Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

KatNip0 31/05/2024

Finale ??
Acabeeeei. Já faz umas 22 horas que eu terminei o livro e ele tá me dando uma saudade do caramba. O final é muito top porque da um gostinho de quero mais!!

Em resumo gostei bastante do desenvolvimento das ações e de como estavam planejando derrotar os arcanos. Confesso que achei muita forçação de barra falar que a Scarlett é tão igual a Paradise que o Gavriel nem notaria. Sério. Ninguém é a cópia exata de alguém.

A relação Julian e Scarlett é bem fofinha, mas nem chega aos pés da magnitude de Lenda e Donatella. Eles são maravilhosos, ele dormindo e ela chegando? IMPECÁVEL. Inclusive, super coerente os pensamentos da Tella em função da imortalidade e do amor. Não faria diferente.

O Jacks é um ponto sensível pra mim. Ele só quer ser amado, poxa. (Quero super ler a trilogia dele).

Conhecer mais da história dos personagens foi bacana e entreténs-te. Só acho que o começo foi um pouco enrolado, porém na reta final eu tava muito curiosa e comendo o livro.

música escolhida:

The Tortured Poets Department - Taylor Swift

P.S - Essa música é total Tella e Dante. Fiquei brava que só chamavam o Dante de Lenda ?
Janaina 01/06/2024minha estante
Eu amei d+ esse livro, pra mim foi o melhor da trilogia.???

Irving Thaygo 12/03/2023

Finalmente lendo o final dessa trilogia!
É um bom final de trilogia, mas em comparação aos outros eu achei o mais fraco.
Em Caraval e Lendário tivemos magia e fantasia. Nesse eu senti que faltou um pouco disso. Achei que ficou enrolado em algumas partes e não tão bem desenvolvido em outras.
Mas é uma excelente trilogia no geral pois a vontade de entrar nesse livro e viver essa história é enorme. A descrição da Stephanie desperta esse sentimento no leitor.

Isa 19/03/2023

"O amor e a imortalidade não podem coexistir"
Finalmente o último livro da triologia Caraval, e minha gente, QUE livro. A quantidade de sentimentos que essa história me trouxe é inexplicável. Mergulhei totalmente nessa aventura e não me arrependo. Favoritado ??

gabyparavidine 19/11/2023

Quero mais!!!
Que agonia eu passei em vários momentos, fazia tempo que não ficava tão imersa e fissurada em um livro. Por mais que o começo eu achei um pouco entediante, quando eu vi, não conseguia parar de ler.
A verdade é que eu quero mais, muito mais!

Clarice_ 02/06/2023

Sinceramente, acho que o rumo que a história tomou fugiu um pouco da proposta da série (inclusive, acho o primeiro livro o melhor de todos), mas como o meu apego por esse universo foi grande, gostei mesmo assim e não consegui abaixar muito as estrelas

Naty 14/11/2023

Bom, mas poderia ser melhor.
Acho que o ponto crucial com esse livro, é que tem que ter a Donatella. Meu santo e o dela não conseguem viver em paz e harmonia, é guerra o tempo todo. Se fosse só a Scarlett, eu teria ficado contentissima, e provavelmente teria me chamado bem mais a atenção.

A Scarlett segue sendo minha protagonista preferida, e acho que sua sensatez levou ao final que foi agradável. Espero que ela comece a cortar as línguas dos mentirosos ao redor dela, não aguento mais o povo mentindo pra essa coitada.

O Julian é outro amorzinho, e talvez por causa do envolvimento dele com a Scarlett, acabo sendo bem mais apegada a ele do que a Lenda.

Lenda é um personagem envolvente, não nego isso. Teimoso demais por estar se sentindo apaixonado e ainda assim lutar contra isso, mas gosto dele. Contudo, tem um gosto muito duvidoso se depois de tantas décadas, foi justamente pela Donatella que ele se apaixonou!

Donatella é, e sempre será, uma hipócrita egoísta, e eu não consigo gostar dela. Podia estar ausente que não faria falta. Te amo, Scarlett.

Acho que esse livro foi o mais fraco de todos. Não o que menos gostei, pq seria impossível gostar menos do que Lendário, onde eu tive que engolir a Donatella o tempo todo, mas esse livro deixa muita ponta solta. Tem várias questões e pequenos detalhes que não são abordados e explicados que, na minha opinião, deveriam ter tido o decido cuidado.

No geral, é uma trilogia divertida, basta não se atentar aos detalhes.
Ana Cecilia 14/11/2023minha estante
Eu gostei muito do livro, mas a Tella é realmente um saco.

Ana Cecilia 14/11/2023minha estante
Tipo, a Scarlet até morreria por ela e é como se ela nem ligasse. Sem contar que só atrapalha.

Naty 15/11/2023minha estante
Nossa, é bem isso. A Scarlett: eu morreria por você, Tella. E a Donatella: obrigada! Meu ranço dela já é profundo demais hahahaha

Flayra2 18/03/2024

Eu amei o livro, a história, os personagens, tudo me prendeu até terminar essa saga, porém, o final confesso que foi meio decepcionante. Esperava mais.

Vii 02/11/2022

Fim
Final esclarecedor ao ponto de deixar o coração quentinho
A autora conseguiu deixar o livro explicativo sem ser chato
A Scarlett e a Tella merecem toda a felicidade do mundo
Nesse livro conhecemos mais os destinos e os seus poderes, são seres assustadores mas em busca de paz também
Não posso dizer muito se não vou acabar dando spoiler, mas acabou melhor do que eu imaginei

debszinha 26/11/2022

eu amei muito a trilogia do começo ao fim, amei muito que esse teve o pov das duas e o final foi muito bom. odeio ter que me despedir desse universo maravilhoso e dos personagens que tanto amo e to bem ansiosa pra ler o livro do jacks tbm que tenho certeza que vai ser tão bom quanto a trilogia foi. já to sentindo um vazio enorme e ao mesmo tempo o coração ta quentinho pensando no final feliz dos meus casais ????
rafacsalves 26/11/2022minha estante
precisa se despedir ainda nãooo, ainda tem ?era uma vez um coração partido? e ?a balada do felizes para nunca?

dragonrider 07/02/2024

Finale
Eu não tenho nem palavras para o tamanho da enrolação desse livro.
Já não tinha saco para a Donatella desde o primeiro, mas nesse último foi INSUPORTÁVEL ler os povs dela. E nem sei para que tanto capítulo dessa personagem chata viu, já que tudo que ela fazia era ser uma sonsa andando de lá para cá sem conseguir nada concreto.
Pegou o livro para nada, trocou segredos para nada, fez os acordos com Jacks PARA NADA.
Desnecessária em todos os momentos do livro, ainda mais com lenga lenga envolvendo o Lenda.
Scarlett teve umas ideias bem ????? também. O que foi aquilo de competição? Ah pare né Carmin. Pelo menos ela tem meio neurônio que usou durante o livro.
E toda a enrolação para o vilão morrer de um jeito paia e em 2 minutos. Sério, foram 400 páginas para o poder do amor e uma faca na mão da personagem chata resolverem tudo em 2 linhas.
A trilogia tinha um potencial enorme no primeiro livro e só decaiu. Só perdi meu tempo lendo para ver mais do Jacks.
Vou esquecer de tudo em uma semana e é isso ;)
Thais.S 14/02/2024minha estante
Concordo 100% com vc!!! Livro horrível...

Alice.Belo 27/02/2024

O fim
Sinceramente estava com uma expectativa muito baixa em relação a esse último livro, levando em conta todas as avaliações que vi sobre. O começo foi entediante, mas do meio pro final eu me surpreendi bastante, caraval é uma trilogia boa, porém nunca imaginei que iria me apegar ao enredo como aconteceu depois de terminar finale, me envolvi bem mais com os personagens e tive outras perspectivas.
Em fim, eu recomendo e espero que as pessoas comecem a gostar mais do encerramento da trilogia (o meu favorito ?)
letscia 27/02/2024minha estante
Você vai ler a trilogia do Jacks?
É muito legalzinha

souz, amanda. 31/12/2022

FINALE
? grande parte da minha vida, eu romantizei a morte. eu adorava a ideia de algo ser tão tremendo que valia a pena morrer. eu estava errada. acho que pelas coisas mais magníficas valem a pena viver. ?