As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Gabrielle.Oliveira 03/07/2022

Uma experiência incrível proporcionada pelo clube intrinsecos.
É uma estória sobre sororidade.
Não é o tipo de leitura que estou habituada, mas valeu muito a pena toda a reflexão e questionamentos levantados.
Recomendo a leitura.

Jorlaíne 11/04/2023

Quem são as vitoriosas?
O livro conta a história do Palais de la Femme, um abrigo para mulheres desabrigadas em Paris.
Mulheres que sofreram todo o tipo de violência e que são invisíveis para a sociedade.
É aquela leitura que você precisa sentir cada palavra, cada momento. Não é um livro pra devorar, é pra viver bem lentamente a representação da experiência do outro.
Uma leitura que vai ficar marcada que minha vida.

"Na natureza, nenhuma outra espécie faz isso. O massacre das fêmeas não existe. Por que os humanos têm tal necessidade de destruir, de quebrar? E há crianças também. Delas, ninguém fala ou fala muito pouco. Vítimas colaterais da violência conjugal, dezenas morrem junto com as mães todos os anos, sob os socos dos pais"

Katia Góes 27/01/2023

Todas nós, somos mulheres fortes...
Olá!!! Hoje vamos falar sobre o livro “As vitoriosas”, de Laetitia Colombani, um livro sobre fortes mulheres, escrito por uma mulher. A obra chegou primeiro aos assinantes do Clube Intrínsecos, em julho/22, sendo ele, o segundo romance da autora de “A trança” lançado no Brasil. “As vitoriosas” vem com duas histórias conectadas pela sororidade, misturando fatos reais e de ficção.
A personagem principal da história, é uma advogada, diagnosticada com Burnout, passa por um grande trauma e se vê envolvida numa vida, da qual ela não quer mais fazer parte. De forma leve, porém séria, a autora mostra ao leitor traços do que esta doença causa nos transtornos psicológicos das pessoas.
O enredo mostra o encontro da personagem principal com um grupo diversificado de mulheres, vindas de universos muito distantes do seu, que, aos poucos, redescobre um senso de propósito. O livro também conta a vida de uma grande mulher, idealizadora do Exército de Salvação e fundadora do Palais de La Femme. As narrativas das personagens se entrelaçam em vários aspectos e mostram o verdadeiro poder da sororidade e da amizade.
"As Vitoriosas" é um livro forte, diferente e atemporal. Na minha opinião uma leitura necessária para todas as mulheres e, principalmente, para aquelas que de alguma forma passou ou passa por abusos das mais diferentes formas. Toda mulher se identificará de alguma maneira com alguma das personagens e histórias e os homens entenderão cada dor e angústia, que a autora apresenta através de personagens tão carismáticos e sofridos.
Vale muito a pena ler...
Bom final de semana e até a próxima!!! 😘

Naty 11/07/2022

Uma história somente sobre mulheres fortes, que sobreviveram a tudo de ruim que você possa imaginar. Uma história sobre soronidade, que tem muito a nos mostrar. Leitura curta mas de muito aprendizado.
Marih_pepe 11/07/2022minha estante
Oi, poderia pv me ajudar entrando no meu clube de leitura no Discord? https://discord.gg/w4tNkSpM

Max 23/09/2023

Na vitória...
Ao conhecer a autora através de seu livro "A Trança", impressionado que fiquei ao lê-lo, as expectativas eram grandes e não foram em vão.
Mais uma vez, a autora entrelaça com talento as vidas de mulheres sofridas e injustiçadas. Aqui também, nos ensina que por meio desse sofrimento se pode encontrar o caminho da redenção. Um bom livro, em minha opinião, se mede pela capacidade de nos entreter com inteligência, provocando e produzindo uma experiência de mudança, pequena que seja, em nossa vida, e ela consegue.
Lá estava eu, dando uma "googada" em busca do termo "voluntariado", acredite!
Se a busca é por um livro para aquecer o coração e marejar suavemente os olhos, é esse!
Recomendo!
Fabio.Nunes 24/09/2023minha estante
Excelente Max. Vou adicionar a dica aqui

Fabio.Nunes 24/09/2023minha estante
Mas qual deles vc recomenda primeiro?

Max 24/09/2023minha estante
"As tranças", Fabio!

sofia 08/10/2023

Palais de la famme
As Vitoriosas foi um livro inesperado na minha vida. E foi uma surpresa, uma surpresa boa!
Nunca vi um livro abordar tão bem sobre a femilidadade de formas diferentes, a delicadeza de ser mulher e da dor feminina enraizada pela desigualdade e machismo presente na nossa sociedade. Acompanhamos corações destroçados pelo abuso, assédio e preconceito.
São mulheres feitas de história sobre dor, mas também sobre vencer e sobreviver à vida e a violência dos desconhecidos e daqueles que deveriam amar e não machucar.
É pura sororidade e empatia feminina, é mostrar que feminilidade não vem da genitália e sim do que vive dentro de nós. É sobre a luta das mulheres que transcende os séculos e atinge a terra que pisamos hoje.

A Livradora @_fabialivradora 18/10/2022

Não prometeu nada...
Senhoras e Senhores leitores que livro!
Como dizem agora: " Não prometeu nada, e entregou tudo. "
Sabemos que para nós mulheres tudo é mais difícil e lutamos desde que o mundo é mundo. Porém, ter contato com realidades tão distintas e escritas de uma forma tão clara, me surpreendeu. Todos os sentimentos foram ativados durante a leitura, as emoções vieram junto com as histórias de Soléne e Blanche. Passado e presente quase uniram em um propósito : Salvar vidas! Salvar mulheres! E assim salvaram a si mesmas. Que delicadeza, que espetáculo! Super indicado!
Bru_souza 18/10/2022minha estante
Colocar na lista

iamluanamello 13/02/2024

Que livro perfeito! É tão sensível, tão necessário, deveria ser uma leitura obrigatória. A autora entrelaça realidade com ficção, e nos presenteia com lições de empatia, solidariedade e duros choques de realidades. É uma obra-prima. Amei demais.
jesrosa 14/02/2024minha estante
Amo esse!

Perdida_nas_Estrelas 21/07/2023

Eu gostei pela fluidez da leitura, mas algo que me incomodou o tempo todo durante a leitura foi um pensamento frequente sobre a autora: "ela poderia ter se aprofundado mais". Acabei achando tudo muito superficial, a história das mulheres, a da própria protagonista, aliás, eu não consegui sentir nenhuma empatia por ela.

Solène, a protagonista, vai atrás de um trabalho voluntário por recomendação do psiquiatra e acaba chegando a um abrigo de mulheres. Ali ela conhece várias histórias tristes; ela ajuda mas acaba sendo ajudada também (o enredo é basicamente esse). Em paralelo também acompanhamos a história da mulher que fundou o Palais de la femme, que é o abrigo.

Não quero apenas criticar negativamente, o livro traz ótimos assuntos do âmbito social e as mulheres retratadas são fortes e louváveis. Como eu disse antes o livro é fluido, e uma delícia de ler.

Recomendo no geral, o assunto é pertinente e fica sendo uma ótima recomendação para quem gosta de livros curtos.

P.s.: O Palais de la Femme existe, ok, já sabia. Mas ele realmente foi fundado pelo casal que é retratado no enredo e com o mesmo intuito narrado. Isso me fez gostar um pouco mais da história ??

Du Boffo 08/01/2023

Seja o beija-flor na vida de alguém. E na sua também! ?
Me surpreendi demais com essa leitura, tanto que precisei de um tempo maior para processá-la. Esse é o tipo de história que eu mais amo, aquelas que te tiram da zona de conforto e te fazem enxergar que o mundo não é tão belo como a bolha em que vivemos. Às vezes, acreditamos que a nossa vida está um lixo, mas não nos colocamos no lugar do próximo, que muitas vezes está ?n? razões piores que você. É o livro que nos faz entender o real sentido de empatia. Parabéns pela autoria. Parabéns pelo misto de ficção e fatos reais. Só por saber que o Palais de la Femme realmente existe e salvou a vida de tantas mulheres, me enche de esperança de que o mundo ainda possa ser salvo, que ainda existe solidariedade e que ainda existe HUMANIDADE.

Mas o ensinamento maior foi a mudança. Todos podemos e devemos mudar. A vida é tão passageira, então por que sempre fazer do mesmo? Por que não ser diferente, melhor e maior, não é mesmo? A inovação é uma dádiva que poucos enfrentam, e essa virtude, esse frio na barriga, está intrínseco na nossa existência. Afinal, isso é viver. Literalmente.
Inicialmente, Solène teve medo de mudar, teve receio de abandonar uma carreira consolidada na advocacia, mas só ao descobrir o seu papel no voluntariado soube se ?encontrar? como pessoa. E isso foi uma das coisas mais lindas e inspiradoras.

Outro ponto positivo foi que o livro apresentou várias camadas ao trazer histórias de mulheres desabrigadas e que lutavam por seus direitos, pois se tivéssemos sido apresentados apenas a uma única história, acredito que o enredo não teria sido tão profundo. Uma salva a delicadeza e a riqueza de detalhes dessa escrita. ??????
Já quero o primeiro romance da autora (A trança) na minha mesa pra ontem. ??

Manuela 06/08/2022

Sensível e real
Resume bem esse livro. Laetitia Colombani fala de mulheres e de luta, traz a tona a violência e as suas maiores vítimas.

Um texto narrado no passado e no presente que conta a história de 2 mulheres: Blanche e Solène. A primeira uma salvacionista do Exército da Salvação, luta arduamente para que todos tenham direito a alimentação e um teto sobre a cabeça, a segunda, advogada de sucesso, tomada pelo Burnout está em luta para se redescobrir.

Entre elas, o Palais de la Femme em Paris. Fundação que cuida e ampara mulheres das mais variadas etnias, vítimas de tantas violências quanto as possíveis e possibilita que sejam reinseridas na sociedade.

O texto é fluido e leve mesmo nos momentos em que fala da dolorosa vida de algumas das mulheres ali acolhidas.

Laetitia foi brilhante na construção desse livro, que desnuda uma verdade que está constantemente na nossa cara, mas fingimos não ver: somos uma sociedade cheia de desamparados. Nos fartamos, enquanto muitos passam fome. E as mulheres são as principais vítimas desse caos.

Nicoly 20/10/2022

Leitura diferente do meu hábitual que vale muito a pena
Terminei esse livro hoje. No começo do livro eu estranhei a leitura, pois não estou acostumada com livros sem diálogo e somente com pagrafos.
Mesmo a estrutura desse livro ser diferente do meu habitual, eu fiz a leitura rápida, pois os capítulos não são tão longos, e a história foi do meu interesse.
Sobre a história, já posso falar que não acontece nenhuma reviravolta, e é sim uma história que conta relatos de mulheres, e também conta como o foi construído um Palácio que existe de verdade, e que abriga diversas mulheres, e eu simplesmente adorei cada relato, é emocionante.
Recomendo o livro para quem curte esse tipo de narrativa.

Arlindo Barata 22/02/2023

Não imaginava que essas páginas guardavam uma história tão incrível. Me vi apegado a cada personagem, pensando o que faria se estivesse ali, mas é algo que apenas na prática pode se ter a certeza.

carlanagy 26/07/2022

Leitura rápida e cheia de reflexões
Um livro curto, com aspectos reais e uma história envolvente e cheia de reflexões. É muito belo as ligações que a autora faz entre passado e presente, as personagens são carismáticas e com uma bagagem emocional muito rica. Um livro inspirador que motiva o leitor a ter fé na humanidade. Recomendo demais.