A cultura do Jejum

A cultura do Jejum Luciano Subirá

Resenhas - A cultura do Jejum

Misael Neves 25/12/2022

Volumoso e desnecessário
Repetitivo, redundante, cansativo e outros adjetivos do gênero. Este é o livro mais fraco que já li do autor. Sempre achei o Subirá um tanto prolixo em seus escritos, não bastasse isso, neste compêndio, o autor - creio que não de forma intencional - acaba por se auto promover, relatando muitas de suas experiências com a prática do jejum, contando detalhes que penso não haver necessidade, como quantidade de dias que jejuou, quantas vezes o fez, o que comeu ou deixou de comer e assim por diante. Cita demais pensamentos de autores, como: Valnice Milhomens, Mahesh Chavda. Frequentemente, frases grandes, repetidas vezes.
Há pouco conteúdo bíblico sobre o tema, muita tergiversação sobre o assunto, e ?perca de tempo? com temas paralelos que não precisava gastar a pena por não se tratar do jejum, ente outras falhas. Mas não é só isso, o último capítulo do livro trata-se de uma ?exaustiva? lista de quarenta questões, das quais, quase todas já foram respondidas durante o livro. Pra quê?! Segundo ele para recapitulação. Desnecessário.
A intenção, provavelmente, era criar uma espécie de obra que fosse o carro-chefe para o assunto proposto (Jejum), mas o que ele conseguiu foi apenas formar um tomo confuso, sem graça, cansativo e que ainda por cima o promoveu.
Nada contra a pessoa do Luciano - um homem de Deus - mas essa obra é chata demais.
Nicole.Dimitria 25/12/2022minha estante
Ótima análise, tem um livro muito bom chamado "Fome por Deus" do John Piper, nele tem muita base bíblica e muitas referências bíblicas. É aquele tipo de livro que é bom ler com a bíblia no lado para você absorver tudo. Recomendo

Jonas.Pessoa 26/12/2022minha estante
Infelizmente ele tem uma visão absurda quanto a prática de jejum, defendendo que ele tem que ser algo público, visto pelo outros. No IG dele, gravou quase que um "reality" dos 40 dias de jejum.

Além disso, o próprio Luciano já afirmou que se inspira em homens como Paul Young-cho e Keneth Haggin, o que justifica muitas das ideias estranha que pratica e/ou defende.

Quando vi que ele lançou essa obra, imaginei que seria bem isso mesmo.

Muito obrigado, Misael, pelo "sacrifício" em confirmar. Já me poupará o desgosto e, principalmente, o tempo de ler.

Deus te abençoe.

Misael Neves 26/12/2022minha estante
Obrigado pelo comentário e pela indicação do livro do Piper. Amo-o e estava pensando se adquiriria ou não (risos). Agora, com seu incentivo, com certeza vou adquirir! Valeu mesmo!

Misael Neves 04/01/2023minha estante
Exatamente isso Jonas. Os conceitos de jejum do Subirá são fortemente influenciados por Haggin, aí já viu né?! Rsrs.

Sobre ele ter gravado momentos do seu jejum de 40 dias eu não sabia! Que absurdo!

Se puder não gaste seu tempo com este livro mesmo. Tem obra muito melhor pra ler. Eu mesmo vou seguir o conselho do Picolé e adquirir a do Piper: Fome de Deus!

Abraço.

Regy 01/06/2023minha estante
Obrigada por falar sinceramente sobre o livro, estava pensando em ler mas não vou perder meu tempo ?

Cirlei oliveira 25/11/2023

Jejum espiritual
O autor trouxe neste livro ponto primordial pra quem pratica o jejum espiritual e tem dúvidas se está realizando de modo correto. A forma como o jejum será realizado depende de cada um aguentar e aconselha a preparar o organismo para que a pessoa não sinta como por exemplo dor de cabeça. Cada um decide determina como será o jejum.

Existe dois tipo de jejum. O jejum parcial donqual o indivíduo determina em fazer por horas ou dias sem alimento, mas ingerido somente líquidos. Ou o jejum total que é sem alimentar é sem ingerir nenhuma espécie de líquido. O autor deixa bem claro que o jejum total é no máximo de três dias que o corpo suporta e ate trás argumentos que na Bíblia o máximo do jejum total foi de três dias.

No contexto da biblia, o jejum parcial realizado no máximo foi de 40 dias. Até mesmo o autor trás testemunho próprio que já fez jejum de 40 dias com a direção do Espírito.

Umas das dúvidas que muitos tem é quando inicia o jejum e quebra ingerindo algum alimento, nesse ponto, aconselha se a continuar ou recomeçar, mas nunca desistir.

Em relação ao livro, confesso que quando adquiri o livro, achei que ia ser um livro daqueles bem chato pra ler. Mas gostei do livro desde as primeiras página. Demorei para ler pelo fato que estava lendo a Bíblia nos horários do qual leio os livros. A escrita é de fácil compreensão. Ele trás argumentos de outros autores e também alguns testemunhos.

Se tiver que indicar um livro sobre jejum, um dos livros que indicaria é este livro.
Joselia14 25/11/2023minha estante
Me deixou com mais desejo de ler o meu. Ele vai ser o próximo que irei ler.

AngAlica39 17/07/2022

Excelente, o melhor sobre o tema de JEJUM
Já havia lido sobre jejum com autor americano, e confesso que o Luciano Subirá supriu todas minhas expectativas relacionadas a esse tema!

De uma maneira simples e clara, conseguimos entender o quanto a prática do jejum precisa se tornar intensa na caminhada cristã!

Os capítulos são devidamente divididos por temas como:

- o que a Bíblia diz sobre Jejum
- o que é Jejum?
- Efeitos do Jejum
- Formas e tipos de Jejum

Entre outros?.

No final do livro, tem um apêndice com o médico do Luciano explicando aspectos médicos e científicos sobre o jejum de extrema importância para conhecimento!

Pra você que já jejua ou pretende jejuar não pode deixar de ler e reler esse livro que sem dúvida mudará sua percepção sobre esse tema!

Confesso que terminei esse livro com ?fome? de jejuar haha

Recomendo demais a leitura ?

Mayara945 21/07/2022

Completo
O ministério do pastor Luciano Subirá tem abençoado a minha vida há muitos anos. A sua forma de ensinar, sempre tão fiel e comprometido com a palavra, é digna de admiração.
Nesse livro não é diferente. O tema sobre o jejum é abordado de forma muito completa: desde o porque jejuar até o como jejuar (de forma prática). Tudo muito bem baseado nos ensinamentos bíblicos.

Como se não bastasse, ainda temos um capítulo escrito por um médico explicando os benefícios do jejum, sugestão de dieta para ?entrar? de forma segura no e jejum e para ?sair?.

Há também um capítulos só para responder as dúvidas mais comuns.

Enfim. Recomendo a todo cristão!

Fabinho 28/07/2022

Um incrível manual sobre jejum
Aprendi muitas coisas sobre essa disciplina espiritual tão polêmica nas igrejas. Um grande e perfeito guia para quem quer aprender mais sobre o assunto

Nina Magrin 29/07/2022

Um livro que mudou minha ideia sobre o jejum, aprendi muito como sempre, os livros do Luciano são sempre incríveis!

Cassio.Germano 30/07/2022

Livro excelente!
Livro muito bom sobre o jejum, e o maravilhoso é que esse livro me fez ter vários insights não só do jejum, como também de outros assuntos!

Vale muito a pena ler, aprendi muito.

Fernanda.Marques 16/08/2022

Se tem Luciano Subirá tem selo de qualidade!
Mais um livro extraordinário de um tema que não se fala mais e que achamos que tem pouco a explorar; não poderia estar mais enganada!
Temos aqui uma luz sobre o tema e várias e várias lições sobre jejum, além de termos prova na Bíblia do que, quanto e como devemos jejuar.
Devemos praticar essa disciplina espiritual para alcançar águas ainda mais profundas de Deus.
So tirei meia estrela por conta da edição bem ruim da editora, papel ruim e há repetição de texto. Não gostei da edição.

Nildo 20/08/2022

Totalmente recomendável
Incrível como o Subirá tem o talento de trazer desde o básico até o mais avançado conhecimento, é uma característica de seus livros e ministrações. Em A Cultura do Jejum não é diferente, ele traz toda uma preparação inicial até o mais profundo do tema, longe de esgotar o assunto, como o mesmo sempre menciona, mas sem dúvidas já é um dos mais ricos conteúdos sobre jejum.

emanuele 29/08/2022

Fantástico!
Que livro maravilhoso! Luciano Subirá desmistifica as afirmações e dúvidas acerca do jejum à luz das escrituras e da ciência. A leitura é composta por vários testemunhos e experiências que contribuem para a nossa edificação pessoal. Ao final do livro somos motivados a jejuar mais e não tratar o jejum como um evento à parte da vida cristã. Recomendo que todos leiam!

Tom 29/05/2024

Voltemos ao jejum
Leitura necessária num tempo em que o jejum virou um artigo de luxo. O pr. Luciano Subirá conta sua jornada e suas experiências concernente o ato de jejuar; ele também contextualiza o tema à luz da Bíblia e nos ajuda a entender que jejujar é necessário e é para todos. Recomendo.

Fabiane 25/09/2022

Livro necessário
Em um tempo onde as disciplinas espirituais parecem que estão sendo abandonadas com a desculpa de serem algo ligado ao legalismo da velha aliança. O pr. Luciano trás uma maravilhosa contribuição a esta discussão.
No primeiro e segundo capítulo ele aborda a base bíblica sobre a necessidade de jejuarmos e o faz com maestria de sempre, utilizando textos bíblico pertinentes e a necessária revelação bíblica para o nosso entendimento mais profundo.
No terceiros capítulo ele aborda o entendimento do jejum para os nossos tempos e a sua correlação com a volta de Jesus. Já no quarto capítulo há um embasamento sobre a definição conceitual do jejum; no quinto, sexto, sétimo e oitavo capítulo o Pr. Luciano debate vários aspectos sobre o jejum.
O nono capítulo para mim foi o melhor pois ele discutiu as formas e os tipos de jejum e se constitui de um capítulo bem prático de seu ensinamento.
Os capítulos finais também são mais práticos e inclusive trás um questionário com várias perguntas que o pastor vai respondendo e assim sintetiza todo o seu ensinamento.
Acredito que se trata de uma obra necessária e eu só não dei 5 estrelas porque como já acompanho o Pr. Luciano eu já tinha um certo conhecimento dos ensinos e o livro se tornou um pouco cansativo para mim. Mas eu aconselho a quem se interessar pelo tema, a adquirir o livro.

LevyQuemuel 07/12/2022

"Bom não é jejuar, bom é ter jejuado."
A obra, escrita pelo Pr. Luciano Subirá, aborda de forma aprofundada a temática do jejum com propósitos espirituais, apresentando tanto fundamentos teológicos como bibliográficos e científicos na argumentação.

O livro introduz perfeitamente a temática do jejum, solucionando diversas questões como: o que é o jejum?; qual o propósito do jejum? qual a base bíblica do jejum?; quais os tipos e formas de jejum?; quais os cuidados necessários no momento do jejum?; dentre outros questionamentos importantes.

O livro é excelente! Super recomendo!

Carneiro 10/12/2022

Indispensável
Mais uma vez o autor disponibiliza um verdadeiro tesouro, sem sombra de dúvidas esclarecedor, esse livro vai tirar os últimos sofismas que te resta, vai te encorajar e guiar a um jejum poderoso.