A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

imsolucke 10/04/2023

Quebrei a cabeça mesmo !
Não adianta, eu sou um doido consumista, e assim que vi a proposta do livro não pude deixar de participar da brincadeira. Agora não sei se deveria ter ficado na minha (mas por incrível que pareça, isso é um elogio).

A Mandíbula de Caim realmente não é fácil, caso alguém ache que vai ser moleza: existem muitas histórias, muitos personagens, muitos cenários, muitos elementos aparecendo a cada página, e demora para você encontrar algumas conexões. Não é algo para ser lido ou raciocinado rapidamente (inclusive já houveram interpretações de algumas páginas bem curiosas de algumas pessoas próximas).

Pretendo retornar à leitura em breve, pois à primeira vista não dá pra se notar tanta coisa quanto eu gostaria, para além de elementos em comum. Mas apesar de não ter me empolgado tanto quanto pensei que gostaria, é uma experiência curiosa, especialmente se for comentando com us amigues.
Fabricio 10/04/2023minha estante
"Eu não acho que desvendei, eu sei que desvendei" hahaha

imsolucke 10/04/2023minha estante
o ícone KKKKKKKK

Rayara.Agaada 25/03/2024

Um quebra cabeça intrigante.

Um mistério de vários assassinatos e assassinos para que o leitor desvende.

Quando você pensa que está fazendo sentido, uma página fica desconexa. Kkk

Várias possibilidades, vários detalhes para confundir

A mandíbula de caim vai te tirar o sono, mas valerá a pena a aventura.

Boa investigação. ?
ronaldsilvadev 22/04/2024minha estante
Conseguiu desvendar ?

Rayara.Agaada 16/05/2024minha estante
Algumas páginas sim. Não todo, parei um pouco e estou retomando o enigma agora. Mas sem olhar spoiler na Net é bem difícil.

Elisa 23/01/2023

Leitura concluída
Ler as pistas eu li, agora falta colocar na ordem e descobrir quem é quem nessa trama complexa.
Confesso que estou perdida, mas ansiosa pra entender.
Ramon. 24/01/2023minha estante
Comece pelas páginas que tem poemas. É uma boa maneira de começar

Elisa 24/01/2023minha estante
Obrigado Ramon ?

lady day 12/02/2023minha estante
Esse enigma foi criado em 1934.
Ele só foi relançado á poucos anos atrás, mas já "existia" desde aquela época.

Cris 18/03/2023

Terminei a primeira leitura.
No começo achei que ia ser de boa, mas depois fica claro que vai ser difícil. Vai precisar de pesquisa e paciência, e quem sabe assim vou conseguir.

Alguma dica por aí?

São seis assassinatos, vários narradores em primeira pessoa e algumas teorias.
Karina 20/03/2023minha estante
Estou no começo e já percebi que o negócio é tenso kkkkk

Livia 03/01/2023

Aiai, Torquemada
Sinceramente é rapido de ler se vc ler primeiro e dps for desvendar, coisa q estou fazendo, pois acho melhor.
Obviamente comecarei somente agora a desvendar ele de verdade
Júlya 03/01/2023minha estante
Boa estratégia

Carlinha86 06/05/2023

Esse negócio ferrou com a minha cabeça
Minha esperança foi embora dps que eu li todas as páginas. eu NUNCA vou resolver isso véi akakakkakakaka
annecplank 29/05/2023minha estante
Hahahahah eu arranquei todas as páginas! ?

Italo139 02/06/2023

Bom dx a desejar explicação porem ne pra o livro da época e bom de ler e passar o tempo so tenha paciência
Millene 28/06/2023minha estante
você conseguiu resolver a ordem?

Sofia_Granger 25/04/2023minha estante
Mas essa é a graça do livro, descobrir tudo isso

Amanda2662 19/07/2023

Desafiador e bom passa-tempo!
Achei esse estilo de "desvende o mistério" ordenando as páginas muito divertido. Já submeti minhas respostas e estou esperando um retorno da Editora Intrínseca. Recomendo a leitura direta de todas as cartas antes de tentar extrair as informações de cada uma delas, pois é preciso pesquisar bastante (também achei necessário checar a versão bilíngue paralelamente, pois a tradução omitiu alguns detalhes e revelou outros) e ter muita paciência (inclusive, meu único arrependimento foi não ter aproveitado mais o tempo de "investigação" por querer solucionar o mistério rápido).
Mah 15/09/2023minha estante
Você já recebeu a resposta?

Acácio 22/05/2023

Interessante mas não prazeroso
Quando comprei o livro achei a ideia extremamente interessante e desafiadora.
Ao ler comecei animado fazendo anotações, identificando os personagens, grifando partes do texto e fazendo o papel de detetive que o livro nos estimula a executar.
Acho que cheguei a identificar alguns assassinos e vítimas, percebi diferentes autores e cheguei a fazer algum progresso.
Mas depois de várias idas e vindas pelas páginas do desafio, comecei a me cansar e por fim abandonei.
Demanda mais paciência e tempo livre (ou pura falta do que fazer) do que algum tipo de inteligência sobrenatural. Enfim, vale a experiência pra tirar suas proprias conclusões...
Wagner47 22/05/2023minha estante
Foi meu sentimento. É incrível ver como uma frase qualquer pode levar até mesmo a Shakespeare, mas chega num ponto que cansa ter que ficar caçando os detalhes que deixamos passar. Ainda pretendo continuar tentando, mas com menos gás do que antes.

Recomendo "S. O Navio de Teseu". Também é interativo e ocorre basicamente nas margens do livro (literalmente)

Luisa 23/07/2023

A mandíbula de caim
Só estou fazendo essa resenha por causa de um desafio do aplicativo e não é um livro que tem muito oq se falar porque é um quebra cabeça bem difícil tão difícil que eu preferi fazer fora do Skoob mais é bem legal fazer isso e é um livro que é legal de comprar se você quer dar uma de detive
Bárbara 23/07/2023minha estante
Faz sentido

Peupaiva 30/01/2023

Livro de doido
É um livro que você vai ler pelos próximos 4 anos para decifrar o mistério. Portanto uma leitura continua de vai vem. Não é atoa que só duas pessoa desvendaram o mistério.
Belle 31/01/2023minha estante
5 pessoas que eu saiba

JAssica59 16/02/2023

Comprei ele p dar uma de detetive e ainda não arranquei nenhuma página KKKKKKK mas para quem tiver força de vontade e neurônio suficiente eu super indico
Priscila 17/02/2023minha estante
TBM KKKKKKKK