O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Beatriz2029 08/04/2024

Nada como ler e aprender com pessoas que realmente sabem e muito. Ler Cida Bento foi um prazer, o livro todo em maravilhoso, mas os capítulos 6, 7 e 8, que que foi isso, uma verdadeira aula. Não preciso dizer que esse livro é mais que necessário para todos, temos que mudar nossa mentalidade, para podermos mudar a realidade.

Fabiana.Ferreira 08/04/2024

Todo dia escuto: Não existe racismo no Brasil. Chega de Mimimi, aí, vamos falar disso de novo? Cida Bento escancara como o lugar de privilégio herdado pelos brancos de seus ancestrais não é algo de que se queira abrir mão, mesmo sem perceber. Livro muito necessário.

Matheus 07/04/2024

Pacto narcísico
Cida trouxe neste livro diversos pontos e dados sobre a falta de espaço de pessoas negras não só nas empresas, mas também na sociedade. Livro curto e muito direto, é um livro obrigatório para ser lido para quem busca entender o racismo impregnado desde a colonização e de sua herdeiros.

Lari 07/04/2024

O pacto
Primeiro acesso que tenho a Cida Bento e fiquei maravilhada com a didática da escrita, própria dos bons acadêmicos.
O livro descreve conceitos sobre o racismo que elucidou diversas dívidas que eu tinha de forma simples e objetiva.
É um livro que ao mesmo tempo eu queria ler de uma vez, mas sabia que eu precisava pausar, para que os conceitos assentassem em minha mente e em minha alma.
A neutralidade da branquitude é tão latente e silenciosa e Cida Bento conseguiu desnudá-la de forma magestral.
Termino o livro mais forte e consciente.

Luiza1253 07/04/2024

Livro muito necessário e reflexivo. Leitura rápida porém cheia de informações e dados. O livro apesar de pequeno é bastante denso l.

julianas 04/04/2024

É um livro maravilhoso!!!!
Válida leitura para todos!!!
Cida Bento é uma baita mulher, uma ótima escritora.

Catarina.Assuncao 03/04/2024

Necessário
Eu amei esse livro e como ele me apresentou perspectivas que não me passavam pela cabeça. A maneira explícita em que Cida Bento expõe seus argumentos escancara a diferença de tratamento entre negros e brancos na sociedade brasileira. Pensar como as instituições se estruturam e como o tratamento é diferente dependendo da cor da pessoa dentro dela é algo que devemos pensar, questionar e rever o modo como tais instituições se estruturam. Um livro que indico a todos!

Mari M. 02/04/2024

Muito boa introdução
E um livro muito bom, de fácil leitura (não que torne a realidade ali apresentada menos indigesta). Achei um pouco massante quando fica falando só dos dados e do que ela fez, por conta da quantidade mesmo. Para quem lê outros autores pretos estritamente acadêmicos, parece uma obra bem introdutória e até rasa em alguns aspectos. Mas é essa a proposta, instigar e ser um ponto de partida para discussões mais profundas e mudanças reais.

isachoraa 01/04/2024

Muito necessário!
Leitura que queria realizar q muito tempo, acho que preciso digerir ainda, mas esse livro é a forma sistematizada de pensamentos que todos já tivemos sobre realidade brasileira e a necessidade de modifica-la. A autora, como pesquisadora, trás uma obra que se baseia em dados quantitativos reais para realizar uma análise crítica sobre a forma como a branquitude está enraizada em nós como sociedade.

Luciano74 31/03/2024

Uma obra necessária
Esse é um daqueles livros que eu gostaria de ter lido muito tempo antes na minha vida.

Cida Bento faz retomadas históricas sobre a estrutura do racismo e do seu combate, regando a discussão com experiências próprias que são muito representativas do que acontece no mundo, e nos faz perceber que ?o buraco do racismo é bem mais embaixo?.

Algo que fica muito claro é que a luta antirracista deve acontecer no âmbito pessoal sim, mas principalmente no institucional.

Uma leitura como essa me deixa sensibilizado a prestar mais atenção às artimanhas do racismo nas minhas próprias ações e percepções.

Pedro murangu 30/03/2024

Livro bom demais, super recomendaria para alguém que quer iniciar nos estudos de raça e gênero, enfim, simplesmente muito bom e a leitura é bem fluida.

Cintia.Ferreira 29/03/2024

O que você faz para combater o racismo?
A autora escreve de forma clara e objetiva sobre racismo, racismo estrutural e toda a estrutura que está por trás dos privilégios da branquitude. Cida Bento aborda o aspecto histórico e como foi construída a supremacia branca através de exploração dos negros e como está parte da história apagada e silenciada. Além de destacar exemplos práticos e atuais em que a população negra ainda está sendo explorada e em condições subalternas. O último capítulo do livro a autora conclui e descreve formas para que as pessoas brancas combatam o racismo e passem a questionar os seus privilégios, reconhecendo o passado de expropriação e buscar modos estruturais equalitários as pessoas negras

daniel.vasco.716 29/03/2024

Livro necessário. Ótima contribuição para a reflexão não só sobre o racismo mas sobre a supremacia branca e os acordos que legitimam decisões e atitudes de preconceito e suas terríveis e revoltantes consequências.

Fabricio.Macedo 28/03/2024

Venho me interessando por leituras que relacionam temas como o que Cida Bento propõe em seu belo texto. Uma leitura que me foi além de reflexiva e contextualizadora, motivadora de comportamento, posturas e ações. Diz Cida Bento encerrando seu texto: "(...) reconhecer ao mesmo tempo o outro e o que somos, aprender nossos lugares recíprocos, situar os nossos papéis, identificar na estrutura de nossas organizações os elementos que fomentam a supremacia e a história que gerou ônus para uns e bônus para outros. E seguir realizando as mudanças institucionais imprescindíveis."

luarapadilha 26/03/2024

A leitura é fluida e apesar de trazer pontos complexos sobre o racismo, consegue ser de fácil compreensão.