A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

27/10/2023

Que sabor esse livro!!!! Amei e li super rápido. É muito bom ler algo sobre o universo dos jogos vorazes pois te coloca de volta num mundo escrito de uma forma perfeita. Apaixonada na Lucy Gray, ela foi grandona no livro todo, só queria saber o que realmente aconteceu no final.

Janaina.Oliveira 26/10/2023

A cantiga dos pássaros e das serpentes - Suzanne Collins
Nesse livro voltamos no ano da décima edição dos jogos vorazes, e encontramos Coriolanus Snow, um jovem garoto de 18 anos, enfrentando o último ano da academia e mantendo a pose de uma família rica e poderosa, mesmo tendo dificuldades de conseguir comida depois da guerra entre a capital e os distritos, onde perdeu sua mãe, para um parto, o pai para um tiro na guerra e a fortuna explodida junto com o 13.

As primeiras edições dos jogos vorazes apresar de serem sanguinárias e a essência do jogo se a mesma, os tributos eram tratados como animais, deixados em zoológicos em exibição, passando fome mesmo antes de entrar na arena.
Com o objetivo de atrair mais expectadores para os jogos, o idealizadores escolhem 24 alunos da Academia para serem mentores dos tributos e para sugerem ideias para atrair o público.

Snow foi destinado a garota do 12, e vai fazer tudo que for preciso para que ela vença, afinal de contas, apenas a vitória dela pode garantir seu futuro.

Uma versão muito pior dos já horríveis jogos vorazes é contada junto da história do então presidente de Panen, o que ajuda a entender as motivações de Snow e sua convicção de que os jogos são necessários.

Neferet 25/10/2023

Um belo prequel
Suzanne sendo ela né , uma mente f0don4 kk

Eu vou tentar fazer uma resenha com o mínimo possível de spoiler ou pelo menos nada de tão entregue
No começo fiquei decepcionada porque imaginei que o livro fosse começar com uma panem na criação dos jogos , alguma pincelada sobre a guerra etc , mas já começamos com a coisa rolando a um tempo ; e depois esses pontos são levemente a abordados ao longo do livro e no final até temos uma real visão da criação dos jogos ( o que nos deixa passados kk)
Snow ganha nosso coração facilmente durante o percorrer do livro, me perguntei como Suzanne ia transformar aquele belo garoto no nosso rançoso presidente, e é impressionante como isso vai desabrochando suavemente até o fim , ela realmente me conseguiu fazer odiá-lo no final kkk
Eu amei descobrir a criação da musica da nossa querida Katniss e sua árvore-forca
A citação do nome de Katniss tão suavemente mas me fez vibrar kk
E ver como as pessoas da capital realmente acreditam na capital
Infelizmente não consegui imaginar o porque Tigris foi descartada na história que já conhecemos , isso não foi mostrado no livro e confesso que queria ver Suzanne tentar fazer ele odiar a prima que salvou a existência deles por tantos anos?

?????- spoilers alto aqui ???

?? falando sobre a nossa querida lucy gray
Eu amei a personagem , achei um astuta no começo via traços da katniss nela , mas ao mesmo tempo faltava a inteligência de sobrevivência que katniss tinha ( questões pra matar, caçar e sobreviver) só que no fim eu fiquei um pouco decepcionada , porque acreditamos que de alguma forma esse relacionamento ia dar certo, mas DO NADA a coisa degringolou em apenas uma conversinha fiada entre eles, e ficamos sem entender ( ou ao menos acreditar) que realmente ela se virou contra ele
Acaba que ela no final é tratada como um mero personagem qualquer e sem importância mesmo vendo que ela teve dedo em coisas que cito abaixo
Como disse nos históricos de leitura , acho que na cena final deles , Suzanne deveria ter dedicado um capítulo com ela narrando ou enfim do ponto de vista dela

No mais eu gostei de ver que o jogos vorazes que conhecemos ?hoje? foi criação dele
E ver como ele começou a coisa toda de envenenamentos

Keren 23/10/2023

Apenas duas palavras tem o poder de resumir o que estou sentindo: MEU DEUS
Caraio, Suzanne Collins tem dom e talento pra plot twist, nossa. Que livro, senhoras e senhores. Obrigada por tudo, tia Suzanne, você é perfeita em tudo que se propõe

AndrA65 23/10/2023

Lobo x Folha
Como já comentei previamente, acho prazeroso a forma como S.collins desenvolve todos os conflitos internos dos personagens, citando tudo o que passa por suas mentes.
O livro nos mostra uma visão interessante de uma capital ainda não tão poderosa assim, associada aos jogos vorazes iniciais. O romance desenvolvido eu até que gostei, apesar de não botar muita fé no início. A forma como a história transcorreu foi bem legal até o fim dos jogos vorazes.
O fim achei muita loucura, creio que (apesar de um livro grande) apressaram muito o final e deu um ar desumano a como as coisas aconteceram. Overall, vale a pena ler.

marikkkkkkk0 15/10/2023

Te odeio snow
Esse livro é simplesmente fantástico, me tirou da ressaca literária. Ele meche muito com nossos sentimentos colocando o personagem principal como o vilão da história, muitas vezes você sente dó do snow e pensa que ele é só um garotinho órfão que sofreu muito mas depois ele sempre se mostra uma serpente?.

Nicole 11/10/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
Realmente... por cima de tudo, de todos e sobre qualquer princípio de humanidade. Altruísmo, confiança, nada disso se pode esperar do personagem principal, mas isso já sabíamos desde jogos vorazes.
Nesse livro eu, como imagino várias pessoas, tive a sensação de "construção" dos jogos como são na trilogia jogos vorazes, como era precário, como cresceu e falando nisso, várias das coisas que conhecemos nos jogos apareceram em forma de possibilidades nesse livro, como o Snow gostar dos desfiles dos militares quando criança, das dádivas, e entre outras coisas que cresceram depois. Muito mais sanguinário, não que a trilogia não seja, mas esse tinha o toque de crueldade mais explícito.
Percebi que, nesse livro, a capital tem uma forma de dominação puramente pelo medo, enquanto na trilogia ACHO eu que, além do medo, a capital também construiu uma cara mais de benevolência/tolerância, como se fossem tão "bons" que permitem que os distritos existam e se beneficiem de algumas coisas da capital.
Mostra também como se constitui, a partir dos valores pregados da capital, a mentalidade da maioria das pessoas de lá, com seus preconceitos, ódio ao diferente e grande vaidade e em especial do Snow, como um retrato de tudo isso, e somando uma característica somente dele (ou não), se mostra uma criatura altamente centrada em si, no poder e status acima de tudo.
E, por fim, é óbvia, pelo menos para mim, a crítica social e do sistema de produção vigente. Sendo esse último o que molda a vida de todas as pessoas de Panem, assim como as nossas próprias.
Só não sei mais estrelas porque não gostei muito do ritmo do livro, começa com tudo e depois tive a sensação de que ficou mais lento.

Debs 09/10/2023

Jurava que tinha feito a resenha já mds, enfim, esse livro, assim como os outros de jogos vorazes, é simplesmente incrível. A história é muito envolvente, tem surtos e referências em tudo, o que me fez amar ainda mais a leitura. Eu achava genuinamente que não tinha como achar o Snow mais desprezível do que já achava, mas eu estava errada, ver tudo o que ele fez nesse livro e lembrar de tudo o que faz depois, só me faz odiá-lo ainda mais. A gente consegue ver o quando ele é manipulador com os outros e até com ele mesmo, tentando se convencer de que todas as suas ações estão corretas. Essas últimas página foram surto atrás de surto, eita atrás de eita. Resumindo, esse livro é incrível, tô mt ansiosa pelo filme

lailaland 08/10/2023

é o som da neve caindo
Katniss e a visão que ela possui (em especial a narração em primeira pessoa), foram formidáveis durante a trilogia de jogos vorazes. por um momento pensei que a estória de coriolanus e as perspectivas dele atrapalhariam o enredo do novo livro. é verdade, ele é sínico, asqueroso e aderiu às negatividades da capital. entretanto, o novo enredo que suzanne criou não o exalta, mas mostra as suas verdadeiras faces. apresenta muitas diferenças da trilogia principal, com personagens e uma trama ímpar. os jogos são uma atração a parte mas eu gosto do fato de que, ao longo da franquia, o enredo dos livros não se prende somente a isso. é uma boa prequela, mas achei desnecessária a conexão de certos fatos acontecidos na trilogia a esse livro. tem algumas repetições já conhecidos da franquia, mas ainda assim foi uma boa surpresa, porque já vi muita gente falando mal. ansioso pra adaptação.

Eduarda2004 04/10/2023

Cruelmente empolgante
Vai ser difícil descrever esse livro em algumas palavras, mas vou tentar.

Primeiramente, o que mais me chamou a atenção é como os Jogos eram diferentes no início. Na saga da Katniss, os Jogos são um espetáculo de entretenimento, e os tributos tratados como celebridades, já nesse livro, é retratada a décima edição dos Jogos, onde os tributos eram tratados como animais, sem nenhum prêmio ou dádiva por ganhar os Jogos. Mas, no livro mostra como essa mudança acontece, e o papel fundamental do Coriolanus nisso.

Agora falando do Coriolanus, no início tive bastante dificuldade de relacionar ele como sendo o Presidente Snow, mas todos psicopatas já foram crianças né, e eu achei impressionante acompanhar toda a narrativa do livro e ver ele se tornando quem ele é na primeira saga. Desde o início ele já mostrava traços da sua personalidade ambiciosa e egoísta, exercendo a todo momento a autopreservação, não importando a quem isso machucaria. Também é muito notável o orgulho e vontade de proteger o nome Snow, e a lealdade à Capital, o que acaba dando a ele um senso de superioridade. A capacidade dele de manipulação e carisma acabam, muitas vezes, encantado até o leitor, que acaba vendo justificativa para as ações de Snow. Percebe-se que o Sejanus é muito mais o tipo protagonista bonzinho do que o Coriolanus, mas eu acabei me envolvendo tanto na história do Snow que o Sejanus acaba se tornando irritante.

Já a Lucy, gostei muito dela e torci muito por ela, mas no fundo sabia que não tinha como eles viverem bem juntos, porque são completamente diferentes, e ele tratava ela muito mais como uma posse, o que ficou evidente quando ele pensou que preferia quando ela estava trancada na Capital e ele sabia sempre onde ela estava.

Enfim, amei o livro, a leitura me prendeu da mesma forma de quando li a saga há 10 anos atrás. Vi muitas pessoas reclamando que não é tão dinâmico como os primeiros, mas isso porque os Jogos não representam todo o livro, mas mesmo assim eu fiquei muito envolvida na história e não conseguia parar de ler porque sempre parecia que algo importante ia acontecer.

Gabibis 01/10/2023

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
"Os Jogos Vorazes. O impulso mais cruel, inteligentemente formatado como um evento esportivo. Um entretenimento."

_nataliedmgs 28/09/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
Suzanne Collins pq me matastes meu deus q livro maravilhoso e repugnante e perfeito e ??

Lua 26/09/2023

Simples mas incrivelmente interessante
Gente, nesse livro dá pra perceber a personalidade do Snow de "jogos vorazes" se formando. E como a mente dele tem realmente pensamentos distorcidos sobre as coisas.
Achei bem especial mostrar as angústias que ele passa, as perdas, os anseios, as ambições, o amor.
É de fato bem interessante. Espero que o filme também seja, mas de verdade, eu queria mesmo que fosse melhor que o livro. Kkk