Kim Jiyoung, nascida em 1982

Kim Jiyoung, nascida em 1982 Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, nascida em 1982

Agnnes29 14/05/2024

Reflexiva
Achei uma leitura muito boa, fala muito das questões de gênero. Algumas das situações da Coreia acho que acontece por aqui também.
Salários pra mulheres menores que os homens, e achar que somos inferiores...
Recomendo muito,traz bastante reflexão, é bem inteligente.

laisyyy 13/05/2024

Uma crítica fortissima ao patriarcado coreano e mundial
Mesmo falando especificamente sobre a Coreia do Sul as situações são extremamente identificáveis pra quem cresceu vista como menina em um ambiente machista e misógino.

Além de mostrar como é crescer e viver como mulher em um lugar onde o patriarcado é extremamente forte, o livro tbm fala sobre a maternidade e como ela não as mil maravilhas que nos é mostrado em filmes, séries, novelas e em outros meios de comunicação.

Heloíse 13/05/2024

Romance escrito pela sul-coreana Cho Nam-Joo que narra a vida de uma mulher comum que enfrenta as pressões e discriminações de gênero ao longo de sua vida na sociedade sul-coreana.

A narrativa é envolvente e reveladora, oferecendo uma perspectiva íntima e poderosa sobre as experiências femininas na Coreia do Sul e, por extensão, em muitas partes do mundo.

ninoca.nina 13/05/2024

Meninos são assim mesmo
Ser mulher é a coisa mais doce e sensível de ser, mas também a mais dolorosa, devastadora e amendontradora, você tem que se provar o tempo inteiro, tem que ser delicada e suave, não pode ser mais e nem menos, tem que aparecer, mais nem tanto, tem que ter voz mas se tiver demais vão te chamar de ?difícil?, vão te questionar o tempo inteiro, nunca te levarão à serio e todas as situações constrangedoras e violentas que acontecerem a culpa sempre vai ser sua. Esse livro te desperta para às questões que achamos que estão resolvidas, mas a verdade é que não importa o quanto vamos lutar ainda não vai ser o suficiente, e ainda mais ser mãe que teremos doar a nossa vida e abandonar nosso sonhos e planos, e se ainda reclamarmos ainda seremos as erradas.

isabelawords 13/05/2024

Uma das melhores leituras de 2024
?As garotas guardavam sem perceber, no fundo do coração, experiências repulsivas e assustadoras com homens.?

Todo mundo que ama doramas e cultura coreana deveria ler esse livro. Certa vez vi uma entrevista de um roteirista de doramas (não vou lembrar o nome agora) que dizia o seguinte: ?os doramas existem para que os homens saibam como tratar as mulheres?. E esse livro retrata bem a realidade da misoginia na sociedade coreana. Para além disso, o livro toca em pontos muito específicos e sensíveis de ser mulher, o que nos faz sentir uma certa identificação com a personagem principal. Se existe percalço no ser mulher no Brasil, imaginem em uma cultura que tem como base principal o patriarcado? Alguns doramas até retratam essa realidade, mas nada como uma leitura para causar impacto maior do que a ficção televisionada.

shinaybelle 12/05/2024

O livro tem a escrita ótima, são relatos bem marcantes sobre o machismo e a exaustão feminina na Coreia, você se comove e se põe no lugar da personagem.
Porém eu achei que faltou maiores explicações sobre a condição psicológica da personagem, o que fez muita falta já que no início parece ser o ponto principal do livro.

Isa 09/05/2024

Dolorosamente cruel e real. Retrata a realidade de uma mulher na sociedade coreana e todos os aspectos que isso envolve. Me senti com um nó na garganta e uma sensação de impotência lendo esse livro, gostei da história e odiei me identificar nela, porque a realidade é dolorosa. Recomendo pra todo mundo, e acho sinceramente que todo homem deveria ler pra entender pelo menos um pouquinho a realidade de ser mulher.

Iza 09/05/2024

Sofrimento e desvalorização da mulher
Nesse livro encontramos o retrato da vida das mulheres sul coreanas, pelo menos de anos atrás. Elas sofrem com desvalorização por serem mulheres, muitas mães chegaram a abortarem suas meninas pela pressão de terem filhos homens; muitas dessas filhas eram responsáveis pelo custeio da educação dos homens da família e seguiam sem chances de boas oportunidades e crescimento profissional.

Bruninha 06/05/2024

Eu demorei, mas não sei o motivo.
A leitura é fluida, e triste.
Bem triste mesmo, e o final só comprova o quanto que a jiyoung acabou a vida com TODAS as dúvidas entaladas, assim como eu MULHER vou terminar a minha.

Kelly Moura 05/05/2024

Sociedade coreana
É o primeiro livro que leio sobre a condição feminina na sociedade coreana. Me espanta ainda hoje haver atrasos tão grandes no espaço destinado às mulheres. Lendo a condição da protagonista, me senti num beco sem saída. Não há espaço para si mesma, só para as expectativas sociais.
Leitura rápida, de fácil compreensão e fácil empatia.
Recomendo!

misy 04/05/2024

Confesso que o final me pegou desprevenida, porém é a mais triste realidade.
li esse livro por recomendação do namjoon e valeu muito a pena. ele retrata coisas que nós sabemos que acontecem diariamente e dá destaque a elas. coisas que, são frustrantes, mas muitas vezes deixamos pra lá.
achei super interessante como a autora colocou dados de pesquisa condizentes com a situação que a personagem passava, deu uma boa contextualizada.
é uma leitura fácil e rápida, com problemas universais que nós mulheres estamos ainda estamos sujeitas.

Joana.Amarante 04/05/2024

Fiquei de cara com o final. Só o que tenho a falar. Uma narrativa construída com base em dados de uma sociedade onde o gênero masculino é lido de uma forma diferente da nossa sociedade, porém com aproximações assustadoras. Como falam, só muda de endereço. Mas o final, que não sugere nenhum desdobramento ou solução, é perfeito, seco e direto.

Nicoly. S 04/05/2024

Extremamente necessário!
Esse livro apesar de retratar a realidade das mulheres sul coreanas, retrata a realidade das mulheres de todos os lugares do mundo. O assédio, a desigualdade salarial, a pressão em relação a constituir uma família....

Enfim, não é o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas recomendo com ctz, pois passamos por isso, nossas mães passaram, gerações passadas passaram, e se nada mudar, as próximas gerações também irão passar.

" ? O que você quer de nós? As garotas burras são burras demais, as garotas inteligentes são inteligentes demais e as garotas que estão na média são medianas demais?"