Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

beIIedejour 16/07/2023

Um livro extraordinariamente brilhante
Uma surpresa deliciosa! Décimo terceiro livro do ano, comecei a ler sem dar nada pela premissa e acabei me apaixonando por Tova e Marcellus. Obviamente é um plot bem fantasioso, até pela ideia central de um polvo que se comunica com humanos, a forma como o mistério vai sendo solucionado é meio besta. Mas, no geral, a gente vai ficando e se encantando não pelo plot ou pela surpresa (que não é bem uma senhooora surpresa, dá pra deduzir tudo desde o momento que os personagens são apresentados), mas sim pela forma como vamos conhecendo as personalidades de cada um, o como eles interagem entre si, como eles se fazem melhores. Não vou dizer que é um livro INCRÍVEL, mas foi uma leitura gostosa num domingo chuvoso e deixou um gostinho de casa e conforto.

Maria Fernanda Greiner 16/07/2023

Avaliar um livro que tem um polvo, meu animal favorito, como um dos narradores e protagonistas da história é covardia.

Nos últimos anos li uma quantidade razoável de livros com personagens idosos (a trilogia do Clube do Crime das quantas feiras, o premiado Sobre os Ossos dos Mortos, Água fresca para as flores) e gostei muito de todos deles, principalmente por apresentarem a maturidade e serenidade dos personagens bem como suas manias e rotinas.

Eu já sinto falta do Marcellus, esse protagonista marinho que foi essencial para o reencontro de Tova com alguém que ela sequer sabia que existia e que traria uma nova luz para sua vida que teve tanto sofrimento.

A bondade e praticidade de Tova é única, uma senhora muito querida por todos que teve que superar muitos desafios em sua vida, esse livro foi aconchegante, deixou o coração quentinho, ótima escolha, TAG.

Lilian 12/07/2023

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes
O livro conta a história de Tova, uma senhora que passou pela perda do filho e do marido e encontra um trabalho no aquário, para preencher os seus dias. Durante sua rotina de trabalho tem um encontro surpreendente com Marcellus, um polvo, que demonstra ser mais inteligente do que imaginam.
A história traz uma reflexão sobre a vida, solidão e sobre como nossas escolhas mudam várias vidas.

Jéssica 12/07/2023

Uma história bem gostosinha de ler!
O desfecho é previsível mas o interessante é saber como as coisas vão acontecer.
Adorei os capítulos narrados diretamente pelo Marcellus! Dá uma quebrada boa na narrativa e complementa a história.
Só demorei um pouco pra engatar a leitura, começa a ficar melhor do meio pro fim. Mas valeu muito a pena!

Vanessa1229 11/07/2023

Livro encantador
Livro maravilhosa, apesar do final ser uma pouco previsível. É o tipo de livro que dá aquela aquecida no coração ?

dani mel 10/07/2023

Tocante e emocionante!
"Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes."

Quando eu comecei já percebi que seria uma leitura leve e fluida, mas não esperava o tanto que eu ia me emocionar no final... personagens extremamente bem desenvolvidos!

Gabriela.Duarte 07/07/2023

Escolhi o livro de forma aleatória e depois vi vários comentários negativos sobre o livro.
Porém pra min fluiu super bem, quando me dei conta havia lido várias páginas.
No princípio achei uma grande maluquice, afinal como o polvo resolveria uma morte, porém isso foi o que me instigou a ler afinal precisava saber qual seria o desfecho.
Terminei o livro com aquele quentinho no coração mesmo sendo um fim tão previsível.

Tova, Cameron e Ethan merecem um final feliz ??

Taís 02/07/2023

Surpresa
Esse livro me surpreendeu bastante. O protagonista é um porre, mas foi bonito ver como ele se encaixa na história.

julianarocha27 01/07/2023

Bom, mas não é meu estilo...
Achei bem interessante a premissa de um polvo narrar a história, gostaria que tivesse mais capítulos
narrados por ele. A leitura pra mim foi lenta, não estava animada para continuar a ler. Acho que não combino muito com livros nesse estilo, mas não é um livro ruim, traz uma boa reflexo a respeito de alguns temas como luto, relações familiares, amizade.

Armele 30/06/2023

Não é história de um polvo! É principalmente a história da Tova. A forma como tudo foi se desenrolando foi tão tranquilo que o livro vai te conquistando aos poucos!

Priscylla 29/06/2023

Uma história linda de perdas e encontros
Adorei a história do Polvo Marcellus, da Tova, do Ethan e do Cameron. Gostei muito como todas se conectam e se completam

Bia 29/06/2023

Fofo mas enrolado
Os personagens são um dos pontos mais positivos na história e ter a perspectiva de um animal foi algo diferente e surpreendente. O livro aborda relativamente bem temáticas como solidão, envelhecimento e amizade. No entanto, pela sinopse, eu esperava algo mais do mistério da morte de Erik, achei meio largado pela história, não trazendo realmente aquela coisa instigante. Além disso, a leitura não me prendeu tanto, ficou meio arrastado e terminei com certa dificuldade. O final foi bacana, mas ficou um pouco a sensação de que foi apressado, apesar das quase 400 páginas do livro.