A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Miguel.Fernandss 15/11/2023

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"

Acho que para começar a gente poderia falar da extensão do livro:
A cantiga dos pássaros e das serpentes é uma livro de 571 páginas divididas em parte 1,2 e 3. A primeira e segunda parte se conectam perfeitamente, mas a terceira parte parece outro livro. Eu tive a impressão que a Suzanne Collins se perdeu no enredo principal da história no final da parte dois, e aí fez na parte três um outro livro, depois ela notou que se perdeu e voltou para o enredo original no capítulo 29 (penúltimo capítulo).
Não acho que isso fez o livro se tornar ruim, mas dava para ser dividido em dois livros diferentes e particularmente até gostei mais da parte 3 do que das outras duas.

Outro ponto a ser falado é que a gente sabe que o Snow é um homem tirano, e tem gente, como eu que gosta de histórias de vilões, e estava esperando isso. Mas a autora quis humanizar tanto o Snow nesse livro que se tornou algo chato. Fiquei me perguntando quando o Snow vai se tornar esse tirano que ele é. Já diria a frase "Vilões são apenas heróis das suas próprias histórias" se o Snow tivesse feito o que fez para se sobre sair na vida e sobreviver, já seria explicação suficiente.

Também acho que a autora quis encaixar coisas no livro que não eram necessárias. Isso fez com que se tornasse um encaixe "forçado". Tinha coisas que ela não precisava explicar e já estava ótima.

Mas no geral o livro é bom. A história do Snow com a Lucy é muito boa, como ele deu a volta por cima de tudo o que ele passou, superando tudo. A história do Sejanus também é muito boa, a amizade que ele e o Snow criaram foi perfeita.

E esse final, meu Deus, o que foi isso?

M.Santos
4/5 estrelas

Fefê 13/11/2023

F0d@ mas o final...
O livro é sensacional mas o final sla parece q foi na pressa pra acabar e passou Mt rápido esperava mais, mas ótima leitura e consegui acabar antes de ver o filme

Bruninha 13/11/2023

Amei
Eu amei demais esse livro, a narrativa, os personagens, tudo nele é muito envolvente. O fato de explicar e trazer coisas da trilogia de Jogos Vorazes foi excelente. Muito interessante ver como o Snow funciona. Eu só consigo imaginar como seria os Jogos Vorazes na visão dele.

maviburci 13/11/2023

Muito bom!
Entrei de cabeça nessa história pq tava sedenta por mais do universo de jogos vorazes, e não me arrependo nem um pouco.
Amei conhecer mais do passado do Snow, de como foi a vida e algumas das experiências dele. Achei que explicou muito do que vemos nos livros de jogos vorazes, fez muitas peças se encaixarem.
De certa maneira entendo o porque de algumas pessoas não gostarem, mas eu realmente gostei muito.
Um vilão muito bem construído.

Inaí.Botelho 13/11/2023

Nunca estive tão destruída e isso é uma maravilha!
Eu não poderia descrever o quanto eu amei ler esse livro, ele é tudo que Jogos Vorazes é concentrado! Coriolanus tem uma profundidade sensacional e eu provavelmente ainda vou levar mais um bom tempo até decidir exatamente qual sentimento descreve melhor o que eu sinto por ele. Uma leitura maravilhosa e com muito material para os meus surtos, assuntos para as minhas discussões com as vozes da minha cabeça e análises aleatórias na minha terapia.
Um prato cheio com a melhor refeição que eu já comi na vida! ?
maari.silva 13/11/2023minha estante
Adoro suas resenhas com metáforas ?? Mas as vezes me preocupo com as interpretações *carinha de sapo*

Thirza 12/11/2023

Genial do início ao fim ?
Segunda vez que leio e fico impressionada como a suzanne collins consegue ser genial em cada detalhe. A gente começa o livro sem ter a menor ideia de por onde ele vai nos levar, comecei até a gostar do snow????? Mas conforme a gente vai lendo, o personagem odiável e detestável vai sendo mostrado e criado. Eu simplesmente amo que é explicada a origem de várias coisas características do distrito 12 que vemos na trilogia principal. Genial do início ao fim ?

Thyanne.Ribeiro 10/11/2023

Modo sincerão ativado: achei uma merda. Pensei que ia explicar como Snow se tornou aquele vilão cruel da trilogia original e tal ? a real é que ele só era e sempre foi um bosta cego pelo poder e nada mais. Não teve trauma nenhum que justificasse, só nasceu ruim mesmo. Gastar 540 pags pra descobrir só isso foi escrotinho demais, Suzie.

Mariannah 10/11/2023

Minha eu adolescente chora
Esse livro é tudo e mais um pouco! Tinha esquecido de como os livros da Suzanne Collins são super detalhados e a escrita dela é impecável.

O livro aborda a situação de Panem durante a 10° edição dos jogos, focando na história de um jovem Snow. Amei o jeito como ela desenvolveu o personagem, de modo q o Snow do começo do livro já não é o mesmo do final?

Simplesmente perfeito, foi mto bom reviver minha adolescência.
Barbara1055 10/11/2023minha estante
arrasou, concordo em cada palavra

Clara 10/11/2023

Snow cai como a neve
Primeiramente este livro se passa antes da "trilogia Katniss" (de forma analógica).
Este querido, foca na história do futuro presidente de Panem, Coriolanus Snow. Aqui ele é jovem e passa ~ depois ~ da primeira guerra entre capital x rebeldes.

De forma geral, esse livro me abalou e aumentou minha repulsa pelos jogos, a desumanidade, o próprio personagem principal e outros.
Curiosidades:
? nas primeiras edições dos jogos não é como na trilogia;
? até às pessoas que vivem na arredodeza de Panem passam fome;
? Panem passa por processo de estruturação pós guerra.
Confesso que não gostei do desfecho do 'casal'.

Kyckling 09/11/2023

é meus amigos, Suzanne Collins fazendo mais uma obra prima em formato de livro.

que construção perfeita dos personagens e dos jogos vorazes.

eu amei acompanhar a formação do Snow, e como de fato, ele é um personagem interessantíssimo que te prende e em certos momentos te fazem questionar se a situação toda o moldou ou ele já era assim e só aflorou.

Lucy Gray, foi uma personagem que cativante e que deixou a leitura ainda mais enriquecida.

eu ainda estou processando o final e me perguntando qual poderia ter sido o fim.

e por fim fica o questionamento, Coriolanus Snow realmente amou Lucy Gray?

Rubens 04/11/2023

O livro inteiro me fez confrontar se realmente há pessoas que são ruins ou se as circunstâncias levam elas a cometerem tais atos. o ser humano com liberdade em excesso se tornar ruim ou o desejo de poder obriga o homem a cometer qualquer ação por esse objetivo?

pra quem leu e gosta dos outros livros de jogos vorazes, esse não deixa nada a desejar, nos faz querer ler mais e mais livros sobre esse universo.

Duda Araújo 03/11/2023

"Está ouvindo, Coriolanus? É o som da neve caindo."
Essa é um história que se passa 64 anos antes da história da trilogia dos Jogos Vorazes. Tem como foco principal a história de Coriolanus Snow e o seu começo com o envolvimento nos jogos.

Eu demorei alguns anos para ler esse livro porque não tinha muito interesse no personagem do Snow, não imaginava que poderia existir uma história interessante por trás de um personagem tão odiado, mas existe.

Essa é um obra surpreendente e incrível como a trilogia original, Suzanne Collins realmente é uma autora de distopia insuperável.

Desde o começo do livro é perceptível os traços tóxicos de Snow principalmente o narcisismo e o quanto ele valoriza o nome e a posição social da sua família. Mas durante a maior parte do livro é um personagem que ganhou minha simpatia e até mesmo empatia, nunca tinha me imaginado torcendo para que o Snow conseguisse conquistar alguma coisa mas eu torci. É um personagem que manipula todos a sua volta inclusive o leitor e somente uma autora tão impressionante quanto a Collins podia fazer isso de uma forma suave e quase imperceptível. Mas apesar disso a autora não romantiza em momento nenhum as açoes dele e deixa claro que por mais que eu finja que há outro motivos em todos os momentos é evidente que a primeira coisa que ele pensa é como o que aconteceu afeta ELE. E por mais que em determinado momento cheguei a gostar do personagem é quase impossível no final você terminar o livro sem odia-lo.
O melhor disso tudo é que é um pouco estranho já saber o final que ele teve em A Esperança mas ou menos tempo muito reconfortante e satisfatório.

A autora também faz muitas conexões e referências as coisas que se desenrolam em Jogos Vorazes, por exemplo a explicação da música principal A Arvore da Forca. E sim, a Katniss tem uma conexão com o Snow que só quem leu esse livro vai entender, ela foi o karma personificado do que o Snow merecia.

Outra coisa que achei interessante é a comparação de como era os jogos e como se tornaram depois, ver como tudo era diferente e como foi se moldando (inclusive com um papel importante do Snow) é muito interessante. E também como foi revelado como os Jogos foram criados me surpreendeu.

Além disso, percebi que nessa obra é trabalhado ideais contratualistas, primeiramente Hobbes, quando a Dr. Gaul conversa com Snow a respeito de ?para que serve os jogos? Porque usam crianças? E qual o papel da Capital ao exercer o controle? em todos esses momentos são trabalhado ideias de grandes sociólogos que muito se fala na escola mas não conseguimos imaginar como isso seria usado na prática e bem a Dr. Gaul não perde tempo em mostrar como tudo isso acontece com clareza para o Snow.

O final realmente dá muito o que falar e com razão, acho que não teria como ser melhor, tudo o que aconteceu foi perfeito para a construção do personagem Snow.

No geral a história é impressionante, gostei muito dessa obra e recomendo muito para quem é fã porque vale muito a pena!!!

Cris 02/11/2023

Livro é perfeito
Fazia muito tempo que eu não lia um livro assim tão rápido assim mas esse livro foi incrível.
Conhecemos o Snow jovem ... um jovem que está lascado por não ter dinheiro mas ainda quer manter o status da família, ele ainda tem alguns valores morais que logo vão sumindo e se torna essa pessoa ambiciosa e sem escrúpulos.
Inclusive a gente nota que ele mudou algumas coisas dos jogos vorazes... Pois antes do snow os tributos eram deixados para morrer antes de entrar na arena.
Senti falta de emoção a mais no final com a parte da floresta.
A pequena mençao ao nome de katniss me fez pirar hahaha.
Nesse livro dá pra entender o ódio de snow contra a katniss... Inclusive no meio do livro eu estava com a ideia delas serem parentes.

Keylla_023 01/11/2023

Fantástico
Sou grata a Suzanne Collins ter escrito como um jovem qualquer cheio de problemas rotineiros, se torna o homem que todos tem medo, até sua própria família.
Sou grata também por não ter do que me queixar do livro.
Mesmo tendo acabado a saga dos jogos, a história do Presidente Snow é de grande importância, tudo mudou com ele sendo presidente, quem lê a história dos jogos e começa a ler este, encontra uma outra realidade. A história dele é de tal importância, que deveria ter a era Pré- Snow e Pós- Snow.

Alex6 30/10/2023

Snow cai como a neve?
Eu não sabia que eu precisava de uma história contando a juventude do presidente tirano de Panem até ler uma história contando a juventude do presidente tirano de Panem.
Assim como na trilogia ?Jogos Vorazes?, a escrita da Suzanne Collins é direta, afiada, cruel e objetiva; não há meias-palavras, floreados e cautela. A violência é bastante gráfica, a tensão é palpável e os perigos apresentados aqui são muito reais. O livro não conta com muitos momentos de ação e a narrativa pode ser considerada um tanto quanto lenta ou parada, mas é justamente aí que reside a genialidade dessa história, pois assim o clima vai se criando, o desenvolvimento vai se desenrolando de uma forma bastante plausível, e quando damos conta, estamos completamente envolvidos pelo livro.
O jovem Coriolanus Snow é complexo, cheio de camadas e com bastante profundidade, e foi muito interessante acompanhar um pouco da jornada dele aqui. Ficaram algumas ?pontas soltas? no final que dão brecha para uma possível continuação. Mas, caso a Suzanne decida parar por aqui, ainda assim é uma experiência sensacional.