O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

JuanComjota 15/03/2024

O livro é perfeito, já eu?
Segunda leitura que faço dessa obra, hoje com um pouco mais de noção do que da primeira, acredito que pude absorver MUITO mais lições nessa releitura.
A Cida Bento deixa de forma muito simples e mastigada para fácil atendimento, e mesmo com isso, acho que não absorvi tudo que o estudo tinha para me ensinar.
Mas sempre bom entender um pouco melhor o contexto em que eu, um homem branco, estou inserido, minhas responsabilidades e tudo aquilo que eu influencio, propositalmente ou não.

_Juu0 15/03/2024

Leitura obrigatória
Todo brasileiro deveria ler esse livro, especialmente pessoas brancas e quem trabalha/pretende trabalhar na área de recursos humanos. Explodiu minha cabeça de varias maneiras, provoca reflexões profundas sobre a nossa ?democracia racial?, a ideia de mérito, o afastamento e desresponsabilização da pessoa branca e como tudo isso contribui pra manutenção do poder branco e estruturas racistas de modo geral

Victor Fischer 15/03/2024

Leitura necessária
O livro tem um tom fortemente ensaístico, por isso proporciona uma leitura leve e rápida, mas apesar e por causa dessa característica, apresenta-se como uma oportunidade para ampliação do debate sobre o racismo no Brasil, ao expor o conjunto das teses de Cida Bento de uma forma mais rápida e acessível. A autora inova ao deslocar o eixo do debate sobre o racismo da orientação unicamente direcionada à herança e condição negra, convidando aos brancos a reconhecerem sua parte na herança de exploração escravocrata, herança até hoje silenciada, como se a história construída pelos séculos de escravidão nada tivesse a ver com as configurações atuais das relações entre raças e classes na contemporaneidade. Segundo a autora, somente com o reconhecimento e a consciência das mazelas desse passado como fundadoras dos privilégios de raça dos brancos, serão abertas vias para a condução de novos pactos civilizatórios mais humanos e equitativos. Para os mais interessados, fica o convite para ler a tese de doutorado da autora: Pactos Narcísicos no Racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público?.

pedro 15/03/2024

O que aprendi?
Quando se fala de raça no Brasil, constuma-se falar de pessoas negras e/ou indígenas. Cida Bento mostra que isso é uma expressão do racismo velado, uma vez que pessoas brancas não são racializadas, são vistas como ?o padrão? ou ?o normal?, enquanto pessoas não brancas tratam dessas discussões.

A Branquitude existe e é um sistema construído a partir da discriminação ao longo da história. Reconhecê-lo é o primeiro passo.
Elis 15/03/2024minha estante
Bom dia! A autora aborda a questão do "pardo", um assunto tão em voga, no momento? Obrigada!

Katherine.Rayane 10/03/2024

Li por causa de uma matéria da faculdade e é inacreditável o quanto de consciência racial e social você começa a adquirir quando lê esse e outros livros. Muito importante!!
Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Qual é o seu curso, Katherine?

Katherine.Rayane 25/03/2024minha estante
Curso Direito

Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Que maravilha! Bibliografia perfeita pra todos os cursos, mas creio que essencial pro teu!

val 08/03/2024

"A herança branca contém marcas da apropriação de bens materiais e imateriais, originárias da condição de descendente de escravocratas e colonizadores e é uma herança frequentemente tratada como mérito para legitimar a supremacia econômica, política e social."

Iara 05/03/2024

Ótimo livro pra destrinchar as raízes e mecanismos do racismo estrutural no Brasil, o que acontece através desse pacto narcísico da branquitude. A autora pegou pontos chaves da discussão sobre o racismo e desenvolveu um a um, trazendo um conceito essencial para a conscientização do privilégio branco, apontando caminhos para mudarmos o rumo da história e combater séculos de desigualdade social.

Rebeca 03/03/2024

Uma leitura fácil para acessibilidade de todos tanto para acadêmicos e não acadêmicos. É um pequeno manual para entender as estruturas de poder e como funciona a segregação. Acho que deveria ser leitura obrigatória em colégios.
Principalmente colégios particulares...

Ka 01/03/2024

Um livro de linguagem clara, fácil entendimento e que traz um tema tão importante e necessário nos dias atuais, com uma abordagem até então desconhecida por muitos (inclusive por mim) que é a branquitude. Uma ótima leitura/aprendizado, que abre os olhos para que busquemos uma maneira de evoluir e tornar verdadeiramente igualitária as nossas relações, desconstruindo assim, o racismo estrutural que nos segue.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"fala-se muito na herança da escravidão e nos seus impactos negativos para as populações negras, mas quase nunca se fala na herança escravocrata e nos seus impactos positivos para as pessoas brancas."

através de O pacto da branquitude, Cida Bento consegue nos fazer pensar sobre diversas nuances de um tema indigesto de maneira bastante atrativa e didática, sobretudo lançando foco pras implicações da supremacia branca e da branquitude pra as relações raciais no Brasil.

a princípio, fiquei com receio por ter escolhido essa pra ser minha leitura de fim de semana, já que sabia que não seria nada leve... mas o incômodo, às vezes, é necessário. quando se trata de racismo, que há tantos anos segue sendo a base que estrutura as relações sociais do nosso país, eu engulo o receio e vou, na esperança de me fortalecer e poder fortalecer outras pessoas.

recomendo a leitura principalmente para pessoas brancas que trilham o caminho da consciência racial e ainda se questionam sobre o seu papel diante dos moldes sociais vigentes, mas recomendo também para aquelas pessoas que, como eu, estão se descobrindo enquanto pessoas negras. afinal, as violências que nos consitituem enquanto seres racializados residem não só nas macro, mas também nas micro violências que sofremos ? ou que praticamos ? diariamente e que estão encrustadas feito limo nas nossas paredes sociais.

racializemos as pessoas brancas. vistas através da mesma perspectiva da raça na qual enquadram aqueles a quem chamam de "outros", talvez tenham cada vez menos poder para se considerar e ser consideradas o modelo humano universal, a norma, o ideal e cada vez tenham menos poder de definir quem é esse "outro" e de selar seu destino.

Sanva 28/02/2024

Impactante
Esse livro me foi indicado na faculdade, no último semestre do ano passado. O tema estava em alta, várias citações referentes ao mesmo, tive que ler. Você entende lendo, e está escrito e comprovado por dados aquilo que muitos pensam.

mimperatriz 20/02/2024

O pacto da branquitude
Livro super importante que estava na minha lista há tempos!

Cida Bento mostra, de diversas formas, como há um pacto silencioso de manutenção de privilégios entre as pessoas brancas.

Ainda que de forma subconsciente, esse pacto está lá, e conseguimos identificá-lo em várias ocasiões que vivemos diariamente.

A frase que estampa a contracapa do livro define o espírito do livro: ?É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse.?.

Um livro necessário!

Enio.Stanzani 19/02/2024

Uma leitura bastante necessária, que promove reflexões sobre racismo e equidade em diferentes contextos e a partir diferentes perspectivas!

Juliane 18/02/2024

Ler esse livro no momento em que ocorre a Operação Escudo, onde é possível ver claramente como a violência policial contra as juventudes negras tem crescido na Baixada Santista, foi realmente um soco no estômago.

Entender o chamado pacto da branquitude e como as instituições se beneficiam desse pacto, foi também um soco no estômago.

Cida Bento explica de forma clara como o racismo no Brasil cresce e como as pessoas não brancas são diariamente, o tempo inteiro, desde seu nascimento, violentadas.

Larissia.Bezerra 08/02/2024

É uma honra ler Cida Bento.
Esse é um livro para ler devagar, pensar a respeito, refletir e colocar em prática.
Enquanto lia , só conseguia pensar em como mulheres negras já estavam organizadas no enfrentamento da branquitude, antes de mesmo de eu nascer, e eu tenho 30+!
É uma honra ler essas mulheres.