Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Helen.Caroline 26/04/2024

Foi sumindo ao longo da história
Yacub e Brutus mantém uma amizade sincera e verdadeira há anos. Até que uma fatalidade os separa. Fazendo com que ambos sigam rumos diferentes do que eles haviam planejado.

Depois dessa separação, Yacub se sente muito sozinho na Síria, então ele embarca em uma jornada de auto descobrimento para enfrentar de uma vez por todas os seus medos e o responsável pelo fim da sua amizade.

Um livro muito bem escrito, mas que desandou ao longo do desenvolvimento da história.

Tinha tudo pra ser um livro memorável, mas não foi.

Laisson 25/04/2024

"-Quem você quer ser, brutos, que não pode ser aqui?
-você não entende. Aqui, a gente não pode ser nada."

Que livro doído.
Abordar a perda e como ela aflige a nossa vida, não é algo fácil, mas esse livro conseguiu por em palavras a dor da ausência e da perda. É Incrível com o autor soube desenvolver os personagens, e como o sentimento de pertencimento é capaz de mudar nossas vidas.Não gostei do rumo que levou ao final, mas não deixa de ter sido uma ótima leitura.

Laisson 25/04/2024

"-Quem você quer ser, brutos, que não pode ser aqui?
-você não entende. Aqui, a gente não pode ser nada."

Que livro doído.

Camilla.Loureiro 25/04/2024

Um final inesperado
A leitura foi um pouco lenta. Mas, não arrastada. Senti que o livro foi se passando aos poucos. Cheio de palavras não ditas e subentendidas. Admito que senti falta de mais páginas. Queria conhecer mais a fundo os outros personagens. Saber as histórias deles.

murilo-1984 25/04/2024

Vou sumir quando a vela se apagar, assim como as palavras que não foram lidas.
Deu pra sentir a dor do Yacub a cada página lida e a pior parte a sua decisão no final.

Assim como a chama da vela que se extingue, tudo na vida é passageiro e devemos valorizar cada momento, cada palavra e cada pessoa enquanto estão presentes, pois um dia também desaparecerão.

"Yacub enxergava, finalmente, os dias tristes escondidos por trás de tantas gargalhadas. Chegou a pensar que os dias tristes eram mais numerosos do que os felizes, agora que havia notado a existência deles."

Gabriel.Almeida 20/04/2024

Onde estão os tesouros do Brasil?
Bem escrito e poético, Diogo Bercito em seu romance de estreia entrega uma linda história sobre luto, sobrevivência e migração, impossível não se comover e não sentir a dor de Yacub, uma das melhores leituras do ano, vale muito a pena!

"Chegou a pensar que os dias tristes eram mais numerosos do que os felizes, agora que havia notado a existência deles."

leti 19/04/2024

Omg
Jesus que livro triste ? gostei muuuuito e tinha vezes (a maioria delas) que eu sentia a dor do yacub, fiquei um pouco tristonha com o desfecho e de como o jinni tomou proveito dele e do sofrimento dele também só pra se satisfazer mas pensando no yacub eu entendo o lado dele ?? amei ler essa história e de acompanhar ele durante toda jornada entre siria x brasil

Baconzitas 16/04/2024

Que tristeza
Um livro muito bom

Mas só consigo pensar repetidamente ?que tristeza, que tristeza. Que dor!?

Difícil descrever sem dar spoiler, mas fala sobre indas e vindas de diferentes terras e despedidas

Joy 13/04/2024

Vou sumir quando a vela se apagar????
Cara, esse livro é muito bem escrito, é uma prosa com um teor lírico bastante presente e cativante. Sinceramente, ficarei de olho em lançamentos desse escritor, pois gostei demais.
Ao longo da leitura fiquei me questionando se o escritor é Libanês, porque ele aborda os temas de uma maneira tão verídica, como alguém que realmente conhece e entende. De fato. Pois ele se especializou em história voltada aos países árabes, o que trás seriedade ao seu livro e o torna ainda mais importante.
Em suma, adorei como os assuntos foram abordados, a proposta narrativa é fluída e, sobretudo, como ele fala do Brasil! É lindo! Fiquei muito orgulhosa e com o coração quentinho.
Gostei muito de ter meu primeiro contato com essa cultura por meio deste livro. Recomendo.

Ps: se alguém já leu, gostaria de debater o final, pois achei extremamente fantasioso e não sei se entendi bem a metáfora. Aberta a debates?

Debs.Lima 08/04/2024

Não sei expressar os sentimentos
É um livro sensível e bonito que trata sobre costumes, cultura e mudança, ou não, de visão de mundo. Certamente fala, e muito bem, sobre sentimentos e sobre amor.
Retrata o luto e a culpa de uma forma rica utlizando-se de folclore do povo Sírio. Mostra que esses sentimentos podem guiar toda uma vida e preencher todo um ser, por mais que se tenha chances e caminhos de superação.
É legal também ver o retrato da imigração Sírio-libanesa para o Brasil e o contraste da terra. Ver que, apesar da distância, os povos marginalizados e oprimidos por outras nações sofrem a mesma coisa, a mesma miséria e o mesmo desperdício de recursos "dos donos de terra" enquantos outros passam fome.
Sério, leiam.. É lindo.

Isabela 04/04/2024

Foi um livro diferente das minhas leituras usuais com uma temática diferente, acompanhar a trajetória do personagem foi agoniante, entender as nuances ele, enfim, foi um bom livro.

Janai 01/04/2024

Pra falar a verdade, comprei o livro pq achei a capa bonita, não li sinopse e não sabia se ia gostar da leitura. mas, o romance de estreia do diogo bercito me cativou. yacub tem uma jornada incrível, que faz a gente querer acompanhar e saber até onde vai e qual será o desfecho.