Será que é o meu número?

Será que é o meu número? Julie Murphy
Kate Stayman-London
Sue'Hellen Monteiro de Matos

Resenhas - Será que é o meu número?

Ariane.Neto 20/07/2022

É uma leitura refrescante e bem rápida. Amei a forma como a autora destacou bem os desafios de se ser uma mulher plus num mundo em que o padrão sobre o que é bonito ainda é muito limitado. O mocinho do livro é um amorzinho, mas como foco em Cindy e a sua evolução para ser aquilo que ela precisava se tornar foi bem apresentada.

Fabi | @ps.leitura 02/11/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe aquela história moderna da Cinderela e com bastante representatividade? É exatamente isso que encontramos ao longo dos capítulos de "será que é o meu número?", escrito por Julie Murphy, mesma autora de Dumplin'.

Sempre lemos alguma obra com personagens que amam livros, né? E isso é sensacional, claro, pois nos identificamos bastante ao longo da narrativa. Mas você já leu algo com uma personagem que ama sapatos?

Aqui a gente vai encontrar uma personagem que ama sapatos, seja com laço ou salto chique. Cindy acredita que os são eles que fazem com que ela se expresse e seja quem ela realmente é. Os sapatos sempre lhe servem perfeitamente bem, porém, por ser uma mulher plus size e apaixonada por moda, essa não é uma missão muito simples, afinal, a moda deveria ser para todos.

Mesmo assim, nada disso abala a sua autoestima e com seu diploma recém obtido em design de moda, mas sem emprego à vista, ela se muda para a casa da madrasta, produtora do maior reality show de namoro do mundo, e ela se vê "jogada" sob os holofotes de uma hora para a outra. E é quando Cindy enxerga a oportunidade de mostrar a sua coleção de sapatos para o mundo e impulsionar a sua carreira.

E claro que além dessa oportunidade, por quê não aproveitar os encontros luxuosos com um solteiro cobiçado? E por ser uma participante gorda em um reality show, isso a transforma em uma sensação viral e coisas inacreditáveis começam acontecer em sua jornada.

"Será que é o meu número?" foi meu primeiro contato com a autora e devo dizer que comecei com o pé direito, pois foi um livro que me conquistou em diversos momentos, fazendo com que me sentisse também parte do reality show.

Um dos pontos mais positivos da obra foi a forma como a Julie Murphy trabalhou toda a representatividade da personagem principal e soube como trabalhar os personagens secundários, fazendo com que essa história fosse realmente um conto de fadas moderno; uma Cinderela moderna e cheia de atitude.

Cindy é aquela personagem com uma confiança inabalável. Ela conhece seu corpo, conhece a si mesma, sabe o que deseja para a sua vida e busca alcançar todos os seus objetivos. Isso foi algo que me conquistou bastante, afinal, é muito difícil ter autoconfiança em nós mesmos. Muitas vezes não estamos satisfeitos com algo em nós e a autoestima fica abalada, e ver a forma como Cindy lidou com diversas questões e mostrou todo o seu poder, me deixou realmente apaixonada.

Um outro ponto que a autora retrata ao longo da narrativa e até citei no começo dessa resenha, é a questão da moda. Tem um trecho ao longo do livro que diz o seguinte: "Sim, roupas podem ser arte, mas também são uma necessidade. Tanta gente nessa indústria age como se vestuário fosse para todo mundo, mas a moda é apenas para poucos. A verdade, porém, é que vestuário é moda, e moda deveria ser para todos, porque vestuário deveria ser para todos. E vestuário para todos significa um pequeno primeiro passo para a equidade. Receber oportunidades e acesso é muito mais fácil quando você impressiona."

E confesso que para mim esse foi o trecho mais marcante e mais realista de todos! Se a gente parar e analisar muitas situações de nosso cotidiano, isso se encaixa perfeitamente bem com a nossa realidade, não é? Por isso, sem dúvidas, foi um dos parágrafos que mais me marcaram.

Além de ter sido meu primeiro contato com a autora, foi a primeira obra que li onde há uma modernização da Cinderela e também com a temática de reality show de pano de fundo. Então posso dizer que "será que é o meu número?" foi uma leitura que mesclou vários pontos importantes, mas também divertidos e que me proporcionou uma experiência muito boa.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/11/resenha-sera-que-e-o-meu-numero-julie-murphy.html

Vitória Belicio 13/04/2024

Divertido!!!
Pra você que quer um livro leve, comédia romântica, bem clichê, mas ao mesmo tempo não igual aos outros, esse é o livro.

Me identifiquei muito em algumas partes, gostei da representatividade, é necessário!!

Minha parte favorita :
" Qualquer coisa pode ter um propósito. Qualquer coisa pode ter um significado, se você escolher dar um significado a ela."

3.5 pq não é um gênero que gosto muito de ler, mas indico pra quem gosta !!!

Grazi_girassol 23/10/2022

Suspeita para avaliar
Eu sou suspeita para avaliar esse livro, principalmente pq não gosto de reality, imagine só ler sobre um reality.
Achei o começo legal, mas o meio foi ficando meio chato para mim, mas o finalzinho qnd ela escolhe a si mesmo me deu uma alegrada dnv.

cau_lendo_por_ai 30/08/2023

Romance com protagonista gorda cheio de refs a Cinderela
Ig: @cau_lendo_por_ai

Review: ????????????
Gênero: Romance

Início: 05/06/2023
Finalizado: 08/06/2023
Leitura: Kindle Unlimited BR
Idioma: Português

Esse livro me encantou, e já o considero como um dos meus favoritos do ano.

A protagonista é um espetáculo de representatividade, foi o primeiro romance que li com uma protagonista gorda e me apaixonei tanto que comecei a procurar mais livros com protagonistas curvy/plus size, e ja adicionei alguns na minha #TBR

A história tem alguns elementos su80stis da Cinderela, o que adiciona uma camada mais de easter eggs que me deixavam super felizinha ao encontrar.

Como uma grande parte do livro se centra em um reality show eu pensei que poderia não curtir muito, mas na verdade me surpreendeu porque me prendeu bastante. Quanto ao romance, é super agradável, nada tóxico, os principais problemas que os protagonistas enfrentam derivam da falta de comunicação, mas foge do clichê porque essa falta de comunicação é bastante justificada pelo fato de eles.

-A. 30/07/2022

Será que é meu número?
Cindy uma recém formada em design de moda mas nenhum emprego à vista, decide voltar para casa da sua madrasta, Erica Tremaine, produtora executiva do maior reality show de namoro. Quando uma participante desiste no último minuto, Cindy e sua irmãs " quase gêmeas" são colocadas sob os holofotes, e o que é melhor do que exibir seus sapatos icônicos em rede nacional para impulsionar sua carreira, não e mesmo?!
No entanto, ser a primeira participante gorda no Antes da Meia-noite a transforma numa sensação do dia para noite. Cindy terá que encarar fãs, haters, uma casa cheia de participantes que fariam tudo pelo Príncipe Encantado e uma paixão inesperada. Uma comédia romântica, com representatividade gorda, LGBTQIA+, e encontros de suspirar ?

Grazi 06/08/2022

Bom no que se propôs
O livro não tem um enredo inovador e não passa aquela sensação eletrizante ao ser lido. Mas ele é definitivamente bom no que se propôs: um romance leve e bem delicinha pra ser lido sem grandes pretensões, apenas para lazer.

Eu me identifiquei muito com a Cindy. O Henry é um sonho. Os personagens em si são fofos e, apesar de rasos, são bons para o entretenimento. No geral, acho que gosto das protagonistas dessa autora como um todo... Representatividade importa! Rs

lamarchatropical 22/09/2022

Água com açúcar
Antes de falar sobre o enredo em si, é importante uma observação inicial: a experiência pessoal com este livro é totalmente dependente da sua expectativa para a leitura.

Se você espera algum tipo de inovação ou por algo que saia do modo romance, recomendo que você busque outro título. Agora se o intuito é se recuperar de uma ressaca literária, ler algo sem maiores pretensões, enfim, se distrair, aí com certeza ele valerá a pena.

Como estou no segundo grupo, ele cumpre o que promete, ou seja, um romance com representatividade. Ambos os protagonistas são "gente boa" e gostei da escolha da autora em não transitar pelo caminho fácil (mas entediante) do drama do casal envolvendo suposta traição, quebra de lealdade ou questões familiares.

É uma história linear, sem maiores surpresas, mas partindo da premissa de que a inspiração da autora é "Cinderela", ela se saiu muito bem promovendo uma adaptação sem exageros.

@vaisetratarleitora 19/09/2022

Me sentindo orfã dessa história maravilhosa
Eu não conhecia a autora, que é famosa pelo livro Dumplin (que está na minha lista de leitura, mas só vou ler quando lançarem a sequência aqui no Brasil).

A história é uma releitura moderna do conto da Cinderela, mas a madrasta e as irmãs são gente boa e a Cinderela é uma jovem gorda (gorda de verdade, no livro fica claro que ela veste pouco mais de 52) recém-formada na faculdade de Moda. Como eu também sou formada em Moda e também sou gorda, obviamente fiquei morrendo de vontade de ler o livro logo.

Eu achei a história muito bem desenvolvida, muito leve, com um romance delicioso e personagens maravilhosos. Eu devorei o livro, não conseguia para de ler, porque eu precisava saber o que ia acontecer. Claro que é um clichê, a gente já desconfia do final desde o inicio, mas ainda assim fica uma vozinha na sua cabeça dizendo "E se o final não for o clichê? E se o cara decidir ficar com outra e a protagonista escolher o trabalho? E se o cara morrer e ela ficar sozinha?" Sei lá né, tem autores que gostam de fazer a gente sofrer, a gente nunca sabe como vai ser, então a ansiedade vai a mil e eu fico doida pra saber o que vai acontecer, pra ver acontecer. E eu amei cada segundo!

Esse é o segundo romance que leio que tem uma protagonista gorda e é impossível não comparar os dois, pois o outro também se passava em um reality show de casamento, mas lá a garota era a protagonista (De Olho Nela é o nome do livro). Apesar de serem muito semelhantes na premissa, as histórias são bem diferentes e conduzidas de forma diferente. No outro, o livro fala muito das dificuldades e preconceitos que a protagonista sofre por ser gorda, os seus pensamentos e aflições pensando no que pode acontecer baseado no seu passado. Já nesse, a protagonista é mais segura, acredito que por ter crescido em um bom ambiente e talvez não tenha sofrido tanta rejeição na vida quanto a outra protagonista, então apesar do livro mostrar algumas dificuldades dela por ser uma pessoa gorda em um reality show (problemas da vida real de qualquer mulher gorda, vale ressaltar), são coisas bem pontuais e que não ficam marcadas, não afeta nem desestabiliza a personagem. Ela se apaixona e realmente acredita que o cara também gosta dela e tudo certo, em nenhum momento ela duvida que ele possa gostar dela de verdade por ela ser gorda, isso mostra uma alta auto estima da parte dela e um psicológico muito bom (que infelizmente não reflete a realidade da maioria das mulheres gordas, que em geral por terem passado por relacionamentos traumáticos e bullying, têm mais dificuldade de chegar nesse grau de empoderamento, principalmente quando já vem de famílias gordofóbicas). Fiquei bem feliz de ver uma personagem gorda com a segurança e auto estima que a maioria das personagens magras tem nos romances. Outra diferença é que o outro livro aborda bastante a gordofobia sofrida pela personagem vinda do público e dos competidores, já nesse, essas coisas ficam nas entrelinhas e não chegam diretamente na personagem, acabam sendo filtradas e barradas por outras pessoas, então no fim, ela nem fica sabendo exatamente o que aconteceu. Ao mesmo tempo que acho legal, também acho que deveria ser mais falado, mas foi a escolha da autora.

Vale dizer também que não me atentei se o livro tinha muita diversidade racial, mas tem muita diversidade sexual, que é tratado de forma bem normal e comum, o que eu achei bem legal.

Voltando para a história, ela é extremamente fluída e quando você vê já está terminando e aí vem um problema. O livro termina mas a sensação é de que ficou faltando, faltou capítulo, faltou mostrar o futuro. Eu amo prólogo, eu QUERO saber o que acontece depois, eu PRECISO saber! Fora que a gente sente falta de ver mais dos outros personagens. E é por isso que eu disse que fiquei me sentindo órfã desse livro, pois eu terminei de ler, mas a todo momento me vem o impulso de pegar o livro pra continuar lendo, pois a sensação é de que não há um final, que ainda tem mais coisa pra ler. Olha é torturante.

Mas isso não tira o brilho e o mérito dessa história incrível e sendo assim e tendo ainda uma protagonista gorda, eu não conseguiria dar uma nota menor do que 5, mesmo com esse problema. Sem dúvida vou ficar de olho nessa autora pra ver o que mais ela vai lançar. Super recomendo esse livro.

Vale lembrar que o livro tem só uma cena de sexo, mas é apenas citada, zero descrição, eu amei!

Irisinha 22/04/2024

Um livro bom que nas últimas 100 páginas foi só descendo a ladeira. Tem uma escrita fluída, boas referências ao conto Cinderella.
Mas na minha visão a personagem Beck foi o motivo do livro decair no final e da Cindy tomar as decisões que tomou. Felizmente tivemos o final feliz porém bem fraquinho e corrido.

Aline 18/04/2024

Será que é o meu número?
Tinha tudo pra ser um livro mara, a premissa é muito boa, a parte da inclusão é importantíssima e atualíssima, porém, o enredo é muito moroso, muito parado, nada interessante acontece.
Até o final, que era pra ser um mega acontecimento por a protagonista se escolher e tal, não teve o impacto esperado pois simplesmente pareceu que Cindy tava tirando conclusões precipitadas.

Mariana_ 22/10/2022

Reprensatividade....
Gostei muito dessa história! Uma versão moderna da Cinderela sem a madrasta e as irmãs más! Um reality show e... sapatos, muitos sapatos!!!!