Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

-Koraline 04/02/2024

Apesar da narrativa do autor ser bem envolvente, a história, mesmo sendo emocionante, poderia ter sido bem melhor. Se a questão do autor era retratar a difícil realidade de imigrantes do Brasil, que continua sendo uma realidade tão difícil no próprio país, não foi feita com muito sucesso, por que as coisas aconteciam de forma fácil demais para todos os personagens, quase como que se não tivessem tentado, o que dá a impressão de que a ideia de que vir para o Brasil para enriquecer é realmente verdade.

Láiza 03/02/2024

The scientist? ?
NÃO LEIA A SINOPSE PORQUE TEM SPOILER NELA ?

Esse é daqueles livros que tomam seu interesse pelo título. Fiquei curiosa com o nome dado e já atenta a todo o ambiente difícil e triste.

"Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro."

Recomendo muito ??

Beatrizen 30/01/2024

Não vou me ater a construção de personagens nem nada do tipo, quero deixar aqui meu relato puramente sobre os sentimentos dessa história. Uma típica jornada daquelas onde você tenta se arrancar da sua zona de conforto em busca de algo desconhecido que pode ou não ser fruto de um sentimento que não é seu ou que você gostaria que fosse. Só que nessa jornada você sempre esquece pra trás alguma raiz naquele solo infértil do qual você tentou fugir. A jornada do nosso protagonista é cheia de incertezas e fantasmas, e ainda cheia de monstros e o pior deles está dentro de si e é com ele que se segue o maior embate dentro da narrativa, sobre luto, culpa e julgamentos.

alistair 30/01/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Comecei a ler sem pretensão alguma. Não li sinopse e não fazia ideia do qhe me esperava. Encontrei um livro com uma escrita fluída, personagens que me cativaram e uma história que me deixava ansioso a cada capítulo.
Acho que por gostar tanto fiquei um pouco desapontado com o final. Uma sequência é muito bem vinda, principalmente se explorar mais ainda personagens como a Remédios e Jurj.
No geral foi uma leitura prazerosa que deixou um gostinho de quero mais.

biasteiner 28/01/2024

arrebatador
o tipo de livro que me faz ter orgulho da literatura brasileira. o autor escreve com maestria o relato de um imigrante do oriente médio lgbt que passa por diversas questões envolvendo sua religião e crenças pessoais e as próprias paixões e vivências da vida

me apaixonei completamente pela escrita e toda a história e acho que esse é o tipo de livro essencial para entender um pedacinho da história do nosso país

Andreia Guida 27/01/2024

A trama é triste e poética, muito bonita. Uma delicadeza incrível ao abordar o luto, o amor e a cultura árabe?e talvez por conta disso o final me incomodou tanto. Merecia mais.

Franciely.Zubricki 25/01/2024

Tristeza sem fim
Gostei da escrita do autor, da forma poetica que ele narra a jornada desse personagem. Foi um livro que eu gostei de ter lido mas não foi um favorito. Ele tem um tom triste que vai que ate o final, é uma agonia sem fim. O final ao mesmo tempo que me deixou triste pelo que aconteceu me deixou um pouco decepcionada tbm. Queria ter visto mais desenvolvimento no Yacub, senti um pouco de falta disso.

Outra coisa que poderia ter é a tradução de coisas/falas citadas sobre a cultura abordada no livro.

Nilsonln 21/01/2024

Não leia a sinopse
Antes de mais nada, melhor não ler a sinopse de "Vou sumir quando a vela se apagar", pois ela entrega demais a história que está por vir.

Conselho dado, posso dizer que amei o livro, a história, os personagens e a escrita deste romance homoafetivo tão lindo e peculiar. Tomara que o autor lance logo outro livro, vou adorar ler!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM
Monique 26/01/2024minha estante
Sim cara que ódio, nao6tem nem como sentir muito o impacto a sinopse cheia de spoiler, continuei lendo porque o livro é bom, mas se não gostasse já tinha parado de ler no começo.

Julia 20/01/2024

Minha opinião sobre este é contraditória já que quase desistir e sentia que não queria mais ler ao mesmo tempo que não conseguir esquecer a história
voltei pra ele depois de semanas sem ler e devorei as ultimas 100 páginas
não sei se gosto do final ao mesmo tempo que não sei se desgosto, é um livro que me deu sensações e sentimentos confusos
mas foi uma leitura boa onde você entende mais o personagem não pelo que esta escrito mas pela forma que foi escrito
a resenha deve esta mais confusa que meus sentimentos em relação ao livro, mas é isso

alexx_ 18/01/2024

Expectativas
Eu fui esperando muito, ouvi falar muito bem, alguns compararam com um livro que gosto muito e acabou que não supriu minhas expectativas.

Kingpedroh 17/01/2024

Sensível e metafórico
Saio desta leitura um pouco frustado pelo desfecho, que aos meus olhos foi feito de uma forma muito rápida e ao mesmo tempo me encontro encantado pela escrita do autor e por seus personagens.

É um retrato cheio de sentimentos e muito bem ambientado, sua escrita fluída faz com que sem perceber o leite se apaixone por cada história individual ali descrita.

Recomendo a leitura

Mandi 16/01/2024

Boa leitura, mas não emociona.
Ouvi tanto falar desse livro que estava esperando a história mais devastadora da minha vida. Embora seja muito bem escrito, o livro não passa a emoção que eu presumo que tenha sido intenção do autor. Não me comovi, em momento algum, com o luto do personagem, nem me encantei com sua jornada, nem nada.

Senti que a narrativa deu algumas voltas pra criar páginas, introduziu personagens pra depois abandoná-los (mas compreensível, pois não eram o foco), e a terceira parte em especial foi um aglomerado de linhas e mais linhas de enrolação até o desfecho.

Um livro rápido de ler e rápido se esquecer.

ramwnx 15/01/2024

Sobre pertencimento e retrata um pouco da cultura árabe. talvez esse seja o livro mais fluido que já li até hoje.