A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Livia 03/01/2023

Aiai, Torquemada
Sinceramente é rapido de ler se vc ler primeiro e dps for desvendar, coisa q estou fazendo, pois acho melhor.
Obviamente comecarei somente agora a desvendar ele de verdade
Júlya 03/01/2023minha estante
Boa estratégia

JAssica59 16/02/2023

Comprei ele p dar uma de detetive e ainda não arranquei nenhuma página KKKKKKK mas para quem tiver força de vontade e neurônio suficiente eu super indico
Priscila 17/02/2023minha estante
TBM KKKKKKKK

Acácio 22/05/2023

Interessante mas não prazeroso
Quando comprei o livro achei a ideia extremamente interessante e desafiadora.
Ao ler comecei animado fazendo anotações, identificando os personagens, grifando partes do texto e fazendo o papel de detetive que o livro nos estimula a executar.
Acho que cheguei a identificar alguns assassinos e vítimas, percebi diferentes autores e cheguei a fazer algum progresso.
Mas depois de várias idas e vindas pelas páginas do desafio, comecei a me cansar e por fim abandonei.
Demanda mais paciência e tempo livre (ou pura falta do que fazer) do que algum tipo de inteligência sobrenatural. Enfim, vale a experiência pra tirar suas proprias conclusões...
Wagner47 22/05/2023minha estante
Foi meu sentimento. É incrível ver como uma frase qualquer pode levar até mesmo a Shakespeare, mas chega num ponto que cansa ter que ficar caçando os detalhes que deixamos passar. Ainda pretendo continuar tentando, mas com menos gás do que antes.

Recomendo "S. O Navio de Teseu". Também é interativo e ocorre basicamente nas margens do livro (literalmente)

Neves56 14/02/2023

Surtos e Surtos
Bendita Hora que fiz minha mãe comprar esse livro. Agora estou presa tentando resolver ele em pleno ano de vestibular.
Priscila 17/02/2023minha estante
NOSSA SIM EU TO ASSIM pq eu fui pedir pra minha irmã?? Q péssima ideia sério

queiroz22 13/03/2024

"A Mandíbula de Caim" é uma obra fascinante escrita pelo renomado autor brasileiro Antonio Torres. O livro narra a história de um homem, Joca Ramiro, que vive em uma pequena cidade do interior da Bahia e é atormentado pela sina de carregar uma cicatriz de nascença que se assemelha à mandíbula de Caim, personagem bíblico conhecido por ter matado seu irmão Abel.

A trama se desenrola em meio a um ambiente rural rico em cultura e tradições, onde Joca Ramiro busca compreender o significado de sua marca distintiva e as origens de sua família. Ao longo do livro, o leitor é levado a explorar não apenas os conflitos internos do protagonista, mas também os complexos relacionamentos familiares e as nuances da vida no sertão nordestino.

Antonio Torres tece uma narrativa envolvente, repleta de simbolismos e reflexões sobre identidade, destino e redenção. Por meio de uma prosa lírica e evocativa, ele transporta o leitor para o universo singular de Joca Ramiro, onde mito e realidade se entrelaçam de maneira poderosa.

"A Mandíbula de Caim" é mais do que uma simples história; é uma jornada emocionante e profundamente humana que nos convida a refletir sobre as marcas que carregamos, tanto físicas quanto emocionais, e sobre a busca incessante por significado e aceitação em nossas vidas. É uma obra que ressoa com a alma do Brasil rural e com as questões universais que permeiam a condição humana.
Sophia1849 27/05/2024minha estante
acho q vc comentou no livro errado

Ranya. 06/01/2023

Um grande quebra cabeças, literalmente
Acabei de ler, não quer dizer que consegui resolver!
É um livro complicado, mas ao mesmo tempo fascinante pelo que propõe. A leitura só se torna difícil por conta do embaralhado das páginas.

(uma leve) Resenha.
O autor propôs fazer deste livro um enigma que gira em torno de vítimas e assassinos, o x da questão é descobrir quem m0rr3u, quem m4t0u e como. Isso tudo vai depender do seu quê de investigação, paciência e esperteza. Então pernas pra quem te quero pra desvendar este mistério.

Mesmo o livro sendo escrito em 1934 apenas 3 pessoas conseguiram decifra-lo. Atualmente (2023) a Editora Intrínseca está propondo uma recompensa para quem desvendar.

M i l m y ' 07/01/2023

Já li
Acabei de ler o livro e fazer as anotações, agora o problema vai ser resolver né, porque isso aqui ta muito dificil mds

larispect 07/01/2023

maldito torquemada.
li todas as páginas varias vezes e as conclusões que chegamos são tão vagas que nem sei se conta.

no início é super legal e vc se sente super esperançoso, afinal consegue ligar o óbvio, a parte mais facil do quebra cabeça é resolvida e é a parte mais incrível.

porém depois disso começa o desafio de verdade, e é realmente dificílimo.

todas as paginas ou parecem se ligar ou têm absolutamente nada a ver uma com a outra kkkk.

enfim, é extremamente cativante, estressante e desafiador. você se cansa de tanto pensar mas não consegue parar, é como uma droga!

não recomendo aos ansiosos (e posso falar sendo uma, esta merda ta tomando todos os meus pensamentos a dias!), mas caso esteja entediado e queira uma ocupação que realmente te prende: leia!

Paula.Vergilio 03/01/2023

Um baita desafio!
Em "A mandíbula de Caim", Torquemada, pseudônimo de Edward Powys Mathers, propõe um desafio que ele mesmo considera 'difícil': reordenar as 100 páginas do livro e descobrir 6 assassinatos e seus respectivos assassinos. O problema é que Torquemada é conhecido por sua habilidade em montar enigmas e o que ele considera 'difícil' beira o 'possível' para nós meros mortais... Depois de ler as 100 páginas, que são como que notas em um diário e estão cheias de nomes e pistas históricas, já sei que vou gastar meus próximos meses relendo e tentando decifrar essa estória. Gosta de um desafio? Bora lá :)

Lívia 05/06/2024

Só consigo pensar nesse livroooo! ansiosa pra desvendar esse enigma pra conseguir dormir em paz! que coisa mais difícil ein

aanaelamesma 07/01/2023

Tendi foi nada
Li ele inteiro mais de uma vez mas depois fiquei com preguiça de resolver a ordem da história ?, um dia eu termino, ou não

Sarah.Wynne 08/01/2023

Um mistério!!!
Eu li, reli e vou ler de novo, a linguagem é um pouco difícil mas nada que atrapalhe, muitas informações históricas (confesso que aprendi muita coisa pesquisando no Google).

É mais difícil do que eu pensei, as páginas parecem que não se completam e quando completa parece que são umas 3 mds, sem contar que algumas parece que realmente veio na ordem e isso me deixa: será que o autor faria isso de propósito?

O Henry tá em todas e ele é meu assasino número 1, as páginas com os poemas foram as mais fáceis de completar

Já li mas sigo na luta pra desvendar o mistério, minha parede tá cheia de post it, páginas e teorias

Duda 26/12/2022

terminei a primeira leitura e agora é que a aventura começa!!! Já birutei, surtei, pesquisei um pouco mas tudo continua muito confuso!!

Liliane32 25/12/2022

Mistério Misterioso
Li as 100 páginas. Sem muito a dizer. Creio que há muitos personagens, muitas pistas, muitas informações... é realmente confuso.
Um deleite para os fãs de mistério e quebra-cabeças. Tem que ter paciência, caneta, bloco de notas, pasta para as folhas soltas, bons olhos e boa imaginação.
Só não estou me sentindo no momento com vontade de passar meses investigando as pistas das páginas, buscando conexão entre elas.
Pelo que pude observar, tem alguns jogos de palavras em inglês que não fazem sentido na tradução, logo, vou buscar ler o original, em busca de mais pistas.