A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

gabi.jones 25/11/2023

EXCEPCIONAL
"O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe? (Jean-Jacques Rousseau).

Acredito que não haja palavras suficientes para expressar o brilhantismo excepcional de Suzanne Collins. Ela conseguiu construir uma trilogia de livros que falam sobre o que há de pior na sociedade e, não se contentando em escrever sobre isso, ela criou um livro na visão do ditador. Analisando a frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau e trazendo para a realidade do Snow, ele seria um homem bom, mas a sua sociedade o corrompeu? Ele teria seguido outros passos se não fosse a sociedade em que ele vivia? Quem seria Snow sem as desculpas das sociedades em que ele viveu para justificar a pessoa que ele se tornou?
Acredito que essas sejam as principais perguntas feitas pelos leitores para si mesmos, sem contar na pergunta "Ele amou mesmo a Lucy Gray?". Enfim, é uma teia de dúvidas que nos traz uma grande reflexão sobre quem foi Snow. Na minha opinião, ele já era uma pessoa ruim: sua ambição, sua manipulação que foi capaz de influenciar até os leitores. Mas, além de tudo, a forma como ele SEMPRE distorcia até os próprios pensamentos. Ele começava pensando como tudo era horrível, mas no meio do pensamento ele começava a justificar todas as coisas ruins que aconteciam. Essa é a minha VISÃO sobre tudo que foi mostrado durante o livro.
Volto a dizer que Suzanne teve uma genialidade incrível ao escrever esse mundo dos distritos e mostrar todos os lados da história, além das adaptações bem fiéis aos livros (eu ainda não assisti à adaptação desse livro, mas pelo que eu já vi, está extraordinário).

Natália 24/11/2023

A escrita da autora nunca decepciona. História envolvente que nos faz entender melhor a história do jogos vorazes e da ambição do Snow. Vale a pena a leitura

Bianca92 23/11/2023

Eu enrolei mto pra ler esse livro mas botei um gás por conta do filme. juro, valeu MTO a pena!! nn entendo como em 2020 qnd lançou todo mundo falava mal

Ana Barbalho 20/11/2023

Essa é a história de Coriolanus Snow, que viria a se tornar presidente de Panem. A trama se desenvolve cerca de 10 anos após a guerra iniciada pelos rebeldes dos distritos e que teve como resultado a criação dos Jogos Vorazes. Na décima edição dos Jogos, o ambicioso Snow tenta se destacar no novo "cargo" de mentor de tributo visando uma vaga na Universidade.

O homem é frio, calculista e egocêntrico. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento da história e perceber como um estudante promissor se tornou um ditador cruel.

dan 18/11/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo!
Como é bom poder amar ?odiar? um vilão tão bem escrito e elaborado. Até nas suas falhas ele consegue trazer sentimentos controversos e fazer com o que o leitor até pense que é o certo a se fazer. Gostei muito do livro, como sempre a Suzanne Collins dando um show de escrita, porém com alguns contras que deixaram a desejar. No mais eu amei conhecer a história do nosso tão odiado presidente Snow, que como sempre consegue roubar a cena e fazer com que a gente continue odiando cada vez mais.

Silvia87 18/11/2023

Incrível
Que livro incrível!! Foi excelente conhecer o Snow antes de se tornar o vilão e as escolhas que ele fez e que foram transformando o menino traumatizado no homem cruel. Muito bem escrito! Um spin-off que honra a trilogia original.

Karine.Campos 17/11/2023

Faltou algo
Adorei voltar a esse cenário tão Marcante em minha vida. Está nos jogos vorazes e no distrito 12 foi extremamente interessante. Os personagens são cativantes e muito bem construídos (quase todos). Nunca imaginei que iria amar um personagem que eu deixei tanto como o Corio. Adorei saber um pouco mais de como surgiu o jogos vorazes que nós conhecemos. Para minha as únicas falhas do livro foi eu não ter sido convencida da mudança de Snow de mocinho em vilão e também por não ter me ?apaixonado? por Lucy. Apesar disso recomendo a leitura e estou louca para assistir ao filme

biatxc 16/11/2023

Pesado
Esse livro mostra como funciona a mente perversa do Coriolanus Snow, como ele não consegue ver o mal que ele faz, justificando-os através da "empatia", do patriotismo e do puro egoísmo das coisas vivenciadas na guerra.
quanto a Lucy Gray, eu adorei o personagem dela, sendo sempre rebelde da sua maneira.
Sejanus salvou a leitura em diversos momentos, quando eu me sentia sufocada pelos pensamentos do Coriolanus, Sejanus mostrava que alguém tinha consciência naquele lugar.

Shalomita 16/11/2023

O show só acaba quando o tordo canta
Não, essa não é a uma história sobre amor. Não é uma história sobre a "desculpa" de um verdadeiro ditador como Snow se "tornou" quem ele era. Não é pra passar o pano pra ninguém. Mas, pelo contrário, nos fazer entender que mesmo que tudo ao teu redor coopere para você optar por ser sua melhor versão, o que faz nosso futuro são nossas decisões do presente.

Corio tinha TUDO, TUDO para seguir sua vida sendo alguém bom. Ele tinha uma ótima rede de apoio, mesmo tendo perdido a mãe e o pai, ele tinha a avó quero ensinou muito bons valores (mas a grande parte de seu jeito preconceito vejo dela, ô veia preconceituosa). Tinha sua prima, que nunca na história eu vi uma prima cuidar tão delicadamente perfeito, o alimentando, literalmente se vendendo para ajudar o primo a manter a imagem do seu primo na frente dos outros.

O filme mostra várias pessoas que passaram pelo mesmo caminho, mas algumas decidem passar por cima de outras para ter aquilo que se quer.

Essa saga tem um peso emocional muito grande pra mim, a única personagem que me intriga no livro é ela, as vezes ela não corresponde aos seus próprios ideias.

Já quero reler pra pegar os detalhes.

Ana 15/11/2023

Foi legal de ver como a autora construiu o personagem Snow jovem, sempre colocando uma ou outra evidência do que ele se transformaria no futuro.

Matheus Luís 15/11/2023

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Livro excelente! A escrita de Suzanne Collins é muito boa! Prende o leitor do inicio ao fim, a narrativa é bem construída e cheia de reviravoltas!
Finalmente consegui sair da ressaca literária que estava! Hshs

Naty @livrossaofilhos 15/11/2023

Snow cai como a neve...
Pra quem já é fã da trilogia eu acho uma leitura bem interessante, mas não vá esperando a ação e emoção da trilogia da Katniss, a autora foca na construção dos personagens e dos jogos. O livro é dividido em três partes e a que menos gostei foi a terceira. A escrita da autora é impecável e me agrada demais, me fez devorar mais de 500 páginas em dois dias, o final foi incrível.

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."

Leticia2513 15/11/2023

A cantiga dos pássaros e das serpentes
Simplesmente muito bomm! A emoção de retornar a um mundo que fez parte de toda minha adolescência trouxe um sentimento de conforto e saudades, além de várias lembranças da série original! A leitura é completamente envolvente e a maneira como os personagens são explorados e desenvolvidos é incrível!

xanxx 15/11/2023

Incrível, eu tô sem chão, meu deus. Acabei de ler hoje e vou ver o filme hoje também, Meus Deus. Pra quem gosto de Jogos vorazes, recomendo. Jogos Vorazes é minha vida.