora em levar o leitor para um caminho que não é exatamente a verdade, como todo boa história policial.

Leandra9 17/03/2023

Mediano
O enredo é instigante, mas a autora não soube levar. O início é bem lento, são muitos personagens e a confusão é certeira. Logo pro final começa a ficar um pouquinho mais legal, uma vez que instiga a descobrir quem cometeu o assassinato. Darei uma outra chance para essa autora!

AlanaDeduck 19/10/2023

Tem potencial pra evoluir
É um livro de apresentação do inspetor Gamache, e acredito que da aurora Louise Penny também. Para uma série com mais de 10 milhões de livros vendidos, eu considerei a escrita um pouco ingênua (talvez essa não seja a melhor palavra). No geral o livro é morno e lento. Pra quem é acostumado a ler romances policiais, pode ser um pouco chato. Outro ponto fraco são as diversas personagens apresentadas, com nome e sobrenome, e cada momento se referindo a elas de maneira diferente. É confuso, porque algumas simplesmente são irrelevantes. Mas tem pontos fortes, como alguns temas abordados, algumas personagens muito boas e o desfecho, no geral, é bom. Vou ler o segundo livro da série; se for o mesmo nível, não acho que compensa continuar a série.

Minha Velha Estante 10/08/2022

Difícil imaginar que, depois de ler tantos suspenses, eu encontraria um que segue um caminho diferente da maioria deles. E gostasse bastante disso!

Armand Gamache, inspetor-chefe da Sûrete du Québec, é chamado para investigar a morte violenta de Jane Neal, cujo corpo foi encontrado no bosque alvejado por uma flecha. Moradora de Three Pines e muito querida por todos, à princípio, sua morte é tratada como um possível acidente, já que estamos em temporada de caça. Mas Gamache vai em busca da verdade.

Um dos pontos altos da história é a quantidade de personagens interessantes, muito bem construídos e complexos que podemos dividir em dois grupos: os moradores de Three Pines e a equipe de Gamache, ambos igualmente incríveis. No núcleo dos moradores, a autora nos apresenta a cada um esmiuçando suas relações, possíveis motivações e seu passado. Na equipe de investigação a variedade de personalidades é igual.

À medida em que Gamache, com a ajuda de seu fiel parceiro Beauvoir, da competente investigadora Isabelle Lacoste e da iniciante e egocêntrica investigadora Yvette Nichol, vai desvendando os fatos que culminaram na morte de Jane, a autora nos mostra como cada novo passo afeta cada um dos moradores do vilarejo.

Apesar de ser um suspense, Natureza Morta tem um ritmo diferente, até um pouco lento se comparado a outros livros do gênero. Mas isso só faz com que o leitor se envolva mais com a história e saboreie cada descoberta totalmente entregue ao comando da autora que nos tem nas mãos determinando quando a história avança ou estagna.

Ainda assim, prepare-se para um desfecho muito bem amarrado, com todas as perguntas respondidas e para uma reviravolta de milhões nas últimas páginas que vai te surpreender!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/06/natureza-morta-louise-penny.html
DeiaMolder 28/08/2022minha estante
O seu quinto parágrafo é bem o que senti dura a leitura ?

Stella 11/01/2023

Cozy Mistery indeed!
Que delicinha de livro! Um mistério aconchegante, numa cidade cheia de personalidades interessantes, Gamache é muito carismático, foi uma leitura muito gostosa.

Vitoria293 02/12/2022

Louise Penny - Natureza Morta!
Meu Deus!
Que loucura foi essa história, esses personagens,essa escrita e essa autora!!!
Detetive Gamache se tornou um dos meus personagens favoritos com toda certeza!

Gostei bastante de como a história foi se desenvolvendo, escrita fluída, muito bem elaborada!
E como em todos os livros de detetive que já li, Hercule Poirot, Sherlock Holmes e agora Detetive Gamache,(trio de ouro!) pensei na maioria dos personagens que poderiam ser o assassino menos no verdadeiro assassino kkkkkkkkkkk.

Se voce gosta de livros de detetive, assim como nos que citei acima, leia esse livro! Louise Penny merece todo o seu reconhecimento SIIIIM!

O Detetive Gamache é, com toda certeza, gente como a gente kkkkk, ou seja, ele é muito mais real, mais pé no chão! Ele é tudo na medida certa,como já disse, anteriormente nos meus comentários ao longo da leitura.Diferentemente de Poirot (que é um gênio, desvenda o caso antes de todo mundo, tem método próprios para investigar seus casos e é muito "" modesto"" k) e Sherlock Holmes (faz suas investigações através de deduções,e também possui seus próprios métodos. Opa! O assanino é homem, tem 1,90 cabelo escuro....e Pipipi popopo kkkkk).
Cada detetive criado tem seu próprio jeitinho que é totalmente especial.
Fico muito feliz em ter mais um detetive para a conta e também mais uma autora kkkkkk.

Jéssica 07/09/2023

Teve um final interessante
Mas a condução da investigação não sei se foi tão bem construída. A sensação que tive durante a maior parte do tempo é que os investigadores não faziam a menor ideia do que estava acontecendo. O que fizeram com a personagem Yolande Nichol também me irritou um pouco, parece que ela estava na história apenas para ser incompetente e ser xingada pelo chefe, a personagem dela não serviu para literalmente nada.

No fim das contas, o crime foi meio que desvendado por alguém que não estava envolvido na investigação. Mas a resolução e a motivação foram convincentes e as pistas estavam lá para justificar.

tatixxx 01/08/2023

Pessoas de natureza morta
Olha, achei essa leitura interessante, por mais que a escrita da autora não seja a minha favorita, achei inovador, nunca tinha lido uma escrita assim. eu penso que a ideia de crime misturado com suspense foi uma ótima premissa, o mais legal foi que eu desconfiei quem que era o assassino mas depois eu não sabia realmente se era mesmo porque a escritora faz com que você questione.

o que para mim, isso é bem legal

não achei necessário alguns personagens e só ficou mais confuso mesmo ou para encher a história, no começo achei a leitura BEM maçante mas depois eu consegui fincar na leitura.

frase favorita: "pessoas de natureza morta são pessoas que não crescem e nem evoluem."

Anny F5 28/08/2022

Não foi pra mim
Gosto de livros de investigação com um ritmo mais fluindo, achei esse muito lento. E não consegui me conectar com nenhum dos personagens.

Bia 22/07/2022

Delicioso
Não consigo encontrar outro adjetivo. Um livro gostoso de ser lido, que tem um ótimo mistério, mas acima de tudo que não tem um clima pesado. Que não perturba. Me fez lembrar dos mistérios que lia na adolescência. Gamache é meu novo inspetor predileto, e já quero desvendar mais mistérios dessa coleção.

duda06 27/12/2022

"Vida é mudança. Se você não está crescendo e evoluindo, está parado enquanto o resto do mundo avança. A maioria das pessoas é muito imatura. Elas passam a vida esperando, imóveis como pinturas de natureza-morta."