Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Bells 06/01/2024

É um livro bem curto e da para lê rapidinho.

A história em si não me atraiu muito. Esse é o segundo livro da autora que leio, e a escrita dela não me atrai muito, mas gosto bastante da reflexão desse livro.

Esse livro trás uma critica a como a mulher veio e vem sendo ainda nos dias de hoje, tratada como um objeto de desejo, desprovida de desejos e interesses, despida de uma personalidade sua. Colocada a disposição do homem para servir. E essa obra traz uma crítica a isso de um jeito fascinante.

É uma história breve, curta do jeito certo. Sem enrolação e que deixa essa reflexão. Achei genial isso.

Ari Phanie 28/03/2023

Belíssima edição, conteúdo sensível.

Tenho gostado muito de todas as obras da Miller, ela sempre traz um ângulo interessante sobre os mitos gregos e sempre levanta críticas que valem à pena serem debatidas. Com o seu conto Galateia, ela não faz diferente. Criada por Pigmalião como uma escultura pela qual ele se enamora, Galateia ganha vida graças a benção da deusa Atena. Pigmalião que abomina a “leviandade” das mulheres ao seu redor, se casa com Galateia por ela ser pura. Mas esse marido a que Galateia foi obrigada a aceitar é ciumento e controlador. A mantém prisioneira e cuidada por enfermeiras como se estivesse doente. A mulher nem sequer pode ver a filha. A única solução que Galateia encontra é voltar a ser pedra, afundando nas águas do mar e levando consigo aquele homem que a aprisionou. Apesar de curto, esse texto não é fácil de ser lido. Mesmo que você nunca tenha passado por um relacionamento abusivo, você se incomoda, se angustia, fica com raiva e triste. E o propósito é esse: é que as pessoas sempre se incomodem ao ler, ver, saber de situações assim, mesmo as ficcionais. A Miller tá ganhando a minha atenção cada vez mais.

nathalya. 31/05/2023

Tem uma temática muito boa!
Já estava me familiarizando com a escrita da autora com "a canção de Aquiles" mas esse aqui foi um pouco diferente. Confesso que estranhei alguns termos usados por ela mas o posfácio ajudou muito a entender onde ela quiz chegar com a escrita e esse conto por si só.
E é um conto muito bom, gostei muito de conhecer mais um mito da mitologia grega sob uma perspectiva que me agradou muito, a perspectiva de que Pigmalião era muito bizarro e que objetificava e idealizava de forma exacerbada a Galateia.
Enfim, muito rapidinho e bom de se ler, gostei da crítica que a autora fez, achei muito muito muito relevante e gostei do final. Galateia muito grandona sem medo!

julia.semleituras 04/11/2023

Parece uma facada
O começo do livro é um pouco confuso, mas, dá para entender as mensagens ao longo do conto.

Mesmo tendo apenas 96 páginas é um conto que aborda bastante temas profundos e sensíveis.

Considero uma leitura importante, mesmo que algumas partes doam.

Lupeðð  21/02/2023

Submissão
A altura trás um tema muito forte, a submissão da mulher para o home, é sensível e crítico na medida certa, me fez chorar e refletir sobre como o ser humano foi moldado e por mais bonito que seja as pessoas vão querer procurar perfeição em tudo até mesmo nos detalhes lindos e significantes

Cassandra 14/09/2023

???????????????????????????????????????????????????

Mariana 04/08/2023

Pigmaleão, o primeiro incel
Gosto da escrita da autora e da forma que ela consegue dar outra vida para histórias que já foram contadas previamente.

Um conto de leitura fácil e fluida.

Com o passar dos anos, acredito, de todo coração, que a repulsa velada (não tanto assim) dos homens por mulheres reais, feitas de carne e osso, com marcas, pensamentos, ideias, histórias e vidas próprias, acarretarão na repulsa dessas mulheres, cada vez mais existentes, por todos os homens.

Misandria? Chamem do que quiser. Não me importo.

zoni 16/07/2022

Cruelmente poético e cheio de ilustrações de encher os olhos
É extraordinária e absurdamente fantástica a forma como Madeline Miller consegue construir uma visão tão única e profunda de histórias tão antigas. Em Galateia, ganhamos um conto rápido, mas completamente intrigante. Não é novidade para ninguém que eu sou meio obcecado pelos mitos gregos, contudo, eles costumam ser simples, se é que eu posso usar esse termo, geralmente deixam de fora algumas emoções e detalhes que um bom leitor precisa. É nesse momento que Miller tem sua maior façanha, ela coloca vida nessas histórias, como quase ninguém consegue fazer. A personagem que a autora constrói em tão poucas páginas é complexa, levemente divertida, independente e altamente inteligente. Miller explora assuntos bem atuais e incorpora temas pertinentes nesta releitura de Pigmalião, tornando tudo mais crível do que o: e viveram felizes para sempre, prometido na história original. A narrativa de Galateia é triste, é dolorosa, talvez cheia de rachaduras, mas incrivelmente cativante.
O conto tem tamanha beleza, o que me deixou sem fôlego e atordoado.
Leia o posfácio.

Leslie.Eduin 03/06/2023

Interessante!
Primeira obra que li da autora, e posso dizer que com certeza quero ler mais dela, de preferência com mais páginas.

Esse conto foi muito bom, não diria divertido pois a realidade das mulheres em outras épocas eram muito tristes. A história é contada por Galateia, um ex estátua, sim, uma estátua. Que por um milagre foi transformada em humana pela deusa Vênus. Porém, o seu criador é um homem horroroso e misógino. Ele se apaixona por ela claramente, pois quando a criou foi pensando no esteriótipo "mulher pura". Antes de Galateia ganhar vida, ele ficava em frente a ela suplicando para que ela existisse, a beijava e acariciava.

Assim que Galateia ganhou vida, o seu criador logo foi para cima, e a engravidou, dando à luz a filha deles. Ele sempre foi muito ciumento e rígido, um completo babaca, que quando Galateia tentou fugir na primeira vez, ele a internou em uma clínica, onde ela viveu por muito tempo. Ele a visitava bastante para as intimidades, e ela sempre teve que agir como submissa ou apanhava.

Sério, é um conto triste, não sei onde achar diversão nisso. Mas muito bem escrito.
Adorei o Posfácio da autora, ela explica de onde surgiu a ideia e sobre a história "original".

É uma leitura bem rápida, e acompanha a ilustrações muito bonitas, no livro físico elas devem ser ainda mais lindas por conta das cores, já no Kindle fica preto e branco.

Anah.Takara 01/06/2023

Mate um homem
Adorei o conto, ele é bem facil de ler e bem curtinho.
O que eu mais amei foi ele mostrar como muitos homens enxergam e tratam as mulheres, eles dizem que as amam porem são os primeiros a trata-las feito nada.
Eu adorei a forma como a autora usou esse conto pra falar de um problema da nossa sociedade. Alem do fato dela trazer personalidada para a protagonista que não tinha sequer nome no conto original.
Enfim leiam, é muito bom beijos.

Laine @pagesandseasons 10/01/2023

Realmente, um presente!
Para mim, a melhor parte desse conto é o posfácio, onde a autora fala um pouco sobre o conto de Ovídio e como ela deu voz a Galateia nessa releitura. É incrível como temos um material incrível em tão poucas páginas! Só leiam...

stezz 12/04/2023

Amei a crítica que o conto traz, já que, infelizmente, esse é um tópico que ainda persiste nos dias atuais.

no geral, o marido dela era um incel esquisito que nunca chegou perto de uma mulher de verdade. fico de cara que no mito original ele é tecnicamente um "herói".

Tami 19/07/2023

Eu costumo não gostar de ler contos, mas amei este. Curto e completo, embora eu esteja agora desejando um livro inteiro sobre Galateia. Espero que tenha.

Bailaluaxy 20/09/2023

MINHA LEITURA FAVORITA DESTE ANO
Consegui me conectar 100% com cada detalhe deste conto, principalmente pela escrita excelente e os temas abordados com tanta inteligência e sutileza, a submissão feminina é o tema mais abordado e a trama principal deste conto.

Paloma Costa 27/06/2023

Pesadíssimo é necessário
?Homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle.? Uma história pesada é necessária que fala sobre abuso e exploração de forma bem crua e revoltante. Leitura rápida e necessária para todos.