O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Enio.Stanzani 19/02/2024

Uma leitura bastante necessária, que promove reflexões sobre racismo e equidade em diferentes contextos e a partir diferentes perspectivas!

Juliane 18/02/2024

Ler esse livro no momento em que ocorre a Operação Escudo, onde é possível ver claramente como a violência policial contra as juventudes negras tem crescido na Baixada Santista, foi realmente um soco no estômago.

Entender o chamado pacto da branquitude e como as instituições se beneficiam desse pacto, foi também um soco no estômago.

Cida Bento explica de forma clara como o racismo no Brasil cresce e como as pessoas não brancas são diariamente, o tempo inteiro, desde seu nascimento, violentadas.

Larissia.Bezerra 08/02/2024

É uma honra ler Cida Bento.
Esse é um livro para ler devagar, pensar a respeito, refletir e colocar em prática.
Enquanto lia , só conseguia pensar em como mulheres negras já estavam organizadas no enfrentamento da branquitude, antes de mesmo de eu nascer, e eu tenho 30+!
É uma honra ler essas mulheres.

le.se.caliope 07/02/2024

Uma pesquisa incrível, elaborada por uma mulher com uma luta muito inspiradora. O Pacto da Branquitude deveria ser leitura obrigatória pra galera se educar e parar de falar merda na internet.

Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.

Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.

mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.

Isabella 05/02/2024

Esclrecedor
A autora, exemplifíca, põe em palavras e frases tudo aquilo que eu guardo no pensamento e coração. Traz embasamento teórico para a discussão e de erta forma me trouxe um pertencimento até então esquecido. Livro incrível.

Ana Barbalho 04/02/2024

Leitura essencial.
Cida Bento traz de forma clara e fundamentada os pactos narcísicos realizados pela branquitude à fim de invalidar a igualdade e equidade, reforçando o racismo em nosso país. O livro tem maior foco no mercado de trabalho e como a população negra tem tantos obstáculos para conseguir uma vaga, mesmo quando tem igual ou maior qualificação que um candidato branco.

ingridgomes 04/02/2024

Nesta obra essencial, a autora nos leva a refletir sobre privilégios estruturais imperceptíveis que, despropositadamente, são protegidos pelos brancos, numa tentativa de manter suas posições de poder e homogeneidade, esquivando-se do compromisso histórico e moral que poderiam exercer com mudanças visando a equidade.

Esse livro é com toda certeza um acontecimento, o texto apesar de ser muito educativo e informativo, é bastante acessível e assim que comecei não consegui parar de ler.

Felipe1503 02/02/2024

Um acordo tácito
O livro trata o pacto sa branquitude como um acordo tácito entre as pessoas brancas.
Foi excelente para o desenvolvimento profissional e com certeza irei utilizar muito os conceitos.

Marina 02/02/2024

Sobre a ignorância deliberada dos brancos
Negação, medo e raiva são formas que os brancos usam para lidar com a herança escravocrata e com a condição implícita de preservá-la e multiplicá-la.

Esse livro é muito bom, li de uma vez só. Recomendo demais para quem reflete sobre o tema e estuda formas de reduzir os efeitos do racismo institucional, ampliando a diversidade e inclusão em diversos espaços, públicos ou privados.

Ingrid 01/02/2024

Pensei muito sobre o que poderia dizer sobre esse livro e só posso dizer: Leiam! Se acreditam que já tenham todas as informações sobre o tema, pode acreditar que não sabem! Seja sobre o que é, seja sobre como combater, tem mais, muito mais! Quase 1 ano depois que fiz a leitura sigo impactada com todas as informações que esse livro me trouxe, e o quanto me fez, e faz, pensar sobre os privilégios, e quanto eles foram herdados.

iris lendo 31/01/2024

Uma aula
É muito legal, e de uma leitura acessível e de fácil entendimento
passa por várias vertentes, conceitos e histórico importantes. É bem introdutório, no sentindo que, se você conhece pouco sobre o pacto da branquitude, da estrutura do racismo no Brasil esse é o livro pra você.
que abre os olhos quanto a um racismo estrutural, institucional, político e social.
Deu vontade de buscar outras leituras como essa, e ela tbm passa por um conceito que quero mt ler sobre que é a necropolitica.

Patty Lima 30/01/2024

Cada obra sobre questões raciais que leio me deixam mais angustiada. São tantas pendências da sociedade escravocrata, mesmo depois de séculos da abolição. O pacto da branquitude soou com um alerta na luta antirracista. Desfazer esse pacto é mais difícil do que pregam por aí...