A Guerra da Papoula

A Guerra da Papoula R.F. Kuang

Resenhas - A Guerra da Papoula

2036 encontrados | exibindo 91 a 106

Rai 17/05/2023

Primeiramente, se um livro tem aviso de gatilho nas primeiras páginas, é porque o negócio é sério, então levem em consideração.

Realmente tem uma pegada diferente dos livros ocidentais, algo na escrita e desenvolvimento, no cuidado e dureza com a protagonista que só vejo em conteúdos asiáticos. Mas com esse tendo o proveito de contar uma história real com partes fantásticas trazendo pro ocidente um pouco do que eles passaram.

São muitas emoções lendo este livro, e a divisão em três partes soube separá-las muito bem:
Primeira parte sendo a apresentação dos personagens, com Rin ainda muito jovem e com uma vida dura, se esforçando ao máximo para mudar sua realidade e ir bem na escola. É uma parte quase inocente, vemos a evolução de Rin nos ensinamentos, nas artes marciais, intrigas com os ricos privilegiados e a ameaça de guerra sendo apenas na teoria.
Então chegamos na segunda parte, a guerra vem e tudo muda bruscamente. A descrição e a brutalidade dos acontecimentos são difíceis de engolir e pensar que são coisas que seres humanos realmente tiveram a crueldades de fazer, na vida real, em guerras como a do Ópio. Nos apegamos a mais personagens, odiamos outros e vemos Rin mudando e perdendo a inocência com tudo isso.
E aí, quando você pensa que não dá para piorar, chega a terceira parte te provando o contrário. E é aquela loucura cheia de adrenalina, desespero, perdas e pensamentos de "como que eles vão sair disso????"

Gabrielly.Andrade 13/02/2023

MEU DEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO, amei demais, achei uma trilogia que vai se comparar com Jogos Vorazes pqp há quero ler o segundo

Lara 09/09/2022

Espera até a metade do livro
Ok, Rin? até mais ou menos o meio do livro tava achando td meio parado, meio chato. Mas da metade pro final, vc me convenceu. Muitas vezes tive mta raiva das coisas q vc fez e n te entendia, massss a parte final do livro é MT boa então vou dar uma chance pro próximo pq tô mt curiosa pra saber oq vai acontecer dps de td q vc fez

Nathalia184 30/01/2024

Tem um começo esquisito, com diálogos que te tiram bastante de dentro da história.
Mas isso muda quando a guerra começa e o impacto dela começa a ser sentido pelos personagens.
Doida para saber o que vem no restante da trilogia.
Sabrina.Sofyan 30/01/2024minha estante
ESSE LIVROOOOO AAAAAAAAAAA muito bom

Nelson.Rattacaso 24/12/2023

OBRA PRIMA
Amei, apenas destruiu meu psicológico, me desidratou completamente e me traumatizou pelo resto da vida. Recomendo ?

Falando sério agora, nunca pensei que fosse gostar tanto desse livro, é uma aula de como contar uma história. E o que mais me impressiona, é que esse é o primeiro livro da autora e ela destrói em tudo.

Uma mistura perfeita de um fato histórico com mitologia chinesa.

De todos os livros que já li, muito poucos foram tão imprevisíveis quanto esse, acertei pouquíssima coisa do que iria acontecer, e todas elas me surpreenderam positivamente.

A história em si é maravilhosa e muito bem contada, é uma montanha russa que não para de subir, o início pode parecer lento, mas é importante ele se manter assim para desenvolver o mundo, a filosofia, a política, a mitologia e principalmente os personagens.

Falando dos personagens, gostei de todos, e melhor de tudo é que esse livro é uma aula de como construir um. Não existe vilão, nem herói nessa história, existem pessoas com seus próprios objetivos e ambições, e esses personagens são capazes de fazer coisas muito boas, tanto quanto são capazes de fazer coisas ruins, e é esse tipo de personagem que mais amo.

A transformação da protagonista ( Rin) ao longo da história é incrível, ela vai de uma simples camponesa a uma mulher incrível na linha de frente dessa guerra, e tô muito curioso pra saber o seu papel na sequência.

Preciso destacar que esse é um livro extremamente violento, a autora quis passar como é uma guerra e o que ela é capaz de fazer com as pessoas, então se você tem muita sensibilidade com isso, não leia esse livro.

No mais foi uma das minha leituras favoritas do ano, um livro que explora todo o lado geopolítico, filosófico e principalmente "psicológico" numa guerra, e a fantasia é muito bem colocada no meio disso tudo. Vejo vocês no próximo ?

zoni 05/09/2022

É muito bem escrito, muito bem estruturado, mas algumas decisões me fizerem questionar se a autora estava mesmo confiante com cada uma das decisões
Olha, acho que poucas vezes eu fui arrebatado de tal maneira com o final de um livro. No início do romance eu estava lendo sobre adolescentes vivendo em uma escola de treinamento e estava adorando tudo isso, é até minha parte favorita da história, com isso, com esses eventos mais leves e até clichês, cheguei acreditar que o livro seria só mais uma fantasia sobre a jornada do escolhido, mas, a autora subverte essa expectativa de uma forma muito assombrosa e tudo se torna uma coisa que eu nem sei e nem consigo explicar em palavras sem dar spoilers... é sério, do meio pro final são tantas emoções arrebatadoras e realmente assustadoras, que me fazia pensar: o que eu tô fazendo aqui. R.F. Kuang narra atrocidades de forma crua e gráfica, a crueldade e o horror de uma guerra é colocada bem na nossa cara como um soco, e tal qual George Martin, a autoras deixa claro que ninguém será poupado por aqui, nem mesmo os nossos personagens favoritos. O final da história é muito pesado e não muito empolgante, já que não vislumbro felicidade, mas, ainda assim, estou curioso para ver quais serão as consequências das escolhas egoístas da protagonista na continuação.

Anna 08/08/2022

excelência em forma de livro
esse livro é grandioso, ele é um acontecimento, uma experiência
eu sempre disse que tinha medo de ler esse livro pq eu sabia que tudo que eu lesse depois dele, seria pior por comparação.
e eu nunca estive tão certa sobre algo. a guerra da papoula é um livro que te seduz desde o começo, tanto pela escrita da autora ser extremamente envolvente, mas também pelo fato dos personagens estarem inseridos em um contexto que te intriga.
uma das coisas que eu mais gosto é a protagonista, rin, ela é uma personagem REALMENTE cinzenta, seu código moral vai mudando à medida que o livro avança, e você acompanha ela nessa jornada de descobrir qual papel ela vai ter na história.
sinto que esse livro veio na época certa, tem um tempo que eu estou entediada com as minhas leituras, principalmente quando se trata de fantasias. tudo era bobo demais conveniente demais e romantizado demais. mas tudo muda nesse livro, que tem essa pegada mais adulta, sabe? nesses momentos eu percebo o amadurecimento da minha leitura.
enfim, o livro é muitíssimo pesado, com vários gatilhos. tem partes do livro em que eu tive que fechar e respirar, de tão desconfortável que eu fiquei, e não digo isso como uma coisa ruim, afinal, toda arte é produzida para te fazer sentir algo, mesmo que esse algo seja um desconforto, um cutucão que te doi muito.
de fato, r. f. kuang traz um novo jeito de escrever fantasia e de escrever guerras, com uma construção de mundo impecável, personagens intrigantes e um cenário brutal. ela pega a essência das coisas e eleva elas ao máximo potencial.
e eu volto a dizer, é um livro extremamente brutal, gráfico e explícito. tomem bastante cuidado ao lê-lo.

lu 01/10/2023

Completamente sem palavras
"a guerra não determina quem tem razão. ela determina quem sobrevive."

sou meio suspeita pra falar porque já comprei esse livro sabendo que ia ser 5 estrelas favoritado, mas não esperava que fosse ser tudo que foi.
a r. f. kuang descreve perfeitamente o quão devastante é uma guerra. em alguns capítulos tive que fechar o livro por uns instantes pra conseguir digerir tudo que estava acontecendo. sem contar a história evolui tão bem que parece que eu li vários livros em um só.
os personagens, principalmente a rin, se desenvolvem perfeitamente e eu amei a forma como a autora fez questão de ressaltar que eles tiverem escolha sobre cada uma das ações deles, nada foi predestinado. a guerra da papoula foi simplesmente um acontecimento

Nat 12/08/2022

Não curti..
Não tenho ressalvas para a parte em que se passa na academia. Foi interessante acompanhar a Rin durante essa jornada acadêmica com todas as suas dificuldades. Mas, a parte da Guerra... Primeiro que por mais que mostrou certos indícios que aconteceria, o momento da primeira batalha eu senti que foi do nada. Pensei que tinha pulado algumas páginas e voltei pra conferir. No decorrer da Guerra também foi ??. Eu tinha zero interesse no que estava acontecendo ali. Os personagens do Cike não tinham nenhuma personalidade ? eu nem conseguia distinguir quem era quem direito. Odiei o Altan - garoto mais que insuportável. Mesmo depois que a gente descobre os motivos dele ser assim eu ainda não tava nem aí. E também, a Rin caindo de amores por ele sendo que ele era um cuzao com ela. Achei isso mal desenvolvido. Quando ele morreu eu não podia estar ligando menos. E, falando na Rin, que adolescente inconsequente. Ela acha que o mundo tá aos pés dela meu Deus. Ela tem é que se foder muito agora que é submissa dessa Deusa.
E a parte das descrições da batalha na capital... literalmente pra que. Não acrescentou em basicamente nada as diversas páginas de descrição minuciosas das atrocidades a não ser para o valor do choque.
E por fim, esse final com genocídio "justificado"...
Enfim, dei essa nota pq é um livro com uma premissa interessante e por causa da parte 1.
Nat 12/08/2022minha estante
Podia ter um 2.75. Não é um 3 mas 2.5 parece pouco ?

Lucas 15/08/2022minha estante
Estou terminando o livro e a minha opinião a respeito da Rin é a mesma sua. Mas para a maioria ela será ?personagem feminina forte?, quando na verdade não passa de uma fedelha insubordinada, cuja teimosia foi uma recurso mal utilizado no desenvolvimento dela.

Nat 15/08/2022minha estante
Pois é mano. Eu de 14 anos seria a que classificaria ela como personagem feminina forte. Ate admito que na parte da escola o comportamento dela é ate ok pra situação. Mas, eu vejo que numa situação de verdade um comandante do exército no meio da guerra não ia ficar aceitando as poucas e boas dela ?

Pan_Lyrio 03/09/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas para esse livro, justamente por causa da parte 1. Não acho que o restante do livro me permita dar 3 estrelas. E eu ainda achei o livro mal escrito, umas descrições fracas para do nada a autora resolver descrever cada detalhe das atrocidades que os inimigos fizeram em um único capítulo. Eu acho que ela só fez isso para tentar justificar o que a Rin ia fazer, o que só piora as coisas.

Bruna.Valentim 01/03/2023minha estante
Eu acho que não é nem questão de justificativa, é uma questão de escolhas, o diálogo com a deusa Fenix deixa isso bem claro, onde ela chega nesse ponto de querer escolher, e nada que foi feito e isso fica claro pela opinião do Kitay, vai justificar o que a Rin fez e fará acredito daqui para frente.
E nem acho que é uma personagem onde a autora criou para que fosse amada, acho que esse livro é mais complexo do que se imagina. Atravessa nesses pontos abstratos dentro de nós mesmos sobre fé e escolha, autorresponsabilidade, princípios e valores.
Bom, só minha humilde opinião, acho que tanto a história e os personagens não foram feitos para serem amados, mas para descerem atravessando mesmo pela garganta e nos trazendo para uma reflexão minimizada do nosso mundo real e atual.

Bruna 29/05/2023

Gostei muito da história, mas um pouco menos do que gostaria.
A mitologia da coisa toda me deixa muito curiosa e gosto muito da parte política. Com certeza são os pontos altos da história.
Mas muita coisa é tão conveniente para a Rin em tantos aspectos. Ela decide que vai prestar o exame nacional, estuda muito enquanto trabalha e passa em dois anos.
Ela sofre no começo do ano letivo, decide que vai se tornar a melhor aluna e consegue.
Nesses aspectos, parece um pouco fora da realidade, porque tudo acontece muito rápido e a gente não observa tanto.
Também não gostei muito da exposição da tortura. Eu entendo que a proposta do livro é ser mais cru e direto e a gente vê isso desde o começo, mas a partir dos 75% ficou um pouco demais. Principalmente em uma conversa especifica com outra personagem feminina. Alguns detalhes não eram preciso ser dados sobre muitas coisas para sabermos que algo horrível aconteceu, uma parte pareceu ser mais para chocar do que de fato acrescentar coisas, então me incomodou em partes.
Gosto muito da reflexão que o final trás, com as atitudes da protagonista. Consideramos a Rin boa ou má? O que de fato divide essa linha em tempos de guerra? E fora dela?
Estou bem ansiosa pelo próximo livro.

regvariant 29/11/2022

Eu precisei de um momento depois da leitura para conseguir expressar em palavras a magnitude desse livro. A criação do universo é impecável, com uma ambientação e uma base histórica muito bem construída e muito bem explicada. Mas o que torna esse livro tão incrível foi a capacidade da autora de desenvolver esses personagens impecavelmente ao lado de uma história muito bem desenvolvida.
Cada tema levantado, cada personagem envolvido é bem trabalhado e torna a história impossível de parar de ler. A autora criou personagens falhos, intensos, profundos e conseguiu fazer com que eu sentia simpatia por cada um deles.
Além dos importantes temas levantados como a linha tênue entre bem e o mal, a xenofobia, o machismo, crimes de guerra e tantos outros que se inter-relacionam ao longo da trama.
Nas primeiras páginas eu não tinha ideia do universo que seria aberto para mim, mas estou muita satisfeita de poder desfrutar de cada pedacinho dele.

Wania Cris 06/03/2023

Deve ficar bom no segundo livro...
Fui convidada para uma leitura desse livro super hypado e já fui com os quatro pés atrás...

O começo é bem interessante, mostra uma sociedade fragmentada, enfraquecida e lutando entre si enquanto aguardam o ataque de um inimigo comum. Rin é uma órfã buscando mudar seu futuro e faz um esforço sobre-humano para ser aprovada em um teste tão difícil que poderia se chamar vida. Ela consegue e então vem mais dificuldade pois é uma pobre coitada num mundo de favorecidos.

Depois vem a guerra e dizem que é quando a estória muda e muda mesmo, fica super chata. É repetitiva, cansativa e vazia. Apesar de ter amadurecido, Rin parece mais infantil que no começo e eu quase podia vê-la dando birra dizendo EU QUERO EU QUERO EU QUERO EU QUERO o tempo todo.

Quanto à fantasia em si achei bem insípida, mal dando para notar. O final é tão bleh que só fechei o Kindle e fui dormir. Pra isso serviu bem.

Mais um livro hypado que só se justifica pelo investimento da editora em influencers.

Evaldo7 23/03/2023

Uma história incrível!
#DLL23: Sobre uma cultura diferente da sua

"A Guerra da Papoula" é um livro de fantasia escrita pela autora R. F. Kuang, publicado em 2018. A história se passa em um mundo fictício, inspirado na China Antiga, e acompanha a jornada da jovem Rin, uma órfã que se alista no exército imperial para fugir do casamento arranjado. A trama se desenrola em meio a uma guerra entre o império e a Federação dos Nikara, onde Rin descobre que possui poderes mágicos e se torna uma peça fundamental na luta pelo poder.

Uma das principais qualidades do livro é a construção de personagens. A autora apresenta personagens complexos, com motivações e conflitos internos bem definidos, o que torna a narrativa mais rica e envolvente. Rin, por exemplo, é uma personagem muito interessante e multifacetada, que tem que lidar com a sua identidade como nikara, os seus poderes mágicos e as consequências da guerra. A forma como a autora explora a evolução da personagem, em meio a um cenário de violência e caos, é extremamente bem realizada.

Outro ponto forte do livro é a abordagem psicológica da guerra e da violência. A autora não se limita a descrever cenas de batalhas, mas também explora as consequências psicológicas que a guerra tem nos personagens. A violência é retratada de forma crua e realista, mostrando as cicatrizes físicas e mentais que ela deixa nos personagens.

No entanto, o livro não é perfeito. Em alguns momentos, a narrativa pode ser um pouco confusa, especialmente em relação aos aspectos políticos da trama. Alguns personagens também podem parecer um pouco rasos em comparação com outros, mas isso não compromete a qualidade geral da obra.

Esse livro é uma obra prima da fantasia, que apresenta uma trama envolvente e personagens cativantes. A forma como a autora aborda a guerra e a violência é um dos aspectos mais interessantes do livro. Definitivamente, esse é uma das melhores leitura que tive nesse ano.

Babsland 25/03/2023

Fantasia imersiva incrível
Esse livro simplesmente desgraçou minha cabeça, mal posso esperar pra começar a continuação.
Saber dos paralelos históricos dele deixa tudo mais especial.

2036 encontrados | exibindo 91 a 106