O pintor que escrevia Letícia Wierzchowski

Resenhas - O Pintor que Escrevia

Gabrielle 16/06/2021

O pintor que escrevia
Conheci essa obra por causa de uma foto no instagram e jamais pensei em como seria impactada pela profundidade que a história nos leva.

Junto ao protagonista o leitor é guiado pela curiosidade em descobrir os segredos por trás de cada obra do pintor, sendo um telespectador de cada pintura que carrega partes da história de um homem que viveu carregando pesares grandes demais e vivendo um amor profundo que o conduziu a sua propria ruína.

"O Pintor que Escrevia" é um daqueles livros que marcam profundamente e que deve ser lido por todos aqueles que gostam de artes, aqueles que amam romance e mistérios.

Rafi.escritor 02/12/2022

Rápido Demais
Esse foi um dos livros nacionais que li esse ano!
Um livro curto e com uma linguagem acessível, e uma trama pouco vista em outros enredos por aí.
Gostei, mas acho que a escritora poderia ter feito de uma melhor forma! Pareceu que o desvendar da história foi extremamente rápido e sem jeito.
As informações foram jogadas em alguns momentos.

O desfecho é surpreendente, entretanto, como dito anteriormente, poderia ter sido contado de uma forma melhor.

Recomendo, mas sem
muitas expectativas!

Rodrigo 18/08/2022

Leitura interessante
Um Marchand, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para avaliar um conjunto de obras de um pintor famoso, que se suicidou no local, a pedido de sua viúva, uma bela mas triste mulher. Qual não é sua supresa ao ver que além e atrás de cada quadro pintado haverá as reminiscências do pintor revelando a profundidade de seus sentimentos e angústias por segredos de um grande mal guardados. Um livro curto mas muito impactante. Gostei bastante desta leitura.

Isabel.Dornelles 03/09/2021

Poético
Um romance incrível! Como sempre, essa autora é capaz de falar de sentimentos de uma maneira tão poética e profunda que nos faz ficarmos apaixonados pelos personagens. Muito envolvente e com um final surpreendente. Adorei!

raigquadros 11/04/2023

Simples e gostoso de ler
"O pintor que escrevia". Quando esse livro foi o escolhido pela professora para um trabalho da faculdade, não fazia ideia do que viria dali. De maneira surpreendente, terminei a leitura em menos de um dia, talvez pelo prazo curto para entregar o material, mas também porque a obra prende. Uma leitura simples, mas gostosa, com um suspense que permeia toda a trama.

Sol 09/02/2023

Intrigante
Em cada palavras eu senti que não conseguiria parar de ler,terminei em 2 dias,mas me senti presa quase não vi o tempo passar.Tenho estado muito interessada em obras nacionais e esse é um daqueles livros que te fazem valorizar obras nacionais.O final achei muito inesperado e bem incomum,não é um mal livro,mas é um terrível final.

Mari Bocorny 12/07/2009

O pintor que escrevia
Um dos meus livros favoritos. Tem um bom ritmo e faz com que a gente mergulhe de cabeça, viva a história.

O mais legal é que é uma história dentro de outra. Não lembro nomes de personagens, faz tempo que eu li. Um tipo de leiloeiro vai numa casa de um pintor já morto para recuperar os belissímos quadros. Num momento, ele acaba virando as telas e descobre que o pintor mantinha um tipo de diário atrás de suas telas. A autora consegue manter o mistério até o final, revelando aos poucos.

Ah... é muito bom!

Nai 06/06/2010minha estante
Uma das obras mais belas que já li, me prendeu na primeira página, li em dois dias, viajei pra serra, senti o friozinho da serra, chorei com Marco, chorei com Amapola, mergulhei na obra, estava ao lado do marchand curiosa pra saber qual seria a próxima história registrada no verso daquele quadro. Recomendo é excelente a história.

euviamapola 30/01/2024

Sempre será lembrado
Eu comprei esse livro por R$2, no estande do Poupa Tempo de Bangu, lá em 2015, e foi uma das melhores aquisições que já fiz na minha vida.
Uma escrita calma e fácil, segredos que te prendem e fazem você ansiar para descobrir o motivo da morte desse pintor italiano vivendo um grande e doloroso amor. E quando você finalmente descobre o segredo... isso que é plot twist!
Acho que o que me deixa mais inebriada é o fato dessa obra ser nacional, é lindo de se ver! ler.
Foi meu livro favorito por quase dez anos, e só não o é mais porque a gente muda e algumas coisas não combinam mais com nossa nova personalidade. Mas sempre, sempre lembrarei deste com muito carinho.

Lulu 17/08/2023

Um pecado chamado amor.
?Mas a loucura do amor é como vinho, nos alegra, embriaga, entontece. Por isso, voltei sempre à mesma taça. E morrerei bebendo dela.?

?O pintor que escrevia? fora a minha estreia como leitora de Leticia Wierzchowski e não posso deixar de pontuar a magnificência da sua escrita. O livro pode ser facilmente lido em um dia, pois a linguagem acessível associada a fluidez da narrativa contribuem para que leitor tenha dificuldade de se separar da trama, a qual o seduz por meio do suspense que carrega os quadros de Marco Belucci, ou melhor, as palavras escritas neles.

Finalizei a leitura com um coração pesado diante da tragédia que era o amor partilhado entre os personagens. Esse amor profano, fadado a se tornar um empecilho na felicidade daquele que detinha o segredo. Alguns pecados dificilmente conseguem desvencilhar-se perante ao tempo e passam até o fim da própria existência atormentando as almas que os carregam. Marco fora conhecedor do seu maior pecado, apesar disso, permitiu-se agarrá-lo e vivê-lo até não mais aguentar tamanho tormento das ações tomadas. E seus quadros, pobres vítimas das suas pinceladas mórbidas, tornando estático o seu amor, seu pecado, Amapola.

?O pintor que escrevia? é um mar de poesia e eu acredito que todo leitor que se preze deve tirar um momento da sua vida para abastecer a alma com o intenso amor entre Marco Belucci e Amapola. Dessa forma, juntamente a Augusto, eternizaremos essa história e o grande segredo que velas.

Dilso 12/05/2023

UMA PINTURA...
? Este romance (ou novela?), além de uma história de amor que me arrancou algumas lágrimas, já inicia com uma bela pintura "bucólica" da serra gaúcha.
Explico: Marco Bellucci pintou suas telas (sempre de pessoas...); Augusto as descobria e decifrava; mas a verdadeira pintora foi a autora do livro, através de suas descrições leves e "visíveis" dos cenários ? sem exageros descritivos a la Arcadismo ?, sua palheta desenhou tudo no ponto.
Indico sem medo! Leiam e chorem. ?

Arte

a paleta do pintor,
confusa, inquieta, multicolorida,
é quase sempre mais bela
do que a pintada na tela.

(Mario Quintana)

Thamara 21/03/2020

Impressionante
Um livro que eu amo, inspirador e apaixonante.

Izabelle 13/06/2020

Simplesmente perfeito!
Comecei despretensiosamente, mas logo o livro me ganhou pela escrita bonita mas nada muito rebuscado. Misturar arte, natureza, e bom gosto me encanta muito, e esse livro é leve, envolvente e inspirador. Os personagens são bem construídos, e o clima é de esquentar o coração.

rôdezu 15/07/2009

aprendizado!
é um livro intrigante, pois a principio vc não imagina o porque de tanto mistério e amor, a tristeza da jovem Amapola, misturado com o grande amor de Marcos, e a loucura de ampos pelo amor a quatro paredes,,,,, muito bom eu adorei!!!!!

Micha 11/01/2014

Inebriada
Sabe aqueles livros que a gente termina e pensa: "C****, como essa pessoa escreve bem!". Foi o que senti com a prosa poética, mas ao mesmo tempo simples e tocante de Letícia Wierzchowski. Um livro curto, mas digno de ser saboreado a cada linha, como se as palavras dançassem ao som de uma bela melodia. Terminei em menos de 2 horas e recomendo! A história de um amor maior do que a morte, que fica registrado nos quadros do pintor Marco Bellucci. O final surpreendente (ou nem tanto, pra quem prestou atenção às entrelinhas) coroa essa história marcante. Emoção a cada página.