A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Clara 19/12/2023

Como pode a história de um tirano ser tão boa?
Entrei no livro já sabendo o que ia acontecer porque eu vi o filme antes, mas isso não deixou a experiência nem um pouco menos maravilhosa.

Suzanne Collins acertou com tudo em mais um livro, essa história é complexa e MUITO bem construída, os personagens tem camadas e o livro prende demais a sua atenção.

A escrita do livro é magnífica e não cansa em momento nenhum, cada capítulo tem gostinho de quero mais e quando você acaba o livro fica aquela saudade do universo maravilhoso de jogos vorazes.

A saga toda de jogos vorazes devia ser leitura obrigatória da vida então obviamente eu recomendo demais.

sophsdaybyday 16/12/2023

Are you coming to the hanging tree?
Eu queria esperar pra fazer a resenha desse livro depois que visse o filme, só pra comparar um pouco.
Li esse livro uns tempos atrás e quando descobri que ia ter adaptação me animei demais. A genialidade da Suzanne sempre me pega muito e ler esse livro e depois lembrar de todos os outros de Jogos Vorazes é só... a gente consegue perceber que a Katniss estava lutando uma luta que era muito mais pessoal do que ela sequer sabia.
Lucy Gray, você sempre estará na história porque ninguém pode tirar seu passado ou sua história.

Mari 14/12/2023

O nascimento da cobra
Se engana quem pega esse livro achando que é sobre a décima edição dos jogos, assim como, se enganou quem foi ver o filme achando que era isso.
A cantiga dos pássaros e das serpentes vem nos apresentar e contar o nascimento do presidente snow. Eu acho que para ler ele com total aproveitamento é preciso tirar o futuro do snow da cabeça, pelo menos no início esquecer a praga que ele irá se tornar. Digo isso, porque quando li, tendo a história desde o início e seus traumas, eu conseguia compreender algumas atitudes do coriolanus, o jovem que queria salvar a família e tinha ambições que lhe foram impostas. E, conforme o livro caminha, nós vemos decisões que vão construindo o presidente sanguinário que conhecemos. Recomendo muito a leitura.

Cinthya 14/12/2023

Ótima leitura no universo dos Jogos Vorazes.
Ainda que a história se passe bem antes da Trilogia, tem muitas referências a ela. Ajuda a entender o pensamento do Snow sobre os distritos e a bronca com a Katniss e td q ela representa.
Em vários momentos eu quase senti pena dele, mas aí lembrava do futuro e desistia rs. Vale muito a pena, mesmo pra quem não leu/assistiu a Trilogia.

jeslendo 13/12/2023

Chato. Me estressei muito com esse livro.

O início é uma tortura e nada muda até o final. Eu realmente não entendo o tanto que falam sobre ele, tendo um personagem principal tão insuportável, com uma escrita nada emocionante e com uma história que é tudo, menos interessante.

O final me prendeu um pouco mais, porém tudo era muito mal feito. É claro, não tinha nenhuma novidade sobre o futuro do personagem, mas muita coisa foi mal esclarecida. Ou eu não entendi, por estar muito exausta da narrativa do livro, acredito que deixei muita coisa de lado.

Fran 05/12/2023

Foi muito legal voltar ao universo de jogos vorazes e tentar entender um pouco quem foi o Snow e, sinceramente, gostei. Mas acho que algumas partes ficaram um pouco arrastadas, podiam ser menores, mas okay. E pra mim, a terceira parte parecia ser um outro livro, não sei se pelo fato de ja ter terminado os jogos. Mas gostei, só achei longo demais, ainda bem que li junto com o audiobook.

Ps.: percebi que esse tipo de leitura já não é mais uma das minhas favoritas

qodndjs 05/12/2023minha estante
Eu lendo foi assim

Aline221 05/12/2023minha estante
A raiva que me deu

Tassi 03/12/2023

Um vilão se forma
Como é bom voltar para esse universo, a escrita da Suzanne continua muito envolvente. É um livro grande que acompanha bem o desenvolvimento do Show, tem partes bem definidas e pra mim nada cansativas, é bom acompanhar durante esse bom tempo oque acontece com ele, como ele está se transformando no que nos foi apresentado em jogos vorazes. Esse final da Lucy pra mim é maravilhoso, não mudaria. Ansiosa pra assistir o filme

aninharangells 02/12/2023

Snow sempre cai por cima (queria que fosse em cima de mim)
A Cantiga de Pássaros e Serpentes" é um preludio de "Jogos Vorazes, para quem é leigo que nem eu, é uma história que acontece antes de "Jogos Vorazes", mais especificamente, na ascensão (ou ruína?) de Coriolanus Snow, o vilão da trilogia original.

Já aprendemos logo de cara que a família Snow está a falência, e que toda gloria e riqueza foram perdidas durante a guerra, mas que era algo que ninguém sabia, Coriolanus, Tigris e sua vó (chamada de lady-vó) são os únicos que sabem de sua situação difícil. Por conta disso, Coriolanus precisa ganhar o prêmio que os Plichs estão dando para aquelas que mais se destacam na academia, algo que é modificado para última hora, e que Coriolanus tem que ser mentor e ganhar para poder ter o prêmio em dinheiro para tirar sua família da pobreza.

Essa é a história inicial do livro, mesmo sendo algo simples, a escrita incrível e magnifica de Suzanne Collins torna essa ideia simples em algo genial. Vemos desde o início um Coriolanus desesperado, e faz tudo o que pode para ter aquilo que necessita (ou quer), mesmo tendo que usar todos em sua volta.

Vemos o desenvolvimento dele ao longo dos atos, vemos cada vez mais aparecer o Presidente Snow e desaparecer o "Coryo" do início do livro, entendemos mais como e o porquê que ele é assim, mesmo que o motivo seja mais do que obvio: Coriolanus Snow, em minha perspectiva, sempre foi assim, mas sua máscara foi tão perfeita que engava a nos leitores, e até ele mesmo. O que exemplifica mais a genialidade dessa MULHER!!!

Todos os acontecimentos se interligam com jogos vorazes, desde o tordo, ao nome da Katniss, algo que para mim, é imensurável, demostra aptidão naquilo que a escritora escreve e demostra que ela entende e compreende o que escreve.

Suzanne consegue criar personagens memoráveis, mesmo com pouco tempo na leitura, Tigris foi um ponto destaque para mim, ela foi a que mais sofreu com Snow, é o que mais me deixa pau e o fato dele cuidar com tanto zelo dela para depois descartá-la como não fosse nada. Imagino o que teria acontecido com Lucy Gray se ela tivesse ficado com Snow.

O que achei do filme?

Vi o filme na pre-estreia, fui toda fofa com minha roupinha inspirada na Lucy Gray (que eu mesma fiz), era aquelas salas com tela grande e som bem diferenciado, o que gostei bastante pois eu e minha mãe aproveitamos bastante. A sala estava relativamente cheia, a maioria era adultos, então não teve muito auê, sabe?

Tá, agora, o que achei: PERFEITO em todas as palavras possíveis, o filme estava quase totalmente fiel ao livro, e os personagens eram iguais ao que imaginei quando lia o livro. Claro, a fotografia e os looks estavam incríveis (mesmo que eu ache o uniforme com saia meio esquisito e feio, sorry not sorry), a frase no fim do livro foi algo de arrepiar todos os pelos do corpo. Mesmo que esse filme não tenha o mesmo sentimentalismo que Jogos Vorazes teve, não é a mesma emoção, mas o filme consegue se segurar bastante com aquilo que lhe propõe!

Notas

Nota do livro: 5 estrelas

Nota do filme: 4,5 estrelas

Beatriz 29/11/2023

Sem palavras
Esse livro é incrível, conseguimos ver a evolução(ou será involução) do Snow, além de conhecer mais sobre a guerra e o próprio Jogos Vorazes.Os personagens são bem construídos e não tem como não se apaixonar pelo Bando é simplesmente emocionante, e além de recomendar o livro recomendo o filme também que está nos cinemas.

Anna 27/11/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo ????
Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo. Essa é uma ótima frase para começar essa resenha, por que ela resume em poucas palavras quem é Coriolanus Snow de verdade.

Esse livro foi incrível, do início ao fim, eu estava tão empolgada que acabei vendo uns spoilers no tik tok, mas mesmo sabendo o desfecho, ele me deixou super impressionada. Eu achei a Lucy Gray muito sagaz no final e ficaria muito feliz só com um capítulo do ponto de vista dela daquele finalzinho, gostaria de saber tudo que estava na mente dela, como ela percebe quem o Snow é de verdade e o que ele fez, além de que, ela não é uma personagem bobinha, algo que ele sempre achou que ela fosse. De fato, da pra saber disso por causa da relação dela com o Bando, ela é como mãe para eles, ninguém nesse papel é 100% ingênua, ela também tem camadas que me interessam muito.

Esse livro me deu uma visão ainda mais profunda do que é os jogos vorazes, me deixou ainda mais horrorizada com a perversidade humana, vivemos praticamente um jogos vorazes no nosso dia a dia, só não percebemos.

Snow é muito muito inteligente e é uma pena que ele usa toda a sua esperteza para o mal, mas fiquei em um dilema...ele sempre foi mal ou se tornou? Por vários momentos eu achava que sim, mas pra mim é impossível deixar de notar que algumas vezes ele até tenta ser "bom" mas sempre por motivado pelo interesse e ganância, algumas vezes parece até se preocupar com os colegas mas tudo vai por água abaixo quando ele toma atitudes muito questionáveis. Enfim, eu poderia ficar horas falando sobre a profundidade desse personagem e dessa saga como um todo, não consigo entender como fiquei tantos anos da minha vida como leitora sem conhecer de verdade essa obra prima, meu conhecimento advinha dos filmes, hoje sei o quão imensa atemporal é essa história que tomou um espaço irrecuperável do meu coração.

Mariana 26/11/2023

Sem palavras para esse livro, maravilhoso. Suzanne Collins entregou tudo novamente, apesar de saber as crueldades cometidas pelo Snow ela me fez gostar um pouquinho dele.

Vini 26/11/2023

Terminei e a vontade de querer ler mais sobre o universo de Jogos Vorazes e inevitável. Amei o livro do começo ao fim, assim como o filme