Love, Theoretically

Love, Theoretically Ali Hazelwood

Resenhas - Love Theoretically

giovanna 17/06/2023

Ali tem a fórmula
Opinião impopular: Love, Theoretically conseguiu ser melhor A Hipótese do Amor.
Já li os três romances da Ali e esse se tornou meu favorito. Não tem como fingir que a autora não se repete bastante nas temáticas, mas eu a amo por isso. Dessa vez a fórmula foi bem executada e amadurecida (ao contrário do que aconteceu em Love on the Brain):
- O foco é o papel da mulher na área STEM, dessa vez a personagem é professora universitária (acho que é um cargo similar ao dos professores temporários na academia brasileira) frustrada. Ela é da área de física teórica.
- A personagem feminina com a autoestima (e vida financeira) abalada;
- Uma doença que aparece para dar algum evento forçadinho (como os apagões de Bee, só que dessa vez a autora conseguiu cutucar bem a ferida do sistema de saúde estadounidense);
- Interesse amoroso que "definitivamente me odeia, dá pra ver no olhar dele" apesar de ser olhar de puro desejo;
- Paus gigantescos que não vão caber;
- Personagem secundário LGBT só pra falar que não teve nenhum;
- Reflexões dignas de sessão de terapia online e por aí vai.
Parece que estou falando mal do livro, mas não. Ele é perfeito justamente por tudo isso. É delicioso ler algo sabendo que tudo vai dar certo no final. Jack e Elsie (fiquei pensando se a escolha dos nomes tem a ver com a Elsa e o Jack Frost) têm uma química ABSURDA e a escrita da Ali em cenas mais adultas melhorou DEMAIS.
O Jack é a verdadeira definição de homem escrito por uma mulher.
É muito fácil entender e se identificar com a Elsie, em todos aspectos.
A obra também é cheia de referências aos outros trabalhos da autora e isso foi muuuuuuito legal.
Também amo que a autora sempre coloca alguém das áreas de Letras, fico super felizinha.
Outra coisa super legal é que a Elsie conquista as coisas por si mesma, ela não depende da ajuda do par dela. Como alguém que se considera uma *people pleaser*, sei como é difícil se distanciar da opinião alheia e focar na sua própria.
AH, E AS QUOTES DE CREPÚSCULO? SIMPLISMENTE TUDO PARA MIM.
Enfim, uma delícia para ficar com o coração quentinho e sorriso bobo. Vale a pena ler.
Jhenn 17/06/2023minha estante
minha próxima leitura, obg pela resenha amg

giovanna 17/06/2023minha estante
espero que você goste!

PaulaKinder 17/06/2023minha estante
nossa, vc simplesmente escreveu tudo que eu tava pensando!!!!

Julinan4 19/06/2023minha estante
Nossa, eu concordei muito com você!!!! (A Hipótese do Amor ainda é o meu #1, deve ser pq os protagonistas são biólogos e eu sou bióloga, tenho que ficar do lado da minha classe heheh).
Quando o livro saiu vi muita gente no twitter julgando sem nem mesmo ter lido o livro, só falando que a Ali tinha escrito mais um outro livro igual. E não dá pra negar que ela segue uma fórmula e sempre utiliza de tropes mas eu senti que esse foi diferente! Uma coisa que eu gostei bastante nesse foi o Jack ter bastante personalidade (diferente do mocinho de Love on the Brain que nem lembrar do nome eu lembro), eu amei muito a maneira como ela utilizou o clichê de fake dating com a Elsie e como de maneira geral os problemas foram resolvidos de forma adulta.

giovanna 19/06/2023minha estante
sim! love on the brain foi super esquecível kkkkkk

Florinha 08/07/2023minha estante
Resenha melhor não existe! Kkkkk???

mari damasceno 14/09/2023minha estante
parabéns pela resenha, você disse tudo e mais um pouco!!! apenas sim sim e sim!!!

Meg 26/02/2024minha estante
Também achei o livro mais maduro dela, com situações mais pé no chão. Dessa vez consegui ver dois personagens adultos de verdade, sem parecer um livrou young adult. Ainda tem aquela dose de situações com humor meio pastelão, mas que a gente sabe que acontece na vida real, e outra dose de fantasia (mocinho bonito, rico, bem sucedido, perfeito, pirocudo) que a gente ama porque não tem na vida real kkk. Meu favorito até agora.

Helô 01/06/2024minha estante
Exatamente o que pensei!

Clio0 18/11/2023

Livros baseados em fanfics e ships (casais) estão cada vez mais comuns, especialmente por terem venda garantida já para um setor. A maioria dos autores mantém a qualidade de escrita, o problema é que ao serem serializados podem recorrer no erro de mais-do-mesmo, ou seja, cair sempre na mesma caracterização mudando apenas um pouco da fórmula.

Love, Theorectically é mais uma história de Ali Hazelwood com o casal Reylo (para os que não conhecem, Rey/Kylo Ren de Star Wars). A históra em si - as agruras de uma cientista para conciliar amor e trabalho acadêmico - peca no excesso de intimismo do que hoje está se formando como "literatura de terapia", ou seja, a superposição da análise do personagem pelo personagem em detrimento da história.

Esse gênero gera então um ciclo de auto-análise que vicia a história em um determinado ponto, muitas vezes não permitindo um bom desenvolvimento. Elsie, a heroína, termina o livro falando que não conhece verdadeiramente o interesse amoroso, Jack, e isso se dá justamente pelos motivos supracitados. Seria perdoável num romance psicológico, mas numa comédia romântica se torna cansativo e narcisista.

Enfim, é uma história mediana que deixa um tom de sequência de The Love Hypothesis sem verdadeiramente o ser.
Pedróviz 18/11/2023minha estante
Esse deve ser o trocentésimo milésimo livro que vejo no Skoob com um casalzinho em pleno ósculo erótico.

Pedróviz 18/11/2023minha estante
Ósculo erótico... essa foi de doer kkk

Clio0 18/11/2023minha estante
Essas capas estão na moda, agora.

Canoff 19/11/2023minha estante
É a mesma impressão que tenho com a literatura HOT. As pessoas ainda não perceberam que a premissa principal do Hot é entreter com o próprio sexo. Há centenas de livros com essa temática e chega uma hora que não tem mais nada para inovar. Sempre são livros baseados em dependência emocional, sexo casual, hierarquia e outras características relacionais que não servem de exemplo nenhum. Fico pensando como as pessoas não cansam de ler sempre a mesma história, com personagens iguais, enredos iguais e diálogos repetidos de outros livros?

-Koraline 12/09/2023

Mais um livro super divertido, que me deixou com um quentinho no coração. Achei os personagens bastante cativantes, e gostei tanto desse livro quanto da Hipótese do Amor. Elsie é uma protagonista com a qual não me identifiquei em nada, mas senti muita empatia pela sua necessidade de agradar, e nossa, como gostei do Jack, de todos os personagens masculinos da autora, esse de longe é o meu preferido. A Ali com certeza se tornou uma autora conforto pra mim, e dela eu leria até a lista de supermercado.

Maria14314 04/08/2023

Achei esse o mais diferente do modelo de livro que tô acostumada da autora mas continua incrível.
Gostei da Elsie e de toda a questão abordada das personalidades dela. Ela me irritou um pouco em alguns momentos, mas tudo bem.
Oq que dizer sobre o Jack? Estou apaixonada. Simplesmente isso.
Achei que o final foi muito corrido e que a Ali poderia ter fechado a história dos dois de um jeito melhor.
Obviamente, poder rever a Olive e o Adam foi um bônus muito bem vindo.

Vênus_Alice 08/08/2023

Amor de cristais
Adorei a participação dos personagens dos outros contos da autora, deixou mais acalentadora a história e o cenário menos hostil.

Adorei, que diferente dos contos curtos da autora, essa história não era previsível (alguns pontos sim, mas no geral era bem envolvente).

Fiquei muito agoniada com toda a situação da Elsie e morrendo de ódio do orientador.
E desde cara, morri de amores pelo Jack (queria que houvesse mais partes deles).

Nesse livro ela traz muitos termos da física e eu fiquei bem perdida nisso, mas nada que atrapalhe a leitura.

Adorei como ela fala do meio acadêmico, hostil, competitivo, nocivo, mas que também pode achar boas pessoas.

Isabela | @sentencaliteraria 23/03/2023

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Love, Theoretically | @alihazelwood

No livro acompanhamos a professora de física Elsie, que por dificuldades financeiras complementa sua renda sendo a acompanhante perfeita para quem queira fingir um namoro. É assim que ela conhece Jack, irmão mais velho de um de seus clientes, e por coincidência uma das pessoas de quem sua carreira está dependendo.

Como em seus outros livros, Ali mostra os bastidores das mulheres na ciência, focando aqui na rixa entre físicos teóricos e experimentais. Ela também mergulha na construção de Elsie, uma personagem que tem um defeito agoniante: apagar sua personalidade como forma de caber nas expectativas dos outros. Já Jack não é apenas mais um nerd-gostoso-rabugento, como Adam e Levi, mas sim um homem confiante que sabe o que quer para seu futuro juntos, mas respeita Elsie com suas hesitações.

Já vi comentários a respeito das premissas dos livros da autora serem sempre parecidas e concordo que são mesmo, porém cheguei à conclusão de que pra mim não importa pois são romances que sempre me entretém, me deixam apaixonada pelo casal e trazem temas atuais com uma escrita divertida.

--> O que você encontra no livro: uma menção ao perfil bem famoso do twitter que conhecemos em “A Razão do Amor”, uma aparição de Olive e Adam (“A Hipótese do Amor”) que me fez surtar, cenas pra lá de calientes, referências à Crepúsculo e representatividade aroace.

* ARC cedida pela editora @prhinternational *

site: https://www.instagram.com/p/CqBja5qPGVa/
anna 02/04/2023minha estante
onde vc leu??

Isabela | @sentencaliteraria 03/04/2023minha estante
Cópia avançada que a editora gringa dá para alguns leitores

Wil 15/06/2023minha estante
Já vou lê sou fã dessa mulher ?

Lua 22/07/2023

Meu favorito até agora da ali hazelwood
Elsie uma garota meio mirrorball meio mastermind meio anti-hero meio pathological people pleaser e meio the archer

adorei ela e adorei o jack

anna 11/01/2024

O livro é fofo e legal, mas é inferior ao hipótese do amor APESAR de ser basicamente a mesma história. É verdade que a autora recicla as histórias várias e várias vezes, mas eu acho que quem lê mais de um livro da Ali Hazelwood está esperando exatamente isso; um romance fofo, cringe, final feliz e homens perfeitos.

Achei The Love Hypothesis melhor, mas é um livro legal, na mesma vibe e que não promete nada além do que de fato entrega.

É um bom livro pra rir, relaxar e aproveitar esses mini momentos de felicidade de ser mulher. Oh, how I love being a woman ???

cibelle.canto 03/04/2024

Depois de ler Noiva da Ali Hazelwood, resolvi me aventurar a ler um dos livros dela em inglês, foi um golpe de ousadia que acabou dando certo!!! Um romance engraçado, a protagonista desse livro é uma acadêmica toda lascada de grana com problemas que me fazem crer que por mais cagado que seja o sistema de bolsa e o incentivo a pesquisa no Brasil, ainda é melhor fazer ciência aqui que nos EUA, que além do problema da grana ainda é diabética num país sem SUS, ela se submete a ser namorada de mentira pra levantar uma grana e isso esculhamba a vida dela. É um romance bem sessão da tarde, porem tem cenas +18 (que na minha opinião são bem estranhas nesse livro). Mas beira a fantasia, já que o par romântico aqui é: um homem, físico, professor universitário, super ético, nenhum pouco machista, pró diversidade nas ciências, um cara genial, brilhante e que tem um grupo de amigos bem diverso, todos da stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) com quem tem tempo de se reunir regularmente e além de tudo isso um "grande gostoso" (não sou eu que to dizendo, mas na internet tds os protas da Ali são tratados assim...). Eu acho uma grande viagem, uma grande fantasia, uma grande comédia romântica que eu adoraria que virasse filme. Eu gostei, porém ta longe de ser um dos meus preferidos

lyvia 04/07/2023

De todos os livros da ali hazelwood que envolvem um homem super bombado e alto e uma mulher pequena esse é definitivamente o mais chato de todos
daphinne0 04/07/2023minha estante
Eu querendo ler ele ?

.Maah. 04/07/2023minha estante
Ainda bem que nem me dei ao trabalho kkkkkk

Aylla30 08/07/2023minha estante
a definição perfeita KKKKKKKKKKKKKKKK

Luisa 25/08/2023

Termino mais uma obra prima da ali hazelwood completamente depressiva por saber que ninguém jamais vai me amar da forma que os homens dela amam as protagonistas

brunii 28/02/2024

O livro é consistente e divertido, mas não possui muita profundidade em alguns aspectos e no final, as coisas acabam acontecendo rápido demais. Antes de começar, havia lido alguns comentários negativos, mas acho que a leitura vale a pena, só não será fantástica.

athos. 06/07/2023

Gostei.
A ali hazelwood sempre tem a mesma receita de bolo em seus livros e isso é algo que nem deveria ser mais discutido, e nesse livro não seria diferente.

a hipótese do amor continua sendo o meu favorito da autora e desse universo (provavelmente pq foi o primeiro que eu li e era uma novidade) mas love, theoretically virou meu top 2, achei esse melhor que love on the brain mesmo tendo dado a mesma nota aos dois.

eu amei o casal, amei o mocinho, amei as críticas ao sistema de saúde dos eua, amei o desenvolvimento da personagem principal, mesmo não gostando muito dela no início pq pra mim todas as mocinhas da autora são iguais: inseguras, não conseguem dialogar, entendam as coisas como querem e não questionam sobre isso e acabam levando todas as inseguranças como verdades, e nesse não foi diferente, mas achei a elsie uma personagem diferente mesmo tendo coisas iguais as outras. isso de ela ser uma pessoa diferente pra cada pessoa que ela conhece e ser quem ela acha que as pessoas querem que ela seja foi meio... perspicaz? a forma como a personagem consegue ler as pessoas pra ser exatamente quem o outro deseja que ela seja. em como ela fingia gostar de algo mesmo odiando só porque tinha medo de acabar sozinha... isso é válido, e me vi nela algumas vezes. amei o desenvolvimento dela, e gostei que o jack teve participação nisso, pois ele queria que ela fosse ela mesma, ele não pediu nada que não fosse bom pra ela mesma e isso tem o seu valor também.

confesso que pulei algumas partes sobre física e os devaneios da elsie (o que também é algo comum nos livros da ali), eu não entendo, então não me interesso em ler algumas dessas coisas pq acabo cansando e perdendo o clima da leitura, por isso não dei cinco estrelas, e também porque a elsie conseguiu me irritar algumas vezes. uma coisa que eu notei também é que todos os mocinhos da ali pedem por favor quando querem sexo, se tornou um padrão? e todos eles tem um pau imenso que faz a mocinha ficar em choque pensando que não vai caber nela, e ao mesmo tempo que eles (personagens) são adultos, parecem adolescentes em algumas cenas, o que me deixa meio de cabelo em pé.

no mais, é um livro legal, bom pra passar o tempo e flui bastante, terminei rapidinho e provavelmente é bom pra sair da ressaca literária também.
Eduarda 06/07/2023minha estante
Pelo visto a Ali pegou o pdf de love on the brain e saiu editando

evamour 06/07/2023minha estante
quero ler esse

Julii30 12/03/2024

Ali Hazelwood acertou em mais um personagem masculino.
Ali Hazelwood tem poderes mágicos, onde todo homem que ela cria beira a perfeição, te fazendo ficar apaixonada e obcecada. Mas em compensação, toda mulher que ela cria - tirando a Olive - é extremamente chata, beirando o nível de ser insuportável.

"Amor, Teoricamente" é um livro que eu estava querendo muito ler, estava com altas expectativas, contudo algumas delas foram quebradas com gosto. O primeiro ponto, é que o livro começa confuso, com muitos termos e teorias físicas, que me deixaram perdida, uma vez que não entendo nada sobre, e a autora fazia questão de colocar em todas as páginas - acho legal o empenho dela em querer aprofundar o tema, mas achei que nesse caso foi até demais.

Apesar desse pequeno detalhe, o livro começou muito bom, me prendeu demais, o casal exalava uma tensão e química absurda, além de sempre entregar cenas engraçadas. Contudo, em algum momento, o livro se perdeu, se tornou chato e monótono, e isso se deu - ao meu ver - à dificuldade que a autora teve em aprofundar o relacionamento entre Jack e Elsie, uma vez que nos deu poucas cenas deles como um casal, e quando nos dava, era tão caótico, cheio de informação que eu não consegui me apegar, preferia muito mais quando eles ficavam se alfinetando.

Como eu disse acima, Jack é praticamente perfeito, a forma como ele sempre se declarava para a mesma e fazia questão de saber tudo sobre ela, foi lindo de ler. Só que em contrapartida, tivemos Elsie sendo chata o livro inteiro, se fazendo de boba, chata, além de ser uma reclamona ao extremo, não conseguindo ver o pedaço de mal caminho que ela tem nas mãos. Jack é bom demais para ela. Além disso, a autora teve dificuldade em desenvolver os sentimentos da Elsie, onde a gente sempre sabia o que o Jack queria e sentia, mas nunca sabíamos sobre a protagonista. Eu não consegui ver sentimento e desejo, tornando ela uma incógnita para mim.

Não pensem que eu não gostei do casal, pois eu gostei sim, só achei que tiveram muitas falhas, e em um determinado momento correria, onde em poucas semanas juntos - não detalhadas pela autora - o casal fazia planos de irem morar juntos e tudo mais.

A cena que todo leitor espera, é a cena do beijo, e eu não sei o que a Ali fez aqui, mas ela literalmente CAGOU o primeiro beijo do casal, foi tão fraco e ridículo que me fez por um momento vontade de largar a leitura. Preciso nem falar do sexo, que também foi péssimo, sem detalhes, sem a menor emoção, onde eles mais falaram do que outra coisa.

Vale ressaltar, que o livro teve outras falhas além das que eu citei, sendo elas menores, como por exemplo a falta de desenvolvimento da amizade da Elsie com a melhor amiga, a relação entre o Jack e a Georgie, o passado traumático e triste do Jack, a relação da Elsie com a família - onde ela deu um basta e pronto, acabou -, a amizade criada com o Greg. A falha mais crucial, foi o momento onde Elsie dá um pé na bunda do orientador, momento esse esperado por todos nós, só que foi mal trabalhado e também esquecido pela autora.

Contudo, em algum momento, a autora se achou, conseguindo dar um rumo bom à história, onde apesar de corrido, entregou um bom final, conseguindo depois de bastante tempo desenvolver os sentimentos da Elsie - demorou em.

Apesar de tudo o que eu disse, eu gostei demais do livro, me apaixonei pelo Jack e recomendo a leitura para todos, contudo, não posso engar que o livro é bem falho, sendo colocado na categoria de "pior" livro da autora.