A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

gabi¹³ 28/06/2023

A mandíbula de Cain
Não resolvi o enigma pq cansei dps de 2 dias (isso foi a 6 meses atrás ent tenham ctz q é impossível) achei uma ideia MT legal mas como eu vivo para começar coisas e desistir na metade vou por esse livro como lido simplesmente pq foi muito caro(mas valeu apena pq ele é lindo) e pq deu muito trabalho para destacar as páginas e isso conta como leitura para mim.

It's Gi (Taylor's version) 13/01/2023

Genial
Acho muito legal essa coisa de "livro enigma", não sei se tem outros, mas espero que sim, é algo muito genial.
Terminei de ler as páginas na ordem errada e entendi o porquê de apenas 3 pessoas terem decifrado esse enigma, realmente é muito difícil pelo vocabulário e referências, trechos em francês e poemas.
Espero chegar em algum lugar, ao menos descobrir quem matou quem.

junoyer 06/03/2023

O que Poirot faria?
Vou contar aqui minha experiência com o livro - até agora. Sim, a leitura dele nunca termina, mesmo que eu já tenha decorado a maioria das páginas. Se você decidir embarcar nessa investigação, vai precisar de paciência, disciplina e muita pesquisa. Os principais enigmas do livro são desvendados através dessas pesquisas, descobrindo datas, locais e contexto de fatos históricos pouco conhecidos. O que posso dizer é que, se você é fã de romances policiais no estilo Agatha Christie, vai se sentir mais familiarizado com alguns conceitos, mas não se engane; é um livro livre de spoilers, já que mesmo as pessoas que acreditam ter solucionado não podem ter total certeza. Pode-se ler o livro inteiro, pesquisar sobre ele e mesmo assim não há nada de conclusivo. Após quase dois meses lendo, consigo entender boa parte do enredo, mas mesmo assim ainda existem lacunas que espero preencher.

Lara 26/01/2023

A Mandíbula de Caim
Doideira!
Fiquei viciada pra conseguir descobrir quem matou quem. Baita fofoca!
Não sei se minha resolução tá certa, mas coloquei como lido pq eu realmente já li, só não resolvi direito?

Nota: ????????
Autor: ??

Briaah_Ferreira 22/12/2022

Li e tô gostando bastante de tentar resolver esse enigma, muito foda, recomendo DMS. Me sentindo a própria Sherlock Holmes

Jennifer 24/01/2023

Me senti burra
Não dá para falar sobre o enredo em si porque eu não consegui desvendar a ordem das páginas, minha nota é mais pela frustração mesmo mas a proposta do livro é legal.

Natalia 29/12/2022

Ler tudo, não significa de fato terminar a história...
Terminei de ler as 100 páginas, li na ordem em que vieram, e não, nada faz sentido algum, até então nenhuma morte é escancarada de fato, tudo está nas entrelinhas e nos trocadilhos.
Já levantei inúmeras questões, uni várias pontas soltas, montei algumas sequências, mas ainda estou muito longe do fim dessa história...
Será que algum de nós, vai conseguir decifrar esse enigma?!

Liliane32 25/12/2022

Mistério Misterioso
Li as 100 páginas. Sem muito a dizer. Creio que há muitos personagens, muitas pistas, muitas informações... é realmente confuso.
Um deleite para os fãs de mistério e quebra-cabeças. Tem que ter paciência, caneta, bloco de notas, pasta para as folhas soltas, bons olhos e boa imaginação.
Só não estou me sentindo no momento com vontade de passar meses investigando as pistas das páginas, buscando conexão entre elas.
Pelo que pude observar, tem alguns jogos de palavras em inglês que não fazem sentido na tradução, logo, vou buscar ler o original, em busca de mais pistas.

dafsss 28/01/2024

Não desvendei o mistério, mas tudo bem
Não consegui desvendar o mistério porque a vida adulta me derrubou, fiquei totalmente sem tempo, e esse livro exige bastante tempo. A experiência é muito legal e divertida, gostei da história, tem uns personagens bem sombrios. É um livro único, realmente.

radinha 16/02/2023

A mandíbula de caim
Coloquei 42 paginas em ordem, ainda não desisti. vou por algumas teorias aqui, só qria dizer q li umas 70 vezes jaKKKKKKKKK
Júlia 22/02/2023minha estante
42 ??? Nossa eu só consegui os poemas kkkkk

Júlia 22/02/2023minha estante
Vc tem alguma dica que possa me ajudar a desvendar ?

Isabeli.Francioni 05/04/2023minha estante
força! ??

nix 08/01/2023

gostei, já consegui entender todo o curso da história etc, sempre foi muito instigante pra mim descobrir a resposta, mas não tinha pensado que ia ficar frustrada em no fim nao saber a resposta certa (o preço que todos nós vamos pagar ao terminar de ler este livro)
Book and cats 08/01/2023minha estante
Não tem como saber a resposta no final ou vc não conseguiu acertar? Tô querendo ler esse livro mas se não for possível conseguir saber mesmo que eu acerte eu não vou ler

nix 09/01/2023minha estante
então, se você parar pra realmente INVESTIGAR, juntar referencias, estudar algumas poesias, você consegue sim, saber quem matou quem, onde, como e porque. o que é frustrante é que não vão te confirmar se a sua resposta ta certa sabe? então voce fica naquela, de saber a historia etc mas ninguem vai chegar e te falar: é isso mesmo.
sempre vai ter aquela duvidazinha da ordem das paginas na sua mente, o que até pode ser bom, ja que você sempre vai poder voltar e reorganizar

LuAsa 10/01/2023minha estante
a editora Intrínseca ta premiando quem enviar o cartão de respostas correto pra eles, você pode mandar várias vezes com várias respostas diferentes. Caso acerte eles entrarão em contato e vc ganhará uma viagem para conhecer a sede deles no RJ. É bem legal a proposta e uma forma de obter sim, uma resposta :)

Daniella70 10/01/2023

Eu já era doida antes de ler isso, agora então...
Eu terminei de ler faz uns dias e só lembrei da resenha agora, então eis aqui o relato de quando eu ainda estava lendo:

"Eu só queria registrar aqui que já fiz mil e uma teorias, faz dois dias que eu não piso fora de casa, tô com um monte de papel pregado na parede igual uma psicopata, não confio nem na minha própria sombra mais e o resto de sanidade mental que eu tinha foi com Deus.

Mas tô amando, 5 estrelas."

Eu não vou ser a quarta pessoa no mundo inteiro a desvendar esse enigma, mas minha opinião continua a mesma.

Essa droga é muito legal??

Kelly813 27/10/2023

Cerca de 4 meses para conseguir colocar elas em ordem, esse livro é um dos melhores quebra cabeça que vi na li vida

Ley 15/07/2023

Motivos para ler O PRÓPRIO
A Mandíbula de Caim é um livro lançado em 1934 que deu o que falar por se tratar de um enigma. Em 2022, a editora Intrínseca finalmente trouxe a obra para o Brasil, deixando vários leitores com muito o que fazer devido ao tipo de entretenimento que o livro oferece. Esse é um livro que causa o que falar, do tipo que gruda na cabeça, e para entender melhor, darei alguns motivos para explicar e fazer você se interessar pela leitura.

ENIGMA
A proposta do livro não é tão clara, mas apesar de ser de fato um livro, não é um livro comum, e sim um livro enigma. São 100 páginas, e elas estão embaralhadas em uma ordem que apenas três pessoas, desde 1934, descobriu. Sabe-se que há seis assassinos e seis vítimas, a história não é narrada por apenas um personagem, seus nomes e designações precisam ser descobertas, são milhares de combinações. O autor era conhecido por fazer quebra-cabeças complexos e propôs o mais difícil já inventado ao escrever este livro. Não basta ser um leitor para absorver a história. Precisa-se de determinação para descobrir a ordem correta.

PARA PENSAR
Como sabemos, enigmas precisam de calma e tempo para serem resolvidos. O livro te força a pensar na conexão da história repetidamente. É necessário um tipo de atenção redobrada. Como poucas pessoas resolveram o mistério, não há tantas dicas, elas podem ser óbvias, haver pegadinhas, ou estar muito escondidas.

SENTIMENTO DE COMPETIÇÃO
Se apenas três pessoas resolveram o tal mistério, não passa pela sua cabeça que poderia ser a próxima? Esse sentimento pode ser também um dos motivos para progredir na leitura com um tipo de vontade renovada. Algumas perguntas que me fiz foram: o que faz esse livro ser tão complexo? Como alguém demora tanto para resolver?
Bom, ele é complexo, sabemos que é difícil, mas e se você for o próximo a resolver?

POSSIBILIDADES
Com 100 páginas, um livro pode ser considerado pequeno, mas e se essas 100 páginas estiverem embaralhadas e tiver inúmeras possibilidades de conexão? De primeira, é uma leitura rápida, de apenas um dia, mas preciso alertar que essas poucas páginas serão relidas a cada nova pista. É preciso entender que cada detalhe é importante, adicionando um novo tipo de informação que pode levar quem está rearrumando as páginas a criar um novo tipo de visão e mudar tudo. Como disse, são muitas possibilidades e é preciso estar atento a todas.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/motivos-para-ler-mandibula-de-caim.html
Lethícialis 15/07/2023minha estante
mas e aí ? tá perto de descobrir?kkkkk

Ley 15/07/2023minha estante
Nem um pouco ?

imsolucke 10/04/2023

Quebrei a cabeça mesmo !
Não adianta, eu sou um doido consumista, e assim que vi a proposta do livro não pude deixar de participar da brincadeira. Agora não sei se deveria ter ficado na minha (mas por incrível que pareça, isso é um elogio).

A Mandíbula de Caim realmente não é fácil, caso alguém ache que vai ser moleza: existem muitas histórias, muitos personagens, muitos cenários, muitos elementos aparecendo a cada página, e demora para você encontrar algumas conexões. Não é algo para ser lido ou raciocinado rapidamente (inclusive já houveram interpretações de algumas páginas bem curiosas de algumas pessoas próximas).

Pretendo retornar à leitura em breve, pois à primeira vista não dá pra se notar tanta coisa quanto eu gostaria, para além de elementos em comum. Mas apesar de não ter me empolgado tanto quanto pensei que gostaria, é uma experiência curiosa, especialmente se for comentando com us amigues.
Fabricio 10/04/2023minha estante
"Eu não acho que desvendei, eu sei que desvendei" hahaha

imsolucke 10/04/2023minha estante
o ícone KKKKKKKK