Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

André Cerqueira 23/12/2023

Um brinde à reflexão
Marco Aurélio nos brinda com uma obra prima que, quase 2000 anos depois, mostra que a humanidade evoluiu nos meios, mas não na essência dos questionamentos e necessidades.

É impossível terminar uma leitura séria (nem me refiro a um estudo, mas uma leitura atenta) desse livro e continuar sendo a mesma pessoa.
Cris.Aguiar 24/12/2023minha estante
??????

André Cerqueira 25/12/2023minha estante
Só o erro de digitação: Não são 200, mas 2000 anos. Um pequeno desvio ??

Cris.Aguiar 26/12/2023minha estante
? uma curva ? ?

Pereira 16/05/2023

Resignação
Compilação de reflexões pessoais, que proporciona uma visão rara da mente de um dos "Cinco Bons Imperadores" do Império Romano. Baseando-se na filosofia estoica, Marco Aurélio medita sobre tópicos variados, desde a mortalidade e a efemeridade da vida até a necessidade de virtude e a natureza do caráter humano. O livro é notavelmente introspectivo, refletindo a vida austera do autor, que foi marcada por responsabilidades e dificuldades.

O diferencial desse livro reside na sua acessibilidade e relevância prática. As reflexões do autor são simples, profundas e inspiradoras, fornecendo orientação para qualquer pessoa em busca de uma vida virtuosa e significativa. Apesar do seu status imperial, Marco Aurélio escreve com uma surpreendente humildade, como um homem comum lidando com questões universais de vida, morte e moralidade.

O estilo da obra, composto por breves entradas de diário, facilita a leitura e a reflexão individual sobre cada pensamento. No entanto, os conceitos apresentados podem ser complexos (a simplicidade é a quintessência do complexo) e exigir uma consideração meticulosa.

Leitura essencial para estudantes de filosofia, amantes da literatura antiga ou para aqueles em busca de sabedoria e reflexão. Mesmo tendo sido escrita há quase dois milênios, mantem uma relevância notável, refletindo a perenidade da sua sabedoria.

Cris.Aguiar 23/12/2023

Que livro!!!
Cada página uma "bordoada".

O estoicismo não é uma filosofia perfeita, mas é uma filosofia de empuxo. Não há espaço para chorar sobre o leite derramado; dar o melhor de si é o ideal para contemplar o Todo; honre os deuses (Deus) fazendo jus a ser superior: use a inteligência, raciocine. Não julgue, não tenha medo de morrer, VIVA o momento e seja grato.

Esses são só um poucos pontos retirado dessas máximas. Vale muito a pena a leitura.
Recomendo.

Clube de Leitura INEF dezembro de 2023

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

skuser02844 27/03/2024

Marco Aurélio Meditações
Tido como o imperador filósofo , um dos líderes mais inteligentes e bem sucedidos de sua era traz reflexões profundas para qualquer pessoa , em especial para os que passaram por momentos difíceis .

Marco Aurélio nos ensina o quanto somos efêmeros nessa vida , por sinal , reforça veementemente por todo o livro . Além de salientar o quanto devemos ser íntegros com nossas ações e palavras , ser benevolentes , não ser hipócrita , ter paciência com fatos que não depende de nós , entender que a morte é o ciclo natural da vida e que isso não é mau e nem castigo .

Fazer o bem a si próprio e por consequência a sociedade , não se vanglorie por boas ações , apenas as faça .

Foram inúmeras citações que grifei , cada tapa na cara , valeu demais a leitura super recomendo!!

? Três são as coisas que nos compõem: corpo, sobro de vida e inteligência. Destas apenas duas coisas lhe pertencem a medida que devem se ocupar delas . Só a terceira é propriamente sua.?

Amanda3913 04/05/2024

Faltou um cromossomo Y pra eu gostar desse livro
A estrutura em ?meditações?, frases soltas, sem muito aprofundamento me incomodou. Por mais que eu entenda a premissa de anotações e tal, nenhum pensamento me pegou, me tocou. Achei repetitivo, cíclico, todo capítulo é igual. Continuei a leitura pois tinha interesse nos conceito trazidos e concordo com a maioria dos pensamentos de Marco.

Absolutamente surpreendida com a noção da natureza do homem ligada ao bem comum, já que os estoicos são famosos por sua ?indiferença? perante a vida. Entretanto, a leitura deixou claro que deve-se fazer bem a cidade em detrimento do indivíduo. Assim houve a inclusão não só do bem comum como algo em que cada um tem controle, mas o coloca num lugar de propósito do homem, aquilo que é do homem por natureza. Não imaginava.

Flávio 13/01/2023

Insight
Escrita no início da Era Cristã, esta obra contém as mais profundas e reveladoras reflexões espirituais e éticas já registradas. Está dividida em 12 livros, que nos inspiram a melhor viver a vida, em harmonia com o homem e a natureza.

Bruna 05/10/2023

Vamos a minha verdade, o inicio não teve uma leitura fluida e reflexiva como imaginei, mas com o passar das paginas se tornou agradável e mais próximo. Temos que levar em conta por quem foram escritas essas meditações e em que período da historia. Se você gosta do estoicismo, leia, pois a base de como ser esta aqui.
Animal Noturno 15/03/2024minha estante
Esse está na pilha de "leituras futuras" a muiiiiito tempo...sempre tive medo de iniciar e ser uma leitura que se arrasta...

Bruna 15/03/2024minha estante
O inicio do livro pode lhe trazer esta sensação, mas se você insistir na leitura, pelo segundo capitulo ja fica mais fluida sobre os ensinamentos.

Isaac 30/05/2022

Meditações
Muito bom livro, tantas mensagens boas que não sei ao certo qual se encaixa na minha situação e na da sociedade atual.
O estoicismo é leve, filosófico, e espiritual; uma forma de vida pura e longe de coisas indiferentes ao próprio ser.
Recomendo muitíssimo pra quem estuda sobre estoicismo, meu próximo vai ser "Sobre a brevidade da vida", de Sêneca.

Fellipe.Henrique 21/12/2022

Ótimo livro sobre estoicismo
O que dizer dessa obra? Simplesmente atual, com as melhores meditações sobre um dos maiores estóicos!

Reginho 01/01/2023

Daqueles livros que envelhecem bem
Sabedoria e visão são duas das características do imperador Marco Aurélio. É fascinante ler uma obra tão antiga e tão atual conceitualmente falando. O estoicismo segue em alta.

Willian.Santos 12/03/2023

Estilo auto-ajuda.
Para ser franco, tinha expectativas maiores... Apesar de trechos realmente muito relevantes, no geral, trata muito sobre a fé e crença, quais os preceitos para viver em harmonia com a sociedade e sobre como lidar com a morte. Em resumo, é muito similar aos livros de auto-ajuda atuais, não me identifico muito com esse estilo de escrita. Contudo, esta é apenas minha opinião, tenho certeza de que para muitas pessoas o livro será bem mais produtivo.

Procyon 15/10/2023

Meditações ? comentário
?Medite sobre a beleza da vida. Olhe para as estrelas e olhe para si mesmo correndo com elas.?

Escrita pelo último grande filósofo estoico da antiguidade, Meditações se estrutura na forma de diário, com pensamentos organizados por temas ao longo de doze livros/capítulos que tratam do estoicismo através de três pontos principais: a virtude, a serenidade e a racionalidade. É interessante ver como ele lida com os conflitos que o perseguem ? de guerras, a crises políticas ?, arrotando um tom de severidade em seus aforismo formulaicos, por outro lado a edição fez parecer um livro que já é amplamente considerado como ?pai dos livros de autoajuda? um livro de autoajuda qualquer. A moderação, a coragem e a sabedoria do filósofo é que salva.

Andressa923 24/02/2023

Fundamentos do Estoicismo
Meditações reúne os pensamentos do imperador romano Marco Aurélio, este foi um dos grandes mestres da filosofia estoica. Basicamente o Estoicismo se resume em analisar o julgamento de si mesmo e dos outros em uma perspectiva cósmica. A ideia é focar sua energia naquilo em que você pode controlar e não se desorientar por aquilo que foge do seu controle. Sabedoria; autocontrole/temperança; justiça; coragem e gratidão são as virtudes ressaltadas pelo autor. Temas como resiliência, moderação, controle emocional, imperturbabilidade, aceitação do destino, domínio próprio também são abordados. Com as descrições de Aurélio, vemos uma sabedoria filosófica transformada em prática na vida cotidiana.

Pagliuca 17/08/2023

Lições importantes que deveríamos considerar usar
Livro para ser lido mais de uma vez e consultado sempre. É certeza que depois de ler, algumas certezas, pensamentos e convicções passarão por reflexão e adaptação.

Eu até pensei que deveria ter lido antes, mas nada acontece fora da época certa para acontecer.