Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Manu5 13/01/2024

É um livro que fala sobre imigração o primeiro que leio com esse tema se não me engano, acho muito triste a forma como essas pessoas via o Brasil, como se fosse muito fácil ganhar dinheiro, mais ou menos dá noite pro dia, isso ainda acontece com algumas pessoas que mora no nordeste e acha que vim pra São Paulo seria fácil, a vida é bem melhor mais tbm não é fácil, nada na vida é fácil, são Paulo é uma cidade enorme com muita gente, muito trabalho mais tem ir a luta, dinheiro não cai do céu, o personagem desse livro me cativou muito.

mad 12/01/2024

Sim vale a pena
Eu acho que eu acabei de ler um dos livros mais lindos e mais bem escritos da minha vida
literalmente toda a construção e tudo que tá subentendido mas ao mesmo tempo tá na sua cara é incrivel, foi doloroso ler sendo sincera porque é tudo tao bem descrito nas entrelinhas que você consegue entender perfeitamente o que tá acontecendo
obrigado diogo por essa obra de arte

ana 08/01/2024

Foi uma leitura agradavel!
gostei de conhecer mais sobre a cultura dos personagens, afinal sou descendente de sirio-libaneses tambem e foi importante para eu me reconectar ela!
a narrativa é interessante, apesar de não ter entendido o objetivo/para onde a história estava encaminhando até boa parte da leitura.
não consegui me apegar aos personagens (exceto pelo Jurj, que me encantou de primeira!) e não gostei do fato de muitos diálogos terem sido apenas comentados/resumidos e não mostrados em sua íntegra.
por fim e não querendo entregar spoilers: não acredito que o final escolhido tenha sido coerente com a narrativa do personagem principal!

sobre a edição da intrinseca: a capa é linda! mas uma sugestao: seria ótimo adicionar notas de roda pé mostrando o significado de alguns termos arabes!

Sarah.Porfírio 06/01/2024

O Diogo me surpreendeu com sua escrita fluida e sensível.

Vou sumir quando a vela se apagar, é um livro que de sofrido também se torna apaixonante ao longo das páginas e história.

Uma história sobre a dificuldade de ser um imigrante, sobre perder quem mais amamos, sobre se reencontrar em sonhos que não era seu, e sobre se fazer casa em meio ao desconhecido.

Lindo!

"? A gente pensa que ninguém mais no mundo é um poço profundo. Que ninguém tem as dúvidas que a gente tem."

Jediel.Santos 01/01/2024

A vela se apagou
'Vou sumir quando a vela se apagar' retrata, de uma maneira envolvente, os sentimentos de um homem cujo mundos se colidem e se afastam simultaneamente o tempo todo. Acompanhar a montanha de sentimentos que Yacub precisa enfrentar ao longo da história e sua incansável busca por entender o porquê das coisas acontecerem do jeito que aconteceram é o que torna esse livro tão sensacional.
alberto03 01/01/2024minha estante
comecei a ler esse hoje

vasodeplantaverde 30/12/2023

Como ir do mirabolante para o razoável
Sinceramente, não é nada do que ele propaga. O livro é curto, mas parece uma tortura chegar até o final e não é culpa do escritor, muito pelo contrário, ele escreve muito bem. Acredito que tudo isso decore por ser exatamente o que o protagonista sente, uma infinita agonia. Sem contar o final, fiquei extremamente decepcionada. A premissa do livro em si é incrível, agora o problema é como foi executado.

Érica 22/12/2023

Rico em cultura, sentimentos, descrições, um belo exemplo de como a literatura nacional está vivíssima!
É um livro sobre amor, luto, escolhas, migração, colonização, amizade, amor, saudade.

Raul145 19/12/2023

Arrastado
O livro é bem arrastado, a parte 1 apresenta o problema, a parte 2 tenta desenvolver mais as personagens e talvez seja a parte mais interessante do livro. Foi o momento em q eu estava me apegando a tudo q estava acontecendo mas aí veio a parte 3 e foi ladeira abaixo! O final corre para chegar em um ponto que tenta finalizar toda a metáfora que o livro trabalhou a respeito de suas questões. Infelizmente é uma história que tem potencial mais ao meu ver não foi bem desenvolvida. Traz uma mensagem interessante mas arranha a superfície do que se propõe. Yacub é uma personagem complexa que não tem a profundidade que merece para desenvolver suas questões. 3 estrelas para não ficar abaixo da média.

Alexandre 18/12/2023

Recomendo
Esperava estabelecer uma ligação mais significativa com o livro. À medida que a história se desdobrava, meu apreço aumentava. Mesmo sem alcançar a conexão esperada, ainda assim, recomendo o livro.

aeviiin 10/12/2023

Um final talvez desnecessário
Eu fiquei muito curiosa sobre a história do Yacub, me conectei com as dores dele e a forma como a história foi contada, mas me frustrei com o final do livro, parece que roda jornada que ele fez foi em vão e que ele voltou pro mesmo ponto de que saiu.
Raul145 19/12/2023minha estante
Acabei de ler e eu tive exatamente a sensação que você descreveu.

aeviiin 16/01/2024minha estante
Foi uma das sensações mais frustrantes que já senti lendo um livro, juro. Foi uma jornada tão dolorida, tão difícil, mas ele passou por tudo e aí jogou tudo pra cima e voltou pro começo. ?

Maju Deolindo 07/12/2023

A vela apagou
Queria ter gostado mas achei o livro chato, muito triste e não consegui me conectar e nem torcer para as personagens.

mushroomdooms 05/12/2023

sobre a distância com ânsia de estar sempre perto
o luto é para mim o tema principal desse livro, com uma parte de fantasia e romance. foi um dos melhores livros que li na vida, sem dúvidas, o final é dilacerador, muitíssimo triste.

incrível, de verdade. não esperava que fosse tão bom.

mallie 01/12/2023

Viva a literatura brasileira
O 5 estrelas mais 5 estrelas que eu já li na minha vida. Que livro lindo, que história linda, que espetáculo. Descreve tantos sentimentos e também não deixa claro todos, mas você consegue identificar em uma única frase. É surreal de bom, não existe nada mais impactante na leitura você ser impactado com um choque cultural muito grande, mas também uma identificação com o personagem. Enfim virou um dos meus favoritos

Kurth 28/11/2023

Não Não Não Não Não Não
Não é possivel.
Qual é a dificuldade de deixar o rapaz ter um pouquinho de paz na própria vida?
A primeira parte um foi muito bem ambientada, apesar da sinopse do livro, cheguei a duvidar que Yacub realmente sairia da Síria.
Durante a segunda parte, já no Brasil, estava muito esperançosa quanto aos meus planos idealizados para Yacub.
A terceira desceu rasgando pela garganta, quase desisti de finalizar o livro.
Acredito que essa obra disse muito sobre a culpa e o perdão.
Depois de toda jornada enfrentada, gosto de crer que, finalmente, Yacub tenha encontrado o perdão.
Não sei o que concluir.

jhunior 26/11/2023

Mel e aguardente
A jornada de Yacub me faz refletir sobre o peso da culpa que impomos sobre nós quando a vida nos surpreende e nos tira a esperança e os sonhos que queremos realizar. Esse peso pode nos levar a uma jornada que nos trará respostas, mas também podem te impedir de viver uma nova vida especial. Ao final tudo que importa é a paz que pode ser obtida para a alma, mente e coração ao poder concluir seus objetivos. Para alguns é o ir e ficar. Para outros vir e voltar.

A escrita do Diogo Bercito é encantadora e sensível. Eu lia e podia ver e sentir as emoções e ações do nosso protagonista. Mas como disse chico felitti: este romance é mel e sangue na mesma medida. Saio dele apaixonado.

Ps.: Jurj e suas orelhas de abano. ??