Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

LauraFF 26/05/2024

Distância
O livro trata da história de yacub, que perde o melhor amigo Brutus, por quem também nutria um sentimento alem da amizade. Yacub toma o sonho de Brutus como seu, a ida ao Brasil, com a esperança de resgatar e manter a memoria do amado, nesse processo ele se depara com a realidade de uma comunidade arabe brasileira em São Paulo, e suas crenças sobre a morte de Brutus.

Mari 25/05/2024

A escrita do Diogo Bercito é muito boa e bonita, já a história em si me lembrou o Alquimista pelo toque de misticismo e o protagonista numa jornada solitária, que acaba sendo um processo de autodescoberta.

O tema do livro é luto, então o tom da narrativa é melancólico, e embora tenha gostado do realismo mágico, não achei o final muito satisfatório. Fiquei com a sensação de que ficou faltando algo ali p/ ser impactante.

Contudo, no geral, foi uma boa leitura.

Soph.Victoria 23/05/2024

Vou começar dizendo que eu acho que o livro é muito bem escrito. Apesar disso, eu não gostei do decorrer da história, muitas vezes durante a leitura eu me senti desanimada para continuar por achar que, mesmo de luto, as ações do Yacub fossem exageradas. Quando eu comecei a pegar carinho pela história e achar que ele iria começar a viver, o final toma um rumo que não me agradou muito. No começo eu achei que o livro seria sobre romance, depois achei que seria sobre luto e superação e no final nada do que eu achei era muito o certo. Eu gosto de finais tristes mas esse não foi pra mim.

Georgia Laurentino 20/05/2024

Demorei um pouco para fazer uma resenha porque demorei pra digerir o que vinha lendo. O quão doloroso foi ver Yacub tendo que lidar com o luto e a solidão estando tão só, sem conseguir se comunicar ao certo e sem poder dividir todos seus sentimentos com os seus.
Vale a leitura, mas acho que se você for imigrante dê uma pausa pra não sofrer tanto se identificando.

Geovana 19/05/2024

Desesperança melancólica.
Gays não podem ser felizes. A cultura árabe é muito bem explicada pra quem teve pouco ou nenhum contato com essa cultura, mas eu preciso focar na escrita pq ela me arrebatou.

Como pode simples palavras descrevendo o cotidiano de um estrangeiro em uma terra estranha soarem tão tristes? É uma mistura de sensações tão melancólicas que quando terminei o livro eu percebi que foi o livro que acabou comigo, acho que vou levar os personagens comigo pra sempre. Não consigo evitar pensar neles e gostaria muito que o autor pagasse uma sessão de terapia pra mim depois daquele final.

Não me contento com aquele final, será que a gente não pode ser feliz?

Patyys2 15/05/2024

Jinni e romance
Sinceramente não sei se entendi o livro completamente ou se ele foi escrito para que os leitores criem hipóteses referente ao final do livro.
A história e os personagens são incríveis, porém imaginei outra coisa lendo o título do livro, pensei que o personagem principal iria entrar em depressão quando o romance acabasse por, mais possivelmente, morte e já deixo bem claro que não tem nada haver.
Se alguém entendeu bem o final do livro, por favor me explique, gosto de trocar idéias.

spampfilms 12/05/2024

Como sempre costumo dizer para meus amigos e conhecidos, não costumo ler as sinopses dos livros (por mais que eu queria muitoo) porque gosto de ser surpreendida e foi oque me aconteceu nesse livro.
Ler esse enquanto tenta se recuperar de um luto recente pode não ser a melhor coisa que você deva fazer, acredite em mim.

danisnilo 11/05/2024

Desejo e culpa
Das crenças do ser humano, uma das piores é a de que não é possível sonhar com uma realidade diferente. O romance é um realismo mágico contextualizado em outra cultura, com um toque visceral, místico, doído. As personagens são marcantes e reais. Poderia ser uma história um pouco mais longa, senti falta de elaborar mais as questões, o final ficou um pouco corrido. Vale a pena a leitura, principalmente pra quem se interessa por histórias LGBTs mais adultas.

Marina 09/05/2024

Achei chato. A escrita não anima, a história não prende, não dá vontade de ler pra descobrir o que acontece, achei o final aleatório, não entendo o hype.

Luana 06/05/2024

Como lidar com o luto
Um jeito bonito e difícil de contar sobre o caminho encontrado para lidar com a perda de alguém fundamental para a própria vida. Em meio a cenários estranhos, mas não completamente desconhecidos, conseguimos nos relacionar com a história de Yacub que ainda está tenta desvelar o novelo não só da própria dor, mas da própria identidade. Penso que a narrativa as vezes tenta abarcar muitos temas e não consegue dar conta de todos eles, o que deixa uma sensação incompleta no fim da leitura. Ainda assim, é uma obra que vale a pena ser lida, inclusive pelos traços de fantástico que introduz na história e que vai ficando cada vez maior para a construção da narrativa.

Mary Maia 05/05/2024

Gostaria de um final mais bem elaborado.
Fiquei triste e frustrada com esse final...Não sou da galera que acha que necessariamente as histórias precisam de finais felizes, mas gostaria de algo mais complexo.

lita.reading 04/05/2024

Arrebatador e potente
"Somos um só corpo, pensou. Vou me enrolar com ele e cobrir a gente de terra."

"vou sumir quando a vela se apagar" é um livro arrebatador, que vai narrar a história de Yacub, um jovem que encontra o amor e o perde de forma trágica.

Movido pela culpa e pelo sofrimento de quem, subitamente, se vê sem nada, encara uma mudança brusca de vida: parte, com o intuito de realizar o sonho da pessoa que amou e de conquistar perdão, de um povoado na Síria em direção a São Paulo. A história, então, perpassa por encontros com pessoas que marcarão Yacub, por reflexões ante a vida e por vivências cheias de significado e aprendizado.

O livro, que é de uma poesia tão triste e potente, fala sobre amor e amizade, mas sobre luto, infelicidade e culpa. Isso, envolvendo o leitor em uma narrativa amarga, tão fluída quanto possível, que traduz a intensidade dos sentimentos de Yacub de forma excepcional. Carrega muita cultura e crenças que podem ser vistas de forma alegórica ou concreta.

No fim, é uma leitura impossível de se esquecer, que traz seres humanos sendo humanos ? falhos, encantadores e complexos.