Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Cherry 18/09/2022

?.
Apesar da cuidadosa pesquisa do autor a respeito da cultura árabe, e de uma boa evocação da época em que se passa, nada consegue mascarar seus personagens unilaterais e estereotipados.
ViniBarcellos 18/09/2022minha estante
Que pena, estava ansioso para ler esse

Cherry 18/09/2022minha estante
Não se apegue à minha resenha, leia e tire suas próprias conclusões :)
Por enquanto, a perspectiva que tive foi essa

ViniBarcellos 18/09/2022minha estante
Sim, vou fazer isso

lgcorporativo 17/11/2022minha estante
Um comentário num dia mau humor.

Gabi 29/10/2023

???????
Eu não sabia o que esperar quando iniciei a leitura desse livro, mas o baque que eu levei foi maior que o salto que eu dei, PORQUE JESUS DO CÉU.
Esse romance meio ficção meio fantasia com várias doces de realidades doloridas, é tão completo e tem tantos personagens envolventes, que não dá pra parar de ler. O triste mesmo é que acaba.
emclara 29/10/2023minha estante
nossa, agora eu fiquei interessada

Gabi 29/10/2023minha estante
é muito bom, apesar de fazer o leitor sofrer haha.

emclara 31/10/2023minha estante
livro bom é assim mesmokkkkk

aeviiin 10/12/2023

Um final talvez desnecessário
Eu fiquei muito curiosa sobre a história do Yacub, me conectei com as dores dele e a forma como a história foi contada, mas me frustrei com o final do livro, parece que roda jornada que ele fez foi em vão e que ele voltou pro mesmo ponto de que saiu.
Raul145 19/12/2023minha estante
Acabei de ler e eu tive exatamente a sensação que você descreveu.

aeviiin 16/01/2024minha estante
Foi uma das sensações mais frustrantes que já senti lendo um livro, juro. Foi uma jornada tão dolorida, tão difícil, mas ele passou por tudo e aí jogou tudo pra cima e voltou pro começo. ?

Mari 23/12/2022

Nunca tinha lido nada desse autor, que é brasileiro mas também mestre em estudos árabes pela Universidade de Madri, e como jornalista já fez várias coberturas na Síria.
Esse livro então, foi uma inovação, uma ficção de estreia, mas retratou a imigração sírio-libanesa pro Brasil, e as sequelas do mandato francês na Síria e no Líbano com a delicadeza dos poetas, em um romance muito lindo sobre distância e saudade de casa; uma saudade que a gente nunca vai entender, claro.
Tudo bem que sou suspeita pra falar, porque a pegada da escrita brasileira já me fisga logo no começo, mas é mesmo inegável que a história, não só sobre distância, mas também o medo de vários possíveis futuros, a influência em si mesmo das próprias decisões, sobre São Paulo de 1930 e, principalmente, sobre religião, tem uma poesia muito forte, no estilo de ?Antes de nascer o mundo?, e o mesmo estilo de relação pessoa/natureza/campo espacial (quem gosta de ler Mia Couto pode ir forte).
Na história, uma dupla de amigos vive uma vida simples em uma vila, e quando um deles anuncia que vai embora, o outro começa uma sequência de sofrimento, sentimentos, medo e um luto antecipado, que depois vai se tornar um luto real. Eu particularmente gosto muito de livros sobre o luto, talvez por nunca ter passado por algo parecido, mas acho que esse em especial me tirou da minha zona de conforto. Realmente, não é um livro confortável, mas livros bons são exatamente esses, e o autor parece ter se comprometido com a ideia de relembrar que é preciso força também pra se ferir com as lembranças.
Um livro sobre a imigração dolorosa, e sobre a historia de ?uma Síria que também existe no Brasil?. BOM!
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Vendo Brutus sorrir, Yacub se enchia de uma impronunciável certeza de que habitava um mundo mais feliz do que o dos outros.?
Rayssa Freires 24/12/2022minha estante
Essa resenha esta muito boa ?

Bruna 24/12/2022minha estante
essa resenha me deu vontade de ler o livroo????

Felibalex 03/10/2023

Um fogo que não queima
Na minha opinião o livro é muito fraco, lento e não consegue desenvolver nenhum personagem. Com tudo para poder entrar em uma terra fértil, fica capítulos e capítulos rodando sobre o mesmo tema e sem trazer nenhum ponto novo. Alguns momentos chegam a ser repetitivos e não acrescentam nada na história. Outros parecem estar ali apenas como um aceno a uma história lgbt. De todo modo, a história não agrada. O livro passaria tranquilamente como esquecível. Uma pena.
Lino 17/10/2023minha estante
O que você achou do final?

Felibalex 17/10/2023minha estante
Não gostei do livro? achei o final apressado e fora de tom. O sentimento nutrido pelo colega de quarto pareceu forçado para dar uma sensação de ?escolha de Sofia?. Fraco ? e você?

Rê Lima 10/02/2023

Gostei muito da narrativa do livro, dos personagens, da história em si, mas queria uma definição mais feliz para o protagonista.
Adriana1161 12/02/2023minha estante
Tb gostei do livro até a terceira parte, depois?

Rê Lima 12/02/2023minha estante
Foi a parte esquisita mesmo!

Felipe 19/09/2023

Escrita impecável
Vocês se odeiam? Temos uma obra de arte aqui é ngm tá dando atenção?

A escrita aqui é muito boa, LEIAM
Sarah587 19/09/2023minha estante
Arrependida de não ter comprado ele por 10 reais na bienal ?

Planells 12/08/2023

Quem nunca amou em silêncio e perdeu um grande amor?
Um livro que trasmite uma profunda tristeza e vazio a traves da jornada de seu personagem principal; é como se a dor e o vazio que ele sentisse fosse palpável. A mensagem do livro é concisa, nele o autor narra sobre a migração de sírios e libaneses ao Brasil em busca de um futuro melhor longe de sua terra e cultura, longe de seus parentes aos quais, provavelmente, nunca voltarão a ver e a terra que nunca voltarão a pisar. A historia também aborda sentimentos de luto, de perda, de escolhas dolorosas e de amar em silêncio.

Uma das minhas passagens favoritas: ?Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro.?
@tatysturnick 12/08/2023minha estante
Meu livro favorito da vida. ?

Day 14/02/2024

Iniciei a leitura sem saber muito sobre o que a história se tratava, porque optei por não ler a sinopse completamente, então foi um misto de estranhamento com surpresa ver que o personagem principal seria Yacub.
Demorei um pouco a me conectar com a história, mas quando ela começa a ser narrada no Brasil, fui compreendendo melhor as dores de Yacub e dos que estavam à sua volta. Algumas coisas me incomodaram, como a facilidade em encontrar o tio Mikhail e até mesmo Jurj, mas esse último dá pra relevar.
Acho que a parte do realismo mágico poderia ser melhor construída para que as cenas finais fossem mais críveis.
Não gostei muito do final, talvez pela falta de construção do realismo mágico e do jinni em si, tudo acontece "porque eu quero" e o leitor fica "então tá bom", e é isso. A escolha de Yacub não me surpreendeu, mas queria a outra, não vou negar.
Enfim, o livro interesante com algumas coisas que me perderam ao longo da história, mas que tem um potencial muito grande e de leitura bem fluida. Lerei outros livros do autor
Pris 15/02/2024minha estante
Super concordo com a sua resenha! Eu gostei muito da experiência da leitura, porque o autor escreve muito bem, eu conseguia ver direitinho a ambientação e os personagens, mas faltaram alguns pontos de construção e o final também não me agradou

Jediel.Santos 01/01/2024

A vela se apagou
'Vou sumir quando a vela se apagar' retrata, de uma maneira envolvente, os sentimentos de um homem cujo mundos se colidem e se afastam simultaneamente o tempo todo. Acompanhar a montanha de sentimentos que Yacub precisa enfrentar ao longo da história e sua incansável busca por entender o porquê das coisas acontecerem do jeito que aconteceram é o que torna esse livro tão sensacional.
alberto03 01/01/2024minha estante
comecei a ler esse hoje

Luana1208 16/06/2023minha estante
nossa que resenha maravilhosa! deu muita vontade de ler o livro.

julianii 06/09/2023

é um livro melancólico e sensível. achei bem ambientado e gostei da escrita. senti falta de alguma coisa que eu não sei exatamente oq?? mas no geral é um bom livro
Jackcoriolano 27/09/2023minha estante
Melancólico é a palavra, exatamente.

@tatysturnick 04/06/2023

Não esperava nada.. Ganhei tudo!
É uma obra que nos leva a refletir sobre questões fundamentais da vida. O livro mergulha em temas como identidade, confiança e busca pela felicidade, através de uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas.

Apesar dessa busca, este é um livro muito triste e repleto de camadas, que a cada uma você se sente mais ligado aos personagens complexos e sentindo suas dores de forma tão única, que te faz refletir sobre as próprias nuances da vida.

A escrita pode ser difícil no começo, mas logo você se vê envolto e totalmente transportado para o mundo que ele propõe, que é capaz de sentir o cheiro do suor e imerso na cultura (na qual o autor faz com maestria a junção de gestos com a cultura Síria).

Afinal, quem consegue descrever a morte com essas palavras, te deixa totalmente preso em qualquer ato.. "Butrus fora embora. Não para o Brasil, mas para aquela escuridão da qual ninguém volta, ninguém manda cartas. Ninguém enriquece."

É um livro que eu não esperava nada, mas que entregou tudo e mais um pouco. Um livro que não precisou descrever todos os sentimentos envolvidos, você consegue sentir e identificar em um único "ele sorriu". Ali, você consegue sentir as quinhentas e uma sensações que vem com essa simples frase, sem precisar-lhe acrescentar mais nada.

Este livro é uma escolha certa para aqueles que buscam uma experiência literária que vai além do entretenimento superficial.

Recomendo um milhão de vezes.
Luzimari Corso 05/06/2023minha estante
Que lindo!!! ??

Nilsonln 21/01/2024

Não leia a sinopse
Antes de mais nada, melhor não ler a sinopse de "Vou sumir quando a vela se apagar", pois ela entrega demais a história que está por vir.

Conselho dado, posso dizer que amei o livro, a história, os personagens e a escrita deste romance homoafetivo tão lindo e peculiar. Tomara que o autor lance logo outro livro, vou adorar ler!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM
Monique 26/01/2024minha estante
Sim cara que ódio, nao6tem nem como sentir muito o impacto a sinopse cheia de spoiler, continuei lendo porque o livro é bom, mas se não gostasse já tinha parado de ler no começo.

Maria Clara | @aclaraleu 22/03/2023minha estante
EXATAMENTEEEE. Faria mais sentido ele abandonar o passado e começar uma nova vida, to impactada ainda