Kim Jiyoung, nascida em 1982

Kim Jiyoung, nascida em 1982 Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, nascida em 1982

Iza 09/05/2024

Sofrimento e desvalorização da mulher
Nesse livro encontramos o retrato da vida das mulheres sul coreanas, pelo menos de anos atrás. Elas sofrem com desvalorização por serem mulheres, muitas mães chegaram a abortarem suas meninas pela pressão de terem filhos homens; muitas dessas filhas eram responsáveis pelo custeio da educação dos homens da família e seguiam sem chances de boas oportunidades e crescimento profissional.

Bruninha 06/05/2024

Eu demorei, mas não sei o motivo.
A leitura é fluida, e triste.
Bem triste mesmo, e o final só comprova o quanto que a jiyoung acabou a vida com TODAS as dúvidas entaladas, assim como eu MULHER vou terminar a minha.

Kelly Moura 05/05/2024

Sociedade coreana
É o primeiro livro que leio sobre a condição feminina na sociedade coreana. Me espanta ainda hoje haver atrasos tão grandes no espaço destinado às mulheres. Lendo a condição da protagonista, me senti num beco sem saída. Não há espaço para si mesma, só para as expectativas sociais.
Leitura rápida, de fácil compreensão e fácil empatia.
Recomendo!

misy 04/05/2024

Confesso que o final me pegou desprevenida, porém é a mais triste realidade.
li esse livro por recomendação do namjoon e valeu muito a pena. ele retrata coisas que nós sabemos que acontecem diariamente e dá destaque a elas. coisas que, são frustrantes, mas muitas vezes deixamos pra lá.
achei super interessante como a autora colocou dados de pesquisa condizentes com a situação que a personagem passava, deu uma boa contextualizada.
é uma leitura fácil e rápida, com problemas universais que nós mulheres estamos ainda estamos sujeitas.

Joana.Amarante 04/05/2024

Fiquei de cara com o final. Só o que tenho a falar. Uma narrativa construída com base em dados de uma sociedade onde o gênero masculino é lido de uma forma diferente da nossa sociedade, porém com aproximações assustadoras. Como falam, só muda de endereço. Mas o final, que não sugere nenhum desdobramento ou solução, é perfeito, seco e direto.

Nicoly. S 04/05/2024

Extremamente necessário!
Esse livro apesar de retratar a realidade das mulheres sul coreanas, retrata a realidade das mulheres de todos os lugares do mundo. O assédio, a desigualdade salarial, a pressão em relação a constituir uma família....

Enfim, não é o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas recomendo com ctz, pois passamos por isso, nossas mães passaram, gerações passadas passaram, e se nada mudar, as próximas gerações também irão passar.

" ? O que você quer de nós? As garotas burras são burras demais, as garotas inteligentes são inteligentes demais e as garotas que estão na média são medianas demais?"

ingrid968 03/05/2024

Com certeza não é fácil ser mulher em nenhum lugar do mundo, mas, meu Deus, a Coreia é um pesadelo! Um livro necessário, contexto real, dados verídicos - o que faz com que o choque seja ainda maior. Muitas reflexões com a leitura.

Destaque pra mãe da Jiyoung: mulher forte, determinada, destemida, mudou o curso da sua família!

Maria.Egas 03/05/2024

Kim Jiyoung, nascida em 1982
Achei um livro difícil de ser lido por representar muitas das dificuldades que uma mulher passa durante a vida toda.
Lendo-o como mulher sinto que tive uma dimensão que não teria se fosse homem, me senti como uma parte e amiga íntima de Jiyoung.

Millena84 02/05/2024

Típica literatura sul coreana, um tapa na cara a cada página. fácil de ler, mas difícil de engolir. um dos melhores que já li.

studygaabss 01/05/2024

O livro não me causou uma surpresa ou sensação de novidade. Na verdade ele conta sobre um ciclo, que nós mulheres, vivemos todos os dias e que muitas de nós lutamos para mudar.
É muito triste, porém importante.
Noto que esse incômodo me atinge por ser um assunto que me gera desconforto. Me preocupa que, talvez, dependendo da mente de quem ler, a pessoa não perceba o significado de decisões tomadas pelos personagens.
Recomendo a leitura para quem já possui consciência dos privilégios de ser homem nessa sociedade em que vivemos.

driellemarianne 30/04/2024

Reflexões profundas
Não tenho dúvidas que ler esse livro na pele de uma mulher, faz toda a diferença para a sua compreensão.
São muitos pontos a serem refletidos, debatidos e principalmente repensados, já que, mesmo sendo mulher, não estamos insentas de reproduzir o machismo.

Michelle.Damacena 30/04/2024

Pegou onde dói
Este livro, apesar de abordar a cultura coreana, retrata fielmente o que a sociedade entende ser o papel da mulher, assim como todo o nosso esforço pra superar esse arquétipo.
Os homens não percebem muitos trabalhos invisíveis das mulheres justamente pq sempre tem uma pra fazê-los por eles, não os oportunizando saber a importância, bem como as cargas mental e física necessárias (mas também não é como se eles quisessem saber).
E as mulheres, por sua vez, encaram como uma obrigação, de modo que não se sentem merecedoras de reclamar de toda a exaustão, porque não somos dignas de senti-la.
As escolhas são feitas para nós por pessoas que não aguentariam viver na nossa pele e não entendem nossas dores.

iammoremylrds 30/04/2024

Uma leitura sensacional, um livro curto e avassalador q mostra diversas críticas a uma sociedade q é machista e conservadora, mostrando a realidade de muitas mulheres, escrito de maneira crua, sem querer maquiar a realidade!

júlia 30/04/2024

"O mundo tinha mudado bastante, mas não pequenas regras, contratos e costumes, o que significava que na verdade o mundo não tinha mudado nada."

"Kim Jiyoung, nascida em 1982" é um livro muito curtinho que expõe a realidade da existência das mulheres na sociedade, apesar de se passar na Coreia, representa mulheres de todo canto, afinal, a desigualdade de gêneros é a lei universal que rege em todas as nações, em maior ou menor proporção, ela está presente em todo o mundo.
Durante o livro, acompanhamos principalmente a vida da protagonista (Kim Jiyoung), mas também vemos um pouco sobre sua avó e sua mãe. Algo que eu AMO, pois analisamos as diferentes gerações e as pequenas mudanças que, no fim, fazem muita diferença. A própria evolução da mãe dela é algo que me encanta profundamente! Recomendo demais a leitura.