A revolução da glicose

A revolução da glicose Jessie Inchauspé

Resenhas - A Revolução da Glicose

Luciane.Gunji 09/04/2024

Faz qualquer leitor sair da rotina. O livro relaciona a alimentação com ciência e faz as dicas serem didáticas e acessíveis. Vale a pena!

Paulo 22/06/2023

Dicas importantes
Depois de iniciar mostrando em linguagem facil o porquê da importância de achatarmos a curva de glicemia após as refeições (esqueça ?calorias?), a autora dá 10 dicas importantes para fazermos isso, a começar com se preocupar com a sequência de alimentos a serem ingeridos, iniciando pela salada.
Passei a adotar algumas dicas.
Vejamos?

Dani Bet 03/03/2024

Leve, didático e útil!
Com uma escrita leve, divertida e muito didática, Jessie Inchauspé apresenta uma nova forma de ver a alimentação.
"A revolução da glicose" vai muito além de dietas e busca pelo corpo "perfeito". Com base em inúmeros estudos científicos, apresenta dicas simples e facilmente aplicáveis, capazes de mudar não apenas a relação com a comida, mas também os efeitos dela a curto e longo prazo.
Já conhecia uma vertente semelhante e essa leitura veio como uma super complementação. Acredito nos resultados das dicas apresentadas pela autora, pois já apliquei algumas na minha rotina e vi a diferença. A ideia agora é aplicar todas as dicas, na medida do possível, e colher os resultados.
Recomendo a leitura e a vivência dessa "revolução"!

k4shuri 16/01/2024

Muito informativo
Sobre o Livro, gostei muito dads informações contidas, dos relatos dos seguidores do Instragram dela e da clareza como ela tratou todos os assuntos, sendo fácil de compreender.

Só fico com a pulga atrás da orelha, com a tradução, acho (realmente acho, mas não consultei a versão original) que quem traduziu acabou inserindo 3 informações do Brasil, o qu e imagino que no original não deveria constar, em um dos valores de mg, mas o valor era muito alto, acho que a informação estava incorreta "não vou caçar, pq estou com preguiça, mas li no dia que finalizei a leitura" e fico na dúvida se seria pasta de amendoim ou realmente pasta de amêndoas, enfim, só quem leu, sabrerá do que estou falando, pois acredito que seria pasta de amendoim.

26/11/2023

Leitura simples
Livro muito bom que abrange todos os aspectos fisiológicos da glicose. Traz dicas de como manter um bom nível glicério/insulinico.

anna v. 07/03/2023

Muito instrutivo
Adorei este livro, aprendi muito com ele. Entendi finalmente como funcionam os processos relacionados à glicose, quais são os tipos, o que ela faz no corpo, quais os papéis da insulina, do fígado etc. Linguagem muito acessível e com desenhos para ajudar a entender.
Algumas dicas são facilmente aplicáveis e pretendo levar para a vida: começar as refeições com uma saladinha; comer na ordem certa (vegetais e fibras primeiro, depois proteína, carboidratos e outros açúcares por último); procurar dar uma caminhada depois das refeições; privilegiar o café da manhã salgado; evitar doces depois de um período de jejum, deixá-los para depois da refeição. Tudo explicado de maneira lógica e coerente.
Outras coisas achei mais difícil de engolir, como uma certa demonização das frutas, especialmente as nossas frutas tropicais, que são as mais doces
(lamento, Jessie, mas vou continuar comendo manga, banana, mamão e suco de laranja seleta), mas no geral terminei a leitura muito satisfeita e me sentindo bem sabida. :)
Recomendo.

Luanna145 07/04/2024

Boa leitura!
Uma delícia de livro pra quem tem curiosidades e gosta de entender um pouco mais tanto sobre alimentação quanto o funcionamento do nosso corpo.
Uma escrita muito simples e didática, com gráficos e analogias pra ficar ainda mais fácil de compreender.
São dicas simples de fazer ( caso queira ).
Adorei o livro!

Flavia.Rios 20/04/2024

Vi a indicação desse livro na internet e me interessei pelo tema, já que o controle da glicemia faz parte da minha rotina diária por conta do meu filho que é DM 1.

Fiquei um pouco decepcionada. Não é que seja uma leitura difícil, enfadonha ou complexa, muito pelo contrário, ela é fluída e de fácil entendimento para leigos. No entanto, não atendeu as minhas expectativas, pois buscava um aprofundamento do tema com base em artigos científicos de credibilidade. E não sei se foi isso que encontrei de fato.

As referências utilizadas foram apresentadas no final do livro, porém só isso não bastou para me convencer do que estava sendo dito, era verdadeiro e poderia ser aplicado no meu dia a dia. A saúde e a vida das pessoas são assuntos sérios que não podem ser tratados de forma empírica e baseada em achismo.

Eu acredito que qualquer tipo de leitura é válida e traz ensinamentos e reflexões. Acredito que até para criticar, eu preciso conhecer a obra, por isso afirmo que, mesmo com todos esses pontos negativos, valeu a pena ter lido. No entanto, não indico a leitura e até estou doando para quem quiser ler??

Resumindo, para mim esse livro trouxe várias reflexões:

- Qualquer pessoa pode escrever um livro sobre um tema, mesmo sem ter formação profissional na área? (a autora tem graduação em matemática e mestrado em bioquímica).

- Será que estou sendo preconceituosa e a falta de formação profissional não é parâmetro que valide o conteúdo do texto?

Mari M. 25/10/2022

Como é BOM comer...sabendo a ordem correta de fazê-lo!
Super didático, bem humorado, explica todo o processo de digestão, e como controlar os picos de glicose nos ajudam em compulsões, depressão, saúde no geral! Ilustrado, com gráficos, dicas de receitas, como entender tabelas nutricionais, pegadinhas da indústria alimentícia. Indico demais pra quem gosta do tema, e pra quem tem interesse de começar a entender seu próprio corpo.

Naturopata 10/02/2023

Conhecimento técnico com leveza e facilidade
Adorei!! Um livro que traz muito embasamento científico de forma leve, de fácil compreensão, com muitas orientações e dicas fáceis de serem seguidas.
Vale muito a pena a leitura, independente se você tenha ou não problemas com sua glicemia.

tripsdapaula 30/09/2023

Fascinante!
O livro tem uma linguagem MUITO didática e simples de se entender a mensagem. A autora literalmente desenha e passa, através de gráficos, o impacto da alimentação- e, particularmente, a glicose - em nossa rotina. Penso que este tipo de informação deveria ser compartilhado nas escolas. Recomendo a leitura.

Carolina 26/06/2023

Leitura obrigatória
Desde que descobri que estava com diabetes, foi difícil de aceitar. Mas quando a ficha caiu, comecei a buscar leituras para me ajudar a entender como o meu organismo funciona. Como o açúcar atua no organismo e como posso reverter esse quadro.
Esse livro foi, pra mim, uma luz ?!
Ele me ensinou a ver os alimentos que ingerimos de uma outra maneira. Uma abordagem muito científica e direta, é muito didática!
Agora sei dicas práticas para me ajudar no controle da glicemia.
Amei e recomendo para todo mundo!

Victor 14/09/2023

Uma aula!
Esse livro se mostrou extremamente interessante, nele a autora nos ensina sobre os efeitos da glicose em nosso corpo. Nos apresenta dicas e gráficos exemplificando as alterações que temos com determinados alimentos.
Nos mostra também pessoas que tinham "X" problema e com algumas alterações em seu modo de se alimentar conseguiram mudar o rumo que esse problema "X" estava levando.
Não tudo, mas muita coisa desse livro deveria ser de conhecimentos comum, ajudaria muitas pessoas.
As dicas que a autora nos dá não são nada extremos e super possíveis de serem inseridas em nosso cotidiano.
Estou colocando em prática algumas dicas e já sinto algumas boas diferenças.
Recomendo a leitura!

Dika 03/10/2023

Pico de glicose
Esse livro é muito prazeroso de ler. Leitura fácil sem muita enrolação, com estudos e dicas de como se alimentar melhor para evitar o pico de glicose. Adorei.