Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

danisnilo 11/05/2024

Desejo e culpa
Das crenças do ser humano, uma das piores é a de que não é possível sonhar com uma realidade diferente. O romance é um realismo mágico contextualizado em outra cultura, com um toque visceral, místico, doído. As personagens são marcantes e reais. Poderia ser uma história um pouco mais longa, senti falta de elaborar mais as questões, o final ficou um pouco corrido. Vale a pena a leitura, principalmente pra quem se interessa por histórias LGBTs mais adultas.

Marina 09/05/2024

Achei chato. A escrita não anima, a história não prende, não dá vontade de ler pra descobrir o que acontece, achei o final aleatório, não entendo o hype.

Luana 06/05/2024

Como lidar com o luto
Um jeito bonito e difícil de contar sobre o caminho encontrado para lidar com a perda de alguém fundamental para a própria vida. Em meio a cenários estranhos, mas não completamente desconhecidos, conseguimos nos relacionar com a história de Yacub que ainda está tenta desvelar o novelo não só da própria dor, mas da própria identidade. Penso que a narrativa as vezes tenta abarcar muitos temas e não consegue dar conta de todos eles, o que deixa uma sensação incompleta no fim da leitura. Ainda assim, é uma obra que vale a pena ser lida, inclusive pelos traços de fantástico que introduz na história e que vai ficando cada vez maior para a construção da narrativa.

Mary Maia 05/05/2024

Gostaria de um final mais bem elaborado.
Fiquei triste e frustrada com esse final...Não sou da galera que acha que necessariamente as histórias precisam de finais felizes, mas gostaria de algo mais complexo.

lita.reading 04/05/2024

Arrebatador e potente
"Somos um só corpo, pensou. Vou me enrolar com ele e cobrir a gente de terra."

"vou sumir quando a vela se apagar" é um livro arrebatador, que vai narrar a história de Yacub, um jovem que encontra o amor e o perde de forma trágica.

Movido pela culpa e pelo sofrimento de quem, subitamente, se vê sem nada, encara uma mudança brusca de vida: parte, com o intuito de realizar o sonho da pessoa que amou e de conquistar perdão, de um povoado na Síria em direção a São Paulo. A história, então, perpassa por encontros com pessoas que marcarão Yacub, por reflexões ante a vida e por vivências cheias de significado e aprendizado.

O livro, que é de uma poesia tão triste e potente, fala sobre amor e amizade, mas sobre luto, infelicidade e culpa. Isso, envolvendo o leitor em uma narrativa amarga, tão fluída quanto possível, que traduz a intensidade dos sentimentos de Yacub de forma excepcional. Carrega muita cultura e crenças que podem ser vistas de forma alegórica ou concreta.

No fim, é uma leitura impossível de se esquecer, que traz seres humanos sendo humanos ? falhos, encantadores e complexos.

Elle.Marques 30/04/2024

Um livro sobre o luto e a descoberta sobre si
Temos um livro com uma narrativa que ora pode parecer lenta mas que não prejudica o andar da leitura. Aqui seguimos a história de Yacub, sentimos na sua pela, vivemos a sua vida, lidamos com seu dia a dia, sofremos com o seu luto e acima de tudo o entendemos.

O livro é mais do que mostra, apresenta uma vida em década diferente, um mundo tão distante onda o futuro é infinito e incerto assim como nosso medos e destino.

Nathy 29/04/2024

Alguém que não consegue superar o luto e seguir adiante. Triste mas muito comum. Sem grandes acontecimentos, em alguns momentos chega a ser enrolado.

Porcuxa 28/04/2024

Em poucas palavras, posso dizer que o autor conseguiu colocar o abstrato em palavras e, honestamente, só lendo para compreender isso.

Fiquei viciada na narrativa de Diogo Bercito, ele foi costurando uma história linda e muito dolorida, luto, angústia, lendas, medos e sentimentos não compreendidos são o grande foco do livro.

Ainda não consegui me decidir sobre o jinni. Para mim ele é uma grande metáfora e, que ideia genial, afinal é quase impossível explicar os complexos de amor, culpa, depressão, medo, morte.

Helen.Caroline 26/04/2024

Foi sumindo ao longo da história
Yacub e Brutus mantém uma amizade sincera e verdadeira há anos. Até que uma fatalidade os separa. Fazendo com que ambos sigam rumos diferentes do que eles haviam planejado.

Depois dessa separação, Yacub se sente muito sozinho na Síria, então ele embarca em uma jornada de auto descobrimento para enfrentar de uma vez por todas os seus medos e o responsável pelo fim da sua amizade.

Um livro muito bem escrito, mas que desandou ao longo do desenvolvimento da história.

Tinha tudo pra ser um livro memorável, mas não foi.

Laisson 25/04/2024

"-Quem você quer ser, brutos, que não pode ser aqui?
-você não entende. Aqui, a gente não pode ser nada."

Que livro doído.
Abordar a perda e como ela aflige a nossa vida, não é algo fácil, mas esse livro conseguiu por em palavras a dor da ausência e da perda. É Incrível com o autor soube desenvolver os personagens, e como o sentimento de pertencimento é capaz de mudar nossas vidas.Não gostei do rumo que levou ao final, mas não deixa de ter sido uma ótima leitura.

Laisson 25/04/2024

"-Quem você quer ser, brutos, que não pode ser aqui?
-você não entende. Aqui, a gente não pode ser nada."

Que livro doído.

Camilla.Loureiro 25/04/2024

Um final inesperado
A leitura foi um pouco lenta. Mas, não arrastada. Senti que o livro foi se passando aos poucos. Cheio de palavras não ditas e subentendidas. Admito que senti falta de mais páginas. Queria conhecer mais a fundo os outros personagens. Saber as histórias deles.