A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Gabriel 04/12/2022

Leitura concluída, algumas anotações feitas, agora que comece a investigação para desvendar esse livro ????
Gabriel 05/12/2022minha estante
Ainda não, li tudo e agora comecei a tentar desvendar com base em algumas anotações que fiz

Paulo 08/12/2022minha estante
Gabriel, você acha que, independentemente da tentativa de resolver o mistério, a leitura foi algo interessante e agradável?

Gabriel 10/12/2022minha estante
Paulo, eu achei interessante a leitura pelo fato do mistério, mas sem a intenção de desvenda-lo acho que não seria agradável, porque as páginas são desconexas então não dá pra construir nenhuma narrativa, nem conseguimos definir ao certo quem são os personagens e suas características, mas se vc for ler pela curiosidade e tentativa de desvendar vale a pena.

Maria 12/12/2022minha estante
Qual a classificação indicativa??

Julia 12/12/2022minha estante
Oi Gabriel, estou lendo também e eu não consegui distinguir se o narrador é um personagem feminino ou masculino, oq vc convluiu?

Acredito que 14 anos

Gabriel 12/12/2022minha estante
Julia, acredito que seja mais de uma pessoa narrando, hora é uma personagem feminina e outra masculina, posso estar errado, mas a feminina acho que é a Casey Ferris...

Julia 12/12/2022minha estante
Pensei exatamente isso, mas mais de um narrador vai deixar ainda mais difícil de resolver kkjkkkkkk

Bocca 12/12/2022minha estante
Putz, então pra ler em ebook é impossível...?

Gabriel 12/12/2022minha estante
Bocca, sim kkkk acho que nem tem pra e-book infelizmente, a ordem das páginas é MT diferente

Bocca 12/12/2022minha estante
Mesmo assim aguçou minha curiosidade. Vou procurar o físico.
A grande dúvida ainda é, como se sabe quando a sequência estiver correta? Existe algum "gabarito"?

Gabriel 12/12/2022minha estante
Na primeira página tem um e-mail da editora para enviar os nomes dos 6 assassinos e 6 vítimas, aí na segunda página tem um endereço para anotar e enviar a sequência das páginas para confirmar se vc acertou, ou seja só é possível saber se acertou enviando para a editora ? na Internet não encontrei em nenhum lugar um gabarito, por isso é o quebra cabeça mais difícil, boa sorte pra vc, espero que goste e se tiver alguma dica compartilha por favor kkkk

Natalia 13/12/2022minha estante
Comecei a ler hoje, e realmente é bem difícil descobrir algo, já tenho algumas suposições, mas quando vi que é mais de um narrador percebi o quanto vai ser mais desafiador, o maior problema vai ser definir quem é que fala nos momentos em que o texto é totalmente neutro, quando usam algum pronome ou sufixo fica mais "fácil".

Gabriel 13/12/2022minha estante
Natalia, verdade isso dos narradores complica tudo, oq me pegou também é a questão do Henry, esse personagem aparece em 39 das 100 do livro, e uma hora ele é tratado como cão, outra pessoa e outra ainda como anjo!

Natalia 13/12/2022minha estante
Sim, no começo eu achava que o Henry era um investigador, agora já não tô entendendo mais nada kkkkk

Gabriel 13/12/2022minha estante
Kkkkk, quando tiver alguma dica por favor compartilha kkkk tá difícil mesmo, vi outras pessoas focarem primeiro nas citações que aparecem em algumas páginas...mas não sei onde vai dar tbm....

Natalia 17/12/2022minha estante
Gabriel, descobriu mais alguma coisa??? Eu ainda estou na mesma, e talvez meu pensamento seja bobo e muito óbvio, mas estava refletindo sobre os nomes, tem muitos nomes mas acredito que não tenha muitos personagens, é o seguinte, vamos supor que existe um João Carlos Oliveira Junior, algumas pessoas podem se referir a ele como João, ou como Carlos, ou júnior, ou Sr oliveira, ou ainda como JOCA, onde eu quero chegar com isso, a gente sabe que existe pessoas com nomes iguais, já que em várias partes fala sobre xará, pode ser que Henry seja mais de uma pessoa ou seja um animal e uma pessoa, e também talvez Henry seja só um apelido...

Gabriel 17/12/2022minha estante
Natalia, ainda não consegui progredir, você tem razão, pode ser isso mesmo! Tem muitas páginas com xará, manda chuva, pode ser a mesma pessoa, tô pensando em começar a traduzir as citações que aparecem em algumas páginas sabe?

Além disso, eu acho que as páginas : 15, 46, 69, 76, 77 e 81 são as que ocorrem os assassinatos

E 28,50,53,78,89 são bem suspeitas

Gillvanya 21/12/2022minha estante
Se as páginas são desconectar, se eu ler elas de forma aleatória que tá no livro, muda algo?

Gabriel 21/12/2022minha estante
Gillvanya, isso mesmo, não muda nada a ordem em que você ler...eu até indicaria a primeira página 17, achei que pode ser o começo, mas são bem aleatórias

Nathália 25/12/2022minha estante
Também estou lendo, mas acho que a narradora feminina é, na verdade, a May.
Achei bem interessante a ideia de um personagem ter vários nomes dependendo de quem fala com ele

Nathália 25/12/2022minha estante
Seria legal montarmos um grupo.

Gabriel 25/12/2022minha estante
Nathália, verdade! Pode ser mesmo a May, outra coisa que eu não compreendi é a Flora, é uma planta ou uma pessoa? Oq vc acha? kkk

Nathália 25/12/2022minha estante
Nem tinha pensado que poderia ser uma planta kkkkkkk estava achando que era uma pessoa mas agora já nem sei mais.
Estava achando que eram 2 narradores só, mas parece ter mais do que isso.

Gabriel 25/12/2022minha estante
Kkkkkkk siiim! Um narrador parece ser um tipo de investigador amador, aí tem a narradora que pode ser a May, tem outro que pode ser o Manda Chuva kkkk MT difícil

Natalia 26/12/2022minha estante
Dei uma pausa na "investigação" pq viajei, mas quanto mais eu penso, mas acho no que pensar kkkkk nada faz sentido kkkkk acho válido criarmos um grupo tbm, se alguém criar me manda o link no PV.

Gabriel 26/12/2022minha estante
Criei no Telegram pessoal! https://t.me/+4O4BKloL1pM4MzIx

Bocca 26/12/2022minha estante
Ainda não tenho o livro, mas tenho interesse no grupo.

Ana Elisa 27/12/2022minha estante
Oi, pessoal! Também estou lendo e tenho interesse no grupo. Gabriel, o link que você mandou expirou

Gabriel 27/12/2022minha estante
Ana Elisa, segue novo link: https://t.me/+WBxTu5zehnU1YTkx

Gabriel 27/12/2022minha estante
Qualquer coisa o nome do grupo é Mandíbula de Caim

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/12/2022

Elementar, Meu Caro Watson?
Criado em 1934 por Edward Powys Mathers, um pioneiro de palavras cruzadas criptografadas avançadas, o quebra-cabeças reúne 100 cartas que precisam ser ordenadas para dar sentido a um romance policial marcado por inúmeros assassinatos, afinal, quem matou quem? Um desafio refinado que faz do leitor coautor da narrativa, como comenta o escritor, tradutor e professor Marco Luchesi na Apresentação. Por sinal, faz anos que ele vem investigando o caso e já tem uma ideia do que houve, mas não dará spoiler.

O título do livro refere-se a primeira arma usada num homicídio conforme uma macabra versão extra-bíblica: Caim teria matado Abel a dentadas e não com uma pedra. Essa afirmação encontra-se no texto apócrifo latino A Vida De Adão E Eva (traduzido para o grego como O Apocalipse de Moisés) que faz parte de uma ampla coleção, provavelmente de origem judaica, datada do primeiro século depois de Cristo. [1]

Permitindo milhões de combinações possíveis mas apenas uma correta, Finnemore conseguiu a proeza em apenas 4 meses e vale atentar para algumas dicas fornecidas por ele: ?Há muitas referências obscuras nas cartas, em especial, sobre literatura e geografia. Por exemplo, é preciso pesquisar sobre as leis de licenciamento em Londres durante a década de 1930, isto é, onde era possível comprar apenas bebida e onde se podia comprar bebida e comida depois das 22 horas. Outros assuntos são histórias das prisões, tenistas da época e quando jogaram uma determinada partida. Enfim, não é algo elementar, que pode ser realizado sem a ajuda da Internet ? [2]

Caso seja resolvido o enigma, é preciso que o felizardo contate a editora, conforme instruções que acompanham o exemplar. A editora inglesa promete uma recompensa de 1000 libras, já a Intrínseca ofertará ao primeiro brasileiro uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer as suas dependências.

Desejando boa sorte a todos candidatos a detetive, é necessário ter cuidado ao destacar as folhas do livro, pois qualquer descuido pode rasgá-las. Também é preciso um lugar, como uma caixa ou pasta, para guardar o material, de forma que nenhuma intercorrência altere a reordenação das cartas.

Notas:
[1] Para quem quiser saber mais a respeito, minha fonte é a matéria The Slaying of Abel in Apocryphal Tradition, publicada pela Notre Dame University Of Notre Dame (9/4/2015), de autoria de Cristopher Sheirer, e disponível na internet.
[2] As declarações de John Finnemore foram extraídas da matéria ?Un humorista se convierte en la tercera persona del mundo capaz de descifrar un enigma literario planteado hace 90 años? publicada em 04/12/2020 no site 20 minutos.
Paula1735 27/12/2022minha estante
Tua resenha ficou muito bem escrita, com fontes e uma boa linguagem! Parabéns te desejo tbm todo o sucesso desvendando esse mistério Caro Sherlock Holmes :)

Patresio.Camilo 01/01/2023minha estante
Ah minha querida Leila e suas resenhas maravilhosas, obrigado, vou colocar este livro na minha lista... Feliz 2023 e com mais leituras e resenhas maravilhosas.... bjs

Rosa 03/01/2023minha estante
Quero muito ?

Alinedal 03/01/2023minha estante
Pelo menos o livro é bom? Estou ansiosa para ler. Hejehe

Leila de Carvalho e Gonçalves 04/01/2023minha estante
Só quem resolveu o enigma, pode avaliar se ele é bom ou ruim e até hoje, todos se mantiveram calados a esse respeito.

Rayssa 05/01/2023minha estante
Estou participando do sorteio
Quero tanto ganhar!

Alinedal 06/01/2023minha estante
Mas mesmo que você não tenha acertado, você não sabe dizer se o livro é bom ou não?

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/01/2023minha estante
Como eu posso avaliar um enigma que ainda não decifrei? O que posso lhe garantir é que o conteúdo do livro é interessante.

Alice 10/01/2023minha estante
Alguém de bom coração poderia dizer a classificação indicativa?

Suyuri 11/01/2023minha estante
Dividimos mesmas opiniões meu caro Sherlock homes :]

Roseane 26/01/2023minha estante
Lendo, me estressando e amando!

Maick 01/02/2023minha estante
Estou lendo ! Recomendo meses de leitura e pesquisas ! Pois e verdadeiramente um enigma , garanto que não é uma leitura das que estamos acostumados a ler , é bem complexo!

Adauto.Andrade 01/02/2023minha estante
Se alguém tiver interesse eu comprei o meu na amazon e chego com menos de uma semana
Segue o link

yaspqr 30/03/2023minha estante
Mano, alguém daqui já resolveu esse livro?

skuser02844 06/05/2023minha estante
Meu Deus! Oque falar deste livro?estou lendo ainda rsrs
E a leitura deste está me prendendo muitooo!
Tem várias referências, o autor gostava de brincar com palavras viu!

Eu.toxicfelix 11/06/2023minha estante
Que mente, eu jamais teria a capacidade de pensar assim. Gosto desses tipos de livros pelo fato de querer trabalhar como perita criminal futuramente, e fico feliz em informar... Eu acertei uma parte do 3 mistério do livro. Encontrei as páginas que se completavam, e agora faltam apenas 5 mistérios... Me desejam sorte!

Nicole 28/02/2024minha estante
Ganhei esse livro a pouco tempo!! Estou morrendo de dó de destacar as páginas kkkkkkk sou só eu ?

Jojo 18/01/2024

Resolvi? Óbvio que não
Às vezes gostaria de saber o que eu tenho na cabeça pra chegar ao ponto de me propor uma coisa dessas. Era bem óbvio que eu não conseguiria resolver, mas eu me permiti acreditar que não custa tentar.
Fiquei contente depois que consegui juntar algumas páginas na ordem, mas essa felicidade durou pouco. Entender o livro é muito mais difícil do que achei seria. Você lê e as páginas não parecem ter conexão em nada uma com a outra.
Não que o livro seja ruim, na verdade, chega a ser até divertido tentar (o que não tira o fato de ser exaustivo). Ao longo desse ano irei tentar organizar mais páginas e SE eu conseguir colocar na ordem certa (duvido muito) eu faço uma releitura com o livro todo bonitinho.
Pidge ð 18/01/2024minha estante
JSHGZKXHXKDJKXKDKD O TITULO DA RESENHA MANO ADOREIKKKKKKKKK (fiz o mesmo, eu li o livro mas nn cheguei nem perto de resolverkkkk)

@kevinwrf 18/01/2024minha estante
Esse deve ser da hora resolver em dupla KKKK

Jéssica 18/01/2024minha estante
Tem como saber se resolvemos certo? Tipo, em algum lugar têm as páginas na ordem correta?

Mariana 18/01/2024minha estante
Essa foi a maior loucura na qual me submeti. Voltei a tentar esse ano e num episódio de ódio desfiz tudo o que tinha começado ano passado e tô tentando do 0

Jaqueline734 18/01/2024minha estante
Comprei, destaquei as folhas e ficou por isso. Um dia eu tento

Gabriely154 18/01/2024minha estante
Jéssica, o livro vem com uma folha para preencher com a ordem correta, os assassinos e suas respectivas vítimas, quando vc termina de juntar as páginas e descobrir os assassinos e vítimas, vc pode enviar pelo correio para a editora que eles vão corrigir

Gabriely154 18/01/2024minha estante
Eu consegui juntar algumas páginas e descobri alguns narradores (sim, tem mais de 1), mas agora não consigo mais nada, pra mim algumas páginas não fazem sentido e não consigo relacionar com as outras.

Jéssica 18/01/2024minha estante
Entendi, Gabriely. Obrigada ?

@kevinwrf 18/01/2024minha estante
@1448385 Jéssica, tem spoiler na Internet também

Simony. 13/12/2023

Um livro para ser lido muitas e muitas vezes. Confesso que achei que seria mais empolgante, já que gosto de suspense.
Como você leu na ordem?

Físico

Aaaa sim

iamgabsgomes 23/04/2023

Comentário.
Eu amei trabalhar em A Mandíbula de Caim. Resolver esse mistério foi incrível e querendo ou não me trouxe um penca de conhecimentos no mínimo curiosos. Fora que me manteve alerta. Só fico chateado por ficar meses sem ler e não vencer o concurso da Intrínseca.
annecplank 29/05/2023minha estante
Mentira que vc tbm conseguiu!? Me dá alguma dica hauahau

iamgabsgomes 06/06/2023minha estante
Não cole as páginas na parede, separe-as pelo gênero do narrador e depois faça uma análise do texto, gênero por gênero, identificando o estilo de escrita de cada narrador.

annecplank 24/06/2023minha estante
Caramba, gosto de português, mas isso parece complicado kkkk ? assim que eu tiver disposta vou tentar!

iamgabsgomes 27/06/2023minha estante
Ksksksk

Mah 15/09/2023minha estante
Queria a resposta pq tô sem paciência e sou curiosa kkkk

Flávio Vinícius desvendou A Mandíbu 09/05/2023

O brasileiro que ganhou o concurso da Intrínseca
Foi um desafio tremendo solucionar esse livro, porém assim que o vi em dezembro de 2022 não tive dúvidas que gostaria de tentar e deu certo! Foi uma oportunidade incrível que a editora Intrínseca me deu e caí pra trás quando apareci no Fantástico da Rede Globo numa matéria sobre A Mandíbula de Caim. Livro extremamente complexo porém com um enigma gratificante ao mesmo tempo.

site: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/04/16/brasileiros-desvendam-quebra-cabeca-literario-escrito-em-1934-apenas-tres-pessoas-no-mundo-tinham-conseguido.ghtml
Flávio Vinícius desvendou A Mandíbu 09/05/2023minha estante
Ahhh, e quem puder seguir lá nas redes sociais, vou postar tudo sobre a viagem até a Intrínseca! Muitas coisas bacanas acontecendo! https://www.instagram.com/flvini

Ariadna.Guedes 27/05/2023minha estante
Meu querido deixe uma dica a nós meros mortais que estamos tendo de resolver esse enigma..

Mah 15/09/2023minha estante
Eu queria saber a resposta pq já tô sem paciência kkkkk libera ai a resposta, custa nada

Ariadna.Guedes 20/12/2023minha estante
Nossa Mah te entendo

Gabriel 31/12/2023minha estante
Só queria ler na ordem, zero cabeça pra destacar as páginas :"(

Kha 22/01/2023

O mistério se inicia...
Realmente, o livro flui mais como um quebra cabeça do que como narrativa. Vemos as referências, as palavras repetidas, o estilo de escrita. Um quebra cabeça escrito, diferente do visual, mas que precisará se tornar visual para ser resolvido...
Ramon. 24/01/2023minha estante
Depois que se descobre mais sobre cada narrador, a leitura fica mais fluida

Kha 24/01/2023minha estante
Verdade! Estou pegando as marcas de cada um pra me organizar ?

Vinicius 16/04/2023minha estante
Muito falado esse livro, mas pow tem de ter paciência pra ler várias vezes né kkkkk acho tenso

Kha 17/04/2023minha estante
Paciência eu tenho, anda me faltando o tempo mesmo kkk

Gabriely154 05/03/2023minha estante
Como assim um cachorro? E tem mais de um Henry? Tô lendo AGR e não tô percebendo q tem mais de um kkkkk
MDS, é mais difícil do que eu esperava

lady day 16/03/2023minha estante
Eu só notei que o Henry é o detetive que investiga os assassinatos, mas nunca percebi que existe mais de um (só mais de um John).
E sobre o cachorro Bartholomeu, tbm não notei que ele poderia ser um narrador... Gzus kkkkk

Gabriely154 16/03/2023minha estante
Mas tem um Henry q é um assassino parece, tem uma parte que dá a entender isso

radinha 16/02/2023

A mandíbula de caim
Coloquei 42 paginas em ordem, ainda não desisti. vou por algumas teorias aqui, só qria dizer q li umas 70 vezes jaKKKKKKKKK
42 ??? Nossa eu só consegui os poemas kkkkk

Júlia 22/02/2023minha estante
Vc tem alguma dica que possa me ajudar a desvendar ?

Isabeli.Francioni 05/04/2023minha estante
força! ??

clara. 11/01/2023

eu li ele todinho duas vezes mas não resolvi nada ainda mas eu vou resolver, me sinto burra com este livro
Gabriela 12/01/2023minha estante
Nossa amg, eu tô igual

Júlia 22/02/2023minha estante
Algo que pode ajudar é pegar os poemas e pesquisar em inglês, eu fiz isso e achei a continuação de todos.

clara. 23/02/2023minha estante
já juntei todas as páginas de poema,descobri vários narradores e juntei também várias outras páginas e depois abandonei o livro por preguiça

DaniloVeronezzi 21/09/2023

A Mandíbula de Caim
Eu ainda não tentei solucionar o caso. Quis ler todas as páginas do jeito que foram impressas antes de destacá-las para finalmente analisar e me arriscar em desvendar esse mistério.

Foi uma experiência bem bacana ter esse primeiro contato com as várias narrativas.

Será que eu conseguirei? Vou tentar! E recomendo que você também tente solucionar esse caso!!!
Malu591 24/09/2023minha estante
Estou tentando resolver também,mas só consegui arrumar algumas sequência

DaniloVeronezzi 24/09/2023minha estante
É bem complexo né? Muito interessante! Eu amei!

Lory 16/10/2023minha estante
Estou pensando em fazer o mesmo, ler tudo na ordem que foi escrito e depois tentar reordenar as páginas.

Bom saber que foi uma boa experiência pra ti, fazer assim..

nix 08/01/2023

gostei, já consegui entender todo o curso da história etc, sempre foi muito instigante pra mim descobrir a resposta, mas não tinha pensado que ia ficar frustrada em no fim nao saber a resposta certa (o preço que todos nós vamos pagar ao terminar de ler este livro)
Book and cats 08/01/2023minha estante
Não tem como saber a resposta no final ou vc não conseguiu acertar? Tô querendo ler esse livro mas se não for possível conseguir saber mesmo que eu acerte eu não vou ler

nix 09/01/2023minha estante
então, se você parar pra realmente INVESTIGAR, juntar referencias, estudar algumas poesias, você consegue sim, saber quem matou quem, onde, como e porque. o que é frustrante é que não vão te confirmar se a sua resposta ta certa sabe? então voce fica naquela, de saber a historia etc mas ninguem vai chegar e te falar: é isso mesmo.
sempre vai ter aquela duvidazinha da ordem das paginas na sua mente, o que até pode ser bom, ja que você sempre vai poder voltar e reorganizar

LuAsa 10/01/2023minha estante
a editora Intrínseca ta premiando quem enviar o cartão de respostas correto pra eles, você pode mandar várias vezes com várias respostas diferentes. Caso acerte eles entrarão em contato e vc ganhará uma viagem para conhecer a sede deles no RJ. É bem legal a proposta e uma forma de obter sim, uma resposta :)

Ley 15/07/2023

Motivos para ler O PRÓPRIO
A Mandíbula de Caim é um livro lançado em 1934 que deu o que falar por se tratar de um enigma. Em 2022, a editora Intrínseca finalmente trouxe a obra para o Brasil, deixando vários leitores com muito o que fazer devido ao tipo de entretenimento que o livro oferece. Esse é um livro que causa o que falar, do tipo que gruda na cabeça, e para entender melhor, darei alguns motivos para explicar e fazer você se interessar pela leitura.

ENIGMA
A proposta do livro não é tão clara, mas apesar de ser de fato um livro, não é um livro comum, e sim um livro enigma. São 100 páginas, e elas estão embaralhadas em uma ordem que apenas três pessoas, desde 1934, descobriu. Sabe-se que há seis assassinos e seis vítimas, a história não é narrada por apenas um personagem, seus nomes e designações precisam ser descobertas, são milhares de combinações. O autor era conhecido por fazer quebra-cabeças complexos e propôs o mais difícil já inventado ao escrever este livro. Não basta ser um leitor para absorver a história. Precisa-se de determinação para descobrir a ordem correta.

PARA PENSAR
Como sabemos, enigmas precisam de calma e tempo para serem resolvidos. O livro te força a pensar na conexão da história repetidamente. É necessário um tipo de atenção redobrada. Como poucas pessoas resolveram o mistério, não há tantas dicas, elas podem ser óbvias, haver pegadinhas, ou estar muito escondidas.

SENTIMENTO DE COMPETIÇÃO
Se apenas três pessoas resolveram o tal mistério, não passa pela sua cabeça que poderia ser a próxima? Esse sentimento pode ser também um dos motivos para progredir na leitura com um tipo de vontade renovada. Algumas perguntas que me fiz foram: o que faz esse livro ser tão complexo? Como alguém demora tanto para resolver?
Bom, ele é complexo, sabemos que é difícil, mas e se você for o próximo a resolver?

POSSIBILIDADES
Com 100 páginas, um livro pode ser considerado pequeno, mas e se essas 100 páginas estiverem embaralhadas e tiver inúmeras possibilidades de conexão? De primeira, é uma leitura rápida, de apenas um dia, mas preciso alertar que essas poucas páginas serão relidas a cada nova pista. É preciso entender que cada detalhe é importante, adicionando um novo tipo de informação que pode levar quem está rearrumando as páginas a criar um novo tipo de visão e mudar tudo. Como disse, são muitas possibilidades e é preciso estar atento a todas.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/motivos-para-ler-mandibula-de-caim.html
Lethícialis 15/07/2023minha estante
mas e aí ? tá perto de descobrir?kkkkk

Ley 15/07/2023minha estante
Nem um pouco ?

Elisa 23/01/2023

Leitura concluída
Ler as pistas eu li, agora falta colocar na ordem e descobrir quem é quem nessa trama complexa.
Confesso que estou perdida, mas ansiosa pra entender.
Ramon. 24/01/2023minha estante
Comece pelas páginas que tem poemas. É uma boa maneira de começar

Elisa 24/01/2023minha estante
Obrigado Ramon ?

brusnama 28/02/2023

Acabei de terminar a primeira leitura, pra falar o mínimo foi uma experiência unica, pra falar o máximo, foi extremamente cansativo, frustrante e confuso.
Nessa primeira leitura consegui juntar algumas paginas e acho que tem algumas partes que são as mesmas cenas de diferentes pontos de vistas, irei reler novamente mais algumas milhoes de vezes e depois atualizo esse review.

Dicas:
O Google vai se tornar o seu melhor amigo e se vc nao for fluente em inglês já vai baixando o google tradutor, nao confie na primeira resposta que aparecer, vai procurando ate que apareça algo que faça sentido com a pagina, são muitos henrys, tente diferenciar qual é qual.
Gabriely154 05/03/2023minha estante
Eita... Tem mais de um Henry?

lady day 16/03/2023minha estante
Não são muitos Henry's. O que tem mais de uma pessoa é o John, que se reparar são dois: o fumante e um com outro sobrenome.
O Henry aparece várias vezes porque ele é o detetive que está investigando os assassinatos...