A Guerra da Papoula

Resenhas - A Guerra da Papoula

2038 encontrados | exibindo 76 a 91

Sarah Dora 23/12/2022

Cuidado com as drogas
Um livro brutal, mas que nos enche de satisfação, eu achei alguns acontecimentos apressadas, mas não ao ponto de serem mal desenvolvidos. Com certeza é um livro que eu indico!

carolwindlin 17/11/2023

Cravado um dos favoritos do ano!!!! Que história foda.

No começo do livro não tem como imaginar o rumo que a história vai ter, e isso torna tudo mais prazeroso. Toda a narrativa é bem construída, e depois da metade do livro, os cenários e os acontecimentos são marcantes e doloridos. Simplesmente não dá pra parar de ler.

A personagem principal traz um ar jovem pra história que não é nada jovem. Ela é imperfeita, erra, acerta, e a gente entende todas as suas motivações e seus sentimentos. Os outros personagens são tão marcantes quanto, me apeguei demais a eles.

Pegando o segundo livro agora mesmo, e louca pra saber tudo o que vai acontecer!!!!!

PedroS2 06/01/2024

A vingança e os males do poder.
Que livro espetacular! Sem sombra de dúvida umas das melhores fantasias que eu já li.

Atente-se aos gatilhos.

Agora explorando, vamos com isso! QUE trabalho bem feito e construído a autora faz, e de eximia maneira a propósito.
Ela nos introduz o mundo de Poppy War de maneira calma, tranquila, lenta e extremamente detalhada.
É o que eu digo, o escasso cansa e o excesso enjoa. Em momentos chaves, através de mitos e rumores a autora acrescenta infinidade as vertentes do mundo que ela mesma criou.

Geografia, geopolítica, política, mitologia, teologia entram de mancinho, de fininho, como gosto de dizer "no sapatinho", atentando as descrições a história se torna um castelo lindo e forte, com uma fundação firme e ornamentos descritivos impecáveis!

Os personagens? Que se falar, Kitay, Altan, Jiang, Rin, Nezha, o cike. São perfeitos! Bem explorados, a autora simplesmente foi excelente no seus desenvolvimentos em meio a guerra, questões filosóficas, psicológicas, governamentais (o que ela critica com extrema prudência ao longo do livro.)

Pulando para guerra, deixando um pouco de lado os personagens para abordarmos com mais afinco depois.
Isso, como diria Billy Butcher de The Boys "Puta merda, isso foi do KCT".
Nos poucos livros de ficções/fantasia que li e estavam abordando a guerra, não conseguiram chegar nem perto da maestria descritiva que a autora transcreve. É pura, e simples guerra! No seu mais literal sentido da palavra.
Ela não romantiza, não minimiza, ela explora, detalha e se aprofunda.
A autora deixa de maneira explícita o que muitos tentam esconder, que pra mim é idiota! Se você planeja abordar guerra, deve mostrar ela de maneira realista.
Isto fica claro e linka com o desenvolvimento de personagens,

"Quero me esconder. Quero que alguém me diga que vai ficar tudo bem, que isso é só uma brincadeira, um pesadelo." Página 234

Quando eu vi a exploração psicológica da protagonista eu pensei, "Opa, isso vai ser realmente bem trabalhado." E foi!

A escrita carrega um peso incrível, confesso que enquanto li não achei "realmente tão pesado" quanto o pessoal que leu dizia. Porém... até chegar no capítulo 21, o tão comentado!
E lá realmente me pegou, eu como leitor de manga que já leu diversos terrores psicológicos tenho propriedade para dizer que realmente toca no fundo do seu coração.

Eu me vi engolindo e seco e até mesmo ficando com muita raiva. (Se prepare para passar por alguns picos realmente emocionais se você é uma pessoa mais sensível e sentimental.) -esse é um dos lados incríveis do livro, ele evoca completamente emoções do leitor.
Este lado é totalmente proposital da autora pois ela desconstrói a ideia de "lado certo" e "lado errado". Pois a nação de Nikan, fez coisas iguais e quem sabe até piores com a nação inimiga, isto é guerra. Não há lados, ambos matam, torturam, estupram, e brincam com a vida alheia.
Então que justiça há em torcer para a vingança genocida de Rin quando fizeram até pior com a nação atacante?
O livro se torna mais impactante e pesado quando você descobre que foi baseado em fatos, ocorridos a tempos atrás.

Agora sobre os personagens, eu me maravilhei. Ri, odiei, amei, fiquei perplexo dentre outros.

Começando a protagonista, esta personagem me lembra uma frase que pra mim foi icônica da série Vikings. Mais precisamente Ragnar LothBrok disse "Poder é sempre perigoso. Atrai os piores e corrompe os melhores. O poder é dado aqueles que estão prontos a se rebaixar para pegá-lo."

Ela tem medo. Tem problemas. E tenta com grande afinco superá-los, não tenho muito a dizer a cerca dela. Eu realmente me afeiçoei com ela, devido a que ela não é uma moralista qualquer, ou uma protagonista que "tenta ver o bem" em tudo ou "fazer o bem" a qualquer momento. Ela é egoísta, vezes arrogante, apática com as pessoas. E isto é interessante, a quebra do padrão. É como se, ao comparar Rin das primeiras páginas, com Rin do último capítulo tivessem passados vários livros, quem sabe a guerra não faça isso com as pessoas?

Nezha, tirando Altan, foi meu personagem masculino favorito. Eu odiei ele do fundo da minha alma, até passar a não a ama-lo (Altan Stomps), mas realmente gostar dele. Você vê seu crescimento, seu arrependimento pelos erros do passado e sua redenção! O remorso pelo passado e suas intrigas com Rin são facilmente notados e transcritos. A confissão verbal foi muito bem construída.

Altan? Uau! Que profundidade magnífica. Sem dúvida o melhor personagem do livro. A relação construída entre rin e altan é realmente interessante de se ler. Prende a atenção.

Apresentado como alguém quase intocável, imbatível, sempre aquém aos outros. Acima. Uma posição quase mística (e realmente é hahaa)
Após anos, quando ele nos é apresentado novamente, eu pude ver alguém realmente implacável mas muito generoso e ponderante, quando suas estratégias deram errado e a pressão recaiu sobre seus ombros eu vivi momentos me questionando: Quando a autora vai torna-lo mais humano e mostrar seu sofrimento com esta situação?
E logo depois veio. E a explicação de como ele se mantinha firme foi bem surpreendente para mim.

Quando nos é explicado como ele consegue prender em si tanto ódio... tanta raiva. Por quanto dor ele passou para isso eu fiquei realmente pensando "Meu. Deus."
As expectativas em sempre ser o melhor, nunca errar, nunca poder, nunca poder falhar, nunca poder fraquejar, ter de ser uma máquina de guerra criado para batalhar, como ele aguenta?
Ópio.

A seguir algumas coisas interessantes.

Altan - vício.
Dificuldade - vício.
Paralelo entre a grande expectativa, o peso da responsabilidade com o - vício.
A dor da perda quando interligada com o - vício gera minimamente esquecimento e alegrias momentâneas capazes de frugalmente fornecer caminhos para longe da dor que tanto queremos evitar.

Não acho que alguém que nunca passou por uma situação tão grave e desesperadora que viu os vícios como última esperança de manter sua humanidade consiga entender, ou compreender o minimo do peso que isto carregue. Talvez possa pensar "é só parar. E ver de outra perspectiva." Quão fácil seria, se assim fosse não teríamos nada que viciante neste mundo.
Ou mesmo, quão fácil é julgar alguém que entrou em um vício sem saber o que o motivou a tal.
Para um viciado, não é a droga, ou a liberação de dopamina. Mais vale pra ele, trocar todo o seu tempo de vida e dinheiro pelos poucos momentos de refúgio da dor. O esquecimento.

E dor. A autora foi perfeita em mostrar sua visão de que nada pode ser conquistado sem dor e sofrimento. A própria protagonista é um exemplo disto ao longo de todo o livro.

"Sucesso exigia sacrifício. Sacrifício significava dor. Dor significava sucesso." Página 97

Único ponto que eu achei que poderia ter sido melhor, foi que a autora poderia ter apresentado que não há "lados" numa guerra mais cedo.

(Também, identifiquei ao longo da leitura 2 erros ortográficos. Porém isso a gente releva.)

duda 14/04/2023

Sai traumatizada? sim. Preciso de terapia? sim. Amei? COM CERTEZA; mds é tao bom que vc pisca ja foi 50 páginas.
Muito muito bom, não sei como eu ri no começo pq pro final é só depressão

jess 22/07/2022

Isso aqui esquece, né? tá falando da elite. ISSO AQUI É ELITE, não tem erro isso aqui.
Primeiramente quero deixar claro: RESPEITEM OS GATILHOS. Eu mesma não me considero uma pessoa sensível à gatilhos, mas até eu fiquei com o estômago embrulhado e enjoada com algumas das passagens desse livro. Dito isso, é um livro arrasador. O ritmo começa lento, enquanto nos acostumamos ao dia-a-dia de Rin na academia de Sinegard e todo o preconceito que ela encontra. Lá ela descobre que passar no vestibular não foi o suficiente, ela vai ter que provar dia após dia que é muito mais do que uma menina orfã vinda do interior. Após a saída de Sinegard, o ritmo se torna rápido e cada vez mais brutal. A força e resiliência da Rin é sobrenatural, coisa que nos faz ficar ao lado dela até o final, mesmo enquanto acompanhamos ela se perder durante o caminho diversas vezes.
Todos os personagens são extremamente humanos e, por isso mesmo, pessoas horríveis. Suas decisões, muitas vezes tomadas no calor do momento, nos soam absurdas e radicais, mas ainda assim, completamente compreensíveis.

"Se você fosse a vítima, o que poderia dizer para que seu torturador o reconhecesse como humano? Como poderia fazer o inimigo reconhecê-lo e ponto final? E por que o opressor se importaria? A guerra é baseada em noções absolutas. Nós ou eles. Vitória ou derrota. Não há meio-termo. Não há misericórdia. Não há rendição."

Engoli as 512 páginas sem nem sentir, agora é aguardar ansiosamente o lançamento dos próximos volumes.

samisnotreal 12/01/2023

Cara
Facilmente se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Leitura fluida demais; nem parece que tem 500 páginas. Absurdamente bem escrito, é visível a evolução dos personagens ao longo do livro. Adoro livro brutal, apesar de não achar tão pesado quanto pensei que fosse quando me recomendaram. Recomendo demais.

Luiza 09/08/2023

Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente!
Não podia dar outra nota pra esse livro! Me pegou de surpresa pois até então não sabia se ia gostar de uma fantasia sem romance. Mas o livro é tão bem elaborado, escrito, estruturado que você se percebe intrigada, envolvida, tensa, etc. Não tinha como eu, fã de GOT, não gostar hahahha; O desenvolvimento da personagem principal ao longo de todo o livro (que foram 500 páginas mas que podiam ser 3 livros inteiros) foi fenomenal. É incrível a capacidade de um autor de conectar o leitor com os sentimentos de um personagem e ao mesmo tempo nos fazer questiona-los e questionar a si mesmo. Me deu uma aula de história e me fez ter vontade de estudar o império chinês. Tô muito curiosa pro próximo livro e tenho certeza de que todos os livros da autora já estão na minha TBR! Uau, um show, tô chocada até agora kkkk que talento!!!

matty0 08/02/2023minha estante
nossa sim

Jane 57821 04/07/2023

Que história devastadora!!!
Já aviso que esse livro tem cenas MUITO fortes e traumáticas de se descrever, até eu que não tenho gatilhos com certas coisas fiquei com o estômago embrulhado em algumas cenas. É uma história que fala sobre a brutalidade da guerra e seus efeitos na vida das pessoas de forma muito crua e real, aconselho a leitura mas ela deve ser feita com cuidado...

Léo 18/07/2022

Que final
Até mais da metade do livro, tava gostando, apesar de algumas coisas me incomodarem mas as últimas 100 páginas foram uma loucura e não tem como não dar 5
Fabrício 18/07/2022minha estante
Ótima resenha, você deveria escrever mais a respeito dos livros que lê, seu texto é sempre direto e de leitura agradável!

regvariant 29/11/2022

Eu precisei de um momento depois da leitura para conseguir expressar em palavras a magnitude desse livro. A criação do universo é impecável, com uma ambientação e uma base histórica muito bem construída e muito bem explicada. Mas o que torna esse livro tão incrível foi a capacidade da autora de desenvolver esses personagens impecavelmente ao lado de uma história muito bem desenvolvida.
Cada tema levantado, cada personagem envolvido é bem trabalhado e torna a história impossível de parar de ler. A autora criou personagens falhos, intensos, profundos e conseguiu fazer com que eu sentia simpatia por cada um deles.
Além dos importantes temas levantados como a linha tênue entre bem e o mal, a xenofobia, o machismo, crimes de guerra e tantos outros que se inter-relacionam ao longo da trama.
Nas primeiras páginas eu não tinha ideia do universo que seria aberto para mim, mas estou muita satisfeita de poder desfrutar de cada pedacinho dele.

Nat 12/08/2022

Não curti..
Não tenho ressalvas para a parte em que se passa na academia. Foi interessante acompanhar a Rin durante essa jornada acadêmica com todas as suas dificuldades. Mas, a parte da Guerra... Primeiro que por mais que mostrou certos indícios que aconteceria, o momento da primeira batalha eu senti que foi do nada. Pensei que tinha pulado algumas páginas e voltei pra conferir. No decorrer da Guerra também foi ??. Eu tinha zero interesse no que estava acontecendo ali. Os personagens do Cike não tinham nenhuma personalidade ? eu nem conseguia distinguir quem era quem direito. Odiei o Altan - garoto mais que insuportável. Mesmo depois que a gente descobre os motivos dele ser assim eu ainda não tava nem aí. E também, a Rin caindo de amores por ele sendo que ele era um cuzao com ela. Achei isso mal desenvolvido. Quando ele morreu eu não podia estar ligando menos. E, falando na Rin, que adolescente inconsequente. Ela acha que o mundo tá aos pés dela meu Deus. Ela tem é que se foder muito agora que é submissa dessa Deusa.
E a parte das descrições da batalha na capital... literalmente pra que. Não acrescentou em basicamente nada as diversas páginas de descrição minuciosas das atrocidades a não ser para o valor do choque.
E por fim, esse final com genocídio "justificado"...
Enfim, dei essa nota pq é um livro com uma premissa interessante e por causa da parte 1.
Nat 12/08/2022minha estante
Podia ter um 2.75. Não é um 3 mas 2.5 parece pouco ?

Lucas 15/08/2022minha estante
Estou terminando o livro e a minha opinião a respeito da Rin é a mesma sua. Mas para a maioria ela será ?personagem feminina forte?, quando na verdade não passa de uma fedelha insubordinada, cuja teimosia foi uma recurso mal utilizado no desenvolvimento dela.

Nat 15/08/2022minha estante
Pois é mano. Eu de 14 anos seria a que classificaria ela como personagem feminina forte. Ate admito que na parte da escola o comportamento dela é ate ok pra situação. Mas, eu vejo que numa situação de verdade um comandante do exército no meio da guerra não ia ficar aceitando as poucas e boas dela ?

Pan_Lyrio 03/09/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas para esse livro, justamente por causa da parte 1. Não acho que o restante do livro me permita dar 3 estrelas. E eu ainda achei o livro mal escrito, umas descrições fracas para do nada a autora resolver descrever cada detalhe das atrocidades que os inimigos fizeram em um único capítulo. Eu acho que ela só fez isso para tentar justificar o que a Rin ia fazer, o que só piora as coisas.

Bruna.Valentim 01/03/2023minha estante
Eu acho que não é nem questão de justificativa, é uma questão de escolhas, o diálogo com a deusa Fenix deixa isso bem claro, onde ela chega nesse ponto de querer escolher, e nada que foi feito e isso fica claro pela opinião do Kitay, vai justificar o que a Rin fez e fará acredito daqui para frente.
E nem acho que é uma personagem onde a autora criou para que fosse amada, acho que esse livro é mais complexo do que se imagina. Atravessa nesses pontos abstratos dentro de nós mesmos sobre fé e escolha, autorresponsabilidade, princípios e valores.
Bom, só minha humilde opinião, acho que tanto a história e os personagens não foram feitos para serem amados, mas para descerem atravessando mesmo pela garganta e nos trazendo para uma reflexão minimizada do nosso mundo real e atual.

Nelson.Rattacaso 24/12/2023

OBRA PRIMA
Amei, apenas destruiu meu psicológico, me desidratou completamente e me traumatizou pelo resto da vida. Recomendo ?

Falando sério agora, nunca pensei que fosse gostar tanto desse livro, é uma aula de como contar uma história. E o que mais me impressiona, é que esse é o primeiro livro da autora e ela destrói em tudo.

Uma mistura perfeita de um fato histórico com mitologia chinesa.

De todos os livros que já li, muito poucos foram tão imprevisíveis quanto esse, acertei pouquíssima coisa do que iria acontecer, e todas elas me surpreenderam positivamente.

A história em si é maravilhosa e muito bem contada, é uma montanha russa que não para de subir, o início pode parecer lento, mas é importante ele se manter assim para desenvolver o mundo, a filosofia, a política, a mitologia e principalmente os personagens.

Falando dos personagens, gostei de todos, e melhor de tudo é que esse livro é uma aula de como construir um. Não existe vilão, nem herói nessa história, existem pessoas com seus próprios objetivos e ambições, e esses personagens são capazes de fazer coisas muito boas, tanto quanto são capazes de fazer coisas ruins, e é esse tipo de personagem que mais amo.

A transformação da protagonista ( Rin) ao longo da história é incrível, ela vai de uma simples camponesa a uma mulher incrível na linha de frente dessa guerra, e tô muito curioso pra saber o seu papel na sequência.

Preciso destacar que esse é um livro extremamente violento, a autora quis passar como é uma guerra e o que ela é capaz de fazer com as pessoas, então se você tem muita sensibilidade com isso, não leia esse livro.

No mais foi uma das minha leituras favoritas do ano, um livro que explora todo o lado geopolítico, filosófico e principalmente "psicológico" numa guerra, e a fantasia é muito bem colocada no meio disso tudo. Vejo vocês no próximo ?

2038 encontrados | exibindo 76 a 91