Maisie Dobbs

Maisie Dobbs Jacqueline Winspear

Resenhas - Maisie Dobbs

Jaque233 17/02/2023

Maravilhoso
Mulheres fortes, mais uma vez marcando a sua presença!
Li esse primeiro livro, sem muita expectativa, mas confesso que me entregou tudo e muito mais!
Maisie Dobbs psicóloga e investigadora em 1920 na Inglaterra mostrando que as mulheres não estão para brincadeira.
Um livro que apresenta, romance, mistério e histórias de guerra, protagonizado por uma jovem que depois de perder a mãe precisa trabalhar como criada para uma família aristocrata de Londres.
Logo percebem que Maisie e uma jovem inteligente e patrocinam seus estudos, com o apoio de Maurice Blanche, famoso investigador, consegue uma vaga em Cambridge.
Mas a guerra muda ou melhor, adia um pouco seus sonhos, pois ela se alista e vai ser enfermeira no front, onde muitos aspectos de sua vida mudam.
Já em 1929 ela abre seu próprio escritório e começa a trabalhar.
Este livro me encantou de diversas formas, desde a determinação da protagonista, as marcas que a guerra deixou nas pessoas e a forma como a autora retrata toda a história, apesar de triste é muito linda.
Com certeza vou ler os próximos livros.

Aline 05/02/2023

O "mistério" em si não foi nada surpreendente.
Mas a leitura é muito gostoso e fluida.
Com certeza lerei os outros da série.

Pucca.Farion 21/01/2023

"Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos.

Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge.

O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma.

Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década."

Tenho acompanhado os títulos do "mistério em série" da Editora Arqueiro, e esse foi meu favorito.
A autora tem uma escrita incrível, e a divisão do livro me deixou presa do começo ao fim. Começamos com a Maisie abrindo seu escritório de investigação e pegando seu primeiro caso: um marido que quer saber se a mulher o está traindo. Nessa parte vemos com ela atua e a preocupação dela com as pessoas ao seu redor. Com a resolução desse primeiro ponto, fica um ganho em aberto.
Na segunda parte, vemos a história da Maisie da adolescência até o período que passou como enfermeira na 1ª Guerra. Gostei muito do retrato histórico do começo do século passado. Estamos acostumados com a diferença entre aristocracia e povão nos romances históricos, mas foi surpreendente perceber como essa distinção era presente ainda no começo do século passado. Nessa segunda parte a autora também deixa um ganho gigantesco.
Com a terceira parte, a autora resolve o gancho da primeira parte e nós descobrimos o que aconteceu com a Maisie durante a guerra.
A história é muito bem construída, e eu fiquei muito curiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros.

Gabriela.Jeronymo 09/01/2023

Foi um livro bem legal para se ler.
O começo já é muito interessante, e te deixa bem ansiosa para ver como Maisie é nas investigações, e ela é maravilhosa.
Mas eu senti que dos 30% até os 70% foi bem arrastado, mas conta como tudo aconteceu.
E o final foi muito bom, eu me surpreendi e valeu a pena ter lido...

Jaqueline 06/01/2023

É um livro bem bacana e cheio de reviravoltas...Porém eu esperava mais do final, apesar que tem uma sequência para esse livro. É um final bem triste para expectativas que criei sobre a história .

Vane Chase 31/12/2022

Confesso que esperava mais. Não sei se justificadamente ou apenas me iludi. Mas esperava mais de investigação e menos do que realmente encontrei. Não digo que é ruim, é um bom livro, uma boa história, o plot é até interessante mas como ela é descrita como um tipo de detetive, esperava realmente ver isso.
As parte da construção de quem ela é também são bem interessantes, embora eu julgue que ficariam melhor intercaladas com os capítulos do presente em vez da quebra de continuidade que encontramos no livro.
O mistério é bom. Não ótimo, mas bom. A temática da guerra também ajuda a deixar o livro interessante e traz profundidade.
Mas espero que os próximos sejam melhores

Nina.Xaubet 28/12/2022

Que surpresa boa!
Esse é um daqueles livros de misterio que são super rápidos e fáceis de ler. A história de passa nos anos 20 e, sendo uma fã assídua de qualquer coisa de época - e de Downtown Abbey, diga-se de passagem -, foi bem fácil me ambientar.

A personagem principal, Maise Dobbs, é inteligente, perspicaz e interessante, a medida que vamos descobrindo mais sobre seu passado com o desenrolar da história.

Maise Dobbs é o primeiro livro de mistério com pitadas de drama e romance da série. Há alguns plot twists legais e, apesar de não ser extremamente surpreendente em seu desfecho, é uma boa leitura.

Mari Pereira 19/12/2022

Um livro de leitura rápida e desenrolada... Para aqueles dias em que a mente só precisa de descanso e um entretenimento fácil.
Faz reflexões interessantes sobre os impactos da guerra, apesar de nada muito novo.

O maior descontentamento foi que me senti enganada. O livro foi vendido como um mistério, um suspense com uma detetive.
E, na verdade, nada mais é que um romance de guerra passado na Europa. Clichê. Algo que eu não escolheria se não fosse a propaganda enganosa.

Anny F5 11/12/2022

Bom livro
Muito diferente dos estilos que costumo ler, mas gostei bastante do ponto de vista que ele trabalhou sobre a guerra.

Thaisa 11/12/2022

Uma mulher forte, destemida e inteligente. Uma narrativa envolvente.
Apesar de achar uma leitura lenta até os 70% do livro, gostei bastante. A história é envolvente e foi interessante conhecer um pouco mais das consequências da guerra (Primeira Guerra Mundial) na vida das pessoas, tanto em civis quanto em soldados.

A narrativa da autora nos leva a querer saber mais sobre Maisie e isso impulsiona a seguir em frente. A protagonista é uma mulher formidável!

Segui a leitura no ritmo imposto pelo livro, devagar, e sempre curiosa para conhecer mais as nuances e traumas de Maisie Dobbs. Ela é muito à frente do seu tempo, já que a história se passa em 1929. Quero ressaltar que o pai da protagonista é maravilhoso também.

O livro está cheio de personagens cativantes, o que só me deixou com mais vontade de continuar a série para conhecer mais deles. Maisie é o tipo de personagem que amo: inteligente, destemida, muito forte e sensível ao mesmo tempo.

Eu esperava um pouco mais de investigação na história, mas entendi que esse primeiro livro é para nos apresentar a protagonista. Conhecemos sua vida e como ela tornou-se uma psicóloga e detetive brilhante. Só por esse motivo não dei 5 estrelas.

Resumindo, se você gosta de livros com um mistério envolvente e personagens cativantes, se joga nessa série!

site: http://minhacontracapa.com.br/2022/12/maisie-dobbs-livro-1/

Rodolfo 03/12/2022

Maisie Dobbs está prestes a começar uma nova etapa em sua vida, a de investigadora particular.
Ao receber seu primeiro cliente, um marido que acredito fortemente que está sendo traído pela sua esposa e para descobrir a verdade ele confia em Maisie para investigar sua esposa.
É nesse momento em que Maisie acaba descobrindo que existe muito mais segredos do que uma traição, porém para conseguir descobrir a verdade ela terá que enfrentar os próprios fantasmas do passado.
Com personagens que foram afetados pela Primeira Guerra, inclusive a própria Maisie Dobbs, esse não se trata de um livro com grandes brigas ou assassinatos, mas sim de mistérios que irão despertar a curiosidade do leitor.
Esse é o primeiro volume de uma série de livros em que a Maisie Dobbs é a personagem principal e confesso que fiquei curioso para saber quais serão as próximas aventuras da Maisie.

Larissa Verena 22/11/2022

Começa como uma investigação sem muita relevância, depois tem uma quebra na narrativa com uma volta ao passado focada na história da personagem e volta pra o presente com uma outra investigação sem graça. Não é uma leitura empolgante.
É bem escrito, mas achei o enredo fraco.

Thais.Garrido 03/11/2022

Mais um drama de guerra do que um mistério policial
O livro é divulgado como um mistério, mas de mistério esse livro não tem nada.
Eu adoro um bom drama de guerra, por isso continuei tão envolvida com esse livro e com o passado da nossa protagonista, mas tenho certeza que eu teria gostado muito mais da trama se o livro se passasse inteiro durante a vida da Maise na Primeira Guerra Mundial, do que com o mistério policial escasso que o livro prolonga até o final.
A quebra da narrativa para voltar ao passado também foi um dos fatores que me fez desviar da trama principal, e junto com o primeiro cliente da Maise, não contribuiu em nada para a resolução do mistério, já que ela ficaria sabendo sobre o Retiro quando a Lady Rowan a pedisse pra investigar sobre o lugar. Apenas serviu para conhecermos mais o passado da protagonista, mas eu teria me prendido muito mais as duas tramas se os flashbacks do passado fossem alternados com a investigação do futuro, ao invés de ser apenas um bloco gigantesco de quase 10 capítulos, quebrando completamente a trama principal.
Espero que nos próximos a autora encontre melhor o seu caminho, já que a personagem tem muito potencial.