Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Bleenda 06/03/2024

Tocou em alguns demônios que eu preciso exorcizar
Eu definitivamente amei a escrita do autor, fui sentindo a melancolia junto com as páginas, foi bom acompanhar a jornada do Yacub e as vezes eu queria muito pegar ele e colocar dentro de um potinho.
Certos trechos me pegaram muito, e eu gostei muito do jurj de riso fácil, tava torcendo muito por um outro final mas ainda assim eu entendo o Ya. Muitas vezes nos apegamos muito a lembranças do passado que nos fechamos pra qualquer possibilidade de futuro.

soutojulia 03/03/2024

É um livro muito lindo com a linguagem muito significativa, gostei muito dele mesmo não me prendendo muito, achei o final ok pq é realista ao mesmo tempo com aquele toque de fantasia, é um livro para poéticos que vêem a vida e querem ir atrás dela mesmo sem saber por onde

alice2161 02/03/2024

é muito bom.
mostra perfeitamente a dor de perder uma pessoa bem próxima, é uma escrita mais culta, porém fácil de entender.
super recomendo!

Felipe1503 28/02/2024

Bom, mas poderia ser melhor
Se não fosse pelo final e por uma terceira parte bastante razoável, seria um excelente livro! Ainda assim, é bom!

MiMoreli 27/02/2024

Um livro bonito e triste ao mesmo tempo. Achei que ficou um pouco no raso em alguns temas, esperava que se aprofundasse mais. Sinceramente não gostei muito do final. Mas é um livro gostoso de ler.

Cynara.Maira 26/02/2024

A escrita desse livro é muito boa e eu genuinamente queria gostar, mas pra ser sincera nem houve um grande plot nem uma construção de personagem que me fizesse ficar extremamente interessada na história.

No fim pareceu algo meio rascunho, talvez se o personagem fosse melhor aprofundado, pra mim ele se resume a Brutus e não saber ler, a busca pelo jinin também ficou meio sem sentido, acho que seria o livro dos sonhos se essa escrita linda fosse mais alinhada com o personagem

mavis 25/02/2024

Eu amei, vi gente reclamando do final mas acho que aconteceu exatamente o que tinha que acontecer e o que eu imaginava, acho que se não fosse algo fantasioso eu ai sim me decepcionaria. Amei muito a escrita, a história, a jornada e os personagens, lindo, lindo demais.

Ge... 25/02/2024

Coitado do Jurj
A escrita é muito bonita e floreada, sem ser maçante ou chata, porém, mesmo com a história sendo bem legal não foi um livro que me prendeu tanto.
Realmente gostei de acompanhar o Yacub durante todo o livro, desde a primeira grande dor dele (que me deixou bem abalada) até a última escolha dele (que sinceramente achei moa pensada).
Como o livro fala bastante sobre a Síria, até porque grande parte do mesmo se passa lá, tiveram várias palavras em árabe, o que é super compreensível e diferente, a única parte ruim sobre isso foi que as palavras e expressões em árabe não tiveram tradução em momento algum, algumas delas é possível entender o sentido devido o contexto da frase, mas outras delas infelizmente não, o que me deixou levemente perdida em alguns momentos do livro.
Sobre o final, eu sinceramente não gostei, na minha opinião o Yacub deveria ter ficado no Brasil, junto com os amigos que ele fez durante o tempo que ficou aqui, mas ele escolheu voltar pra Síria, o que eu até entendo, a família dele estava lá e tudo mais, mas acredito que a situação de vida dele seria melhor aqui no Brasil, sem toda a dor e todo o sofrimento que ele tinha na Síria. E também não consigo deixar de pensar no Jurj, na Remédios, no tio Mikhail e nos outros amigos que ele fez, eles com certeza sentirão falta do Yacub.
Enfim, Yacub é um querido que tem sentimentos lindos e puros, que conseguiu ter relações maravilhosas durante todo o livro, espero sinceramente que ele tenha ficado feliz e satisfeito com a última escolha dele.

Bia 24/02/2024

O livro é bonzinho, mas não me prendeu
Quando li a sinopse do livro o achei bem interesse, mas confesso que ao iniciar a leitura acabei ficando com um pé atrás.

O livro tem bons momentos, e embora eu tenha ficado um pouco entediada com boa parte dele, achei a escrita do autor muito boa e tem partes que realmente conseguem tocar algo em você, mas acabei me decepcionando demais com o desenvolver da história, principalmente com a parte final, que achei que foi corrida de mais e que com certeza poderia ter sido totalmente diferente.

Thayanne24 23/02/2024

Achei o livro muito bom, com uma escrita sensível, fácil de ler e instigante.

A narrativa delicada e poética me envolveu desde as primeiras páginas, enquanto acompanhava a jornada de Yacub em sua busca por respostas sobre si, seus sentimentos e seu lugar no mundo. Depois, fui transportada para um mundo onde a solidão, a introspecção e a busca por significado ganham vida de maneira profunda e comovente. A solidão de Yacub mesmo quando cercado de novos amigos em uma nova cidade são como um espelho de nossas próprias lutas e buscas.

A tristeza e a dor de Yacub são quase palpáveis. Contudo, esperava um desenvolvimento mais detalhado no final, que me pareceu meio corrido em comparação ao desenvolvimento do restante do livro.

Gostaria de ter visto novamente Jurj, Remédios e tio Mikhail pois foram personagens também muito importantes na história.

Num geral, foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, até agora.

Deivid53 22/02/2024minha estante
Além disso como a carta foi queimada sem que pudéssemos saber o seu conteúdo.... :/

Alex de Sá 20/02/2024

Que leitura prazerosa!

O leitor consegue sentir a tristeza na vida do protagonista Yacub, pela escrita poética e fluida do autor. Belas palavras que traduzem a angústia do imigrante gay que começa uma "nova " vida no Brasil depois de uma tragédia pessoal. / Uma jornada no mais profundo devaneio pelo rincões do Brasil com a mitologia árabe.

Amei demais a leitura! ?

Gi 19/02/2024

Primeira parte: triste, Segunda parte: legal, Terceira parte: acabou com a história
Achei que o autor escreve muito bem. O livro seria excelente não fosse o final. Não gostei do desfecho.
O livro é dividido em 3 partes: a primeira é triste, mas muito boa; a segunda é a melhor das 3, com ótimas descrições da cidade de SP, o bairro dos sírios, a vida dos personagens, adorei. A terceira parte, apesar de muito bem escrita, detonou a história (minha opinião).
O personagem principal é muito triste e, com isso, a história é triste do início ao fim.

Yacub é um sírio de 20 anos, que mora com os pais e as tias em um vilarejo na Síria. É amigo de Brutus, de 19 anos, e os dois trabalham nos campos de uva do vilarejo. Praticamente todos os dias, após o trabalho, vão para o jardim de uma casa abandonada na esquina do vilarejo para fumar e conversar e só então vão para as suas casas.
Certo dia, após o expediente, Brutus revela a Yacub que seu tio Mikhail o chamou para ir morar no Brasil com ele, pois o tio estava tendo uma vida próspera desde que chegou ao país. Yacub se desespera com a situação e tenta convencer Brutus de que a vida na Síria e no vilarejo também seriam prósperas para eles, no entanto, o que Yacub não sabia, é que Brutus já estava com a passagem comprada para a viagem.
Nesse ínterim, ocorre um acidente e temos então um plot twist na história muito interessante.
Na parte II da história, somos levados a São Paulo dos anos 30, com descrições maravilhosas das ruas, dos bairros e a vida do personagem no novo país. As amizades, vizinhanças, o comércio.