Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Gabriel.Almeida 20/04/2024

Onde estão os tesouros do Brasil?
Bem escrito e poético, Diogo Bercito em seu romance de estreia entrega uma linda história sobre luto, sobrevivência e migração, impossível não se comover e não sentir a dor de Yacub, uma das melhores leituras do ano, vale muito a pena!

"Chegou a pensar que os dias tristes eram mais numerosos do que os felizes, agora que havia notado a existência deles."

leti 19/04/2024

Omg
Jesus que livro triste ? gostei muuuuito e tinha vezes (a maioria delas) que eu sentia a dor do yacub, fiquei um pouco tristonha com o desfecho e de como o jinni tomou proveito dele e do sofrimento dele também só pra se satisfazer mas pensando no yacub eu entendo o lado dele ?? amei ler essa história e de acompanhar ele durante toda jornada entre siria x brasil

Baconzitas 16/04/2024

Que tristeza
Um livro muito bom

Mas só consigo pensar repetidamente ?que tristeza, que tristeza. Que dor!?

Difícil descrever sem dar spoiler, mas fala sobre indas e vindas de diferentes terras e despedidas

Joy 13/04/2024

Vou sumir quando a vela se apagar????
Cara, esse livro é muito bem escrito, é uma prosa com um teor lírico bastante presente e cativante. Sinceramente, ficarei de olho em lançamentos desse escritor, pois gostei demais.
Ao longo da leitura fiquei me questionando se o escritor é Libanês, porque ele aborda os temas de uma maneira tão verídica, como alguém que realmente conhece e entende. De fato. Pois ele se especializou em história voltada aos países árabes, o que trás seriedade ao seu livro e o torna ainda mais importante.
Em suma, adorei como os assuntos foram abordados, a proposta narrativa é fluída e, sobretudo, como ele fala do Brasil! É lindo! Fiquei muito orgulhosa e com o coração quentinho.
Gostei muito de ter meu primeiro contato com essa cultura por meio deste livro. Recomendo.

Ps: se alguém já leu, gostaria de debater o final, pois achei extremamente fantasioso e não sei se entendi bem a metáfora. Aberta a debates?

Debs.Lima 08/04/2024

Não sei expressar os sentimentos
É um livro sensível e bonito que trata sobre costumes, cultura e mudança, ou não, de visão de mundo. Certamente fala, e muito bem, sobre sentimentos e sobre amor.
Retrata o luto e a culpa de uma forma rica utlizando-se de folclore do povo Sírio. Mostra que esses sentimentos podem guiar toda uma vida e preencher todo um ser, por mais que se tenha chances e caminhos de superação.
É legal também ver o retrato da imigração Sírio-libanesa para o Brasil e o contraste da terra. Ver que, apesar da distância, os povos marginalizados e oprimidos por outras nações sofrem a mesma coisa, a mesma miséria e o mesmo desperdício de recursos "dos donos de terra" enquantos outros passam fome.
Sério, leiam.. É lindo.

Isabela 04/04/2024

Foi um livro diferente das minhas leituras usuais com uma temática diferente, acompanhar a trajetória do personagem foi agoniante, entender as nuances ele, enfim, foi um bom livro.

Janai 01/04/2024

Pra falar a verdade, comprei o livro pq achei a capa bonita, não li sinopse e não sabia se ia gostar da leitura. mas, o romance de estreia do diogo bercito me cativou. yacub tem uma jornada incrível, que faz a gente querer acompanhar e saber até onde vai e qual será o desfecho.

igor 30/03/2024

De algum jeito, queria nunca chegar, só partir.
Triste quando não conseguimos deixar de olhar pra trás. o sentimento de falta, de não pertencer a nada nem ninguém, de não se encaixar em lugar nenhum, de viver apenas pra seguir aquilo que as pessoas nos destinaram a seguir.
Me identifiquei mais do que gostaria com o protagonista. até um pouco engraçado termos além dos sentimentos personalidades parecidas.

Oll3m 27/03/2024

Acompanhamos a jornada de Yacub, jornada a qual ele procura por respostas que nem mesmo ele sabe as perguntas.
A dor do luto, da culpa, de sentimentos que não se pode colocar em palavras.
Um livro bom e memorável.

ArturDamas 27/03/2024

Gostei de ter conhecido a dor e o luto de Yacub - apesar de ter despertado em mim uma tristeza, mas essa é uma das razões porquê leio: pra ser desperta alguma emoção em mim. Assim como gostei de ter conhecido um pouco mais da sua cultura (síria) também.
Um bom livro, bem escrito; pena que curto.

Flavinha 18/03/2024

Interessante!! Uma escrita bonita, poética , melancólica. Abordando temas sobre imigração, sexualidade, amizade, luto, culpa, amor, angústias, felicidade. A segunda parte foi a que mais me chamou a atenção, desbravando São Paulo e a amizade que vai crescendo entre Yacub e Jurg. Um final triste mas não teria como ser diferente por toda a culpa que ele carregava mesmo não tendo.

?Ele começou com passos curtos e lentos e então mais longos e velozes. Sentia o gosto amargo que contamina o paladar dos que sabem que estão certos e errados ao mesmo tempo e torcem para a proporção entre o bem e o mal lhes favorecer.?

Ailton 17/03/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Quando o passado nos pesa mais que o presente e nos faz vive-lo todos os dias, a ponto de não querer viver o presente.
Com escrita fluída o autor nos leva a uma São Paulo com referências ainda vista nos dias de hoje, melancólico e bem estruturado, o texto trás os sentimentos dos personagens a tona, fazendo nos reconhecer em todos eles. Personagens que carregam suas histórias sem grandes sobressaltos e conquistas tal qual a vida de muitos. Um livro ainda que melancólico, leve, forte e reflexivo.