Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Resenhas -

zize 13/08/2023

Gostei, bem bonito
- tem spoilers -

Mais um livro que li da TAG e mais um que eu gostei, não é o melhor dos que já li, porém o livro é muito bom também.

O livro vai fazer toda uma trajetória sobre a vida da Tova e sobre as perdas e feridas dela, ao mesmo tempo que conta a história do Cam, que é um coitado, tadinho. A vida dele tá tipo uma merda. A da Tova não tá pra trás também não, a coitada sofreu demais? O tema principal do livro é morte e luto, mas é tratado de uma forma leve e singela, sabe. É bem bonito.

A leitura é tranquila e segue um ritmo bem agradável. As coisas acontecem devagar e gradativamente, tudo no seu tempo, e por algum motivo isso é meio aconchegante. Eu ri quase todas as vezes que o polvo falava porque ele tem uma personalidade muito interessante e sempre vinha com alguma informação sobre os humanos ou sobre ele ou sobre outros seres marinhos e sempre de um jeito meio descontraído, debochado, irônico, sei lá, eu pelo menos senti isso. Eu amei essa ideia do polvo narrando a história kkkk e por vezes ele me lembrou o Dwight de The Office kkkk

O plot final do Cam ser o neto dela é totalmente previsível, antes mesmo de o polvo falar qualquer coisa que dê a entender isso, e digo isso porque não faria sentido a autora contar duas histórias paralelamente se em algum momento elas não fossem se cruzar e se interligar de uma maneira íntima e pessoal. E acredito que esse nem foi o objetivo mesmo, tipo, transformar numa espécie de ?mistério?, acho que a autora não estava com esse propósito. O final é gracioso e mostra como os personagens conseguiram achar ali um cantinho para eles. É fofo, carinhoso e amável. Terminei de ler com o coração quentinho.

Bianca 10/08/2023

Criaturas
Amei o livro. Uma gracinha apesar de um pouco de drama. Tova e Marcellus são apaixonantes. Eu quero ser uma Tova quando crescer.

Julya 04/08/2023

Cuidado com a fake news
Eu comecei esse livro achando que seria todo narrado por um polvo? me enganei. o polvo até tem sua participação de narrador, mas passa longe de ser o fio condutor da história. apesar da quebra de expectativa, a narrativa me entreteve e não senti grandes dificuldades na leitura.

Tatiane.Paolucci 03/08/2023

O final salvou o livro!
Eu achei uma leitura um tanto arrastada demorou bastante para me prender de fato, e a frieza dos personagens também me incomodou um pouco, mas no final me ganhou e gostei da finalização.

Achei divertido o personagem polvo ter uma voz, e foi muito bem construído e elaborado essa voz, um animal muito esperto e com certeza aumentou minha curiosidade para pesquisar mais a respeito.

Segue trecho que me identifiquei muito:
"Segredos estão em todos os lugares. Alguns humanos são cheios deles. Como não explodem? Parece ser um recorde da espécie humana: habilidades de comunicação absurdamente limitadas. Não que as outras espécies sejam muito melhores, é verdade, porém, até um arenque sabe para qual direção seu cardume está indo e segue de acordo, Por que os humanos não podem usar suas milhões de palavras para simplesmente dizer uns aos outros o que sentem? O mar também é muito bom em guardar segredos. Um em especial, do fundo do oceano, carrego comigo até hoje."

Paola 01/08/2023

Uma criatura sensível e brilhante
Finalizei em abril então aqui um pouco do que me recordo:
Tova é uma senhora que vive sozinha, pois o marido faleceu e perdeu o filho quando ele ainda era bem novo. Vive uma vida um tanto quanto solitária se não fossem o aquário onde ela trabalha e suas poucas amigas.
No aquário ela acaba fazendo uma amizade um tanto inusitada.
Alguns capítulos são narrados através da visão de um polvo gigante que fica exposto e ganhou o nome de Marcellus.
Lembro que eram as partes mais divertidas!
Também tem um encontro muito legal entre Tova e Cameron, um jovem que sai em busca de um possível pai e acaba sendo levado a uma resposta de uma maneira nada convencional, mas muito tocante.
Leitura proporcionada pelo clube da TAG Inéditos, muito bom.

Rodrigo.Schupp 25/07/2023

Bem sessão da tarde
Esperava mais desse? mesmo sendo muito fofo e gostoso de ler. peguei ranço de um dos personagens principais e acabei arrastando a leitura.

Ana Clara 23/07/2023

Em prantos e com coração quentinho
Que livro lindo! Levei mais tempo do que pretendia pra pegar o ritmo, mas quando peguei não quis mais parar. Adorei os personagens e a forma como os capítulos foram divididos, bem curtinhos e fáceis de acompanhar. Fiquei muito curiosa sobre os polvos gigantes depois de conhecer o Marcellus e com certeza vou pesquisar mais sobre eles. Algumas partes que envolvem ele são beeem viajadas mas dei desconto porque afinal o narrador é um polvo! haha
Tova, Ethan, Cameron e Gato vocês foram tudo! ?? É um livro que fala muito sobre a solidão e o luto, mexeu bastante comigo e me emocionou demais.

Kidakika 20/07/2023

Polvos são incríveis!?
Amei demais essa leitura. A história é bem previsível mas me encantei com todos os personagens, com destaque especial para o Marcellus ? é claro.
Dei umas boas risadas com a leitura e o livro me deixou com o coração quentinho! Recomendo muito

Natalia Oliveira 17/07/2023

Oooooooooo Glória
Esse foi penoso... Difícil engrenar, foi difícil me afeiçoar e conseguir terminar, com um ritmo lento, com quase nenhuma reviravolta, bem previsível. Um livro bem água com açúcar, é mais um drama chocho. Não me encantei por nenhum personagem, na verdade as partes do polvo me interessaram mais... Foi difícil concluir essa leitura