Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Rafael Batista 18/02/2024

Nota: DE REPÚDIO
Brincadeiras à parte, estava com grandes expectativas para esse livro. O início parece a subida de uma montanha russa, nos prepara para uma queda intensa e de tirar fôlego, mas aí, após a subida, a gente se dá conta que está naquele Minhocão de parque infantil e só vai ser uma voltinha sem graça, o problema aqui é que essa voltinha sem graça não acaba, parece que alguém esquece de desligar o brinquedo e você já não aguenta mais ficar ali. Umas das leituras mais arrastadas que já fiz. Estava esperando uma jornada arrebatadora de luto, e tive vários fragmentos de passagens de uma pessoa em um novo local, longe de sua cultura, meio mal desenvolvido. Olhe. Se você gostou, você venceu. Mas nessa leitura aqui, eu saí perdendo.

Dudu 17/02/2024

Achei um livro muito bom, com uma escrita fácil de ler e uma história instigante.

Entretanto, o final foi muito decepcionante. Para mim, a história teve um fechamento muito abrupto e que não correspondeu ao forte enredo construído.

Mesmo assim, é uma história muito bonita, permeada por relevantes questões culturais e por uma melancolia quase palpável.

Ao final, o leitor permanece com um sentimento de falta, o que leva a uma identificação com o personagem principal e sua trajetória.

herbz 16/02/2024

Impactante, até certo ponto.
Eu simplesmente não consigo aceitar o fato de que o protagonista prefere reviver o passado do que encarar um futuro ? que possivelmente seria brilhante.
No começo, fazia sentido não se desprender do passado, ele não tinha algo ou alguém que o fizesse querer viver um futuro, mas a partir do momento que estes algos surgem, não valia a pena tentar?
O livro em si é muito bom, não é como os romances convencionais que estamos acostumados a ler, mas ainda assim, na minha singela opinião, o protagonista merecia muito mais do que recebeu no final.

Edi 14/02/2024

Um livro com muitos elementos que eu gosto: outra cultura, personagens complexos e um romance homoafetivo. No entanto, não funcionou muito pra mim. Esperava mais e talvez a expectativa fez com que a história não me cativasse tanto. O início é ótimo, mas com o desenrolar dos acontecimentos fui achando bem chatinho.

Alexia.Esperoni 14/02/2024

Ok
Tinha abandonado o livro lá pela pg 40 pq tava achando muito ruim kkk o autor trás vários termos em outra língua mas não trás a tradução e eu tenho que ficar adivinhando o que tá escrito. Dei uma nova chance e depois o acontecimento principalmente o livro ficou interessante

Monique 14/02/2024

Facilmente devorável
Gostei muito dessa leitura, nas três vezes em que sentei pra ler foi muito difícil largar e sempre lia em grandes goles a história.

É um livro muito triste, mas também aconchegante de alguma forma. Poético e afagou minha alma melancólica.

PS: NÃO LEIA A SINOPSE, HOJE EM DIA PARECE QUE ELAS TEM A OBRIGATORIEDADE DE PREVINIR O POSSÍVEL INCÔMODO QUE UMA LEITURA PODE CAUSAR E POR VEZES JÁ QUEREM FORNECER UMA INTERPRETAÇÃO PARA O LEITOR AO INVÉS DE DEIXÁ-LO TRABALHAR...

Day 14/02/2024

Iniciei a leitura sem saber muito sobre o que a história se tratava, porque optei por não ler a sinopse completamente, então foi um misto de estranhamento com surpresa ver que o personagem principal seria Yacub.
Demorei um pouco a me conectar com a história, mas quando ela começa a ser narrada no Brasil, fui compreendendo melhor as dores de Yacub e dos que estavam à sua volta. Algumas coisas me incomodaram, como a facilidade em encontrar o tio Mikhail e até mesmo Jurj, mas esse último dá pra relevar.
Acho que a parte do realismo mágico poderia ser melhor construída para que as cenas finais fossem mais críveis.
Não gostei muito do final, talvez pela falta de construção do realismo mágico e do jinni em si, tudo acontece "porque eu quero" e o leitor fica "então tá bom", e é isso. A escolha de Yacub não me surpreendeu, mas queria a outra, não vou negar.
Enfim, o livro interesante com algumas coisas que me perderam ao longo da história, mas que tem um potencial muito grande e de leitura bem fluida. Lerei outros livros do autor
Pris 15/02/2024minha estante
Super concordo com a sua resenha! Eu gostei muito da experiência da leitura, porque o autor escreve muito bem, eu conseguia ver direitinho a ambientação e os personagens, mas faltaram alguns pontos de construção e o final também não me agradou

nicolemartinss 07/02/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Foi meu primeiro livro finalizado depois de um ano de ressaca então considero, de certa forma, um livro especial. foi uma boa leitura! eu me interessei bastante pela primeira parte e a até certo ponto da segunda, mas na terceira.... entendo que o final faça sentido na trajetória do personagem, mas particularmente não curti haha. é um livro curto mas é um livro bem escrito e considerando que o autor tenha um estudo mais aprofundado acerca da temática tornou tudo muito mais interessante de ler. obs.: durante a leitura me lembrava constantemente d'O Conde de Monte Cristo, mas não sei por quê.

Bruno236 04/02/2024

Que livro triste
É uma história sobre luto. Luto por quem já se foi, luto pela terra deixada pra trás. Um luto que não passa, que não consegue ser superado por mais que se tente.

Nas primeiras páginas já me apeguei ao Yacub. Tinha vontade de dar um abraço nele cada vez que ele se sentia sozinho, perdido, abandonado.

Não vou negar que o final me decepcionou um pouco. Queria pelo menos saber como ficaram os outros personagens que, assim como Yacub, também são muito bons!

-Koraline 04/02/2024

Apesar da narrativa do autor ser bem envolvente, a história, mesmo sendo emocionante, poderia ter sido bem melhor. Se a questão do autor era retratar a difícil realidade de imigrantes do Brasil, que continua sendo uma realidade tão difícil no próprio país, não foi feita com muito sucesso, por que as coisas aconteciam de forma fácil demais para todos os personagens, quase como que se não tivessem tentado, o que dá a impressão de que a ideia de que vir para o Brasil para enriquecer é realmente verdade.

Láiza 03/02/2024

The scientist? ?
NÃO LEIA A SINOPSE PORQUE TEM SPOILER NELA ?

Esse é daqueles livros que tomam seu interesse pelo título. Fiquei curiosa com o nome dado e já atenta a todo o ambiente difícil e triste.

"Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro."

Recomendo muito ??

Beatrizen 30/01/2024

Não vou me ater a construção de personagens nem nada do tipo, quero deixar aqui meu relato puramente sobre os sentimentos dessa história. Uma típica jornada daquelas onde você tenta se arrancar da sua zona de conforto em busca de algo desconhecido que pode ou não ser fruto de um sentimento que não é seu ou que você gostaria que fosse. Só que nessa jornada você sempre esquece pra trás alguma raiz naquele solo infértil do qual você tentou fugir. A jornada do nosso protagonista é cheia de incertezas e fantasmas, e ainda cheia de monstros e o pior deles está dentro de si e é com ele que se segue o maior embate dentro da narrativa, sobre luto, culpa e julgamentos.

alistair 30/01/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Comecei a ler sem pretensão alguma. Não li sinopse e não fazia ideia do qhe me esperava. Encontrei um livro com uma escrita fluída, personagens que me cativaram e uma história que me deixava ansioso a cada capítulo.
Acho que por gostar tanto fiquei um pouco desapontado com o final. Uma sequência é muito bem vinda, principalmente se explorar mais ainda personagens como a Remédios e Jurj.
No geral foi uma leitura prazerosa que deixou um gostinho de quero mais.